Domingo, 25 de Março de 2018
Política

O ex-presidente do PT Rui Falcão rebateu neste sábado (24) a ideia de uma possível indefinição interna do partido diante de incertezas em relação ao futuro do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na corrida presidencial de 2018. "A questão do PT está definida, vamos registrar o Lula no dia 15 de agosto em qualquer hipótese", disse. "Se ele vai poder ser candidato ou não, isso é outro momento e quem vai decidir isso é o TSE", completou. Falcão negou a possibilidade de o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad substituir Lula na campanha ao Planalto. 
 
"O certo é que vamos registrar Lula, o resto é especulação", disse. "Nem ele Haddad nem o Jacques Wagner tomaram essa decisão", afirmou. Haddad está neste sábado acompanhando a caravana de Lula no Sul do País e mandou um vídeo em apoio à pré-candidatura de Luiz Marinho ao governo do Estado pelo PT

Fonte: Estadão Conteúdo



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 24 de Março de 2018
Cidade

Assunto: Comentário do gestor público municipal de Central em facebook e whatsapp, no dia 22/03/2018 sobre o Sindicato e os servidores do município

O Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Central, vem, por meio desta, esclarecer aos seus filiados e população em geral que trabalhamos obedecendo todas as orientações jurídicas antes de tomar qualquer decisão com relação a direitos trabalhistas, paralisação ou deflagração de movimento grevista, motivo pelo qual no dia 13/03/2018 comunicamos a gestão municipal sobre a suspensão das atividades que ocorreria no dia 19/03/2018 em decorrência do não pagamento do décimo terceiro salario integral vencido desde o dia 20/12/2017; terço de férias referente ao ano de 2017, vencido desde o dia 19/01/2018; salário de fevereiro/2018 vencido desde o dia 07/03/2018 e descumprimento da data-base fixado nos autos do Processo número 0002400-60.2009.805.0055 da Comarca de Central que determina o pagamento dos salários dos servidores públicos municipais até o quinto dia útil do mês subsequente ao trabalhado.

Ocorre que, ao contrário do que fora dito pelo gestor municipal, esta entidade sempre pautou por informar e pedir informações através de ofícios que nem sempre são respondidos pela gestão. A respeito da nota do senhor prefeito sobre a surpresa em cobrarmos salários em atraso, décimo terceiro salário, nos causa espanto, pois, não saber que está nos devendo nossos salários e demais direitos trabalhistas cobrados pela categoria, inclusive através de ofícios, mostra no mínimo despreparo ou falta de informação o que merece reparo em caráter de urgência dentro de sua gestão, sob pena de causar embaraços ainda piores dos que já ocorreram até o presente momento.

Os ataques aos servidores com calúnias e difamações, chegando ao ponto de chamar um profissional da educação de analfabeto, o qual dedica-se boa parte de sua vida ao bem do serviço público, desqualifica o maior patrimônio que nosso município tem que é o seu servidor, por conseguinte, mostra o despreparo do gestor em lidar com as mais diversas situações que surgem na gestão pública..

Em nenhum momento nossa entidade sindical vai baixar o nível e atacar qualquer que seja a gestão com palavras tão desprovidas de respeito, no entanto, jamais nos curvaremos a caprichos de gestão que, mesmo sabendo que está errada, busca enganar a população com informações carentes de veracidade objetivando tão somente continuar enganando o povo e sugando o trabalho do servidor público sem a devida pontualidade no pagamento da remuneração o que vai de encontro com o Estado Democrático de Direito que proíbe qualquer conduta que visa obrigar a prestação de serviços sem o pagamento pontual do respectivo salário do trabalhador. Assim, não mediremos esforços nem distância para lutarmos por nossos direitos, pois nosso papel é evitar o regime de “escravidão” para nossos servidores que merece no mínimo respeito pelo trabalho prestado neste município.

Por fim e por tudo o quanto exposto, denunciamos e repudiamos o oportunismo do governo municipal ao tentar induzir uma visão descontextualizada e errônea perante a sociedade de Central das dificuldades que vêm enfrentando os servidores públicos que sequer estão recebendo pontualmente os seus salários, mesmo o município arrecadando uma receita média mensal de mais de R$ 3.000.000,00 (três milhões) verba mais do que suficiente para honrar pontualmente com esses pagamentos, o que demonstra que a Gestão municipal não prioriza o pagamento pontual dos salários servidores municipais e insiste em descumprir a decisão judicial que obriga o pagamento pontual desses salários o que poderá ocasionar uma ação penal e outra de improbidade administrativa contra a gestão por descumprimento de ordem judicial.

Dessa forma, reafirmamos nosso compromisso de lutar pelos direitos dos servidores do nosso município e defender a sua imagem, ocupando as ruas, cobrando a responsabilidade do poder público ou denunciando a degradação dos direitos dos servidores sempre que julgarmos necessário.

Central, 23 de março de 2018.

Sindicato dos Servidores Públicos de Central

Fonte: Ascom/SSPC



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 24 de Março de 2018
Esporte

A tarde deste sábado (24) foi marcada pelo início do Campeonato Ireceense de Futebol de Campo – Categoria Master 40+, realizado pela Prefeitura de Irecê, através da Secretaria de Esporte e Lazer. A competição conta com dez equipes, formadas por atletas de toda a região, e na estreia o Fluminense derrotou o time do Baixão de Sinésia por 3x1.

“Irecê sempre foi um grande celeiro de craques, e a realização desse campeonato reforça a valorização do nosso governo ao esporte local”, afirmou o prefeito Elmo Vaz. “Temos talentos em todas as idades, em diversas modalidades, que precisam e serão incentivadas", completou.

Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Valderi Carvalho, os jogos acontecem sempre nos finais de semana. “Preparamos essa competição com muito carinho para os atletas Master da nossa região, incluindo um tratamento especial no gramado do estádio Joviniano Dourado Lopes”, explicou.

A rodada segue nesse domingo, a partir das 8:30h, com os jogos Cruzeiro x São Francisco e Estrela Azul x Boa Vista.

Fonte: Ascom/PMI



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 24 de Março de 2018
Notícias

Irecê e mais três municípios baianos foram selecionados na última quarta-feira (21) pelo Ministério da Saúde para instalação do curso de graduação em Medicina. As outras cidades da Bahia são Porto Seguro, Valença e Brumado.

Na segunda-feira (19), o prefeito Elmo Vaz e secretária de Saúde, Ana Cácia Nunes estiveram em Brasília para assinatura do termo de compromisso para implantação do curso.  “Esse é um fato histórico, que precisa ser comemorado. A partir de agora abrigaremos futuros médicos da região e de outras cidades. Antes essas pessoas tinham que ir morar em outras cidades e até no exterior para cursar Medicina, e agora ficarão em sua própria região”, afirmou Elmo.

No total, 28 municípios brasileiros foram contemplados. "O primeiro propósito com a implantação desses novos cursos é preservar a qualidade da formação médica no Brasil", explicou o ministro da Educação, Mendonça Filho. "Em segundo lugar, vamos gerar mais oportunidade na formação médica em municípios distantes, onde a população muitas vezes não tem acesso a médicos e profissionais ligados à saúde. Expandir e interiorizar a formação médica é fundamental para que a gente possa ter uma boa formação de um lado e mais oportunidades para quem precisa de acesso a saúde de boa qualidade".

Para o secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do MEC, Henrique Sartori, para autorizar a abertura de vagas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, foi feito um levantamento a fim de identificar quais municípios estavam em condições de receber os novos cursos de medicina. "Os municípios selecionados passaram por uma seleção criteriosa em relação à sua capacidade de saúde", disse.

Ainda segundo Henrique, foram analisados os equipamentos de saúde que existem no município, tudo aquilo que indica a Lei nº 12.871, que é a Lei dos Mais Médicos, em relação ao quantitativo de leitos no município, ao hospital com potencial para se tornar um hospital de ensino, equipe de atenção básica e um campo de prática que garanta aos alunos uma boa educação e uma educação de qualidade. O Ministério da Educação (MEC) já avaliou de forma positiva o hospital Dr. Mário Durado Sobrinho – o Regional de Irecê – que está habilitado pelo órgão do governo federal para se tornar uma Unidade de Ensino Universitário.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 24 de Março de 2018
Notícias

O Brasil criou 61.188 mil postos de trabalho em fevereiro. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta sexta-feira (23) pelo Ministério do Trabalho. Segundo a Agência Brasil, no mesmo período do ano passado foram registrados mais de 35 mil empregos. 
 
O número corresponde ao melhor resultado desde 2014, quando foram abertas 260.823 vagas no mesmo período. No total, foram registradas 1.274.965 admissões e 1.213.777 demissões. O mês de fevereiro também seguiu a tendência positiva de janeiro, quando foram abertos 77,8 mil novos postos de trabalho no país. 
 
“Esses resultados confirmam a recuperação econômica e a retomada dos empregos. As medidas adotadas pelo governo foram acertadas e estamos otimistas que esses números se repetirão ao longo do ano”, avaliou o ministro interino do Trabalho, Helton Yomura, em nota enviada à imprensa. No saldo consolidado de 2017, o Brasil havia tido um resultado negativo, com o fechamento de 20,8 mil postos de trabalho.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 24 de Março de 2018
Publicidade

Mobílie a sua casa com o seu jeito. Conforto e funcionalidade você encontra na loja de Móveis Potiguar Móveis. 

Jogos de quarto, sala, e cozinha. Os melhores preços, a maior qualidade e condições de pagamento que você procura.

 Na Hora de Mobiliar o seu lar, visite a loja de Móveis Potiguar,  Praça do Mercado, 210, em Central/BA

Em João Dourado, na Avenida José Alves de Andrade

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 24 de Março de 2018
Notícias

Xique-Xique - Um homem identificado por Gilberto Bessa de Oliveira, conhecido por Berto, foi apresentado por uma guarnição da Companhia de Ações Especiais do Semiárido (CAESA) na última sexta-feira (22) à Delegacia de Polícia Civil.

A polícia informou tomou conhecimento de denúncia que apontava um ponto de tráfico de drogas no bairro Guaxinim. Diligenciando na localidade, a guarnição visualizou um homem em atitude suspeita, que ao perceber aproximação dos policiais tentou empreender fuga pelos fundos da residência, quando foi neutralizado. As informações são da CAESA.

De acordo com a polícia, com o suspeito foram encontrados 138g de maconha, embalagens plásticas para acondicionamento e uma espingarda de fabricação artesanal.

No mesmo dia, a guarnição também apreendeu um adolescente de iniciais B. A. L, encontrado cum simulacro de arma de fogo, do tipo revólver.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 24 de Março de 2018
Publicidade

Por que respeita o consumidor, oferecendo produtos de qualidade, com os melhores preços. Sua cesta básica custa bem menos no Supermercado do Povo, que além de produtos alimentícios, dispõe de materiais de higiene e limpeza, utilidades domésticas.

Aceitamos cartões de crédito e débito!

Tudo que um completo supermercado precisa ter, o Supermercado do Povo têm. Praça do Mercado, em nossa cidade.

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp






Sábado, 24 de Março de 2018
Bahia

A Secretaria da Administração (Saeb) publica neste sábado (24), em caderno especial no Diário Oficial do Estado (DOE), o resultado provisório da primeira etapa do concurso público para preenchimento de 3.760 vagas destinadas a professores e coordenadores pedagógicos do ensino fundamental e médio da Bahia. A publicação traz a lista de candidatos habilitados nas provas objetivas. 
O resultado também estará disponível no Portal do Servidor e no site da Fundação Carlos Chagas (FCC), organizadora do certame. Realizado conjuntamente pelas secretarias da Administração (Saeb) e da Educação, o certame ocorreu no dia 25 de fevereiro, em todo o estado. 
Dos 103.592 inscritos, 41.404 foram habilitados - sendo 195 candidatos com deficiência e 11.977 declarados negros. Os habilitados concorrerão entre si, nas etapas subsequentes, para ingresso em uma das 3.096 vagas de professor e 664 de coordenador pedagógico. O certame tem validade de um ano, prorrogável por igual período, abrangendo 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs).

Fonte: Saeb



Compartilhar no Whatsapp