Quinta-feira, 23 de Agosto de 2018
Famosidades

A ex-Tiazinha, Suzana Alves, é a entrevistada do programa “The Noite” apresentado por Danilo Gentili, desta quarta-feira (22). A ex-assistente de Luciano Huck relembrou a época que ficou conhecida em todo o país ao incorporar a personagem mascarada que usava um chicote.

Suzana contou que na época em que trabalhou como a Tiazinha se sentiu incomodada por ter formado uma imagem de si mesma diferente da que pretendia se tornar: “Você vai entrando naquele contexto erótico. Fui me sentindo mais à vontade e a coisa foi tomando uma proporção maior. Mas aquilo foi me incomodando ao mesmo tempo. Sonhava em ser uma atriz famosa, não um símbolo sexual".

Segundo o UOL, Alves se sentiu perdida com todas as mudanças que estavam aparecendo em sua vida e seus desejos vieram acompanhados de infelicidades. “Cresci tendo certeza que queria ser atriz, mas depois da Tiazinha fiquei perdida. Num contexto geral da minha vida. Desejei ter aquilo mas também não era feliz com aquilo”, confessou.

Fonte: UOL



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 22 de Agosto de 2018
Região

Um vereador de 53 anos, Edilton Gomes Dourado, conhecido por Vei do Largo, do PR (Partido da República),  foi morto a tiros na noite desta quarta-feira (22), na sua residência, localizada no povoado de Largo, zona rural do município de Canarana, região de Irecê.

Segundo fontes ligadas ao Central Notícia, a polícia trabalha com a hipótese de latrocínio [roubo seguido de morte], mas não descarta outra motivação.

O corpo do político está sendo removido para o Instituto Médico Legal de Irecê. Vei do Largo, que também era agricultor, era casado e estava no seu segundo mandato.

No último pleito, em 2016, Edilton Gomes foi segundo o vereador mais bem votado do município. Ele obteve 690 votos. O caso segue na investigação da Polícia Civil. Equipes das Polícias Militar e Civil está em dilegências na região no sentido de localizar e prender os suspeitos pelo crime.

Em seu perfil, na rede social Facebook, o prefeito de Canarana, Ezenilvado Dourado, lamentou o ocorrido. " É com profundo pesar que recebo a notícia do falecimento do nobre Vereador , Edilton Gomes Dourado, mais conhecido como Vei do Largo, minhas lembranças são de momentos de muitas alegrias e trabalho ao lodo do nobre amigo. Depois do agricultor, do homem político de bem, da pessoa de bom coração que ele foi.

Lamento profundamente esta fatalidade e, neste momento de luto e de dor, uno meu coração ao da família e amigos de Vei. Que Deus possa confortar cada um e dar a paz necessária para enfrentar esta perda".

Atualização às 22h23

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 22 de Agosto de 2018
Notícias

A Prefeitura de Barra, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, realizou entre os dias 13 e 17 de agosto o curso de capacitação de brigadistas voluntários de combate a incêndios florestais.

Promovido pelo programa Bahia sem Fogo, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e ministrado pelo INEMA e pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, o curso com duração de 40 horas teve um índice de adesão acima do esperado, atraindo um grande número de interessados que puderam desfrutar de conhecimentos sobre prevenção e combate a incêndios florestais, uso e manutenção de ferramentas e equipamentos, além de primeiros socorros voltados à atividade do brigadista voluntário, com ênfase em suporte básico de vida.

Oriundos do período de estiagem ou de queimadas irregulares para uso e cultivo da terra, os incêndios florestais tem sido constantemente combatidos na região, o que endossa a importância das brigadas voluntárias.

Por outro lado, a prevenção ainda é o melhor remédio, dicas simples como não usar fogo na limpeza de áreas e estradas, não fazer fogueiras, não jogar cigarros ou fósforos acesos nas matas, não queimar o lixo e/ou entulho, não soltar balões, entre outras, ajudam a reduzir consideravelmente a ocorrência dos incêndios que colocam em risco a vida e a saúde das pessoas, afetam plantações, florestas, rios e nascentes, matando fauna, flora e micro-organismos fundamentais para o equilíbrio ecológico.

A qualquer sinal de incêndio, ligue 193. Denúncias de queimadas ilegais e outros crimes ambientais também podem ser feitas pelo telefone 0800 071 1400, ou pelo e-mail denuncias@inema.ba.gov.br, diretamente nos balcões do Inema, na sede ou nas Unidades Regionais do órgão.

Fonte: Assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 22 de Agosto de 2018
Política

Pesquisa divulgada pela Record TV Itapoan na manhã desta quarta-feira (22) mostra o cenário para a disputa no Senado. Conforme estudo feito pela Real Time Big Data, o ex-governador Jaques Wagner (PT) lidera o cenário estimulado com 36%, seguido pelo deputado federal Irmão Lázaro (PSC) com 15%.

O tucano Jutahy Magalhães Júnior aparece empatado com o pessedista Angelo Coronel com 10%. O comandante Rangel (PSL) aparece na última colocação com 1%.

Os votos nulos somam 14% e outros representam 1%.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob número de identificação BA-05201/2018 foi contratada e realizada pelo instituto Real Time Big Data. O levantamento ouviu 1.200 eleitores entre os dias 16 e 17 deste mês de agosto, tem nível de confiança de 95% e margem de erro é de até 3% para mais ou para menos.

Fonte: Bocão



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 22 de Agosto de 2018
Irecê

Em entrevista concedida à rádio Caraíbas na tarde desta quarta-feira (22), o Secretário de Educação do Município de Irecê, Agnaldo Alves de Freitas, disse que se porventura for deflagrada a greve dos professores, a gestão municipal vai trabalhar para ter aula normalmente. “Se tiver greve, vai ter aula (sic),  eu respeito o direito de greve de todos, de reivindicar seus direitos (sic), mas quem não gosta de participar de greve (por questões religiosas e por não agradar do movimento),  temos também que respeitar”.

O sindicato enviou para rede municipal de Educação um comunicado sobre a decisão da categoria em iniciar a greve na manhã de quinta-feira (23), a partir da 11h. “A secretaria e o governo foram notificados sobre a greve a partir de amanhã, só que antes da deflagração vai ter uma nova assembleia e nós estaremos apresentando uma nova proposta”, ressaltou Freitas.

Agnaldo disse ainda que o município sempre negociou com a categoria. “ Quero deixar claro para a sociedade que o município em nenhum momento fechou as portas para negociação e nunca deixou  a categoria sem resposta”. O secretário ainda alfineta: “Uma coisa a sociedade tem que perceber sobre  a  greve dos professores e o que tem por trás da greve que estão querendo fazer”.

A categoria pede 6,81% retroativo a janeiro  e que não seja perdido nenhum dos direitos. Segundo Agnaldo, o município fez uma proposta na última assembleia, atendendo os 6,81% retroativo a julho, mas a categoria não aceitou,  culminando com a greve.  “Criou-se um grupinho paralelo que quer falar em nome da APLB e isso não pode”, disse o secretário.

De acordo com Agnaldo Freitas, a Rede Municipal de Educação de Irecê é composta por  479 professores. “ Nosso governo é de diálogo, abertura e nosso foco é com a qualidade da educação”, finaliza.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 22 de Agosto de 2018
Irecê

Foto: Reprodução/ Rede Social

O Colégio Municipal Odete Nunes Dourado, em Irecê, realizou uma gincana que teve a participação de 1150 alunos da unidade.

A gincana teve o objetivo de arrecadar alimentos e roupas para entidades de apoio a pessoas carentes de Irecê.

Os estudantes recolheram junto à população uma tonelada e meia de alimentos e aproximadamente 4.500 peças de roupas, que foram doadas para pessoas carentes e entidades de proteção social que atuam em Irecê, como a Cáritas Brasileira e  Abai (Associação Beneficente ao Ancião de Irecê).

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 22 de Agosto de 2018
Publicidade

Mobílie a sua casa com o seu jeito. Conforto e funcionalidade você encontra na loja de Móveis Potiguar Móveis. 

Jogos de quarto, sala, e cozinha. Os melhores preços, a maior qualidade e condições de pagamento que você procura.

 Na Hora de Mobiliar o seu lar, visite a loja de Móveis Potiguar,  Praça do Mercado, 210, em Central/BA

Em João Dourado, na Avenida José Alves de Andrade.

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 22 de Agosto de 2018
Notícias

A Lei da Ficha Limpa não será aplicada para o candidato a deputado federal Luiz Caetano (PT-BA). A 2ª vice-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargadora Maria das Graças Osório, reconsiderou  e deferiu o pedido de efeito suspensivo do recurso especial apresentado pela defesa do ex-prefeito de Camaçari para suspender a aplicação da Lei da Ficha Limpa nesta eleição de 2018. O Ministério Público Federal (MPF), na última semana, pediu a impugnação do candidato à reeleição com base em uma decisão do TJ-BA, de 2016, que o condenou por improbidade administrativa.

No recurso, a defesa de Luiz Caetano aponta que houve omissões e obscuridades ao julgar embargos de declaração da ação civil pública por irregularidades em uma licitação com a Fundação Humanidade Amiga (Fhunami), para confeccionar camisas e mochilas para rede municipal de ensino. Luiz Caetano e a fundação foram condenados a ressarcir o erário em R$ 304 mil. Entre as omissões, estava o não exame de documentos apresentados na apelação, não indicar onde estaria a comprovação de que houve dano ao erário e dolo e a obscuridade no julgado de “entender pela existência de ato de improbidade pela ausência de prova da execução do objeto contratado, ao passo que atribuiu ao recorrente o ônus de provar aquela execução, quando o ônus da prova do dano seria, antes, do Ministério Público”.

No despacho, a desembargadora afirma que, ao analisar a questão, observou que o tribunal contrariou “especificamente (i) ao art. 1.022, I e II, e paragrafo único , II,” do Código do Processo Civil”, “por não ter o acórdão apreciado a existência e o teor dos documentos apresentados com a apelação, e por não ter indicado em que ponto dos autos existiria a prova do dano ao erário ou do dolo”. O acórdão foi proferido pela 3ª Câmara Cível do TJ-BA. Para a desembargadora, “tais questão eram e são capazes de descaracterizar a regularidade do julgamento adotado, porque inexistente no acórdão, afinal, a necessária fundamentação do Juízo do Tribunal local quanto às alegadas irregularidades e, sobretudo, quanto ao suposto – e não provado – dano ao erário”.

Fonte: Bahia Notícias



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 22 de Agosto de 2018
Chapada Diamantina

A fábrica vai extrair a polpa integral do fruto que será envazado em embalagens adequadas de 200 litros que poderão ser armazenadas sem refrigeração por até 2 anos ( Foto: Divulgação )

Quando alguém ouve falar em Chapada Diamantina pensa logo em turismo de aventura, a região é considerada um dos melhores lugares do mundo para este tipo de passeio. Mas as agroindústrias também têm mirado a Chapada e planejam torná-la um polo de alimentos orgânicos. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), cinco empreendimentos estão em implantação e juntos somam investimentos na ordem de R$ 2,15 bilhões.

Um exemplo é a Bioenergia Orgânicos, instalada em Lençóis. Na sua primeira fase, investiu R$ 40 milhões em pesquisa e no cultivo de oito frutos (abacaxi, acerola, manga, maracujá, limão, umbu, banana e goiaba). Na fase de industrialização, que está prevista para 2019, serão investidos mais R$ 60 milhões.

“Nós entendemos que o alimento orgânico é o futuro, por isso, investimos no negócio. A Bahia foi escolhida após uma pesquisa entre três estados do Nordeste e a Chapada foi a que melhor se adequou ao projeto que inclui sustentabilidade, respeito ao meio ambiente e inclusão social. Há sete anos mantemos uma parceria com a Embrapa para encontrar a fruteira adequada para o clima da região”, afirma Osvaldo Araújo, um dos sócios-proprietários da Bioenergia.

De acordo com Araújo, a fábrica vai extrair a polpa integral do fruto que será envazado em embalagens adequadas de 200 litros que poderão ser armazenadas sem refrigeração por até 2 anos, dependendo da fruta, e serão vendidas para o mercado nacional e externo. A Bioenergia já é certificada pelo Instituto Bio-Dinâmico (IBD) que permite a comercialização dos produtos para o Brasil, a comunidade européia, Estados Unidos e Canadá.

Quando a unidade industrial estiver funcionando na sua capacidade máxima, em três turnos, serão gerados em torno de 2 mil empregos diretos. “Nosso objetivo é implantar uma MZP [Macro Zona de Produção], com unidades próprias de cultivo, parceiros produtivos de agricultura familiar e grupos quilombolas. Vamos fornecer mudas, composto orgânico, monitorar a produção e garantiremos, via contrato, a compra de 100%. Em contrapartida, o parceiro terá o compromisso de vender no mínimo de 50% da sua produção”, explica Araújo.

“Uma equipe técnica da SDE percorreu recentemente os municípios de Lençóis, Mucugê, Morro do Chapéu, Ourolândia, Várzea Nova e Jacobina, para acompanhar de perto as obras e o desenvolvimento destes negócios na Chapada, oferecendo todo suporte necessário para a efetivação pactuada nos protocolos de intenções com o Governo da Bahia. São os investimentos saindo do papel e gerando emprego e renda para o baiano”, afirma Luiza Maia, secretária de Desenvolvimento Econômico.

Ventos e Turismo

E se o turismo é uma vocação da região, o projeto PIVOT 30, implantado pela Fazenda Progresso, está alinhando industrialização e diversão em Mucugê, com a produção de vinhos, espumantes, geleias e sucos. O investimento previsto é de R$ 50 milhões e a previsão de operação é 2021. O complexo vai integrar a produção das bebidas ao turismo e contará com visita guiada, hotel e restaurante. Segundo o produtor e administrador, Fabiano Borré, a ideia de aliar o turismo ao vinho, vem exatamente do interesse que a bebida desperta.

“Geralmente onde existe a produção, o enoturismo está presente, justamente porque as pessoas se sentem atraídas para conhecer o vinho e a origem, além de desfrutar de alguma experiência diferenciada na região. A Chapada Diamantina já possui um turismo muito consolidado, então acredito que o projeto vai tornar a região ainda mais atrativa. Além de contribuir com o desenvolvimento cultural da região e promover uma interação maior com a sociedade e o comércio local”, afirma.

Os complexos eólicos que há alguns anos vêm mudando a paisagem do interior baiano, com seus imponentes aerogeradores, ainda são responsáveis pelos maiores investimentos na região (Foto: Divulgação)

Borré acrescenta dizendo que o projeto PIVOT 30 é o mais arrojado que a sua família já se envolveu. “De fato ser pioneiro em algo tão complexo quanto a cultura e preparo do vinho é mais desafiador do que qualquer um dos outros negócios que nós já tivemos. Mas de certa forma isso acaba contribuindo para elevar nossos padrões de negócios, governança e gestão familiar. Acreditamos muito no potencial que a Chapada tem a oferecer. Esse projeto, em especial, pode nas próximas décadas vir a contribuir não só para nossa empresa mas para região como um todo”, finaliza.

Os complexos eólicos que há alguns anos vêm mudando a paisagem do interior baiano, com seus imponentes aerogeradores, ainda são responsáveis pelos maiores investimentos na região. A EDP Energias Renováveis investiu aproximadamente R$ 1 bilhão na construção do Complexo Babilônia, que tem um total de 65 aerogeradores e geração de 142,8 MW. Os parques eólicos Babilônia I a V ocupam os municípios de Ourolândia, Morro do Chapéu e Várzea Nova. O empreendimento aguarda a autorização da Chesf para iniciar a fase de testes e a liberação da Licença de Operação pelo Inema para começar a operar comercialmente ainda este ano.

O Complexo Morro do Chapéu Sul entrou em operação comercial no mês passado, no município que leva o mesmo nome. A Enel Green Power investiu mais de R$ 1 bilhão na construção dos seis parques eólicos: Ventos de Santa Esperança (28 MW), Ventos de Santa Dulce (28 MW), Ventos de São Mário (30 MW), Ventos de São Paulo (28 MW), Ventos de São Abraão (28 MW) e Boa Vista (30 MW). Juntos somam 86 aerogeradores e possuem umas das melhores médias mundiais em potencial energético. A Enel possui 78 MW contratados no último leilão e a intenção é contratar mais 172 MW no próximo do dia 31 de agosto.

Implantada em 2015, a Torres Eólicas do Nordeste vai ampliar sua fábrica em Jacobina. A previsão de investimento é de mais de R$ 6 milhões, com a criação de 40 novos postos de trabalho. A empresa, que produz uma média de cinco torres por semana, já investiu aproximadamente R$ 100 milhões e gera 461 empregos.

Fonte: SDE



Compartilhar no Whatsapp