A unidade do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos - CEJUSC de Irecê, mantido através de uma parceria entre a Faculdade Irecê (FAI) e o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), iniciou no mês de maio a campanha "Pai Presente". Com o objetivo de estimular o reconhecimento de paternidade de forma gratuita e sem o início de um processo judicial, a ação destina-se aos pais que desejam realizar o reconhecimento espontâneo tardio, após o registro da criança apenas pela mãe.
O projeto atende ainda aos casos em que há dúvida quanto à paternidade, com a realização de exame de DNA, quando necessário, além de viabilizar a realização do reconhecimento inclusive de filhos maiores de 18 anos, bem como quando o pai é falecido, através de exame com material genético dos avós, irmãos ou tios.
Como se inscrever - contando com a participação de alunos dos cursos de Psicologia e Direito da FAI, o projeto estará recebendo novos cadastros até o próximo dia 13 de junho na unidade CEJUSC/FAI, localizado na Rua Rio São Francisco, 561, Recanto das Árvores, em Irecê (próximo ao Condomínio dos Médicos), de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h.
Fonte: Ascom - FAI
Por que respeita o consumidor, oferecendo produtos de qualidade, com os melhores preços. Sua cesta básica custa bem menos no Supermercado do Povo, que além de produtos alimentícios, dispõe de materiais de higiene e limpeza, utilidades domésticas.
Aceitamos cartões de crédito e débito!
Tudo que um completo supermercado precisa ter, o Supermercado do Povo tem. Praça do Mercado, em nossa cidade.
Supermercado do Povo, o número um em preços baixos!
Fonte: Informe Publicitário
O presidente da República, Jair Bolsonaro, prometeu apresentar, nesta segunda-feira, 3, ou terça-feira, 4, uma proposta que aumenta de cinco para dez anos a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, ele quer que o motorista só perca a habilitação caso atinge 40 pontos em infrações, o dobro do que a legislação atual prevê.
Bolsonaro relatou que conversou com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sobre a possibilidade de conduzir o tema por medida provisória ou projeto de lei.
Ouviu do parlamentar que seria melhor por projeto de lei.
"Estou de boa com o Rodrigo, sem problema nenhum. Segunda ou terça, a gente entra com o projeto", declarou o presidente da República. "Se a Câmara quiser alterar (os 40 pontos), eles alteram", acrescentou.
Fonte: Notícias ao Minuto
O atacante Neymar foi acusado de estupro por uma mulher, de 26 anos, em Paris. Ela registrou um Boletim de Ocorrência em São Paulo na última sexta-feira (31), onde mora. Em vídeo publicado nas redes sociais na noite deste sábado (1°), o jogador do PSG diz ter sido vítima de extorsão e publicou as mensagens que teria trocado com a garota no WhatsApp.
"Estou sendo acusado de estupro. É uma palavra forte, mas é o que está acontecendo no momento. Fui pego de surpresa e foi muito ruim; triste escutar isso. Quem me conhece sabe do meu caráter e índole. Sabe que jamais faria uma coisa desse tipo. O que aconteceu foi totalmente o contrário do que falam, estou muito chateado neste momento. Vou expor tudo, toda a conversa que tive com a menina, todos nossos momentos que são íntimos, mas é necessário abrir para provar que não aconteceu nada demais", afirmou. "O que aconteceu foi uma relação entre um homem e uma mulher, algo que acontece entre quatro paredes, algo que acontece com todo casal e, no dia seguinte, não aconteceu nada demais. A gente continuou trocando mensagem", continuou.
Nas conversas pelo WhatsApp, Neymar e a garota trocam mensagens quentes desde março. Os dois combinam a ida dela à Paris, onde ela alega ter sido estuprada. Em 16 de maio, dia seguinte ao encontro, a mulher troca mensagens com o jogador.
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo confirmou a denúncia feita pela modelo, que não teve a identidade revelada e um inquérito policial foi instaurado, mas segue em sigilo. O registro foi feito na 6ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). No B.O., a mulher afirma ter ido embora de Paris no dia 17 retornando ao Brasil. Ela disse que estava abalada emocionalmente e com medo de registrar o fato em outro país, optando por fazê-lo em São Paulo. Ela também falou que Neymar quem pagou suas passagens e hospedagem na capital francesa, por meio de um assessor.
A garota conta que se hospedou no hotel Sofitel Paris no dia 15 e que Neymar chegou ao local por volta das 20h. Os dois trocaram carícias, mas num determinado momento o jogador "se tornou agressivo e mediante violência, praticou relação sexual contra a vontade da vítima", descreveu no B.O.
Fonte: Bahia Notícias
Em meio às comemorações dos 86 anos de emancipação política de Irecê, a Prefeitura inaugurou, na noite da última sexta-feira (31), a Praça Dr. Mário Dourado Sobrinho. Totalmente reconstruído, o espaço, projetado pela Inova Arquitetura, agora conta com acessibilidade, paisagismo, iluminação moderna, pergolado, bicicletário, parklet e faixa de ciclovia, sendo um excelente espaço de integração e lazer.
O prefeito Elmo Vaz destacou a honra de entregar essa obra, que representa a história do nosso povo e do município, no aniversário de 86 anos da cidade. “Fizemos questão de manter o monumento construído na gestão do ex-prefeito Doinha, na década de 80, e ainda colocaremos o busto do Dr. Mário Dourado para que fique eternizado neste local, que retrata o amor da nossa gente por Irecê e sua história”, salientou.
Neto de Dr. Mário Dourado Sobrinho, representando os familiares do mesmo, Cristiano Dourado recebeu as homenagens do prefeito Elmo Vaz. “É com muito orgulho que estou aqui representando o meu avô e a nossa família, já que a história não se mede só com o passado, mas com o que fazemos no presente e projetamos para o futuro”, destacando que Dr. Mário viveu para a medicina, recusando o convite para trabalhar no Rio de Janeiro, para contribuir para o seu povo, em Irecê. “Que possamos pensar em um futuro ainda melhor, com a nossa cidade crescendo, e que Dr. Mário, de onde estiver, sinta ainda mais orgulho da sua terra e de sua gente”, finalizou.
Moradora de Irecê, Muriel Ribeiro comemorou. “A praça ficou maravilhosa. Agora está muito tranquilo para irmos ao banco e lojas próximas, além de ter melhorado muito o trânsito”.
Além da população, que compareceu em massa, também abrilhantaram o evento com suas presenças o vice-prefeito Erício Batista, a primeira dama Cynara Barbosa, os deputados estaduais Fabíola Mansur e Mário Jacó, os ex-prefeitos de Irecê Doinha e Zé das Virgens, a presidente da Unipi e prefeita de América Dourada, Rose Dourado; os vereadores Murilo do Asa Sul, Borisco, Meirinha, Paulinho do Destak e Fabiano Bia; secretários municipais e lideranças de bairros e povoados.
Fonte: Ascom - PMI
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), órgão responsável pela coordenação do programa Bahia Sem Fogo (BSF), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CMB-BA) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) iniciaram na sexta-feira (31) uma série de reuniões com o objetivo de planejar as próximas ações de prevenção e combate aos incêndios florestais no estado. Participaram do encontro, o secretário, João Carlos Oliveira, e a chefe de gabinete da Sema, Cássia Magalhães; a diretora geral do Inema, Márcia Telles, o comandante-geral da CMB-BA, Francisco Telles, além das equipes técnicas das respectivas instituições.
A Educação Ambiental foi destacada na reunião como um fator relevante para a prevenção dos incêndios florestais. De acordo com o secretário, com a assinatura, nos próximos dias, do Decreto que regulamenta a política de educação ambiental na Bahia, a discussão ganha uma proporção ainda mais positiva. “Envolver os estudantes de ensino médio das escolas públicas com agentes ambientais em suas comunidades têm uma viés pedagógico importantíssimo. “As questões ambientais influenciam diretamente na vida dos moradores da região e a educação ambiental contribui para discutir e aprender sobre como cuidar do meio ambiente”, destaca.
De acordo com o comandante geral da CBM-BA, em conjunto com a Sema e o Inema, no ano de 2018, foi realizado a capacitação de 30 brigadas voluntárias nos municípios baianos, o que torna as ações do Corpo de Bombeiros mais efetiva e assertiva no combate aos incêndios florestais. “Além de capacitação de brigadista voluntários na parceria com o Bahia Sem Fogo, a inclusão de outros atores sociais, como os guias turísticos, aumenta nosso potencial de prevenção, possibilitando a multiplicação de ações por meio de efetivo cada vez mais engajado com as questões ambientais”, explica Telles.
Pautas - A aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs), ferramentas para combate e apoio de transporte terrestre e aéreo para dar suporte no combate e controle de incêndios foram outros pontos discutidos pelo grupo de trabalho do Programa Bahia Sem Fogo.
Bahia Sem Fogo - programa criado em 2010 para tornar mais efetivas as ações de prevenção, combate e monitoramento a incêndios em áreas de Unidades de Conservação (UCs) no estado, oferecendo infraestrutura e logística adequadas. O programa é coordenado pela Sema, que integra o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia. O Comitê é formado por representantes de instituições estaduais: Inema, Corpo de Bombeiros, Casa Militar do Governador (CMG) e as Secretarias de Segurança Pública (SSP), de Saúde (Sesab), de Educação (SEC), de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), e de Turismo (Setur).
Fonte: Sema
Uma máquina de Tinta Iquine que faz 1200 cores a preço de branco. As Tintas Iquine apresentam o Icores, primeiro sistema tintométrico 100% base água do mercado. Saiba mais!
Temos também uma serraria/marcenaria completa.
Comprando sua madeira, você poderá beneficiar a mesma na hora, planeando e lixando.
Fazemos também, todo serviço de carpintaria.
O menor preço da região está aqui!
O Cimentão, na Praça do Mercado, 23, em Central-BA. Telefone: (74) 9.9913 8444 ou WhatsApp: (74) 9. 9970 4306.
Fonte: Informe Publicitário
A atriz e empresária Rada Rezedá e o seu empresariado, o ator Bruno Dourado
O jovem ator Bruno Dourado, de Irecê, que é agenciado pela empresária Rada Rezedá, está na sua melhor fase profissional, pois além de ter feito o personagem Toin Peteca, que é um jardineiro apaixonado pela Belinha, da peça teatral "Rebuliço", sob direção de Solon Barreto, que está movimentando a terra do feijão, Irecê, e se apresentou na cidade de Morro do Chapéu, estreou nas telas do cinema, como o ator do curta "Maracangalha, Eu Vou!", vila que ficou famosa ao ser cantada pela música de Dorival Caymmi. O filme é baseado no livro "Cine Maracangalha" escrito pelo médico, jornalista e escritor Berbert de Castro (comentarista de cinema durante 40 anos pelo jornal A Tarde), e conta a história de pessoas excêntricas que viveram no povoado Maracangalha, em São Sebastião do Passé, interior da Bahia, sob direção artística do ator Marcos Wainberg (cara, crachá, Zorra, Globo) e roteiro de Rada Rezedá. Ela já tem 19 curtas em parceria com Beto Magno, da VM Filmes. Desses curtas, seis, são sobre a famosa vila Maracangalha. O filme tem 26 atores estreantes (alunos da CAP sob o comando de Rada Rezeda) e participações especiais da cantora Mônica San Galo (cantora Maricota), a dançarina Rosiane Pinheiro (a sambadeira Anália) e Delegado Valdir Barbosa (delegado), foi lançado para 300 convidados, nas cidades de Salvador (27/5, Teatro Salesiano Dom Bosco, Paralela), Camaçari (28/5, Teatro Cidade do Saber) no horário das 19h. Os convidados do lançamento do filme "Maracangalha, Eu Vou!", em Salvador, levaram 1kg de alimentos não perecíveis, para serem distribuídos com a ajuda da AMAM (Associação de Moradores e Amigos de Maracangalha) a comunidades carentes do povoado de Maracangalha, em São Sebastião do Passé, Bahia.
Rada Rezedá
Com 30 anos de experiência profissional, Rada Rezedá, é referência na Bahia, no mundo das artes, principalmente cinema e TV, sendo a fundadora da primeira escola audiovisual da Bahia, a CAP, Escola de TV e cinema, além de ter sido professora do cantor Felipe Pezzoni, as dançarinas Rosiane Pinheiro e Lori Improta, Fernando Sampaio, Val Perre, Carolina Brasil, Patrícia Cortizo. Rada é também produtora, diretora de TV e cinema, atriz, locutora e jornalista. Como diretora da CAP Escola de TV e Cinema da Bahia, Rada realiza também diversos cursos como apresentador para TV, Câmera/Cinegrafista, Edição, Locução, Dublagem, Produção e Direção de Vídeo, Direção de Fotografia, Fotografia Digital e Teatro.
Fonte: As informações são da Jornalista Yin yee Carneiro
Ação movida por oponente político foi protocolada fora do prazo e não avançou – Foto: Montagem/Central Notícia ...
Homem de 24 anos, já conhecido pela polícia, foi preso nesta terça-feira (04) após a morte de um jovem espancado no povoado...
Mulher de 36 anos é atacada com facão pelo companheiro em Lagoa do Leite; agressor é preso em flagrante — Foto: Reprodução/...
Plantio de café ganha mais espaço nas lavouras da chapada — Foto: Ascom/SDR Bahia A Chapada Diamantina, regi...
Foto: Montagem/CN