Terça-feira, 31 de Julho de 2018
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Terça-feira, 31 de Julho de 2018

Preso há quase quatro meses, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diz estar mais filósofo e manso. Foi o que afirmou a jornalistas a monja budista Coen Roshi, que visitou o petista na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba na tarde desta segunda-feira (30).

"Estou ficando mais filósofo, mais manso. Eu acalmo pessoas que vem falar comigo com muita raiva, com muita angústia. Eu faço com que eles fiquem bem, porque as coisas são como são e não são eternas, são transitórias", teria dito Lula segundo a monja.

A monja relatou que os dois meditaram juntos e que ela contou ao ex-presidente sobre os padres do deserto, homens que fazem o voto de viver sozinhos, em solidão e em silêncio. "Que não é um castigo, tomar isso como uma oportunidade de crescimento espiritual", disse.

Coen Roshi, missionária da tradição Soto Shu, também afirmou que Lula contou histórias de sua vida, de como tem lido e meditado, e que acredita em alguma coisa muito maior que o conduz.

"Vamos nos encontrar lá em São Paulo no Pacaembu", o petista teria dito. O templo da monja fica na região.

Fonte: Folhapress



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Segunda-feira, 30 de Julho de 2018
Cidade

O Sindicato dos Servidores Públicos do município de Uibaí, na região de Irecê,  vem recebendo inúmeras reclamações dos professores no sentido de que a atual gestão do município não vem observando o limite de 2/3 da jornada contratual para atividades de interação com os educandos e 1/3 para atividades extraclasse, pois está obrigando os professores a manterem suas jornadas em tempo integral com interação com os educandos.

 O presidente do Sindicato, José Francolino, também professor, relata que, em outras oportunidades a Diretoria do sindicato já havia buscado junto a atual administração a resolução dessa reivindicação da categoria, porém, sequer obtiveram resposta do quanto reivindicado. Dessa forma, o Sindicato não encontrou outra alternativa, a não ser convocar a categoria para uma Assembleia Extraordinária, a qual foi realizada às 17:00 horas do dia 18/07/2018, em terceira e última convocação para deliberar sobre a deflagração de movimento grevista por tempo indeterminado em decorrência do seguinte motivo: a) A não observação do limite de 2/3 da jornada contratual para atividades de interação com os educandos e 1/3 para atividades extraclasse, cujas atividades consiste em planejamento de aula, correção de atividades/provas, etc.

 Assim, nessa assembleia foi deliberado pela categoria que todas as quartas-feiras suspenderão suas atividades, interrupção que teve início no dia 25/07/2018, quando ocorreu com a realização de atividades extraclasse, por conseguinte, nas datas com paralisação, os professores não ministrarão aulas com os educandos, mas ficarão no recinto escolar realizando atividades extraclasse. “Não podemos perder de vista que, a reserva de 1/3 da jornada de trabalho dos profissionais do magistério para o exercício das atividades extraclasse é assegurado pelo o artigo 67º, inciso V da LDB, Lei Federal 9394/1996 e pelo o artigo 2º, §4º da Lei Federal 11738/2008”, disse José Francolino.

Com essa decisão tomada pela categoria, o sindicato seguindo os trâmites legais protocolou junto a Secretaria de Educação do município, como também junto ao executivo, ofício, notificando, assim os setores competentes da decisão da categoria em repúdio a não concessão da reserva de 1/3 para as atividades extraclasse, onde na oportunidade, o sindicato se coloca a inteira disposição para junto com o poder executivo local buscarem uma solução.

Fonte: Assessoria



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Segunda-feira, 30 de Julho de 2018
Bahia

Os documentos contábeis e financeiros, bem como de todo o setor administrativo da atual gestão, estão preservados, pois foram digitalizados, e os mais antigos foram microfilmados e estão sob a guarda da Empresa Gráfica da Bahia – EGBA. A informação foi passada pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia - ALBA, deputado Angelo Coronel. “Esse trabalho de digitalização acontece graças ao programa ‘Papel Zero’ que lançamos logo no início da nossa gestão”, lembrou o presidente em entrevista coletiva concedida, neste domingo (29.07), no auditório Jorge Calmon Filho, na ALBA, ao lado do comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Telles de Macedo.

A digitalização e microfilmagem de toda a documentação administrativa e financeira foi fator determinante para a redução do prejuízo documental decorrente do incêndio que atingiu o 3º andar do prédio principal, na tarde de ontem. Além da digitalização de toda a documentação da atual gestão, documentos relativos a 2016 e 2015 estão microfilmados, sob guarda da EGBA. O fogo teve início por volta das 15h20 mas graças a uma ação rápida, efetiva e preponderante do Corpo de Bombeiros, cuja operação foi comandada diretamente pelo comandante-geral do CBPM, Coronel Telles, o fogo foi dominado e as chamas ficaram confinadas no mesmo andar. Portanto, preliminarmente, se espera que só documentos em tramitação terão de ser recompostos, processo considerado passível de realização sem grandes complicações.

O presidente da ALBA alertou que o levantamento total dos prejuízos só será possível após a realização de todas as perícias técnicas e policiais no andar atingido. “A Codesal esteve no prédio, e interditou apenas o terceiro andar, mas ainda teremos as perícias da polícia técnica e de engenheiros estruturais e elétricos que farão uma avaliação antes da liberação do prédio para uso normal”, completou Angelo Coronel. Ele instituiu um Gabinete de Ações Administrativas, sob seu comando, para centralizar decisões, pois quer o Legislativo em funcionamento pleno no menor prazo possível e manteve para o dia primeiro, nesta quarta-feira, a reabertura dos trabalhos ordinários. Caso o plenário Orlando Spínola não esteja liberado para uso, as reuniões ocorrerão no auditório Jorge Calmon.

Em ofício encaminhado ao governador Rui Costa, o presidente da Casa solicitou a designação de um delegado especial para presidir o inquérito. “Nós solicitamos que seja um delegado que tenha experiência em investigação de incêndio”, completou. Na coletiva, o presidente estava acompanhado do Superintendente de Recursos Humanos, Francisco Raposo, do Superintendente Administrativo e Financeiro, Carlos Roberto Pinto, do comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Telles de Macedo, e do Comandante da Casa Militar da ALBA, Coronel Xavier.

 A operação do Corpo de Bombeiros, foi comandada diretamente pelo Coronel Telles. Durante a entrevista ele garantiu que não houve qualquer crise de falta de água e que o trabalho dos bombeiros foi dentro das normas e padrões de eficiência. “Tanto isso é verdade que conseguimos dominar o fogo rapidamente, isolando o mesmo no 3º pavimento contendo desta forma a expansão do fogo”, ressaltou o comandante. Coronel Telles, lembrou ainda que não teve nenhuma vítima, ficando o prejuízo restrito a danos materiais.

Reformas estruturantes

Angelo Coronel disse ainda que logo que assumiu a presidência da Casa solicitou uma análise junto com o Copo de Bombeiros sobre os riscos na Casa. “O relatório indicava a necessidade de troca de todos os forros e divisórias de fibra de vidro, material inflamável, existentes na Casa. Também desse produto é feito o teto do prédio, o que, infelizmente, possibilitou a migração das chamas de uma ala para outra, constatou. Quando iniciamos as reformas já fomos trocando todo o material de acordo com as novas normas de segurança e prevenção”, esclareceu lamentando que “infelizmente não teve tempo de concluir a obra do terceiro andar, que estava prevista a troca de todo o telhado e divisórias, além da revisão de toda a parte elétrica”, completou.

Todas as reformas já realizadas na ALBA passaram a utilizar materiais antichama, que impedem a propagação do fogo. “Fizemos isso na reforma do Plenário, nos subsolos, no primeiro andar e na garagem e refeitório. Estávamos já no terceiro andar, mas não tivemos tempo”, completou. O presidente ressaltou ainda que todas as obras realizadas na Casa têm o acompanhamento de engenheiros civis, elétricos e hidráulicos. “Nós buscamos sempre agir dentro das normas legais e dentro das normas de segurança”, finalizou.

FUNCIONAMENTO NORMAL

Os gabinetes parlamentares, repartições e serviços que funcionam nos anexos Nélson David e Wilson Lins, bem como no edifício Senador Jutahy Magalhães não sofrerão alterações em suas rotinas – incluídas aí lideranças partidárias, Mesa Diretora, TV Assembleia, segurança, biblioteca, o posto bancário, transportes, serviço médico, entre outros. Essas foram as primeiras decisões do Gabinete de Ações Administrativas, GAA,  criado pelo presidente Angelo Coronel, sob a sua coordenação, para a implementação de ações emergenciais – e de médio prazo – para o funcionamento pleno da ALBA e até a recuperação completa do edifício sede do Legislativo.

O edifício Deputado Luís Eduardo Magalhães permanecerá fechado nesse início de semana. Portanto, os funcionários lotados nos órgãos administrativos localizados ali não precisam se deslocar amanhã (30.07) para a Assembleia Legislativa, exceto os diretores, coordenadores e gerentes que estão convocados para uma reunião às 14h, no auditório Jornalista Jorge Calmon. Pela manhã, o pessoal da Engenharia e Informática se reunirão com o superintendente de Administração e Finanças, Carlos Roberto Pinto e com o Chefe de Gabinete da presidência, Márcio Barreto, para estudar as providências que serão adotadas após a liberação do prédio sinistrado.

O presidente da ALBA já informou que a Casa cumprirá com todos os seus deveres constitucionais, como sempre aconteceu, apesar desse infortúnio que pretende ver superado rapidamente. O GAA informa que apesar da Coordenação da Defesa Civil interditar apenas o terceiro piso (a área sinistrada) que todo o prédio permanecerá interditado até a realização da perícia técnica da Polícia Civil ser concluída. A partir desse laudo, a seguradora responsável pelo prédio será notificada, devendo proceder, como de praxe, a sua própria perícia.

Só após a conclusão dessa etapa inicial ocorrerá a limpeza das áreas não afetadas pelo fogo e os outros cinco pisos terão o funcionamento regular retomado – inclusive, o primeiro subsolo, onde funcionam o plenário e as comissões técnicas. De imediato os esforços serão concentrados na recuperação imediata do serviço  telefônico, sendo prioridade também o funcionamento da informática, que vai requerer cuidados especiais, pois é possível que a água (dos bombeiros) tenha atingido servidores e outros equipamentos.

Márcio Barreto, membro do GAA, está em contato direto com a Polícia Técnica, Bombeiros e Codesal. Ele conseguiu que o Departamento de Polícia Técnica iniciasse o seu trabalho neste domingo, por volta das 11hs, pois é vital a agilização do serviço de perícia, para a liberação das áreas não afetadas pelo sinistro. O Gabinete de Ações Administrativas é integrado também pelos superintendentes de Recursos Humanos, Francisco Raposo, pelo Chefe da Procuradoria Jurídica, Graciliano Bonfim, pelos diretores de Tecnologia da Informação, Armando Veloso, Financeiro, Liz Midlej, e Administrativo, Flávio Sampaio, e pelo Chefe da Assistência Militar, Coronel Xavier.

Fonte: ALBA - Assessoria da Presidência



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Segunda-feira, 30 de Julho de 2018
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Segunda-feira, 30 de Julho de 2018
Notícias

Menos de um ano após ser instalado em Irecê, no centro norte da Bahia, o Centro Integrado de Comunicação (Cicom) reduziu expressivamente os índices de violência no município. Entre setembro de 2017, quando começou a funcionar, e julho de 2018, foi registrada uma redução de 56% nas ocorrências de violência com morte. No São João desse ano, não ocorreu nenhum caso do tipo.

“Nosso objetivo é o atendimento mais rápido possível ao cidadão. Esse espaço nos possibilitou um aumento grande em nossa capacidade de recepção das demandas. Através dos sistemas de comunicação e videomonitoramento, podemos atuar na proteção da vida e do patrimônio de forma imediata e mais eficiente. No período das festas juninas, conseguimos atuar de forma aproximada das pessoas, o que contribuiu para esses dados positivos”, afirma o coordenador da unidade, capitão Josemar Guimarães.

O centro atende outros 23 municípios. Nos três primeiros meses de 2018, contabilizou-se uma redução de 18% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) de toda a região. A unidade está integrada ao Cicom de Salvador e aos demais 20 Cicoms regionais, de forma a compartilhar e receber informações e apoios necessários.

“Aqui funcionam efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, além de órgãos municipais, a exemplo da Guarda Civil Municipal e do Trânsito Municipal. É um formato que funciona muito bem porque garante que todo sistema de defesa social esteja vinculado ao Cicom, que faz a ponte com esses órgãos para um melhor atendimento ao cidadão”, acrescenta o capitão.

Tecnologia

O Cicom de Irecê recebeu um investimento de R$ 1,5 milhão entre obras de construção e a instalação de rádios fixos, veiculares e portáteis, estações repetidoras, entre outros equipamentos. O uso da tecnologia é fundamental para que a unidade possa absorver todas as ligações de uma área que abrange mais de 500 mil habitantes.

A unidade atende os municípios de Irecê (sede), Xique-Xique, Morro do Chapéu, Lapão, Canarana, João Dourado, São Gabriel, Ibititá, Central, Cafarnaum, América Dourada, Ibipeba, Ourolândia, Juçara, Mulungu do Morro, Umburanas, Presidente Dutra, Uibaí, Barra do Mendes, Bonito, Barro Alto, Itaguaçu da Bahia, Gentil do Ouro e Várzea Nova.

Fonte: Secom/BA



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Segunda-feira, 30 de Julho de 2018
Concursos

As inscrições do Processo Seletivo e do Concurso Público para 80 profissionais de Níveis Fundamental, Médio e Superior anunciados pela Prefeitura de Cafarnaum – BA podem ser realizadas a partir do dia 30 de julho de 2018, até o dia 10 de agosto de 2018

Para quem se interessou, as inscrições devem ser feitas pelo site www.planejarconcursos.com.br. O pedido de participação possui taxa no valor de R$ 30,00 a R$ 60,00.

O Processo Seletivo dispõe de vagas nos cargos de: Assistente Social (1), Educador Físico (1), Enfermeiro (5), Farmacêutico (1), Fisioterapeuta (1), Fonoaudiólogo (1), Nutricionista (1), Odontólogo (1), Professor (10), Psicólogo (1), Agente Administrativo (7), Agente de Portaria (3), Motorista – CNH B (2), Motorista – CNH D (2), Motorista Condutor Socorrista (3), Orientador Social – Pró-Jovem (2), Técnico de Enfermagem (8), Técnico de Enfermagem Socorrista (3), Técnico em Radiologia (1), Visitador Social (3), Auxiliar de Serviços Gerais (8), Gari (5), Jardineiro (1) e Operador de Máquinas Pesadas (1).

Já no Concurso Público, as funções disponíveis são de: Fiscal de Tributos (1) e Agente Comunitário de Saúde (7).

Com carga horária de trabalho de 80 a 160 horas, os profissionais devem receber remuneração R$ 954,00 a R$ 3.484,00.

Como forma de classificação, o Processo Seletivo e Concurso Público são construídos por Prova Objetiva e Prova de Títulos. A primeira etapa está prevista para ocorrer no dia 9 de setembro de 2018. 

Fonte: Pci Concursos



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Segunda-feira, 30 de Julho de 2018
Notícias

O Partido Verde baiano (PV-Ba)  realizou sua Convenção Eleitoral neste domingo (29), no Centro Cultural da Câmara Municipal , em Salvador, e oficializou o apoio a candidatura do ex-prefeito de Feira de Santana,  José Ronaldo, além das candidaturas proporcionais de Deputado Federal e Estadual.

A convenção, que contou com a presença do atual Ministro do Meio Ambiente e ex-deputado Federal baiano , Edson Duarte, além de representantes de mais de 40 representações de diretórios municipais do PV no interior, delegou a Executiva Estadual a definição de coligações proporcionais.

“A presença forte de representantes do interior e dos pré candidatos mostra que mesmo depois de um processo de desconstrução que durou dois anos, em dois meses conseguimos reconstruir o PV e apresentar candidaturas competitivas para retomar mandatos nas casas legislativas”, declarou Ivanilson Gomes, presidente do PV  e   também pré-candidato a Deputado Federal.

Para Edson Duarte, “a eleição de parlamentares comprometidos com a agenda verde da sustentabilidade é essencial para não permitirmos retrocessos, além de acelerar o pais no caminho do desenvolvimento sustentável”.

Entre os candidatos aprovados estão além do ex-secretario da Cidade Sustentável de Salvador e atual presidente do PV Baiano Ivanilson Gomes, os ex-deputados federais Edgard M ã  o Branca e Sergio Carneiro, o conselheiro da OAB Waldir Santos, o forrozeiro Targino Gondin. Para deputado estadual a lista tem nomes como os vereadores de Salvador Sabá, Paulo Magalhaes Jr, a vereadora de Serrinha Edylene Ferreira, a advogada Andrea Marques conselheira da OAB.

Participaram ainda do evento o deputado federal e pré-candidato ao Senado Jutahy Júnior (PSDB), o vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), entre outros.

Fonte: Assessoria de Imprensa do PV Bahia



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Segunda-feira, 30 de Julho de 2018
Notícias

Uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido, após denúncia anônima, informando que no bairro Ilda Vasconcelos, havia pessoas armadas e efetuando tiros em via pública, abordou Luciano Martins de Lima, 19 anos e o menor D. M. L., de 15 anos.

Com a  dupla foi encontrado um revólver calibre 32, com 2 cartuchos intactos. Eles foram detidos e encaminhados à Delegacia Regional de Polícia Civil de Irecê.

Fonte: Central Notícia



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