O evento de lançamento da Revista Nova Bahia, que registra feitos e investimentos do primeiro ano de gestão do governador Jerônimo Rodrigues, ocorrido na noite desta terça-feira (20), foi marcado por um chamamento à imprensa e sociedade baiana na causa pelo combate à dengue, e também por um gesto nobre do secretário estadual de Comunicação, André Curvello.
No momento reservado para seu discurso, o titular da pasta, que liderou o processo de concepção e produção da Revista, cedeu espaço para que parte de sua equipe transmitisse uma mensagem aos presentes.
Na ocasião, pediu licença ao governador e declarou: “gostaria que eles apresentassem essa mensagem, em nome de todos os profissionais das assessorias do Governo do Estado que, efetivamente, fizeram a Revista. Coube ao secretário, apenas, orientar e dar a sua singela contribuição. Por isso, governador, queria que eles apresentassem essa homenagem a todos os jornalistas e fotógrafos envolvidos nesse processo”.
A atitude, que revelou, além de humildade, o reconhecimento do secretário aos profissionais da Secom e das assessorias de comunicação das demais pastas, foi elogiada por Jerônimo Rodrigues e pelas pessoas que acompanharam a cerimônia.
Fonte: As informações são de assessoria.
Regiões de destaque: Irecê e Chapada Diamantina impulsionam produção eólica – Foto: Reprodução/ Meio Minuto
No encerramento de 2023, a Bahia reafirmou sua posição de destaque na produção de energia eólica no Brasil. Dados divulgados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) revelaram que as 312 usinas em operação no estado geraram impressionantes 29 mil GWh ao longo do ano passado.
Essa quantidade de energia é suficiente para abastecer aproximadamente 223 milhões de residências, destacando a importância e o potencial da energia eólica para suprir as demandas energéticas do país.
Os parques eólicos se espalham por 32 municípios baianos, com 11 deles localizados nas Regiões de Irecê e Chapada Diamantina. Entre esses municípios estão Morro do Chapéu, Gentio do Ouro, Xique-Xique, Mulungu do Morro, Ibipeba, Uibaí, Cafarnaum, Itaguaçu da Bahia, Bonito, Iraquara e Souto Soares, que contribuem significativamente para a produção eólica do estado.
A energia renovável gerada por meio dos ventos não apenas fortalece a matriz energética brasileira, mas também traz benefícios ambientais ao reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Além disso, impulsiona o desenvolvimento econômico e social das regiões onde os parques eólicos estão instalados, criando empregos e oportunidades de investimento.
Com resultados tão expressivos, a Bahia reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e consolida sua posição como líder na produção de energia eólica no Brasil.
Veja mais informações da região no Central Notícia.
Fonte: Da Redação
Fotos: Polícia Federal
A Polícia Federal, com o apoio do GAECO/MP-BA, deflagrou, na manhã desta quarta-feira (21/2), a Operação Kariri, que investiga organização criminosa envolvida em tráfico de entorpecentes e lavagem de dinheiro.
A operação identificou uma família que se reestruturou na cidade de Feira de Santana/BA, após saída de Pernambuco, onde começou sua empreitada no plantio de cultivo ilícito de maconha.
As investigações tiveram início em 2019, sendo realizados um total de três flagrantes, nos quais foram apreendidos mais de uma tonelada da droga, além de roças de maconha erradicadas, sendo, assim, possível identificar o responsável pela organização e toda a cadeia de lavagem de capitais.
Todo lucro auferido pela organização criminosa era revertido em compra de bens imóveis de alto poder aquisitivo, beneficiando toda a família e seus parentes próximos que forneciam contas bancárias para tentar ocultar o rastreio do dinheiro pela Polícia Federal. Além disso, foram identificadas cinco fazendas pertencentes ao principal alvo da investigação, que estão em nome de terceiros.
No total, foram expedidos sete mandados de prisão e 20 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de contas bancárias e imóveis, que podem totalizar, aproximadamente, R$ 50 milhões, dentre eles, seis imóveis de alto padrão e cinco fazendas, localizados na Bahia e em Pernambuco.
Aproximadamente, 100 Policiais cumprem as ordens judiciais nas cidades de Salvador/BA, Feira de Santana/BA, América Dourada/BA, Morpará/BA, Ibititá/BA, Muquém do São Francisco/BA, Brasília/DF, Ibimirim/PE e São Paulo/SP.
Os envolvidos responderão pelos crimes de tráfico de entorpecentes, organização criminosa e Lavagem de Dinheiro
Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal na Bahia
Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
A dois dias de assumir o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), o senador Flávio Dino (PSB-MA) fez, nesta terça-feira (20), seu último discurso como parlamentar, na tribuna do Senado. Ele prometeu que, na Corte, respeitará as presunções da constitucionalidade das leis, da legalidade dos atos administrativos e da inocência de todo cidadão, considerado inocente até que se prove o contrário.
“Serei coerente com a visão que manifesto aqui. Podem ter certeza da minha mais absoluta deferência aos poderes políticos do Estado. Deferência que se manifesta inclusive, e sobretudo, pela capacidade de ouvir, de promover o bom diálogo institucional, para que possamos encontrar o modo pelo qual a harmonia entre os Três Poderes [Executivo; Legislativo e Judiciário] vai se concretizar”, afirmou Dino.
O Senado aprovou a indicação de Dino para o cargo de ministro do STF em 13 de dezembro de 2023. Na época, o político maranhense estava licenciado do Senado e comandava o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ele deixou a pasta no começo deste mês, sendo substituído pelo ministro aposentado do STF Ricardo Lewandowski. Antes de assumir como ministro da mais alta corte de Justiça do país, na quinta-feira (22) Dino reassumiu o mandato como senador, ao qual renunciará nesta quarta-feira (21).
“No STF, esperem de mim imparcialidade, isenção e o fiel cumprimento da Constituição e das leis. E nunca esperem de mim prevaricação”, acrescentou Dino, ao defender a importância da atividade política e criticar a espetacularização da atividade.
“Quero reiterar minha total confiança, crença, em que não há bom caminho para o Brasil fora da política. Precisamos de uma política forte. E só a teremos com políticos credenciados a exercer a liderança que o país exige. Precisamos retomar a ideia de deveres patrióticos, cívicos. Não podemos sucumbir à espetacularização da política. O bom líder político jamais pode ser um mero artefato midiático submetido à lógica dos algoritmos. Ele tem que ter causas que definam o seu lugar”, comentou Dino, destacando a importância do diálogo institucional entre os Poderes.
“Nunca nos esqueçamos: a lógica do equilíbrio funcional entre os Três Poderes depende da atuação concertada e do que se passa em cada um deles. Não de modo isolado, mas em equilíbrio constante”, disse Dino, abordando também a questão da judicialização de decisões políticas.
“Os maiores proponentes de ações diretas de inconstitucionalidade [Adins] são os partidos políticos, que levam ao Supremo, como se [a Corte] fosse uma terceira casa legislativa, temas que foram deliberados no Parlamento. Isto está ocorrendo desde 1989. Portanto, quando o STF decide uma demanda proposta por um partido, está cumprindo o dever de responder a uma demanda vinda exatamente da política. É fundamental enxergarmos que esta transferência de decisões para outros âmbitos não se dá por uma apropriação unilateral deles, mas sim, muitas vezes, em razão de fenômenos mais amplos”, argumentou Dino após destacar que a crise de legitimidade do sistema político é global.
Ex-deputado federal e ex-governador do Maranhão, Dino atuou como juiz federal por mais de 12 anos. Além de chefiar o Ministério da Justiça e Segurança Pública, comandou o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) entre 2011 e 2014. Hoje, ao agradecer ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva por indicá-lo para o STF, mencionou a possibilidade de, um dia, retornar a disputar uma eleição. “Não sei se Deus me dará a oportunidade de estar novamente na tribuna do Parlamento, no Senado ou na Câmara. Tenho me animado muito acompanhando as eleições dos Estados Unidos, porque os dois [principais] contendores [adversários, referindo-se ao democrata Joe Biden e ao republicano Donald Trump] têm cerca de 80 anos. Então, quem sabe após a aposentadoria, em algum momento, se Deus me der vida e saúde, eu possa aqui estar. Não sei se o povo do Maranhão me dará esta oportunidade. Por isso, considero que esta seja a última vez”, finalizou Dino.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Divulgação
O secretário de Relações Institucionais do Estado, Luiz Caetano (PT), anunciou nesta terça-feira (20) a data do evento de lançamento da sua pré-candidatura a prefeito de Camaçari.
O ato, que contará com as presenças do governador Jerônimo Rodrigues, dos senadores Jaques Wagner e Otto Alencar, além de outras lideranças políticas da Bahia, acontecerá no próximo dia 1º março, no Clube Social.
O anúncio foi feito durante o “Diga Aí” desta terça, que aconteceu em Abrantes e reuniu um grande número de apoiadores. “Eu estou do lado do povo de Camaçari há muitos anos, com mandato ou sem mandato. Minha vida foi dedicada a ajudar na transformação do nosso município, do nosso estado e do nosso país. Essa eleição não é minha não, é de todos dessa cidade”, disse Caetano, acrescentando que fará uma pré-campanha propositiva e ouvindo a população da cidade.
“Caetano está chegando para governar esta cidade. Quero convidar a todos para no dia 1o de março a gente fazer uma grande festa para anunciar o nome de Luiz Caetano como o próximo prefeito de Camaçari”, disse a deputada federal Ivoneide Caetano.
Fonte: Bahia Notícias
Foto: Internet
O Serviço Estadual de Intermediação para o Trabalho, SineBahia, divulgou cinco vagas de emprego para esta terça-feira, dia 20 de fevereiro, em Irecê.
Para se candidatar, os interessados podem se cadastrar por meio do Portal Emprega Brasil. A plataforma oferece a conveniência de cadastro realizado e candidaturas a vagas do SineBahia diretamente pela internet sem a necessidade de sair de casa.
Mas, para quem prefere ir pessoalmente ao SineBahia, a sede do órgão fica localizada no centro da cidade de Irecê, na Praça Clériston Andrade, 100, onde também funciona o SAC. O atendimento não exige agendamento; as senhas são distribuídas por ordem de chegada, dependendo da disponibilidade.
Os interessados devem apresentar toda a documentação necessária. Isso inclui Carteira de Trabalho (tanto física quanto digital), RG, CPF, comprovantes de residência e escolaridade, bem como, se aplicável, certificados de cursos.
Para obter informações adicionais, o candidato pode entrar em contato pelo telefone (74) 3641-3219.
VAGAS DE IRECÊ PARA DIA 20/02/2024
ENCARREGADO DE CRÉDITO E COBRANÇA
Ensino Médio completo ou graduação em administração/ciências contábeis
Experiência na área de cobrança
Possuir CNH AB
01 VAGA
OFICIAL DE MANUTENÇÃO PREDIAL
Ensino Médio completo
Experiência em manutenção de obras, parte elétrica, hidráulica e carpintaria
01 VAGA
AUXILIAR DE MANUTENÇÃO PREDIAL
Ensino Fundamental Completo
Experiência em manutenção de obras, parte elétrica, hidráulica e carpintaria
01 VAGA
ESTOQUISTA
Ensino Médio Completo
Experiência em recebimento/ saída de mercadoria e arrumação de estoque
02 VAGAS
Fonte: Da Redação
O ano fechou com 312 usinas em operação movidas pelos ventos, em 32 municípios; conheça os principais produtores – Foto: Manu Dias/GOVBA
A Bahia fechou mais um ano como líder na produção de energia eólica no Brasil. Segundo dados divulgados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), as 312 usinas em operação produziram 29 mil GWh, energia suficiente para abastecer 223 milhões de residências. Os parques eólicos estão espalhados por 32 municípios baianos, com destaque para Sento Sé, Morro do Chapéu, Caetité, Campo Formoso, Pindaí, Gentio do Ouro, Igaporã, Xique-Xique, Guanambi e Mulungu do Morro, responsáveis por 78,98% de toda a produção.
Localizado no norte da Bahia, o município de Sento Sé despontou em primeiro lugar com 58 empreendimentos e geração acumulada de energia eólica de mais de 5,7 mil GWh. Na segunda posição, Morro do Chapéu conta com 42 empreendimentos e 5,4 mil GWh de energia produzida em 2023. O terceiro lugar no ranking é ocupado por Campo Formoso, com 26 empreendimentos e geração de 3,9 mil GWh no último ano.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, comemorou o resultado e destacou o impacto das energias renováveis no desenvolvimento regional. “A Bahia possui um enorme potencial eólico e isso representa um impacto econômico positivo direto nos municípios onde os parques se implantam. A energia eólica tem beneficiado diretamente as comunidades do interior, com a criação de empregos locais e geração de renda. Um bom exemplo do impacto positivo é a regularização fundiária, que ajuda os pequenos produtores dos municípios onde os parques estão ou serão implantados, já que com os títulos das terras é possível fazer o arrendamento, aumentando a arrecadação e a renda das famílias”.
O gestor também explicou que os parques estão concentrados no semiárido da Bahia e destacou o desenvolvimento regional decorrente da implantação das usinas. “Os benefícios se estendem além da geração de eletricidade, impactando positivamente o desenvolvimento social e econômico do interior, inclusive através do aumento dos investimentos em infraestrutura e serviços”, finalizou, destacando a atuação do governador Jerônimo Rodrigues no fortalecimento da Bahia na produção de energia limpa.
A lista dos municípios baianos produtores de energia eólica é completada por Ibipeba, Tanque Novo, Tucano, Casa Nova, Várzea Nova, Sobradinho, Uibaí, Brotas de Macaúbas, Brumado, Cafarnaum, Itaguaçu da Bahia, Bonito, Canudos, Iraquara, Ourolândia, Umburanas, Araci, Biritinga, Licínio de Almeida, Riacho de Santana, Souto Soares e Urandi.
Fonte: Ascom - SDE
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...