Foto: Reprodução
Com o tema Aprendizagem para Cidadania, Liberdade e Democracia, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realiza, de 1° a 7 de fevereiro, a Jornada Pedagógica 2024 da rede estadual de ensino. A abertura oficial começa às 8h, na quinta-feira (dia 1º), no Colégio Estadual Thales de Azevedo, localizado no bairro do Costa Azul, em Salvador, com transmissão ao vivo pelo Canal do YouTube da SEC (https://www.youtube.com/educacaobahia1), para professores, coordenadores pedagógicos, gestores e trabalhadores reunidos nas unidades escolares localizadas nos 27 Núcleos Territoriais de Educação da Bahia (NTEs). No dia 5 de fevereiro, às 8h, será formada a mesa institucional dedicada à temática da jornada, também com transmissão ao vivo.
A estimativa é que cerca de 50 mil profissionais participem das atividades, que acontecerão, simultaneamente, em diferentes pontos do Estado. A proposta da Jornada Pedagógica 2024 é consolidar o planejamento das ações iniciadas em dezembro de 2023, quando foi realizada a pré-jornada. Naquele período, os coordenadores pedagógicos receberam dados indicativos e diagnósticos de suas escolas para a realização de suas avaliações, a partir das diretrizes propostas pela SEC para embasar o planejamento das atividades do ano letivo de 2024. A atividade foi uma forma de fortalecer o vínculo com a comunidade escolar para os desafios do novo ano letivo e traçar um plano de ação em uma linha pedagógica que atenda as demandas dos estudantes. Afinal, a escola é lugar de aprendizagem, proteção e cuidado.
Formação - A primeira etapa da jornada acontece de 1° a 7 de fevereiro, sendo que nos dois primeiros dias as atividades pedagógicas serão realizadas com o viés administrativo. Na sequência, ocorrerão, momentos formativos para professores e profissionais de apoio, na modalidade digital. A ideia é proporcionar unidade de alinhamento para todas as escolas e, ao mesmo tempo, respeitar as diversidades, os arranjos produtivos e o território onde cada uma está localizada.
Nos dias 5, 6 e 7, as unidades escolares irão tratar dos temas estratégicos para o ano letivo de 2024. Professores e coordenadores pedagógicos poderão acessar os materiais de apoio no site da Jornada Pedagógica (http://jornadapedagogica.educacao.ba.gov.br/), incluindo os vídeos disponíveis, visando contribuir com os diálogos e reflexões a partir de cada contexto.
Entre os dias 20 e 23 de fevereiro será realizado o diagnóstico inicial e nos dias 7 e 8 de março acontece a segunda etapa, quando os professores vão poder realizar os ajustes no planejamento pedagógico e finalizar com detalhes seus planos de aulas voltados diretamente às demandas em suas respectivas unidades de ensino.
Fonte: As informações são de assessoria.
Foto: Reprodução
Fontes ligadas à operação da Polícia Federal (PF) deflagrada nesta segunda-feira (29/1) afirmaram ao Metrópoles que, ao contrário do que dizem os bolsonaristas, o clã Bolsonaro não saiu para navegar e pescar às 5h sem saber de nada, e sim deixou a casa de veraneio da família após ter conhecimento da operação.
O Metrópoles apurou que a PF tem informações de que o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), assim como o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e os demais filhos Flávio (PL-RJ) e Eduardo (PL-SP), estavam em casa em Angra dos Reis por volta de 6h, quando as buscas na Câmara do Rio e no condomínio Vivendas da Barra, que fica na capital e onde Carlos e Bolsonaro têm casas, começaram. Nessa hora, teriam sido avisados que o vereador era alvo das autoridades.
Como não encontraram Carlos em nenhum dos endereços (sua casa ou se gabinete na Câmara do Rio), os policiais seguiram para a chamada Costa Verde do litoral Fluminense. Por volta de 6h30, equipes chegavam na casa que a ex-família presidencial tem na localidade Mambucaba (RJ). Pouco antes, pai e filhos saíram em um barco e um jet ski, indicam as fontes da PF.
Passadas três horas, o deputado federal Eduardo Bolsonaro voltou sozinho até a casa, de jet ski, para sondar o que estava acontecendo. Foi somente uma hora depois que voltaram Carlos, Flavio e Jair. Nesse momento, o celular de Carlos e três computadores foram apreendidos.
Carlos foi convidado a prestar depoimento, mas se negou. Deve ser ouvido nos próximos três dias, quando pretende ter acesso aos autos.
Fonte: As informações são do site Metrópoles.
Foto: Reprodução/Google
No dia 25 de janeiro, quinta-feira, o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) detectou um tremor de terra na área do município de Irecê, situado no estado da Bahia.
O evento sísmico foi registrado às 20h45 UTC (17h45, horário de Brasília) com magnitude preliminar estimada em 2,1 mR. Moradores de Lapão relatando ter sentido o tremor.
Esta ocorrência segue ao evento sísmico anterior, ocorrido no sábado, dia 20, no município de Jaguarari, também na Bahia. Naquela ocasião, o tremor foi registrado às 04h07 UTC, com magnitude calculada em 1,9 mR.
O Laboratório Sismológico da UFRN mantém uma constante vigilância e divulgação de todas as atividades sísmicas que ocorrem não apenas no estado da Bahia, mas em toda a região Nordeste do Brasil.
Este monitoramento contínuo é fundamental para entender e avaliar a atividade sísmica na região e contribuir para a segurança da população. Novas informações serão divulgadas assim que estiverem disponíveis.
Fonte: Da Redação
A população do município de Novo Horizonte, localizado na Chapada Diamantina, está em festa. Neste sábado (27/01), foram realizadas, pelo Governo do Estado, as entregas da Unidade de Beneficiamento e Processamento de Alho, na comunidade Alto do Brejo, e a reforma do Mercado Municipal e Cobertura da Feira Livre, na sede do município.
As ações foram executadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A Unidade de Beneficiamento e Processamento de Alho vai beneficiar 280 famílias, com agregação de valor e fomento à produção de alho para atender à demanda local e regional de mercado e, consequentemente, proporcionar a melhoria na qualidade de vida dessas famílias. Na unidade também será beneficiada a produção de bananas, uma das principais atividades produtivas da região.
Na reforma do mercado e cobertura da feira foram aplicados recursos da ordem de R$ 1,6 milhão. O objetivo é impulsionar o comércio local e regional e a agricultura familiar do município, proporcionando mais conforto, higiene e segurança para feirantes e consumidores, além de possibilitar melhor ordenamento do espaço de comercialização dos produtos. O projeto contou com a reforma dos boxes e a implantação de uma praça de alimentação, contemplando todas as instalações hidrossanitárias e elétricas, além da construção da cobertura de feira livre, localizada ao lado do mercado.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, falou sobre a importância de revitalizar os mercados e feiras livres considerados ‘shoppings’ da agricultura e grandes pontos de encontro nos municípios. “Essa estratégia foi pensada pelo Governo do Estado para melhorar a vida nosso povo. E tem a unidade de benefiamento e processamento de alho, com equipamentos para valorizar ainda mais a produção local e dar dignidade ao homem e a mulher do campo".
Para o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, a entrega do mercado municipal oportuniza aos empreendimentos da agricultura familiar um local adequado para a venda dos seus produtos e também para a população desses municípios terem um local agradável para a compra desses diversos produtos. E o município passa a contar também com uma unidade de beneficiamento e processamento de alho, que prevê a movimentação de cerca de R$ 1,5 milhão por ano, ao município. Com esses investimentos, o agricultor e agricultora passam a ter voz e vez”.
Joseane Santos Alves, agricultora familiar e comerciante, comemorou a entrega desse novo espaço. "Foi maravilhoso para mim. Antes, eu tinha uma banquinha no meio da feira, que não tinha essa cobertura e vendia bolacha e avoador. Agora, estou me especializando e comecei a vender lanches, bolos e tenho vários projetos". Joseane também entrega biscoitos para a alimentação escolar.
Raimundo Nascimento, que há 12 anos trabalha com peixes no mercado, destacou a importância da reforma do mercado para ele e para comerciantes e feirantes do município. “Essa reforma do mercado foi um presente, pois não tinhamos um local adequado para trabalhar e agora nós temos. Foi bom demais”.
Agregando valor à produção de alho
O presidente da Associação dos Produtores Rurais do Vale do Alho, Jucimário Manoel, celebrou a entrega da agroindústria familiar, que inicialmente vai produzir pasta de alho e beneficiar o alho para a comercialização in natura mas, em breve, produzirá bananas chips, doce de banana e polpas de frutas. “É uma alegria imensa, porque representa uma renda a mais e desenvolvimento para a nossa comunidade e toda a região”.
Fonte: As informações são de assessoria.
Foto: Ilustração
A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) confirmou neste sábado (27) a morte de duas crianças em decorrência das fortes chuvas que atingem o estado. Até o momento, nove municípios estão em situação de emergência. O governo do estado ainda contabiliza os desalojados e desabrigados.
De acordo com o órgão, as mortes ocorreram no município de Elísio Medrado, após o carro em que que estavam cinco pessoas ter sido arrastado pela correnteza do Rio Paraguaçu. Os municípios que estão em situação de emergência por conta das chuvas são: Brumado, Medeiros Neto, Cícero Dantas, São Miguel das Matas, Anagé, Wanderley, Ilhéus, Cravolândia, Muquém do São Francisco.
“A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) informa que está monitorando os municípios baianos, atingidos pelas fortes chuvas das últimas horas, e desenvolvendo ações de resposta imediata a fim de minimizar os impactos sofridos pelas populações afetadas”, diz a Sudec em publicação nas redes sociais.
A Sudec informa ainda que está prestando suporte técnico aos municípios e que kits de ajuda humanitária, contendo cestas básicas, água mineral, itens de higiene e limpeza, colchões e cobertores estão em fase de separação para serem distribuídos às localidades atingidas.
Orientações
A orientação para a população é que, em caso de fortes chuvas e rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Segundo a prefeita de Wanderley, uma das cidades em situação de emergência, Fernanda Teles, na madrugada de quinta (25) para sexta (26), o município registrou volume de chuva de quase 400 milímetros em menos de 24 horas. A prefeitura orienta que as pessoas deixem áreas de risco e se abriguem em escolas, igrejas e em outros pontos de apoio que estão sendo estruturados. “Nossa maior preocupação é salvar vidas. Bens materiais depois a gente vai atrás, a gente recomeça, vai reconstruindo aos poucos”, disse, em publicação nas redes sociais.
A Defesa Civil de Salvador também publicou orientações nas redes sociais. “Se estiver na rua, a orientação é manter distância de fios de eletricidade, procurar um local coberto, não ficar embaixo de árvores, parar o carro em local seguro e aguardar melhores condições e, em caso de alagamentos, esperar a água baixar para se deslocar.”
Se a pessoa estiver em casa e o nível da água estiver subindo, “procurar um local seguro e em caso de deslizamento ou rachadura, sair de casa imediatamente. não usar aparelhos elétricos que tenham sido molhados e desligar os disjuntores”. Em caso de emergência a orientação é ligar 199 para receber instruções de como proceder.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a maior parte da Bahia está neste sábado (27), em zona de perigo por conta de chuvas intensas.
Fonte: Agência Brasil
Fotos: Cooperativa de Bombeiros
Morro do Chapéu, Bahia - Uma equipe da cooperativa de bombeiros, em uma ação rápida e eficiente, realizou a remoção de rochas na rodovia BA-052, garantindo a segurança dos usuários da via. O incidente ocorreu nas imediações do km 294, especificamente na serra das Lages, colocando em risco o tráfego na região.
A penetração de rochas de diferentes tamanhos representava um perigo iminente para os motoristas que transitavam pelo local. Após receberem um alerta via WhatsApp, os bombeiros se deslocaram para a área afetada, em cooperação com funcionários da Concessionária de Rodovias do Estado da Bahia (Concef).
Com habilidade e utilizando os recursos necessários, a equipe conseguiu remover as rochas que obstruíam a estrada, restabelecendo assim a segurança no tráfego da BA-052. A ação rápida e coordenada evita possíveis acidentes e transtornos aos usuários da rodovia.
A cooperativa de bombeiros reforça seu compromisso com a segurança pública e está sempre pronta para intervir em situações de emergência, garantindo a proteção e o bem-estar das pessoas. A resposta pronta demonstra a importância do trabalho conjunto entre instituições para manter as estradas seguras e livres de perigos para todos os que nelas trafegam.
Fonte: Da Redação
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...