Segunda-feira, 11 de Março de 2019
Notícias

Famoso por suas publicações nas redes sociais, o locutor Jotinha do Brasil deu um susto em seus fãs. Ele passou mal, na última quinta-feira (7/3), e teve que ser internado em um hospital.

Neste domingo (10/3), uma foto onde aparece deitado em um leito hospitalar, “viralizou”, através do aplicativo whatsapp, seguida da informação de que o “baixinho” teria infartado.

No entanto, em seu perfil do Instagram, Jotinha minimizou a situação e postou mensagem dizendo que já está em casa.

Em áudio compartilhado na internet, Jotinha, tamb[em buscou tranquilizar a galera e relatou que passou por exames cardíacos, mas está bem.

Fonte: Aratu Online



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 10 de Março de 2019
Irecê

A obra de requalificação da Praça Mário Dourado Sobrinho começou na tarde desse sábado (09). A ação contou com a presença do prefeito Elmo Vaz, além de secretários municipais, vereadores e outras lideranças, que fizeram questão de acompanhar o início.

“A nova praça será interligada em forma de calçadão desde o Banco do Brasil até a Igreja Assembleia de Deus, garantindo acessibilidade, mobilidade, paisagismo e a melhoria do trânsito no local”, destacou o prefeito. “O projeto foi pensado para que desempenhe importantes funções, entre elas a integração da comunidade e a melhoria da qualidade ambiental”.

Segundo o prefeito, o novo espaço será também uma excelente opção para o entretenimento. “Teremos no local um sistema de iluminação, parklet com pergolado, paisagismo adequado ao ambiente urbano, estacionamento e faixa de ciclovia, além da melhoria que vai gerar no trânsito”, finalizou.

Fonte: Ascom/PMI



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 10 de Março de 2019
Publicidade

As roupas da estação com os preços que você nem imagina estão esperando por você na loja Atacadão da Roupa. Seja para homens ou mulheres, jovens ou crianças, o melhor está aqui.

Atenção sacoleiras! Compre e revenda nossos produtos com excelente margem de lucro.

Atacadão da Roupa

Para comprar, acesse: www.atacadaodaroupa.com.

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 10 de Março de 2019
Chapada Diamantina

Apesar de possuir um papel de extrema importância para a conservação ambiental, pouco se fala sobre o trabalho dos brigadistas. A profissão não é regulamentada e os dados são quase inexistentes, ainda mais quando se trata de um recorte de gênero. Mas não é preciso de muito para saber que é uma função ocupada majoritariamente por homens. Porém, esse cenário tem mudado. Quem conhece as inúmeras brigadas da Chapada Diamantina sabe que as mulheres estão ganhando cada vez mais espaço na linha de fogo.

Uma conquista que segue a tendência da América Latina na diminuição da desigualdade entre homens e mulheres, de acordo com o Índice Global de Desigualdade de Gênero, mas com o diferencial de extrapolar um dos obstáculos mais primitivos da questão: a força física. Esses profissionais são submetidos a diversas condições de risco e desconforto. Não é raro passarem dias acampados em locais inóspitos, tendo que caminhar quilômetros em mata fechada para enfrentar temperaturas elevadíssimas e muita fumaça.

A brigadista Pauliana Alves é moradora de Ibicoara e começou a ir para o fogo acompanhada de seu pai, um dos fundadores da brigada voluntária do município ligada a ACVIB. E, assim como suas companheiras de profissão, mesmo com o apoio dentro de casa, ouviu inúmeras vezes que aquilo não era trabalho para mulher. “Realmente é um desafio, pois temos que levar ferramentas, 20 litros de água nas costas e andar em terrenos acidentados durante a noite, mas isso é difícil para qualquer um. E na hora de debelar o fogo o que vale mesmo é o jeito, muitas vezes, eu me sinto muito mais preparada do que alguns homens”, destaca.

Qualquer pessoa para ser brigadista deve passar por uma capacitação, pois é um trabalho de alto risco, em que é necessário possuir diversas habilidades: saber manusear ferramentas como facão e enxada, conhecer o comportamento do fogo, dominar técnicas de prevenção e combate, ter espírito de equipe, além de ter um bom preparo físico, explica Soraya Martins, Chefe do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD). No início da sua trajetória, Isabelle Brandão, brigadista voluntária há sete anos, também ouviu a mesma frase de repressão, porém, o amor pela natureza a ajudou a enfrentar o preconceito.

“Em 2012, eu fiz um curso de formação de brigadistas em Mucugê e durante as aulas eu me emocionei diversas vezes, então, pensei que não importava se era algo para homem ou para mulher, aquilo era a minha missão de vida”, conta. Além das brigadas contratadas anualmente pelo ICMBio e pelo IBAMA, cerca de 200 brigadistas enfrentam o combate de forma voluntária, sem receber remuneração.

Uma questão de escolha

Segundo Soraya Martins, além da linha de fogo, para que um combate seja seguro e eficiente é necessário realizar diversas ações estratégicas e as mulheres estão protagonizando todas elas. A participação feminina diretamente no combate é um destaque não por ser mais importante, mas por ajudar a eliminar o estereótipo de ser um trabalho exclusivamente masculino. “Queremos reforçar que a mulher pode, sim, ocupar a função que ela desejar”, ressalta. Durante os incêndios, muitas das brigadistas também trabalham na coordenação das ações, na articulação institucional, na mobilização, além de viabilizar alimentação, transporte e equipamentos e, fora desse período, também ocupam funções administrativas nas brigadas a que pertencem.

Olivia Taylor, moradora de Lençóis, foi uma das pioneiras do movimento ambientalista da região sendo sócia fundadora da Brigada Voluntária de Lençóis, a primeira a ser formalizada na Chapada Diamantina. Após, participou também da criação da Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis (Bral) onde atuou por quase 20 anos apagando fogo, realizando projetos, captação de recursos e na articulação de parcerias com empresários e poder público. “Nunca sofri nenhuma discriminação por parte dos meus companheiros brigadistas. Eu fazia parte de um grupo em que todos precisavam ter a mesma condição, caso contrário, você não pode ir para o fogo. É uma medida de segurança”, explica Olívia.

O que é, realmente, necessário para ser brigadista?

É preciso ter mais de 18 anos, possuir curso de brigadista especifico para incêndios florestais em instituição habilitada como Corpo de Bombeiros, ICMBio e Ibama. Todos os anos o Parque Nacional da Chapada Diamantina contrata 42 brigadistas e oferece gratuitamente o curso de formação, aberto a toda comunidade do entorno. Em breve, serão oferecidas 80 novas vagas. Fique atenta!

Fonte: Ascom/ICMBio



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 09 de Março de 2019
Esporte

Edmilson Rodrigues (Veinho), Teruo Nogutchi e Elias Jr, são os representantes da região de Irecê e levam com eles a responsabilidade de representar o esporte que mais cresce na região. O evento, que contabiliza pontos para o mundial, é o maior evento da modalidade e recebe atletas do mundo inteiro que buscam contabilizar os primeiros pontos da temporada.

Veinho, um dos pioneiros no esporte e dono de  um currículo de Vitória mais invejável no Estado da Bahia, acumulando 8 títulos de campeão baiano, além de participar por 5 vezes do campeonato Brasileiro e se qualificando em 4 lugar por duas vezes, destaca a sua felicidade em participar de uma etapa do mundial:

"Estou feliz, preparado e confiante em participar pela primeira vez da Copa Internacional de MTB, isso só é possível graça ao apoio de todos que acreditam e confiam em mim, e farei de tudo para honrar essa confiança de todos."

Já Teruo, com apenas 14 anos já é destaque no Estado, com passagem pela Seleção Baiano de Ciclismos de Estrada no ano de 2018, sendo decisivo no vic- campeonato Brasileiro da Modalidade em seu primeira temporada.

"A intensão é buscar experiência, já que focarei no campeonato Brasileiro de XCO, vou está na categoria Juvenil e lutarei para alcançar o TOP 10, mas, só pela experiência já está valendo a experiência", destacou o atleta.

Elias Jr, único da cidade de Lapão, recém contratado da equipe Baiana RDO Bahia, é o atual Vice Campeão de XCO Baiano e  vice Campeão Baiano de XCO etapa única, o atleta que viaja na madrugada de hoje, se juntará aos demais na tarde desse sábado (9) e disputará na categoria Sub30.

"Estou feliz e ansioso em representar minha cidade, levo comigo a responsabilidade do apoio de cada um que colaborou para tornar viável minha participação e minha equipe que confiou em mim e estarei repesentando-a na temporada de 2019".

A missão não é nada fácil para os atletas ireceenses, entretanto, quem conhece e pratica o esporte sabe que pelas dificuldades enfrentada já é uma grande vitória está presente em um evento que é uma vitrine para o mundo e resta a todos a torcida para todos alcance seu lugar no pódio.

Fonte: Central Notícia com informações de João Jr



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 09 de Março de 2019
Publicidade

Mobilie a sua casa com o seu jeito. Conforto e funcionalidade você encontra na loja de Móveis Potiguar Móveis. 

Jogos de quarto, sala, e cozinha. Os melhores preços, a maior qualidade e condições de pagamento que você procura.

 Na Hora de Mobiliar o seu lar, visite a loja de Móveis Potiguar,  Praça do Mercado, 210, em Central/BA

Em João Dourado, na Avenida José Alves de Andrade.

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 09 de Março de 2019
Notícias

Uma confusão envolvendo o prefeito da cidade de Morro do Chapéu, na região da Chapada Diamantina e um fazendeiro foi um dos assuntos mais comentados da web nas últimas 24 horas.

Após ser chamado de “moleque” pelo fazendo identificado por Aderbal Oliveira, Léo Dourado (PR) reagiu dando um tapa na cara de Oliveira.

A briga aconteceu em meio a uma reunião entre o prefeito e moradores da localidade de Icó, zona rural da cidade.

A confusão começou depois da explanação do fazendeiro que aparece no vídeo com camisa de cor verde. Ele teria sido acusado "de ter pedido a um funcionário da prefeitura para pagar o salário de um trabalhador de sua fazenda".

VÍDEO:

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 09 de Março de 2019
Chapada Diamantina

A cidade de Itaberaba sediou, nesta sexta-feira (8), o quarto encontro do governador Rui Costa com gestores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino. Desde o mês de fevereiro, Rui, juntamente com o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e a equipe técnica da Secretaria, está indo às escolas no interior, para ouvir os educadores sobre ações voltadas à melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. A atividade já foi realizada em Alagoinhas (NTE 18), Jacobina (NTE 16), em Lençóis (NTE 3) e vai envolver todos os 27 Núcleos Territoriais de Educação.

Nesta sexta, o encontro contou com educadores de 22 escolas ligadas ao NTE 14, no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Piemonte do Paraguassú I, em Itaberaba. O governador Rui Costa falou sobre a importância da troca de experiências e compartilhamento de esforços para o fortalecimento da Educação. “Eu acredito na união de esforços para que todos sejam capazes de contribuir na busca pela melhoria do ensino e da aprendizagem. Não conseguimos fazer nada sozinhos. Então, devemos trabalhar para que os esforços sejam compartilhados na perspectiva de que o estudante é o protagonista destas ações. É importante a infraestrutura das escolas, onde estamos atuando intensamente, mas sem esquecer que muitos estudantes também se destacam em unidades que não possuem a estrutura adequada. Por isso, pretendemos, com os encontros, alinhar ações que mantenham as escolas dando todo o suporte para a melhoria da educação”, destacou Rui.

O secretário Jerônimo Rodrigues enfatizou que a atividade dinamiza a relação da Secretaria da Educação com os gestores e coordenadores pedagógicos. “Queremos chegar aos 27 Núcleos Territoriais de Educação, com nossa equipe técnica, debatendo com os educadores melhorias de infraestrutura e educação. Neste ano, com a continuidade do processo, estamos contando, agora, com a presença do governador Rui Costa, que mostra o seu compromisso com a educação”, afirmou Jerônimo, ao acrescentar que “a educação deve estar atrelada às melhorias estruturais, mas, sobretudo, ao ensino e a aprendizagem, que desenvolvem o conhecimento do aluno em seu caminho de formação”.

A diretora Joseane Ribeiro, do Colégio Estadual João Queiroz, em Itaperamutá, (a 350km de Salvador), falou sobre os desdobramentos do encontro. “Tivemos a chance de mostrar nossas demandas para a comitiva do governo e de aumentar a nossa proximidade com os gestores do Estado. Estamos no município mais distante da sede do NTE 14, e termos este encontro de debates e alinhamentos é fundamental na busca pela melhoria da educação”, afirmou.

A diretora Elizete Silva, do Colégio Estadual Centenário, em Itaberaba, ficou otimista com os encaminhamentos. “É importante esta reunião para que apresentemos nossas necessidades. Este é um processo que deve ser intensificado já que a educação é uma continuidade. Acreditamos que temos a capacidade de melhorar a nossa realidade e o ensino e a aprendizagem. Com certeza, o suporte do governo vai contribuir bastante para esta conquista”, enfatizou.

Durante a sua passagem pela região, o governador também esteve em Lajedinho, quando inaugurou o novo prédio do Colégio Estadual Professora Delzair do Nascimento Galvão.

A unidade escolar, destruída pela enchente que devastou a cidade no final de 2013, ganhou novo endereço (Rua Dermeval Rocha da Silva), além de uma ampla estrutura, englobando seis salas de aula, cozinha, biblioteca, auditório, refeitório, banheiros, laboratórios de Ciências e de Informática, ambientes administrativos e uma quadra poliesportiva coberta, em um investimento da ordem de R$ 3 milhões.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia



Compartilhar no Whatsapp






Sábado, 09 de Março de 2019

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira (8) que o Congresso Nacional "não pode levar um ano" para analisar a reforma da Previdência. Ele disse acreditar que a proposta será aprovada ainda no primeiro semestre de 2019.

A declaração foi dada depois de uma cerimônia no Palácio do Planalto. A reforma da previdência foi entregue por Bolsonaro aos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Rodrigo Maia, no dia 20 de fevereiro.

"Acredito que sim", declarou o presidente ao responder se acreditava que a reforma seria aprovada ainda no primeiro semestre deste ano. "Não pode levar um ano para aprovar uma reforma", concluiu Bolsonaro.

Fonte: Bahia Notícias



Compartilhar no Whatsapp