Alguns empresários da cidade de Irecê tem historicamente contratado pessoas para realizarem cobranças e ameaças aos seus devedores, buscando assim meios ilegais, imorais e vexatórios para receberem as suas dívidas.
Com o objetivo de por fim a uma prática comum em nossa cidade, a Polícia Civil iniciou investigação com o objetivo de identificar os possíveis “cobradores”.
Nesta quarta-feira (14), por volta das 18h, foi cumprido mandado de prisão preventiva em desfavor de Francisco José da Silva, visto que o mesmo trabalha há anos como “cobrador”, onde utilizava uma pistola, calibre .380, prateada, para ameaçar as pessoas e efetuar cobranças, cometendo o crime de Extorsão Armada, com pena de 04 a 10 anos de prisão.
Além disso, outros mandados serão cumpridos e essa prática medieval será combatida com todas as forças pela Polícia Civil da cidade de Irecê.
Francisco, juntamente com outros indivíduos, são comumente contratados para servirem de “capangas” e realizarem cobranças, de posse de arma de fogo, a terceiros. Impende destacar que não cabe ao cidadão exercer a justiça com as próprias mãos, devendo sempre procurar os meios legais para isso.
Dando sequencia a diligencia, foi dito por Francisco que a sua arma de fogo estava sob os cuidados de seu amigo Manoel, conhecido como Nenen, ao chegar no comércio pertencente a Manoel, ele demorou para entregar o armamento e havia pedido que um funcionário retirasse de sua residência o material bélico. No entanto, a equipe de policiais civis conseguiram aprender os seguintes armamentos que estavam em poder de Manoel: 02 pistolas, calibre .380, 01 rifle, calibre .44, 01 pistola de ar comprimido, 60 munições de .40, 13 munições de 9mm, 58 munições de .380, 05 munições de .44, 13 munições de calibre 12, 16 munições de calibre .22, 35 cartuchos deflagrados de .38, 02 carregadores de .40 e 01 carregador de .380.
Por ora, Francisco responderá pelo crime de extorsão armada e posse ilegal de arma de fogo; já Manoel responderá pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.
A Polícia Civil informa que essa prática de crime está sendo combatido e todas as pessoas que forem vítimas de tais cobranças (extorsão armada) devem procurar a Delegacia de Polícia e denunciá-las.
Fonte: Polícia Civil/ Delegado Ernandes Júnior
A primeira audiência do ex-presidente Lula (PT) após a prisão imposta pela condenação do caso do triplex do Guarujá, em São Paulo, foi de troca de farpas entre o político e a juíza Gabriela Hardt, substituta do juiz Sérgio Moro.
“Eu quero saber do que eu estou sendo acusado. Eu imagino que a acusação que pesava sobre mim era que eu era dono de um sítio em Atibaia. Eu só queria perguntar, para o meu esclarecimento, eu sou dono do sítio ou não?”, questionou Lula.
“Isso é o senhor que tem que responder. Se o senhor começar nesse tom comigo, a gente vai ter problema. Vamos começar novamente, sou a juíza vou fazer as perguntas para poder sentenciá-lo ou algum colega”, informou a magistrada.
Em um segundo momento, Gabriela Hardt discute ainda com um advogado do ex-presidente que não aparece no vídeo e informa que Lula pode ficar em silêncio. Com a discussão, o petista se diz “desconfortável”.
Fonte: Jornal da Band
Após uma semana do homicídio que vitimou o Sr. Aroldo Pereira da Silva, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Central, na região de Irecê, observa-se entre os cidadãos ainda um sentimento de consternação, o desejo de justiça. De certo que tal clima instaurou-se devido às circunstâncias em que se deram o crime, bem como em razão das qualidades da vítima: homem público, defensor de direitos, representante popular.
A Polícia Civil ao tomar conhecimento do fato tomou todas as medidas legais cabíveis e desde então está empenhada em sua elucidação. Foram recebidas algumas denúncias sobre a possível autoria do delito e após análise da equipe de investigação, parte delas foi descartada, ante a falta de fundamento, e outra continua sendo considerada.
As providências imediatas que restavam para o caso já foram realizadas: oitivas de familiares e testemunhas; verificação de câmeras de segurança; exame do celular da vítima; levantamento das relações pessoais da vítima. Ressalte-se que as medidas judiciais possíveis já foram requeridas e deferidas pelo Juízo da Comarca de Central.
Algumas linhas investigativas ainda persistem e estão sendo avaliadas. Tais informações são de caráter sigiloso, posto que sua publicidade pode comprometer os trabalhos. A Polícia Civil espera esclarecer com maior brevidade possível este crime que abalou toda cidade e dar uma resposta com rigor, dentro da legalidade.
Estão participando da investigação: a Delegacia Territorial de Central, a 14ª COORPIN e a Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública.
Central, 15 de novembro de 2018.
Michael Alves
Delegado Titular da Delegacia de Central
Fonte: Polícia Civil
O Ministério da Saúde informou nesta 4ª feira (14.nov.2018) que lançará nos próximos dias 1 edital para convocar médicos que queiram ocupar as vagas que serão deixadas pelos profissionais cubanos do programa Mais Médicos.
Nesta 4ª feira, o Ministério da Saúde Pública de Cuba anunciou que o país não participará mais do programa Mais Médico, lançado no governo de Dilma Rousseff (PT) para aumentar a oferta de médicos no interior do país. O motivo da decisão são as declarações “ameaçadoras e depreciativas” feitas pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro.
“Será respeitada a convocação prioritária dos candidatos brasileiros formados no Brasil seguida de brasileiros formados no exterior”, diz nota do Ministério da Saúde. Segundo o informe, desde 2016 o Ministério trabalha na diminuição de médicos cubanos no programa.
Até o referido ano, cerca de 11.400 profissionais de Cuba trabalhavam no Mais Médicos. Neste momento, 8.332 das 18.240 vagas do programa estão ocupadas por eles. Eis os dados por unidade da Federação:
Outras medidas para ampliar a participação de brasileiros estavam sendo estudadas pela pasta, como a negociação com os alunos formados por meio do Fies (Programa de Financiamento Estudantil).
“Essas ações poderão ser adotadas, conforme necessidade e entendimentos com a equipe de transição do novo governo”, conclui o texto.
Leia a íntegra:
“O Ministério da Saúde recebeu nesta manhã (14) o comunicado da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), no qual o governo cubano informa que encerrou sua parceira no programa Mais Médicos. Diante do fato, o governo federal está adotando todas as medidas para garantir a assistência dos brasileiros atendidos pelas equipes da Saúde da Família que contam com profissionais de Cuba.
A iniciativa imediata será a convocação nos próximos dias de um edital para médicos que queiram ocupar as vagas que serão deixadas pelos profissionais cubanos. Será respeitada a convocação prioritária dos candidatos brasileiros formados no Brasil seguida de brasileiros formados no exterior.
Desde 2016, o Ministério da Saúde vem trabalhando na diminuição de médicos cubanos no programa. Até aquela data, cerca de 11.400 profissionais de Cuba trabalhavam no Mais Médicos. Neste momento, 8.332 das 18.240 vagas do programa estão ocupadas por eles.
Outras medidas para ampliar a participação de brasileiros vinham sendo estudadas pelo Ministério da Saúde, como a negociação com os alunos formados através do FIES (Programa de Financiamento Estudantil). Essas ações poderão ser adotadas, conforme necessidade e entendimentos com a equipe de transição do novo governo.
O Ministério da Saúde reafirma e tranquiliza a população que adotará todas as medidas para que profissionais brasileiros estejam atendendo no programa de forma imediata.”
Fonte: G1
A eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Irecê está agendada para o dia 15 de dezembro e o registro das chapas para o dia 05 do corrente mês. O atual presidente da Casa, o vereador Rogério Amorim (Figueredo), não poderá concorrer à reeleição.
As articulações pela presidência estão a todo vapor. O vereador Espedito Moreira - eleito no grupo sobralista - e atualmente na bancada de sustentação do prefeito Elmo Vaz, foi o primeiro a se lançar candidato na condição de presidenciável, mas a estratégia adotada, não decolou.
O vereador Paulinho do Destak, que atualmente reside na cidade da Barra, tem atuado em baixa rotação na política local, mas já expôs que será candidato e que se não tiver apoio da bancada atual, poderá buscar apoio na oposição, o que não seria suficiente, a não ser que leve consigo, algum vereador insatisfeito na base do prefeito.
O vereador Figueiredo ainda não se manifestou sobre o assunto. De acordo com o nível de satisfação das duas bancadas com a sua gestão, teria boa votação, e poderia ser reeleito à unanimidade. Porém, está impedido por dois obstáculos: primeiro, em razão de um acordo político feito na véspera da sua eleição para a atual Mesa Diretora, através do qual apoiaria o vereador Tertinho, para o próximo período legislativo. E o segundo impedimento, é um normativo da Câmara, que suspendeu a possibilidade de reeleição do presidente da Casa.
O vereador Tertinho enfrenta rejeição de alguns dos seus pares, a começar por Paulinho do Destak. Outro fator que o prejudica são os procedimentos judiciais que estaria respondendo, por improbidade administrativa praticada quando esteve presidindo o legislativo local. Sua condução como líder da bancada tem sido muito criticada por omissão e ausências importantes, sendo inclusive, em alguns momentos, taxado de gazeteiro.
A oposição assiste o digladiar dos governistas, avaliando e xavecando possibilidades em trazer descontentes para eleger um presidente de seu interesse.
Fonte: Cultura & Realidade
O prefeito Elmo Vaz esteve reunido nessa terça-feira (13) na Casa do Comércio, junto aos membros da Câmara de Dirigentes Lojistas de Irecê – CDL, para apresentar o projeto da estação de transbordo do município. A proposta foi desenvolvida pelo escritório de arquitetura Inova, e apresentada pela arquiteta Luciana Loula.
Para o prefeito Elmo Vaz, Irecê é uma cidade que se desenvolveu e tem uma economia baseada no comércio e na prestação de serviços. “Nesse aspecto, a estação de transbordo visa dar conforto, comodidade e praticidade para quem se desloca para o nosso município diariamente, sendo mais um atrativo para o desenvolvimento do setor de comércio e serviços”, afirmou.
Ainda de acordo com o prefeito, a estação será viabilizada através de uma Parceria Público-Privado (PPP), seguindo o modelo das principais cidades do país. “O projeto, fundamental para o desenvolvimento da nossa cidade, será submetido à aprovação da Câmara de Vereadores”, disse, destacando que a estação estará localizada no espaço do antigo Setor de Transportes da Prefeitura, onde hoje funciona provisoriamente a Unidade de Triagem de Resíduos Sólidos, que será relocada para outro espaço a ser providenciado pelo município.
Na ocasião o presidente da CDL, João Marlon, sugeriu a criação de uma comissão para otimizar o modelo da Parceria Público-Privado antes de enviar o projeto à Câmara de Vereadores. “Tenho certeza que esse projeto será extremamente importante para o desenvolvimento da nossa cidade”, finalizou.
Fonte: Ascom/PMI
Em nota, a Polícia Civil informou que Evanilton José dos Santos (foto) foi condenado pelo Juízo Criminal de Morro de Chapéu pelo crime de lesão corporal, violência doméstica e familiar contra a mulher, sendo expedido mandado de prisão a seu desfavor.
Ao tomar conhecimento, a Equipe de Polícia Civil de Cafarnaum, na região de Irecê, se deslocou ate o povoado do Junco e deu cumprimento ao mandado. O custodiado encontra-se na unidade policial de Cafarnaum à disposição da Justiça.
Fonte: Polícia Civil de Cafarnaum
Região de Irecê responde por uma fatia expressiva da produção baiana de tomate – Foto: reprodução A região d...
Foto: reprodução A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB BA) publicou edital para um novo pro...
Investigação levou à abordagem do veículo, que possuía chassi adulterado e registro de roubo — Foto: Polícia Civil...
Foto: reprodução
Foto: Reprodução