Segunda-feira, 03 de Dezembro de 2018
Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina já é referência em saúde para municípios da região, isso porque foi inaugurado, há um ano (1º de dezembro de 2017), em Seabra, o Hospital Regional da Chapada, primeira unidade de alta complexidade do Centro Sul Baiano.

E desde seu funcionamento foram realizados mais de 200 mil procedimentos, entre consultas médicas e de emergência, internamento, exames, cirurgias, atendimento de clínica médica e pediátrica, consultas ambulatoriais, entre outros.

Com 101 leitos, sendo 10 de UTI, o hospital é destaque para 11 municípios da região, oferecendo atendimento de urgência e emergência 24 horas, centro de bioimagem e cirúrgico, ambulatório, dentre outros.

A Unidade, com perfil assistencial de hospital geral, também oferece aos usuários do SUS atendimento médico em urgência e emergência clínica, traumato-ortopédica e psiquiátrica; internação hospitalar nas especialidades de clínica médica, cirúrgica e pediátrica, além de internação em unidade de terapia intensiva; consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais; procedimentos de diagnose e terapias (diagnostico em patologia clínica, anatomopatologia, imagem, métodos gráficos e métodos ópticos e hemoterapia), e demais serviços de apoio assistencial e administrativo.

Os pacientes que utilizaram os serviços do HRC neste período, avaliaram o atendimento de maneira bastante positiva e garantiram que a equipe trabalha focada na qualidade da assistência, de forma humanizada.

A gratidão pelo funcionamento do Hospital Regional da Chapada foi relatada pela dona de casa, Joana das Neves, que precisou de atendimento e está internada há três dias. “Já tinha ouvido falar muito bem desse hospital, que inclusive era o sonho de nós moradores daqui de Seabra e toda região; hoje após me sentir mal, vim pra cá e graças a Deus fui bem atendida; fiz exames, medicada e já estou bem melhor. A equipe é muito boa, a gente vê que eles se dedicam na nossa recuperação”, disse a paciente.

A mesma opinião é a do morador de Iraquara, Marcelo Sampaio. Ele sofreu acidente de moto e está internado no HCR há cinco dias . “Graças a Deus existe esse hospital, o atendimento é ótimo, tanto dos médicos, enfermeiros, como de todos os profissionais daqui. Agradeço a Deus, por existir esse hospital, porque não tem plano (de saúde) corre pra cá. Se alguém falar mal desse hospital é porque nunca precisou; só tenho a agradecer”, pontuou Sampaio.

A inauguração do HRC também garantiu a abertura de novos postos de trabalho na região. Com uma equipe multidisciplinar e altamente qualificada, o hospital conta com a experiência de médicos em diversas especialidades e profissionais de diversas áreas da saúde, como enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, e outros.

A equipe é formada por 349 profissionais, entre eles, 80 médicos, 34 enfermeiros e 98 técnicos de enfermagem. Além dos profissionais da área administrativa e demais áreas.

Fonte: Sesab



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 03 de Dezembro de 2018

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, passará dois dias e meio em Brasília esta semana. Às vésperas da viagem, ele enviou uma mensagem aos adversários para destacar que o momento é de paz. Ele apelou para que “relaxem” e abandonem o “ódio sem necessidade”.

“Estou vendo muitos derrotados politicamente pregando ódio sem necessidade, relaxem, cultivem o que dizem pregar que a alma fica em paz. Um conselho de quem quer ver todos bem”, afirmou Bolsonaro, na sua conta no Twitter, por volta das 23h de ontem (2).

A expectativa esta semana para a definição dos nomes dos titulares para os ministérios do Meio Ambiente e o de Cidadania (direitos humanos, mulheres e minorias). Bolsonaro chega à capital amanhã (4) para reuniões com as bancadas do MDB, PRB, PR e PSDB.

A primeira reunião nesta terça-feira será com a deputada federal Tereza Cristina (DEM-MS), confirmada para o Ministério da Agricultura. Bolsonaro já disse que o titular do Meio Ambiente terá de ter uma boa relação com a Agricultura. Inicialmente, pensou em unificar as duas pastas, mas depois, resolveu manter a separação.

Amanhã, acompanhado do ministro extraordinário da transição, Onyx Lorenzoni, que assumirá a Casa Civil, Bolsonaro se reunirá com as bancadas do MDB e PRB. As duas bancadas estão entre as maiores na próxima legislatura, com mais de 30 parlamentares cada.

Na quarta-feira (5), Bolsonaro e Onyx se reunirão com as bancadas do PR e PSDB. Também há encontros com embaixadores e audiência no Quartel General do Exército.

Ontem (2), o presidente eleito indicou que pretende decidir o nome que ocupará o Ministério do Meio Ambiente ainda esta semana. "A gente espera que se resolva a questão do Ministério do Meio Ambiente. E, daí, fechou a questão", disse. Segundo Bolsonaro, estava avaliando  "meia dúzia" de nomes.

Para o novo ministério a ser criado (Cidadania) que deverá reunir direitos humanos, mulheres e família, o nome cotado é o da advogada Damares Alves, assessora do senador Magno Malta (PR-ES). Porém, no fim de semana, Bolsonaro disse que ainda estava analisando nomes.

Bolsonaro sinalizou que pretende reduzir de 29 para 22 ministérios.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 02 de Dezembro de 2018
Notícias

Pelo menos quatro pessoas desapareceram no Rio São Francisco, em Xique-Xique, na tarde deste domingo (02), quando um barco com seis ocupantes virou. Uma equipe do Corpo de Bombeiros já foi acionada  e está indo para o local para iniciar as buscas.

Segundo informações da PM, uma guarnição de serviço em Xique-Xique recebeu uma ligação de populares, informando de um naufrágio de uma pequena embarcação, ocorrido no Rio São Francisco, a pouco mais de 02 Km (dois quilômetros) da cidade, e que a guarnição se deslocou imediatamente e chegando ao local, encontrou a pessoa de Givaldo Pereira dos Santos, 46 anos residente na Rua 03, Bairro Polivalente. Givaldo era um dos ocupantes da embarcação.

Gilvaldo disse que estavam no barco as pessoas de prenome: Raniere, Gerbson, Jorge, Bartolomeu e Washington, que o grupo estava ‘bebendo’ e pescando, que em dado momento passou uma rajada de vento muito forte e a embarcação virou e todos caíram no rio. Givaldo nadou até a margem do rio e se salvou e que os demais desapareceram nas águas do rio. Raniere, outro ocupante do barco foi encontrado com vida.

Um grupo de pescadores informou que o grupo chegou ao local por volta das 09h e que estavam com bebidas e material de pesca.

Qualificações das vítimas:

1.         Givaldo Pereira dos Santos, 46 anos (sobrevivente);

2.         Mário Jorge dos Santos Matos, 52 anos (desaparecido);

3.         Gerbson (desaparecido);

4.         Raniere Santos de Sousa (sobrevivente);

5.         Washiington (desaparecido);

6.         Bartolomeu Alves Bento (desaparecido).

A Polícia Militar de Xique-Xique e a CAESA – Companhia de Ações Especiais do Semi-Árido estão ajudando nas buscas. No momento do acidente, chovia em Xique-Xique.

Atualização às 20h25

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 02 de Dezembro de 2018
Esporte

Já rebaixado, o Vitória até que lutou diante do campeão Palmeiras. O Rubro-Negro saiu atrás no placar, buscou o empate, mas sofreu um gol no fim e acabou derrotado por 3 a 2 na sua despedida da Série A.

Edu Dracena, Gustavo Scarpa e Bruno Henrique marcaram os gols do Verdão. Yago, de pênalti, e Luan fizeram para o time baiano.

Com a pior campanha na história dos pontos corridos na Série A, o Leão entra de férias e só volta a campo em janeiro, pela Copa do Nordeste e o Baianão 2019.

PRIMEIRO-TEMPO

Mesmo rebaixado, o Vitória não se entregou no primeiro tempo e buscou o gol logo no início. Aos 14 minutos, Yago arriscou chute de fora da área e tirou tinta da trave.

Aos 21, o Palmeiras respondeu com uma bela jogada. Mayke deu lindo lançamento para Borja, que pegou de primeira e mandou a bola muito perto do gol.

O duelo de campeões e rebaixados segui sem muitas emoções até os 42 minutos. Após rebote da zaga, Dudo cruzou na cabeça de Edu Dracena, que mandou nas redes de João Gabriel para abrir o placar.

SEGUNDO-TEMPO

No segundo tempo, a primeira boa chance foi do Vitória. Aos quatro minutos, Luan chutou de fora da área e tirou tinta da trave.

A resposta do Verdão foi certeira. Aos 11 minutos, Dudu rolou bola para Scarpa, que chutou forte e ainda contou com o desvio de Lucas Fernandes para enganar João Gabriel e fazer o segundo.

Mas, o Leão não desanimou e buscou o empate. Aos 25, Yago sofreu pênalti, cobrou e diminuiu.

Já aos 27, Luan recebeu passe de Fabiano na área, deu um lindo giro na zaga e chutou no ângulo para empatar com um belo gol.

Aos 41, o Vitória evitou a derrota. Mayke avançou pela direita e chutou forte. João Gabriel fez bela defesa. No rebote, Lucas Lima tentou completar, mas Lucas Ribeiro salvou em cima da linha.

Mas, um minuto depois, o time paulista garantiu o triunfo. De fora da área, o meia chutou no canto sem chances para João Gabriel.

Palmeiras 3 x 2 Vitória

Brasileirão Série A – 38ª rodada

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)

Data e Horário: 02/12/2018, às 16h (horário de Salvador)

Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC). Assistentes: Henrique Neu Ribeiro (SC) e Eder Alexandre (SC). Assistentes adicionais: Eduardo Cordeiro Guimarães (SC) e Fábio Filipus (SC)

Cartões amarelos: Lucas Ribeiro, Luan (VIT); Deyverson, Felipe Melo (PAL)

Gols: Edu Dracena, Gustavo Scarpa, Bruno Henrique (PAL); Yago, Luan (VIT)

Palmeiras

Weverton; Mayke, Antônio Carlos, Edu Dracena e Victor Luis; Felipe Melo, Bruno Henrique e Lucas Lima (Guerra); Gustavo Scarpa (Moisés), Dudu e Borja (Deyverson). Técnico: Felipão.

Vitória

João Gabriel; Cedric, Lucas Ribeiro, Bruno Bispo e Fabiano; Willian Farias (Nickson), Léo Gomes e Yago; Luan, Lucas Fernandes (Erick) e Léo Ceará (Eron). Técnico: João Burse.

Fonte: Folhapress



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 02 de Dezembro de 2018
Notícias

Não é a primeira vez que moradores do município de Central, na região de Irecê, encontram um jacaré andando no meio da rua. Desta vez o animal estava na Avenida Central, na tarde deste domingo (02), quando um homem identificado por Ernandes Machado tentou segurar o réptil. O homem acabou levando uma mordida na mão após ataque do animal. Assista ao vídeo.

No momento, mais pessoas apareceram para ajudar a resgatar o animal onde devolveram a uma lagoa que fica nas proximidades de onde foi achado.

Não há informação se Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) tem conhecimento do aparecimento costumeiro do réptil na cidade.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 02 de Dezembro de 2018
Região

No dia 07 de novembro deste ano foi registrado boletim de ocorrência versando sobre o crime de dano, situação de violência doméstica na modalidade patrimonial.

Na ocasião, a Polícia Civil de Cafarnaum foi até o local do fato e constatou que o autor, Erivaldo Gonzaga, havia destruído todos os móveis da vítima, sua ex-companheira, Sandra Nascimento.

Diante da situação apresentada, a perícia foi chamada para constatar os danos, e, de posse do laudo pericial e depoimentos de testemunha, esta autoridade policial representou pela prisão do suspeito.

Decretada a prisão preventiva, a Polícia Civil de Cafarnaum, na regiãod e Irecê, com apoio da Guarda Municipal foi até a residência do infrator, porém sem êxito.  No entanto, na manhã de hoje, Erivaldo se apresentou na unidade policial com um advogado para ser ouvido, momento que foi dada voz de prisão ao suspeito que permanece custodiado á disposição da justiça. 

Neste ano já foram instaurados mais de 30 Inquéritos Policiais para apurar crimes envolvendo violência doméstica e familiar no município de Cafarnaum, sendo a representação pela prisão do suspeito, quando ha reincidência ou certa gravidade no fato, uma ação costumeira da Polícia Civil deste município. 

Tal atitude visa coibir crimes de violência doméstica, principalmente contra a mulher, nesta cidade, além da tentativa de diminuir esta modalidade criminosa.

Do mês de novembro de 2017 ao mês de novembro de 2018 já houve uma redução de 30% nestes crimes.

Fonte: Polícia Civil/ Delegado Alex Nunes



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 02 de Dezembro de 2018
Esporte

A Bahia é conhecida por sua vocação turística. Praias, rios, dunas, montanhas, trilhas e cachoeiras são apenas alguns dos atrativos. As parreiras no Vale do São Francisco e da Chapada Diamantina, contudo, revelam um novo cenário e uma rede de enoturismo que vem sendo construída no estado. As regiões constituem um novo polo atrativo para turistas e também é oportunidade de negócios para uma cadeia produtiva.

A vinícola Terranova, do grupo Miolo, em Casa Nova, e o projeto PIVOT 30, da Fazenda Progresso, em Mucugê, investiram cerca de R$ 60,3 milhões no setor, colocando a Bahia no roteiro do enoturismo. O segmento atrai um público exigente e apreciador de sabores e aromas dos vinhos e das tradições culturais da terra onde a bebida é produzida. É também oportunidade para outros empreendimentos.

É o caso do Vapor do Vinho, no Vale do São Francisco. Amantes da bebida são convidados a conhecer este roteiro enoturístico denominado, que é uma parceria com a Vinícola Terranova. Segundo o empresário Luiz Rogério Rocha, operador do passeio, a cooperação foi iniciada em 2011, quando a vinícola abriu o empreendimento para visitação e uma loja de varejo dentro da unidade, seguindo uma tendência mundial.

“Eu já realizava roteiros no Rio São Francisco, mas com a parceria a demanda aumentou muito. Começamos atendendo uma média de 40 pessoas aos sábados e atualmente são aproximadamente 500 passageiros por final de semana”, afirma o empresário. O roteiro é operado aos sábados, domingos, feriados e por demanda de grupos fechados, com custo de R$ 160 por pessoa. No passeio está incluso a navegação no Lago de Sobradinho com música ao vivo, almoço a bordo, banho na ilha da Fantasia, visita a vinícola Miolo, com degustação de vinho, brandy e espumante.

Em maio deste ano, o Vapor do Vinho ganhou uma nova embarcação batizada Vapor do São Francisco, fruto de um aporte de R$ 5 milhões feito pela vinícola. “Com o crescimento do fluxo de turistas na região, percebemos a necessidade de investir em uma barca maior para atender as necessidades dos nossos visitantes e oferecer uma melhor infraestrutura. Hoje temos capacidade para 332 passageiros, dispomos de elevador, banheiros com acessibilidade, além de serviço de jacuzzi, tobogã e espaço infantil”, explica Rocha.

De acordo com o Gerente Regional da Vinícola Terranova, Adauto Quirino Jr, a intenção é transformar o empreendimento em uma referência turística da região. “O Vapor do Vinho é uma forma de dar visibilidade a nossa marca. A vinícola precisa do barco e o barco precisa da vinícola. Quando a parceria começou era uma embarcação pequena, hoje ela está maior e preparada para atender um público mais exigente. Apostamos muito na divulgação, o grupo Miolo investe uma média de R$ 300 a R$ 400 mil por ano em divulgação e marketing na Vinícola Terranova, que abre todos os dias”, diz.

O gerente regional afirma que a perspectiva é fechar 2018 com aproximadamente 50 mil visitantes, 20% a mais que o ano passado. “Estamos desenhando novos projetos para atender ao volume de turistas que tem aumentado. Acredito que daqui um ano e meio, estaremos lançando novas propostas para os visitantes. Uma das metas é associar a gastronomia ao consumo de vinho”, explica Quirino.

“A vinícola Terranova é um excelente exemplo de negócio que contribui para agregar valor à região onde está localizada. O empreendimento atrai turistas, gera empregos diretos e indiretos, fomenta a economia local e alavanca os investimentos dos pequenos negócios, a exemplo da rede hoteleira de Juazeiro que hoje conta com aproximadamente 2 mil leitos”, afirma Luiza Maia, secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado.

A Vinícola Terranova é responsável pela produção nacional de 80% dos espumantes da marca. Com 200 hectares plantados e irrigação por sistema de gotejamento, graças às águas do Velho Chico, a Miolo realiza duas colheitas anuais, produzem 4 milhões de litros, por ano, sendo 2 milhões de litros para espumantes e vinhos e 2 milhões para destilar. A empresa gera 150 empregos diretos e, entre 2014 e 2017, investiu R$ 5,3 milhões.

Vinho da Chapada

De olho no interesse que o vinho desperta nas pessoas e no crescimento do enoturismo, a Fazenda Progresso está implantando o projeto PIVOT 30, em Mucugê, que contará com um complexo que vai integrar o turismo à produção de vinhos, espumantes, geleias e sucos, oferecendo visita guiada, hotel e restaurante. O investimento previsto é de R$ 50 milhões e a previsão de operação plena é 2021.

De acordo com o produtor e administrador da Fazenda Progresso, Fabiano Borré, o trabalho na vinícola já foi iniciado. “Além das obras civis, estamos investindo em estudos para o desenvolvimento da marca – PIVOT 30 foi um nome dado provisoriamente no início do projeto -, linha de produtos, rótulo, forma de apresentação ao mercado, plataformas que serão usadas para comercialização, divulgação e conceito de comunicação visual”, afirma.

Borré explica ainda que estão desenvolvendo um projeto para estimular o turista a passar um tempo maior na região: “A Chapada Diamantina já é conhecida pelo ecoturismo, naturalmente, vamos atrair o eno, mas estamos trabalhando com uma plataforma mais ampla para atrair também o agroturismo. Temos produção de café e batata, que também são produtos especiais, principalmente o café que desperta o mesmo nível de interesse do vinho”.

Fonte: SDE



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 02 de Dezembro de 2018
Publicidade

Venha conferir nossas linhas de hidratação capilar. Linha Capilar Bio Estrato.

Trabalhamos com Natura, Boticário, Jequiti e Hinode.

Paula Cosméticos, seu mundo da beleza!

Rua do Comércio, 44, em Central/BA

Contato: (74) 99934 1294

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 02 de Dezembro de 2018
Comunicado

Tijolos, areia, cimento, cerâmicas, pisos e azulejos em geral; cobertura, tintas, material elétrico, hidráulico e tudo o que você vai utilizar, do piso ao teto.

Venha conhecer as opções de pagamento. O Cimentão. Praça do Mercado, 23. Telefone (74) 99913 – 8444 ou 99970 – 4306, aqui, em Central-BA.

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 02 de Dezembro de 2018

Hector Hernandez, 47 anos, morador de Downey, na Califórnia, pensou por muito tempo que era gordo por conta do excesso de gordura na região do abdômen. Algumas pessoas acreditavam que era a famosa "barriga de cerveja". Entretanto, ele não bebe e já tentou diversas dietas para diminuir o peso. Mas o que ele não sabia era que carregava um tumor de 34 quilos.

"Eu usava grandes jaquetas para tentar encobrir, mas era muito perceptível. Meu estômago ficava entre as minhas pernas.", contou em entrevista ao The New York Times.

Então, o homem começou a notar algo muito estranho: tinha apenas a barriga muito grande enquanto o resto do corpo ficava cada vez mais magro. E assim, conviveu com a incômoda situação por um ano e meio. Em 2016, buscou ajuda de um médico e o profissional disse que algumas pessoas ganham peso de forma diferente.

No ano seguinte, decidiu que precisava de uma segunda opinião médica sobre seu estado de saúde. Foi quando recebeu a notícia de que estava com um tumor, que crescia descontroladamente em seu corpo.

Ao realizar exames, Hector Hernandez soube que tinha lipossarcoma, um tipo raro de câncer que se origina nas células adiposas. Apesar de não sentir dores, ele sofria com hipertensão e sentia falta de ar, constipação e azia constante, todos os sintomas que agora podem ser atribuídos ao sarcoma.

Foram necessárias seis horas de cirurgia no hospital da Universidade do Sul da Califórnia, para que o especialista William Tseng, um dos poucos médicos dos Estados Unidos especializados em remover grandes sarcomas de partes moles, retirasse o tumor.

De acordo com Tseng, felizmente o câncer não se espalhou para outras partes do corpo. Porém, Hernandez foi informado de que o lipossarcoma provavelmente retornará. Caso isso aconteça, pode se tornar mais agressivo.

Desta forma, ele será submetido a exames de tomografia a cada quatro meses para monitorar sua saúde. Desde a cirurgia, não sente mais os sintomas e está "90%" melhor.

Fonte: Terra



Compartilhar no Whatsapp