Sábado, 17 de Agosto de 2024
ELEIÇÕES 2024

Com 51,14% das intenções de voto, Emiliano Neto lidera pesquisa registrada em Ipupiara

Uma pesquisa eleitoral realizada pelo grupo TML Consultoria e Gestão Pública, divulgada neste sábado (17) em Ipupiara, revelou o cenário eleitoral para a próxima eleição municipal, 06 de outubro. De acordo com o levantamento, se a disputa ocorresse hoje, o candidato da situação, Emiliano Neto, venceria com mais de 11 pontos de vantagem.

Na pesquisa estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Emiliano Neto lidera com 51,14% das intenções de voto. O candidato da oposição, Marcus Vinicius, conhecido como Babaco, aparece com 39,71%. Ainda segundo a pesquisa, 9,14% dos entrevistados não souberam ou preferiram não opinar.

O estudo, que ouviu 350 pessoas entre os dias 12 e 14 de agosto, foi registrado sob o número BA-04786/2024.

Esses números apontam um cenário favorável para o grupo de situação em Ipupiara, com Emiliano Neto consolidando sua liderança no eleitorado local.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp






Sábado, 17 de Agosto de 2024
BRASIL

Foto: Lourival Ribeiro/SBT

Silvio Santos, um dos maiores nomes da história da TV brasileira, morreu aos 93 anos, na madrugada deste sábado (17/8), após ser internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

O apresentador tinha voltado à unidade hospitalar no início de agosto, poucos dias depois de receber alta médica devido a um quadro de H1N1.

Silvio Santos deixa seis filhas, que vão continuar o legado do pai no comando do SBT.

Fonte: Metrópoles



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 16 de Agosto de 2024
Agricultura

Cebola parada nos galpões e produção elevada resultam em queda de preços na região de Irecê — Irecê Agrícola

Os preços da cebola na região de Irecê, no sertão baiano, registraram mais uma queda nesta semana (12 a 16 de agosto). O motivo principal é o grande volume de oferta do produto, conforme informações do site HF Brasil. Com a produtividade em crescimento gradual desde maio, o pico produtivo é esperado para as próximas semanas.

Relatos de colaboradores do Hortifrúti/Cepea indicam que há uma grande quantidade de cebolas paradas nos galpões e até maduras nas roças, esperando para serem comercializadas. Apesar disso, a qualidade das cebolas melhorou, superando os problemas de calibre que foram frequentes no primeiro semestre deste ano.

Na cidade de Irecê, a cebola amarela híbrida beneficiada foi comercializada a uma média de R$ 35,00 por saca de 20 kg, representando um recuo de 21,3% em comparação com a semana anterior. No Vale do São Francisco, o preço médio foi de R$ 30,00 por saca de 20 kg, com uma queda de 22,6%.

Para continuar bem informado sobre o mercado agrícola e outras notícias da região, acesse www.centralnoticia.com.br.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 16 de Agosto de 2024
BRASIL

Foto: Ricardo Stuckert /PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (15), que ainda não reconhece o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, como vitorioso nas eleições realizadas no dia 28 de julho no país.

“Ainda não. Ele [Maduro] sabe que está devendo uma explicação para a sociedade brasileira e para o mundo”, disse Lula ao ser questionado se reconhecia o resultado do pleito. O presidente também afirmou que não reconhece a vitória de Edmundo González Urrutia, principal candidato da oposição, indicando que qualquer reconhecimento tem de ser feito com base em resultados críveis.

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, órgão responsável pela apuração, proclamou, em 29 de julho, a vitória de Maduro no pleito do país, realizado no dia anterior. Ainda de acordo com Lula, a relação com a Venezuela "ficou deteriorada". "Não posso dizer [também] que a oposição foi vitoriosa porque eu não tenho os dados. Muito pouco posso dizer que Maduro foi vitorioso porque não tenho os dados. Não posso me comportar de forma apaixonada e precipitada. Eu quero o resultado".

Fonte: Metro 1



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 16 de Agosto de 2024
Notícias

Visita guiada por professores do IFBA permite aos alunos do curso técnico em Biocombustíveis conhecer os processos de produção do óleo de mamona em Lapão — Foto: Coordenação de Biocombustíveis

Os alunos do 4° ano do curso Técnico Integrado em Biocombustíveis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Irecê, tiveram uma oportunidade ímpar de aprendizado prático ao participar de uma visita técnica à indústria OLMA – Óleo de Mamona, localizada em Lapão. Coordenada pelo Professor Airton Carneiro, com o apoio dos professores Raimundo Adson e Carlos Joulbert, a atividade foi essencial para alinhar a teoria adquirida em sala de aula à prática do setor industrial.

Durante a visita, os estudantes puderam observar de perto o ambiente profissional, consolidando os conhecimentos adquiridos e compreendendo os desafios e processos enfrentados na indústria de Biocombustíveis. O Engenheiro Cristiano Alencar, da OLMA, apresentou detalhadamente os processos de extração e produção do óleo de mamona, destacando a importância da eficiência e da sustentabilidade em cada etapa. A Sra. Chimena, gestora de pessoas, também contribuiu, discutindo a cultura organizacional da empresa e o papel estratégico da gestão de recursos humanos.

Essa experiência proporcionou aos alunos uma visão prática e direta das competências e habilidades necessárias para o sucesso na área, reforçando a importância de iniciativas que conectam a educação com o mercado de trabalho. A equipe da OLMA foi fundamental, oferecendo uma recepção calorosa e compartilhando conhecimentos valiosos com os futuros profissionais.

Fonte: Coordenação de Biocombustíveis



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 16 de Agosto de 2024
BRASIL

Reprodução - Internet

A probabilidade de esta reportagem estar sendo lida em um celular é muito grande, uma vez que 98,8% dos brasileiros com 10 anos ou mais de idade acessam a rede por meio do telefone.

Esse dado e outras constatações, como o aumento da população idosa em contato com a internet, fazem parte de um suplemento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento – que traz também uma radiografia do uso da televisão pelos brasileiros – mostra que 88% da população com 10 anos ou mais de idade acessaram a internet em 2023. São 164,5 milhões de pessoas. Em 2019, a proporção era 79,5%, e em 2016, 66,1%. A pesquisa leva em consideração qualquer tipo de acesso, seja no domicílio ou fora dele.

Entre as pessoas com mais de 60 anos, a proporção de quem usava a internet em 2023 ficou em 66% (22,5 milhões), a menor entre todas as faixas etárias. No entanto, esse grupo é o que mais cresce, proporcionalmente, desde 2019, quando menos da metade (44,8%) desse público tinha contato com a internet. A expansão foi de 21,2 pontos percentuais. Em 2016, menos de um em cada quatro (24,7%) idosos acessava a rede.

De acordo com o analista da pesquisa, Gustavo Geaquinto Fontes, o crescimento do uso internet entre idosos impressiona.

“No período curto de 2019 a 2023, houve aumento muito grande. Isso pode estar relacionado com a disseminação do uso da internet no cotidiano da sociedade e facilitação do acesso à internet por vários meios.”

“Muitas coisas hoje são feitas pela internet”, acrescenta Fontes, citando ligações por áudio e vídeo.

A pesquisa mostra que 86,5% dos idosos informaram usar a internet todos os dias. No conjunto da população, a marca chega a 94,3%.

As faixas etárias situadas entre 14 e 49 anos tiveram mais de 93% de seus indivíduos em contato com a internet em 2023. O percentual mais alto é o da população de 25 a 29 anos, 96,3%.

Finalidade e formas de uso

É crescente a presença da internet nos lares brasileiros. Em 2016, 70,9% utilizavam o serviço, patamar que chegou a 92,5% em 2023. Desde o início da série histórica do IBGE, iniciada em 2016, a banda larga chega a praticamente todas as casas com internet. Em 2023 estava em 99,9% dos lares que acessavam a rede.

Ao investigar o uso que o brasileiro faz da internet, o IBGE constatou que as atividades mais citadas foram ligação de voz ou vídeo (94,6%), envio ou recebimento de mensagens por aplicativos (91,1%), assistir a vídeos (87,6%), redes sociais (83,5%) e ouvir música, rádio ou podcast (82,4%).

Ler notícias e livros figura em sexto lugar (69%), seguido por acesso a bancos (66,7%) e e-mail (60,5%). Pouco menos da metade (44,7%) das pessoas citou compras online e 35,9% responderam usar algum serviço público. No fim da lista estão jogos (30,9%) e vender ou anunciar bens ou serviços (13,2%).

O meio mais citado para uso de internet na população com 10 anos ou mais de idade foi o celular (98,8%), seguido por televisão (49,8%), microcomputador (34,2%) e tablet (7,6%). Nos últimos anos, a TV tem ganhado preferência no acesso à internet. Em 2016 a marca era de apenas 11,6%. No mesmo período, o microcomputador caiu de 63,2% para 34,2%.

O suplemento da Pnad mostra também que a presença de microcomputadores nos lares brasileiros vem caindo. Em 2016, eles estavam em quase metade (45,9%) das residências. Já em 2023, em apenas 39% dos domicílios.

Desde 2022 o IBGE apura a presença de dispositivos inteligentes que podem ser acessados pela internet, como câmeras, caixas de som, lâmpadas, ar-condicionado, geladeiras etc. No primeiro ano da apuração, esses dispositivos estavam em 14,3% das residências brasileiras, patamar que subiu para 16% em 2023.  

Cerca de 12% da população com 10 anos ou mais de idade (22,4 milhões de pessoas) informaram não ter usado a internet nos 90 dias anteriores à entrevistada do IBGE. Desse público, 75,5% eram sem instrução ou com ensino fundamental incompleto e 51,6% eram idosos.

Dos 22,4 milhões, 46,3% disseram que o principal motivo para a falta de acesso era não saber utilizar a internet. Entre os idoso, esse percentual sobe para 66%.

Telefones

O levantamento apurou também a inserção do telefone celular no cotidiano do brasileiro – independentemente de ser usado para acessar a internet. Em 2023, 87,6% tinham celular. Em 2016, o patamar era 77,4%. Entre as pessoas que possuíam telefone móvel celular no ano passado, 96,7% tinham acesso à internet por meio do aparelho.

Enquanto no Centro-Oeste (92,1%), Sudeste (90,9%) e Sul (90%) a posse de celular ficava na casa dos 90%, no Nordeste e Norte passava pouco de 80%, sendo 81,9% e 81,2%, respectivamente. 

Assim como acontece no uso da internet, o maior crescimento na posse de celular acontece entre os idosos. Em 2022, 73,7% tinham o aparelho, marca que subiu para 76,1% em 2023.

Enquanto o celular fica mais e mais presente no cotidiano brasileiro, a telefonia fixa perde relevância. Em 2016, 93,1% dos domicílios tinham aparelho celular; e 32,6%, telefone fixo. Em 2023, as proporções passaram para 96,7% e 9,5%, respectivamente.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 16 de Agosto de 2024
Publicidade



Quinta-feira, 15 de Agosto de 2024
Região de Irecê

Governador entrega escola de tempo integral, ônibus escolar e obras de infraestrutura no município — Foto: Henrique Raynal/CC

O governador Jerônimo Rodrigues estará em Ibipeba nesta sexta-feira (16) para inaugurar importantes obras.

Às 8h30, ele entrega o Colégio de Tempo Integral Professora Célia Oliveira Leite e um ônibus escolar rural.

Além disso, serão inauguradas obras de pavimentação na sede do município e sistemas de abastecimento de água em oito localidades.

Essas iniciativas representam um avanço na educação, infraestrutura e no abastecimento de água para a região, reforçando o compromisso do governo com o desenvolvimento de Ibipeba e melhoria da qualidade de vida dos seus moradores.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp