Sexta-feira, 05 de Outubro de 2018
Notícias

A Prefeitura de Barra, através da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social e do Cartório de Registro Civil, realizaram no dia 29 de setembro o primeiro casamento civil comunitário de Barra, iniciativa que visa acessibilizar a oficialização do matrimônio ao maior número de interessados.

A cerimônia foi realizada na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) contemplando 120 casais que oficializaram a união diante do Exmo. Juiz de paz Dr. George Henrique Barbosa.

Estiveram presentes o prefeito municipal de Barra, Sr. Deonísio Ferreira de Assis, acompanhado da primeira dama Sra. Denise Maciel de Assis, os juízes nomeados AD HOC (nomeados apenas para um determinado ato jurídico), a delegatária do Cartório de Registro Civil Sra. Maria Cléia Santos, a secretária municipal do trabalho e assistência social Sra. Elisama Silveira dos Santos Bandeira, o pastor Edmar Rocha Soares, como representante de entidade religiosa, o Comandante da Polícia Militar Sr. Tosta, testemunhas, familiares e a população em geral.

A abertura solene ocorreu por volta das 10 horas com o registro de identificação dos casais e testemunhas, seguido pelos discursos proferidos pelas autoridades presentes, chamada dos casais para as trocas das alianças e, por fim, a entrega das tão desejadas certidões de casamento.

Fonte: Assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 05 de Outubro de 2018
Notícias

Fórum da Comarca de Central, na região de Irecê (Foto: Central Notícia)

O Ministério Público Federal (MPF) em Irecê (BA) vai abrir inscrições para participação da população do município de Central, região de Irecê, na inspeção feita nas escolas como parte do projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc). Essa é mais uma etapa do projeto, que visa colher informações sobre a situação da educação básica no município.

Para participar, os interessados deverão comparecer, entre os dias 5 e 19 de outubro, ao Fórum da comarca de Central, localizado na Praça Cantídio Pires Maciel, nº 88; ou enviar um e-mail para prba-prmir@mpf.mp.br, informando nome completo, telefone e profissão.

A inspeção será realizada em grupos organizados pelo MPF e pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), com apoio da sociedade civil, no dia 25 de outubro, com saída às 9h do Fórum da cidade. A população poderá acompanhar e ajudar os órgãos durante a inspeção, podendo fazer fotos que auxiliem na instrução do inquérito.

MPEduc – é um projeto executado em parceria entre o MPF e o Ministério Público dos estados. Seu principal objetivo é estabelecer o direito à educação básica de qualidade para os brasileiros, contando com o envolvimento dos membros do Ministério Público, dos gestores públicos e dos cidadãos. Para isso, são realizadas coletas de informações, audiências públicas, análise de questionários e visitas às instituições com o intuito de obter um diagnóstico das condições das escolas públicas de ensino básico.

Fonte: MPF



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 05 de Outubro de 2018
Notícias

Sede do Sindicato dos Servidores Públicos de Central (Foto: Central Notícia)

O Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Central, vem através deste comunicar a população centralense que devido ao descaso da gestão municipal para com os servidores ,não tivemos outra saída a não ser deflagrarmos greve por tempo indeterminado, pois estamos sem recebermos o salário de agosto, mesmo com o município arrecadando durante esse período mais de 4.000.000,00(quatro milhões de reais).

A gestão não se preocupa com os mais de três mil alunos sem aulas, comércio parado, funcionários com contas de água e luz cortadas e, mesmo assim o gestor tenta culpar os servidores por não trabalharem e esquece de informar a população que hoje os servidores completam dois meses de salários atrasados .

Conclamamos a população que nos ajude nesta luta para que nossos direitos sejam respeitados, pois sem salário dos servidores toda a sociedade centralense perde com isso.

Fonte: SSPC



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 05 de Outubro de 2018
Bahia

Outubro é o mês de maior a incidência de queimadas e incêndios florestais na Região Oeste do Estado da Bahia. Elas ocorrem devido ao tempo seco, baixa umidade do ar e pouca chuva neste período do ano. Segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), apenas em setembro foram registrados 20.372 focos de incêndio, um deles próximo à linha de subtransmissão da Coelba em Luís Eduardo Magalhães, o que causou a interrupção do fornecimento de energia para 47 mil clientes, por mais de 40 minutos.

Também foram registradas queimadas nas regiões do Rosário (distrito de Correntina) e Jaborandi. Na semana passada, houve uma queimada ao lado da subestação de Rio das Pedras, também no município de Luís Eduardo Magalhães (vídeo anexo).

As queimadas quando próximas à rede elétrica podem provocar a interrupção no fornecimento de energia. Mesmo sem atingir a rede, colocam em risco o fornecimento, já que, basta o calor e o campo ionizado em volta dos cabos, para criar um efeito chamado de arco-voltaico — que provoca um curto circuito, onde ocorrem oscilações de energia.

A legislação regula as queimadas impondo condições para que elas aconteçam de forma mais segura. Toda queimada precisa ser autorizada pelo órgão ambiental (IBAMA ou SEMARH/CRA).

Para evitar as queimadas e garantir a qualidade do fornecimento de energia, a Coelba reforça algumas dicas para este período:

  • Não coloque fogo em terrenos baldios ou lixões;
  • Apague com água as fogueiras em acampamentos para evitar que o vento leve as brasas para a mata;
  • Não solte balões! Além de ser proibido por lei, pode causar acidentes;
  • Não jogue pontas de cigarro acesas, latinhas de metal ou vidro nas matas ou em acostamentos das rodovias;
  • Não tente apagar fogo em rede elétrica com jatos de água sem a presença da distribuidora no local, caso a rede ainda esteja energizada, o jato contínuo de água poderá conduzir a eletricidade até o indivíduo;
  • Não plantar dentro da faixa da linha de transmissão de energia e, sempre que possível, dar prioridade à colheita mecânica, evitando a colheita manual nos trechos próximos às linhas de transmissão com o uso do fogo;
  • Ao identificar um foco de incêndio, informe a Guarda Florestal e ao Corpo de Bombeiros. Se for às margens de uma rodovia ou próximo da rede elétrica, notifique também a Coelba (116).

Sobre a Coelba

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com 5,9 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).

Fonte: Coelba



Compartilhar no Whatsapp









Sexta-feira, 05 de Outubro de 2018

Um crime bárbaro foi registrado em Aparecida de Goiânia (GO) na madrugada desta quinta-feira (4). Durante um assalto a uma residência, os bandidos teriam ficado irritados com o choro de um bebê e mataram a tiros a mãe dele, a empresária Shirley Gonçalves da Silva, de 37 anos. O caso é investigado pelo Grupo de Investigações de Homicídios (GIH). Ninguém foi preso.

Segundo o G1, o crime ocorreu na casa onde a vítima morava, na frente dos filhos dela e do marido. Parentes relataram que a família havia saído para jantar e, ao chegar em casa, no Setor Buriti Sereno, foi surpreendida pelos dois assaltantes, que já estavam no interior do imóvel.

Os suspeitos teriam pedido a chave do cofre para Shirley, quando o caçula dela começou a chorar. Irritados, os ladrões disparam contra a mulher e fugiram em seguida levando o dinheiro. Relatos de testemunhas indicam que a vítima, dona de um restaurante na capital, tinha em casa cerca de R$ 7 mil, para o pagamento de funcionários.

O corpo da vítima foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Goiânia e, segundo o órgão, foi liberado para a família por volta das 7h desta quinta-feira (4/10). Ela deve ser enterrada ainda hoje.

A polícia trabalha com a hipótese de latrocínio, que é o assalto seguido de morte. Eles investigam se os bandidos tinham acesso a informações privilegiadas sobre a empresária, já que sabiam da existência de um cofre no local. Os detalhes da investigação são mantidos em sigilo para não atrapalhar a elucidação do caso.

Fonte: G1



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 04 de Outubro de 2018
Região

Uma operação realizada pelo 7°BPM, Rondesp e CAESA , visando transmitir uma maior sensação de segurança e Ordem Social no município de Canarana, região de Irecê, apreendeu um veículo que estaria sendo utilizado para a prática de delitos na região, conforme informação da Polícia Civil.

O carro GM Corsa, cor prata, PP JQY-0651, foi apreendido na localidade de Umburana do Querer, zona rural do município. A Operação Intensificação ocorreu na noite da última segunda-feira (01).

No interior do mesmo foi achado outro conjunto de placas (NYJ-8913). De pronto, o veículo foi removido e apresentado a Delegacia de Polícia do município para a adoção das medidas cabíveis.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 04 de Outubro de 2018
Chapada Diamantina

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Casa Civil, Defesa Civil do Estado da Bahia, Embasa e Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), participou, na terça-feira, dia 1º, de uma reunião com prefeitos e os moradores da região do Vale do Rio Utinga, no município de Andaraí, Chapada Diamantina,  para discutir ações emergenciais frente a crise hídrica que assola a região.

Dentre as medidas a serem adotadas para o enfrentamento da escassez de água atual na região, está o fechamento dos canais de derivação irregulares no rio Utinga e o abastecimento de água através de carro pipa para a comunidade das cidades de Lajedinho, Lençóis, Andaraí e Wagner. A Sema também está destinando R$ 600 mil para a instalação de poços, alguns já perfurados pela Cerb, que garantirão água para consumo humano, principalmente às populações rurais e comunidades tradicionais.

“O Governo está focado em promover uma pactuação com os diversos atores sociais e econômicos da bacia, para buscarmos soluções para a revitalização do rio Utinga e garantir a disponibilidade dos recursos hídricos para os municípios. A participação do Comitê de Bacia é fundamental na construção da pactuação dos diversos usos e usuários da água na região. Sem essa definição, por parte do Comitê, não poderemos avançar na construção participativa de um compromisso sobre o uso das águas”, comentou o secretário da Sema, Geraldo Reis.

Durante o debate, os moradores da região destacaram que a escassez está diretamente ligada aos grandes usos da água na nascente do Utinga, prejudicando mais de 2 mil famílias. Para Carmélia Pereira, moradora de Andaraí, a comunidade precisa se mobilizar, buscar parcerias e discutir com o poder público alternativas para falta de água. “Mas, como somos nós que vivemos essa realidade, é nosso direito propor soluções que irão realmente mudar as nossas vidas. Sempre dando prioridade a agricultura familiar, porque essas pessoas são as que mais sofrem com a escassez de água”.

De acordo com o Inema, desde 2017 é realizando um plano de ações que visa a revitalização da Bacia do Rio Utinga. Dentre as ações, está o cadastramento dos usuários de água nas Regiões de Planejamento e Gestão das Águas (RPGAs) do Paraguaçu e Recôncavo Norte, contratação de um Plano de ações estratégicas para a gestão de recursos hídricos e fiscalização para coibir o uso irregular de bombas para captação de água. Foram realizados, também, sobrevôo para identificação e posterior fechamento de barramentos e canais ilegais, doação de equipamentos e apoio técnico para a limpeza do rio, e implantação de duas plataformas de coletas de dados na calha do rio Utinga para monitoramento dos dados de vazão e pluviometria.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria do Meio Ambiente - SEMA



Compartilhar no Whatsapp