Processos com proposta participativa, os Worlds Cafés buscam trabalhar a discussão de temas diversos através de ações em grupo, que estimulam o diálogo e a inteligência coletiva. Esses diálogos, nos quais participantes se dividem em diversas mesas, visam promover um debate acerca de uma questão central, que é esmiuçada através das reflexões e conhecimentos dos sujeitos presentes.
Essa metodologia simples, organizada esse ano pelo curso de Psicologia da FAI se tornou mais um momento educacional importante em 2018, pois possibilitou que pessoas pudessem abordar diferentes temas, sob o prisma dos diferentes grupos de conversas, conectando ideias e fazendo emergir a inteligência e a sabedoria do coletivo, por meio do contato e da construção de relações complexas.
Neste mês de dezembro, por exemplo, o Grupo de Estudo, Projetos e Soluções em Psicologia (GEPS) da FAI desenvolveu o primeiro World Café de Psicanálise da Faculdade. Abordando diversas discussões sobre psicanálise, saúde e contemporaneidade, o Evento envolveu a comunidade acadêmica num debate aberto sobre os campos de atuação profissional da psicanálise em contextos contemporâneos, principalmente nas áreas hospitalar, educacional, social, jurídica e da saúde mental.
Coordenado pela professora Rita Machado, o evento foi executado como uma dinâmica interativa por intermédio de mesas redondas. Com cinco temas diferentes, os participantes puderam refletir acerca de nuances presentes na prática do psicanalista. Assim, para compreender melhor o que faz o psicanalista, o evento contou com a exposição da prática na área hospitalar, social, jurídica, escolar e na esfera ligada à saúde mental, através da participação de 40 visitantes, que circularam por cada mesa durante doze minutos, totalizando uma hora de atividade.
De acordo com a Coordenação do Evento, a ação atingiu os resultados esperados e teve muito êxito em apresentar os campos de atuação profissional do psicanalista na atualidade. Assim, com o trabalho desenvolvido nas mesas de debate, alunos e professores abordaram as diferentes áreas de atuação da corrente Psicanalítica no campo da psicologia, promovendo assim uma compreensão mais ampla da área como um todo.
Fonte: Ascom/FAI
As inscrições do Programa Mais Médicos estão abertas novamente para profissionais com registro no Brasil, até esta sexta-feira (21), com o objetivo de ocupar 2.448 remanescentes, em 1.177 municípios e 28 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). Na Bahia, o número chega a 176, em 110 municípios.
Os postos são referentes às localidades não ocupadas na primeira etapa de seleção, na qual apenas profissionais formados no Brasil ou com diploma revalidado puderam se inscrever. De acordo com nota do Ministério da Saúde, os médicos que participaram do edital anterior e desistiram ficam impossibilitados de escolher os municípios.
Balanço da pasta mostra que 5.846 médicos se apresentaram nas cidades escolhidas ou iniciaram as atividades. Os profissionais que já estão homologados e desistirem dos postos terão as vagas colocadas de volta ao edital do Mais Médicos.
Segunda etapa
O ministério informou que, no total, 10.205 profissionais brasileiros e estrangeiros formados no exterior, sem registro no Brasil, completaram a inscrição de participação no Programa Mais Médicos. As documentações de todos ainda estão em análise conforme edital.
Caso as vagas não sejam preenchidas nesta segunda etapa, nos dias 27 e 28 de dezembro, os médicos brasileiros formados no exterior terão acesso ao sistema para escolherem as vagas em aberto. Posteriormente, nos dias 3 e 4 de janeiro de 2019, os médicos estrangeiros terão a mesma oportunidade.
Fonte: Bahia Notícias
Um homem de 62 anos, identificado por José Bispo Neres foi assassinado no final da tarde desta quarta-feira (19), por volta das 17h, dentro de casa, em Cafarnaum, na região de Irecê. O crime foi cometido por um homem, segundo a Polícia Civil. O suspeito já foi identificado.
De acordo com a Polícia Civil, o crime ocorreu após uma confusão entre vítima e autor. Inicialmente, a polícia não havia confirmado o homicídio, já que a vítima por sua vez era epiléptica, e segundo moradores próximos era comum ele ‘cair’ com sinais da doença e depois se recuperar.
O corpo da vítima foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) onde foi periciado e constatado o assassinato, pois o suspeito utilizou um objeto contundente (que pode provocar lesão ou contusão pela pressão exercida numa parte do corpo, batendo ou chocando) para ceifar a vida de José Bispo.
O suspeito está preso na delegacia local à disposição da Justiça.
Fonte: Central Notícia
A Le franchise, programa de franquias da Le biscuit, inaugura sua primeira unidade com a campanha O Maior Natal da História
Irecê, 20 de dezembro de 2018 – Na expectativa das comemorações do final de ano, a cidade de Irecê, na Bahia, recebe a primeira unidade da franquia Le franchise, da Le biscuit. O programa de franquias faz parte do plano de expansão da marca, que já conta com mais de 100 unidades espalhadas por 13 estados do Brasil. Localizada na Rua Aurélio José Marques, 100, a loja abre as portas no dia 21 com a campanha O Maior Natal da História, garantindo ao público ireceense ofertas exclusivas para as festividades.
Anunciada em novembro, na 32ª edição da Franchising Fair, em Salvador, a Le franchise é um novo formato de loja focado em municípios menores, com população de 50 mil a 200 mil habitantes. Com cerca de 72 mil habitantes e atendendo mais de 37 municípios ao redor, Irecê é a candidata ideal e foi a escolhida para celebrar esse marco da história da Le biscuit, que em 2018 completou 50 anos.
Segundo Roberto Hentzy, presidente da Le biscuit, o lançamento da Le franchise acontece em um grande momento: “Esse é um ano muito especial para companhia, estamos completando 50 anos com mais de 100 lojas no país”. Até 2020, a o plano de expansão da Le biscuit prevê 200 unidades no Brasil. “Com as franquias, temos um modelo vencedor, resiliente e replicável em larga escala, alcançando nossos clientes em todos os lugares”, comenta o executivo.
Já o empresário Marcio Prisco, primeiro franqueado da unidade em Irecê, enxerga a oportunidade da Le franchise com entusiasmo: “A inauguração de uma nova franquia é um desafio, mas estamos com a melhor expectativa possível para essa empreitada. A Le biscuit é uma marca muito importante para o mercado de varejo nacional, é baiana e a melhor loja de departamentos do Brasil. Veio para ficar”, afirma.
Sobre a Le biscuit
A Le biscuit, rede de lojas de departamento dedicada em oferecer 12 categorias em produtos a preços competitivos, completa 50 anos de existência em 2018. Fundada em 1968, na cidade de Feira de Santana, na Bahia, a Le biscuit marca o início do seu processo de expansão em 1992, com a abertura da primeira loja em Salvador e Aracaju. Em 2012, com a entrada do fundo de investimento Vinci Partners para o grupo Le biscuit, a rede iniciou um plano de crescimento nacional mais robusto e, atualmente, conta com mais de 100 lojas distribuídas em treze estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe). A Le biscuit atua com um mix variado de mais de 20 mil itens de armarinho e artesanato, bebê, bomboniére, brinquedos, cama mesa e banho, eletroportáteis, decoração, festa, higiene, beleza e moda, lazer, papelaria, telefonia e utilidades do lar.
Fonte: Central Notícia/G&A Comunicação Corporativa
Para marcar o encerramento das atividades desenvolvidas em 2018, o Programa Esporte e Lazer da Cidades (PELC), realizou na tarde desta quarta-feira (19) o Natal do PELC, que aconteceu no Clube de Campo, em Seabra, na Chapada Diamantina.
O evento contou com a participação do coordenador Evandro Cerqueira, os professores Quézia Santana, Júlia Natália, Jean de Almeida, Gabriel e Jeomaina, conhecida como Dedê e os beneficiários do programa.
Para Paula Silva: "a importância do programa é de interagir com outras pessoas. E as aulas ofertadas pelo programa ajudam a desenvolver outras tarefas dos dia-a-dia".
Alguns beneficiários também notam que o programa além de ser muito bom ainda sente a falta de mais pessoas participando, é o que Andréia Souza aluna do programa diz: "Gostaria que tivesse mais pessoas participando, mas as pessoas daqui não valorizam. Os professores são muitos bons, o que acaba facilitando, o que acaba nos incentivando a estar participando", afirma.
O Núcleo de Seabra funciona no Clube de Campo e oferece diversas modalidades, entre elas dança, música, letramento, natação, futsal e ginástica.
“As modalidades que são ofertadas pelo programa permite que a comunidade tenha acesso sem nenhum custo”, afirma a professora de música Quézia Santana.
O PELC é desenvolvido por intermédio da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SENELIS), com o objetivo de proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer que envolvem todas as faixas etárias e as pessoas portadoras de deficiência, estimulando a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias e favorecendo a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e lazer sejam tratados como políticas e direitos de todos.
O programa tem como público-alvo crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência.
São atendidas 400 pessoas por Núcleo.
Fonte: Central Notícia com informações de Najara Alves
No aniversário do Alto Giro Super você cliente concorre uma moto zero e mais 20 prêmios!
Para concorrer, basta comprar a partir de R$ 50 reais. O sorteio será no dia 5 de janeiro de 2019.
"Caro cliente receba os votos de Boas Festas e um próspero ano novo, agradecemos sua parceria durante este ano e estamos a sua disposição para o que for preciso neste novo ano que em breve se iniciará, conte conosco! "
São os votos de Carlitinho e toda equipe do Alto Giro Super.
Fonte: Informe Publicitário
Passou de 64,7% para 69,8% o número de brasileiros com 10 anos ou mais (181 milhões da população) que acessaram a internet de 2016 para 2017. São quase 10 milhões de novos usuários na comparação entre o último semestre de cada ano.
Os dados constam no suplemento Tecnologias da Informação e Comunicação da Pnad Contínua, divulgado hoje (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A edição foi divulgada pela primeira vez trazendo informações relativas a 2016.
Em todas as regiões do país, houve variação positiva entre quatro e seis pontos percentuais. "Esse é um processo que vem ocorrendo de uma maneira relativamente rápida. Em um ano, houve um avanço de quase 10 milhões usuários de internet. Isso está ocorrendo em diversos grupos etários, tanto entre os jovens quanto entre os mais velhos", explica a analista da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE Adriana Beringuy.
Idosos
Proporcionalmente, o maior crescimento ocorreu entre as pessoas com 60 anos ou mais, com alta de 25,9%. A pesquisa também mostra aumento de 7,4% no uso da internet entre adolescentes de 10 a 13 anos. Nesta faixa etária, 71,2% das pessoas já acessaram o ambiente virtual e 41,8% têm telefone celular pessoal.
Internet na TV
De acordo com a pesquisa, no último trimestre de 2017, 16,3% da população brasileira com 10 anos ou mais fizeram uso da internet através da televisão. Em 2016, esse percentual foi de 11,3%. Esse aumento de 5 pontos percentuais foi o mais expressivo. "[Isso] é viabilizado pelas Smart TVs, que vem ganhado cada vez mais espaço no mercado", diz Adriana.
No caso dos celulares, houve um salto de 2,4 pontos percentuais, saindo de 94,6% para 97%. De outro lado, em 2016, 63,7% dos usuários acessaram a web através de um computador, percentual que caiu para 56,6% em 2017. A redução no tablet foi de 16,4% para 14,3%. A pesquisa também mostrou que de 2016 para 2017, cerca de 835 mil casas deixaram de ter um computador.
Conexão
Em relação aos tipos de conexão, a banda larga móvel é mais usada, com presença em 78,5% dos domicílios. A banda larga fixa está em 73,5%. A internet discada se mostrou irrelevante: apenas 0,4% dos domicílios com acesso registraram esse tipo de conexão.
Os dados de banda larga não são uniformes para todo o país. "Em áreas mais afastadas, prevalece a banda larga móvel", explica Adriana. Em comunidades da floresta amazônica, por exemplo, há maior dificuldade de implantação de internet a cabo. Dessa forma, na Região Norte, em 88,7% dos domicílios com acesso à internet, as pessoas se conectam usando serviços de banda larga móvel, enquanto em apenas 48,8% das casas há banda larga fixa.
No Sudeste, de outro lado, os percentuais são mais próximos. A banda larga móvel está presente em 83,5% dos domicílios com conexão e a fixa em 72,5%. O Nordeste é a única região em que os índices se invertem: a banda larga fixa existe em 74,2% dos domicílios com internet e supera os 63,8% da banda larga móvel.
A Pnad Contínua também mostrou crescimento mais expressivo de conexão na área rural do que na urbana. De 2016 para 2017, a quantidade de casas na área rural com acesso subiu mais de sete pontos percentuais, de 33,6% para 41%. No mesmo período, as residências com conexão nos centros urbanos tiveram alta de cinco pontos percentuais, de 75% para 80,1%.
Finalidade
Outro dado que consta na pesquisa diz respeito à finalidade de uso. O acesso para enviar e-mails foi relatado por 66,1% dos usuários, uma queda em relação aos 69,3% de 2016. De outro lado, houve aumentos expressivos na utilização da internet para fazer chamadas de voz ou de vídeo, que saltou de 73,3% para 83,8%, e para assistir a programas, séries e filmes, número que saiu de 74,6% e alcançou 81,8%.
Foi ainda observado crescimento do acesso para enviar mensagens de texto ou de voz através de aplicativos diferentes de e-mail, como o Whatsapp ou o Telegram. Essa finalidade foi mencionada por 95,5% dos usuários, representando aumento em relação aos 94,2% registrados em 2016.
Não uso
A falta de conhecimento é a principal causa para não acessar a rede mundial de computadores. O motivo foi citado por 38,5% dos entrevistados. "A população que afirma não saber usar a internet é maior na região urbana do que na região rural. Pode influenciar o fato de a região rural ter uma estrutura etária mais jovem. E apesar do acesso à internet entre a população mais velha ter crescido de forma mais expressiva, os idosos ainda são os que a utilizam em menor proporção", analisa Adriana.
A falta de interesse foi o segundo motivo mais alegado para o não uso da internet. Ele foi mencionado por 36,7%. Somadas, não saber usar a internet e a falta de interesse foram as razões apresentadas por 75,2% das pessoas que não acessam a internet. O preço, a indisponibilidade do serviço na região e o custo do equipamento necessário para o acesso estão entre as outras explicações.
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua substituiu a Pnad e a Pesquisa Mensal de Emprego (PME). Por meio da pesquisa, são publicados relatórios mensais e trimestrais com informações conjunturais relacionadas à força de trabalho. Também são divulgadas informações educação e migração. Há ainda suplementos em que determinados assuntos são pesquisados com periodicidades diferentes.
Fonte: Agência Brasil
Irecê, Xique-Xique e Barra têm mais de 200 vagas disponíveis pelo Sisu (Foto: Montagem/CN)
O Ministério da Educação (MEC) divulgou na última segunda-feira (17) que há 15.287 vagas disponíveis pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em todo o estado da Bahia. Dessas, 4.202 são na Universidade Federal da Bahia (Ufba), na capital baiana.
Segundo o órgão, há oportunidades em 104 cursos, distribuídas em dez instituições de ensino e em 20 municípios. Há ainda 370 oportunidades pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) e outras 335 pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb).
A inscrição, que começa no dia 22 de janeiro e prossegue até às 23h59 do dia 25 do mesmo mês é (horário oficial de Brasília) gratuita e deve ser feita exclusivamente pela internet, na página eletrônica do Sisu. Um detalhe: como a Bahia não entrou no horário de Verão, por aqui será encerrado às 22h59. Para concorrer, é preciso ter feito a prova do Enem 2018 e tirado nota maior do que zero na redação. O estudante pode escolher duas opções de curso, indicando a ordem de prioridade. Há vagas para várias cidades da Bahia, incluindo Irecê (60), Xique-Xique (55) e Barra (90).
Fonte: Central Notícia
Região de Irecê responde por uma fatia expressiva da produção baiana de tomate – Foto: reprodução A região d...
Foto: reprodução A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB BA) publicou edital para um novo pro...
Investigação levou à abordagem do veículo, que possuía chassi adulterado e registro de roubo — Foto: Polícia Civil...
Foto: reprodução
Foto: Reprodução