Um grupo de alunos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) participaram de uma série de visitas técnicas à Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), em Sobradinho (BA). Os estudantes, que também são integrantes do Programa Escola Verde (PEV), assistiram a palestras sobre as características da hidrelétrica e os parâmetros para garantir o seu funcionamento 24 horas por dia, além de conhecerem a estrutura da usina.
As incursões ocorrem nesta quarta (4) e sexta-feira (6), com a ideia de promover um momento de reflexão sobre a escassez e degradação do Rio São Francisco. Sua baixa vazão preocupa a população que depende da barragem de Sobradinho, que sentem os impactos da falta de água e da formação de bancos de areias às margens do Velho Chico.
O operador de máquinas, Hildebrando Ribeiro, de 58 anos, acompanhou o grupo, que era composto por estudantes dos cursos de Engenharias, Ciência Sociais, Enfermagem, dentre outros. Segundo ele, a insuficiência de água durante os períodos de seca surge da falta de projetos governamentais de apoio à revitalização do São Francisco. Hildebrando afirma que se houvesse algum programa efetivo nesse sentido a realidade poderia ser bem diferente, “além dos cuidados que a população deve ter”, destacou.
A Chesf é uma empresa do Governo Federal vinculada ao Sistema Eletrobrás, que utiliza a força da água para gerar energia elétrica. O reservatório de Sobradinho tem uma área de 498.968 km² e opera com 6 turbinas gerando energia para os estados da Bahia e Pernambuco.
Já o Programa Escola Verde promove a educação ambiental dentro das escolas públicas de ensino fundamental, médio e superior, buscando a sensibilização de jovens e crianças para a preservação dos recursos naturais e práticas sustentáveis que envolvem aspectos econômicos, políticos e sociais. O PEV é uma pesquisa-ação desenvolvida pela Univasf com o apoio de alunos, professores e pesquisadores de instituições locais e nacionais. Ao todo, 36 graduandos participaram da visita técnica.
Fonte: Central Notícia/ Jacó Viana
Fonte: Página Revista
Começou a Copa, e uma das coisas mais bacanas do mundial é receber os amigos em casa para torcer e vibrar com as vitórias da Seleção Brasileira.
Venha para Center Móveis e Eletros, com entrega e montagem grátis em toda região. Fica fácil deixar sua sala perfeita para assistir os jogos da Copa do Mundo!
Vá até uma loja Center Móveis e Eletros, pertinho de você e comprove.
Irecê, João Dourado, Morro do Chapéu ou Xique-Xique.
Center Móveis e Eletros.
Fonte: Informe Publicitário
Após ter sido eliminada pela Bélgica na Copa do Mundo da Rússia na última sexta-feira (06), a delegação brasileira desembarcou na manhã deste domingo(8) no Aeroporto do Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro.
“Gostaria apenas de agradecer o carinho da torcida”, disse o técnico Tite em sua chegada. Parte do grupo que retornou ao Brasil chegou a solo brasileiro por volta das 6h (de Brasília). Cerca de 15 fãs madrugaram para tentar ver seus ídolos, que aos poucos deixaram o aeroporto. Quem estava com eles na área de retirada de bagagem os aplaudiu.
A delegação embarcou na cidade russa de Kazan, local do jogo, rumo ao ao Rio de Janeiro, com uma escala em Madri, na Espanha. A maior parte dos jogadores que atuam e moram na Europa não deu continuidade à viagem.
Além da maioria dos representantes da comissão ténica, Casemiro, Douglas Costa, Gabriel Jesus, Geromel, Philippe Coutinho e Taison vieram no voo de São Petersburgo – com escala em Madri. Neymar, que tinha retorno previsto, não foi visto. Os demais deixaram Kazan por conta própria ou ficaram na Europa.
Neymar, Philippe Coutinho e Tite eram os mais aguardados pelos torcedores. As muitas crianças foram à loucura ao ver o jogador do Barcelona sair pelo portão do salão nobre. Coutinho atendeu a torcida, tirou fotos, deu autógrafo, mas foi cercado. Após rápido tumulto o jogador foi levado para o carro.
Tite também causou alvoroço ao deixar o aeroporto. Antes de guardar a bagagem no carro, acenou para os torcedores e agradeceu rapidamente ao atender a imprensa.
– Tenho orgulho em poder transmitir alguma coisa boa. Só retribuir o carinho que eles estão nos proporcionando. Quero de coração agradecer a eles. Obrigado – disse o treinador.
Alguns poucos torcedores compareceram para dar apoio ao time, eliminado nas quartas de final da Copa do Mundo da Rússia após a derrota por 2 a 1 para a Bélgica. A maioria chegou ainda no meio da madrugada ao Galeão, com crianças.
Fonte: Agência Brasil
Valia o bicampeonato do Nordeste. Mas, após uma fraca atuação da equipe diante de 45.378 pagantes na Arena Fonte Nova, o torcedor tricolor acabou sendo bi na tristeza. Na sexta-feira, foi a Seleção Brasileira. Neste sábado, 7, o Bahia.
O Esquadrão, que não perdia uma decisão para um time em patamar inferior no cenário nacional desde 1963 – quando caiu na final do Baianão contra o Fluminense de Feira – ficou no 0 a 0 com o Sampaio Corrêa, atual 15º colocado na Série B do Brasileiro. Como havia vencido na ida por 1 a 0, o Tubarão faturou o título do Nordestão, inédito para o futebol maranhense.
O Tricolor de Aço, que buscava sua quarta conquista na história para igualar o arquirrival Vitória como maior vencedor, volta, derrotado, suas atenções para as competições nacionais. Na segunda-feira, 16, faz, no Rio, o jogo de volta com o Vasco pelas oitavas da Copa do Brasil, após vencer a primeira partida por 3 a 0. Três dias depois, atua pela Série A do Brasileiro, fora de casa, contra a Chapecoense.
Marcha lenta
Apesar do apoio maciço do torcedor, o Bahia não pareceu ter se empolgado muito e iniciou o jogo em marcha lenta. Na verdade, começou de forma imprudente. No primeiro lance da partida, Gregore fez falta e já levou cartão. Na cobrança, aos dois minutos, Fernando Sobral mandou de longe e Anderson espalmou. William Oliveira ficou perto de marcar no rebote.
Foi o único lance de perigo dos maranhenses nos 45 minutos iniciais, o que não significa que o Esquadrão dominou o jogo de maneira veemente. Aos cinco, quase fez em falha do bom goleiro Andrey, que saiu mal, mas acabou sendo carimbado pela cabeçada de Elton. Aos 10, Elber foi ao fundo, porém, errou na hora de deixar Zé Rafael numa boa para balançar a rede.
Apesar dessas duas chegadas, o Bahia encontrava dificuldades para criar contra um time que havia levado só um gol nos sete jogos anteriores pela Copa do Nordeste. E, em dois dos seus lances mais promissores, esbarrou em marcações duvidosas de impedimento do lateral esquerdo Léo.
O mesmo Léo que, após um longo hiato de ataques tricolores, arriscou de fora para defesa segura de Andrey, aos 36. No minuto seguinte, Gregore mandou para a área de cabeça e Zé Rafael ficou cara a cara com o goleiro. No entanto, parou nele ao tentar toque por cobertura. Só a partir dessas jogadas o Bahia passou a pressionar de fato o adversário.
Aos 41, Régis chutou por cima em cobrança de falta próxima à risca da área. E, já nos acréscimos, após arremesso lateral direcionado à marca do pênalti, Zé Rafael testou com bastante perigo.
O Bahia poderia ter transportado a intensidade dos minutos finais do primeiro tempo para a etapa complementar. Mas não foi o que ocorreu, e o time voltou a ficar sonolento. Sem criatividade, lamentando a atuação insossa do armador Régis, ameaçava apenas, e levemente, em chutes de fora de Zé Rafael.
E o desespero só aumentava. Aos 30 minutos, o time só tinha Elton como volante – Gregore havia sido deslocado para a lateral direita com a saída de Flávio – e o técnico Enderson Moreira já tinha colocado em campo os ofensivos Vinicius, Allione e Júnior Brumado.
Não surtiu nenhum efeito e o Tricolor conseguiu, numa final de campeonato contra o Sampaio Corrêa com mais de 45 mil torcedores na arquibancada, não levar perigo ao gol adversário até o final do tempo regulamentar. Só nos acréscimos, com superioridade numérica após a expulsão de Uilliam, arrancou suspiros. Mas Tiago parou em Andrey duas vezes. E Brumado acabou travado pelo zagueiro, embaixo do gol, no apagar das luzes.
Incrível! E também uma vergonha, ‘homenageada’ por uma estrondosa vaia ao apito final do árbitro.
Fonte: A Tarde
Tijolos, areia, cimento, cerâmicas, pisos e azulejos em geral; cobertura, tintas, material elétrico, hidráulico e tudo o que você vai utilizar, do piso ao teto.
Venha conhecer as opções de pagamento. O Cimentão. Praça do Mercado, 23. Telefone (74) 99913 – 8444 ou 99970 – 4306, aqui, em Central-BA.
Fonte: Informe Publicitário
Por que respeita o consumidor, oferecendo produtos de qualidade, com os melhores preços. Sua cesta básica custa bem menos no Supermercado do Povo, que além de produtos alimentícios, dispõe de materiais de higiene e limpeza, utilidades domésticas.
Aceitamos cartões de crédito e débito!
Tudo que um completo supermercado precisa ter, o Supermercado do Povo tem. Praça do Mercado, em nossa cidade.
Fonte: Informe Publicitário
Uilson Monteiro, prefeito da cidade de Central, região de Irecê (Foto: Central Notícia)
O Tribunal de Contas dos Municípios opinou pela rejeição das contas da Prefeitura de Central, na região de Irecê, de responsabilidade de Uilson monteiro da Silva, referentes ao exercício de 2016, em razão do descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
O relator do parecer, conselheiro Plínio Carneiro Filho, aplicou ao gestor, ainda, nos termos do art. 71, inciso II combinado com o art. 76, inciso III, alínea “d” da mencionada Lei Complementar nº 06/91, multa no valor de R$4.000,00 (quatro mil reais), notadamente em razão inobservância às regras introduzidas na contabilidade pública pelo Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP); deficiente Relatório de Controle Interno; desconformidades apontadas na execução orçamentária consignados na Cientificação/Relatório Anual.
Além disso, com fundamento no § 1º do art. 5º da Lei Federal nº 10.028/00, executou multa no valor de R$21.600,00 (vinte e um mil e seiscentos reais), correspondente a 12% dos seus vencimentos anuais, devido a não adoção das medidas saneadoras de que trata o art. 23 da LRF e das previstas nos §§ 3º e 4º do art. 169 da Constituição da República, para recondução da despesa total com pessoal ao limite de 54% no terceiro quadrimestre do exercício em tela, tendo em vista a violação verificada no segundo quadrimestre do exercício financeiro de 2015, incorrendo, portanto, na infração administrativa de que trata o inciso IV do art. 5º da mencionada Lei Federal nº 10.028/00.
Ainda sem data definida, as contas deverão ser colocadas em pauta para votação na Câmara de Vereadores de Central. Monteiro vai precisar de 7 votos para aprovação das contas.
Fonte: Central Notícia
Depois de 28 anos, a Inglaterra está de volta a uma semifinal de Copa do Mundo. A última vez que isso aconteceu foi na edição de 1990, quando perdeu para a Alemanha.
A seleção inglesa venceu a Suécia por 2 a 0, neste sábado (7), na Arena Samara, pelas quartas de final do Mundial da Rússia. O zagueiro Maguire e o meio-campista Dele Alli marcaram os gols da partida.
A Inglaterra agora espera o seu adversário que sairá do confronto entre Rússia e Croácia, marcado para logo mais às 15h. O duelo da semifinal acontece na próxima quarta-feira (11), às 15h, no Estádio de Luzhniki, em Moscou.
Fonte: ESPN
Região de Irecê responde por uma fatia expressiva da produção baiana de tomate – Foto: reprodução A região d...
Vítima foi socorrida ao hospital e está fora de perigo; caso está sob investigação da Polícia Civil — Foto: Reprodução...
Investimento de R$ 500 milhões projeta impactos positivos em diversos setores econômicos e sociais da região - Imagem Ilust...
Foto: CDL/Irecê...
Foto: Ilustração/Banco de i...