Segunda-feira, 05 de Março de 2018
Região

Na tarde deste domingo (04), por volta das 17h, uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado do Semiárido (CIPE/Semiárido), apreendeu 699 bananas de dinamite, 700 espoletas e 19 metros de estopim, que são utilizados para acionar os explosivos.

A apreensão ocorreu nas imediações da localidade de Lagoa do Galdêncio, zona rural do município de Lapão - divisa com Canarana/BA, região de Irecê. As informações são da CIPE/Semiárido.

A polícia informou que um carro Fiat Doblô ao deparar com o bloqueio policial, o motorista saiu do veículo e fugiu em direção à mata. A polícia fez buscas, mas não conseguiu localizar o homem.

Ainda segundo a polícia, ao vistoriar o veículo, placa JPZ-8353, de Feira de Santana/BA, foram encontrados materiais usados para detonação e explosivos.

O material e o carro foram encaminhados à Delegacia Regional de Polícia Civil de Irecê.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 05 de Março de 2018
Notícias

Os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que englobam homicídio, latrocínio e lesão corporal dolosa seguida de morte fecharam com reduções, nos dois primeiros meses de 2018, em Salvador, Região Metropolitana e interior do estado. No primeiro final de semana de março a tendência se repetiu, apresentando oito casos, na capital e em mais 12 cidades da RMS.

As ações ostensivas e o trabalho investigativo das polícias Militar, Civil e Técnica garantiram em janeiro e fevereiro de 2018, na comparação com o mesmo período do ano passado, em Salvador, queda de 19,9%. Foram 193 registros nos primeiros 59 dias deste ano, contra 241 em 2017.

Na RMS a diminuição foi ainda maior, chegando na marca de 26,4%. Nas 12 cidades que compõe a área, em 2017 ocorreram 163 casos, enquanto em 2018 contabilizados 120. Já no interior do estado, no universo de 404 municípios, essas modalidades criminosas caíram 10%. Em 2018 computados 699, contra 777 do ano anterior. Somando as três regiões a Bahia terminou o bimestre com o decréscimo de 14,3%, representando em números absolutos 169 vidas preservadas.

"Fechamos 2017 com menos mortes do que em 2016. Seguimos na luta pela padronização da contagem em todos os estados, pois só dessa forma acabaremos com os rankings distorcidos”, ressaltou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa. Ainda segundo o chefe da pasta, o perfil das vítimas permanece o mesmo dos últimos anos. “São pessoas que de alguma forma se envolveram com o tráfico, pelo menos 70% delas”, explicou.

Fonte: SSP/BA



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 05 de Março de 2018
Publicidade

A Center Móveis e Eletros chega a 20 lojas espalhadas pela Bahia, com ótimo atendimento, produtos de qualidade e preços baixos.

 Confira algumas ofertas!

Venha nos visitar, você vai se surpreender. Center Móveis e Eletros a loja que vende mais barato na Bahia. Com ótimo atendimento, produtos de qualidade e entrega e montagem grátis em toda região!

Ofertas Válidas para todas as lojas Center Móveis e Eletros até o dia 31/03/2018 ou enquanto durarem os estoques.

Fonte: Publicidade



Compartilhar no Whatsapp






Segunda-feira, 05 de Março de 2018
Irecê

A Prefeitura de Irecê, por meio da Secretaria de Assistência Social, está oferecendo oficinas gratuitas para crianças, adolescentes e idosos.

São aulas de violão, teatro, artesanato, desenho, balé, capoeira, judô, dança, forró e atividade física.

Mas atenção, as vagas são limitadas!

Os interessados devem se dirigir à sede do CRAS Merenice, na Praça CEU, das 8h às 12h e das 14h às 17h, portanto RG e CPF.

Fonte: Ascom/PMI



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 05 de Março de 2018
Notícias

Amigos advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estão desesperançosos com a possibilidade de ele conseguir reverter no Superior Tribunal de Justiça (SJT) a prisão após ter sido condenado em segunda instância no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

De acordo com a Coluna do Estadão, do jornal O Estado de S. Paulo, eles relatam que saem das conversas com ministros do STJ certos de que eles não comprarão o desgaste de uma sentença contrária ao TRF-4. O habeas corpus da defesa do petista pedindo que ele não seja preso até os recursos serem julgados pelos tribunais superiores deve ser apreciado na próxima terça-feira (6).

No entanto, no Supremo, aliados do ex-presidente dizem que a situação é diferente. Ministros indicam que devem seguir a proposta de Dias Toffoli pela qual a prisão deve ser decretada após julgamento de recurso pelo STJ.

Fonte: jornal Folha de S Paulo



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 05 de Março de 2018
Região

Um homem identificado por Afonso Cavalcante foi morto a tiros na manhã deste domingo (04), em América Dourada/BA, cidade localizada na região de Irecê.

O crime ocorreu nas imediações de uma escola na localidade de Soares, zona rural do município. Testemunhas disseram à polícia que os atiradores estavam numa moto. A vítima morreu no local.

Uma equipe do Departamento de Perícia Técnica esteve no local e removeu o corpo para o Instituto Médico Legal de Irecê onde será periciado.  Até o momento nenhum suspeito foi localizado pela polícia.

A Polícia Civil vai abrir inquérito para apurar o caso.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 04 de Março de 2018
Irecê

Pessoas que residem nos povoados de Achado e Lagoa Nova, e que necessitam de atendimento em Saúde Mental, receberam o benefício do Projeto Caps Itinerante – Um novo olhar, na última quinta (2), no povoado de Achado. A ação, pioneira na Bahia, é realizada pela Prefeitura de Irecê através da Secretaria de Saúde e Caps Dias Melhores.

“Saímos na ponta com este projeto em toda a Bahia. Está sendo maravilhoso poder levar esse olhar para o território e aos desassistidos”, destacou a coordenadora do Caps Dias Melhores, Vera Matos. “É uma ação de grande importância, pois são pessoas que às vezes sofrem preconceito da própria família, ou não querem encarar a doença, e existe o preconceito de se dirigirem até o Caps. Então nós vamos até o usuário, e eles se sentem valorizados e olhados de uma maneira humanizada”.

A iniciativa conta com salas de espera, onde é falado sobre a importância da medicação e horários, abordagem do suicídio e formas de evitá-lo, além da entrega de medicação e marcação de retorno. O Projeto Caps Itinerante acontece na primeira quinta-feira de cada mês, sempre em um povoado ou bairro mais distante do Centro, com a participação de médico psiquiatra, enfermeira, psicóloga e farmacêutica, entre outros. 

Veja o cronograma dos próximos meses:

(05/04) - Povoados de Angical e Meia Hora
(03/05) - Povoados de Mocozeiro I e II
(07/06) - Povoados de Umbuzeiro, Itapicuru e Fazenda Nova 
(05/07) - Povoado de Cocão e Bairros Vida Bella e Vila Esperança
(02/08) - Povoado de Baixão do Zé Preto
(06/09) - Povoado da Queimada do Floriano
(04/10) - Povoado do Recanto II e Bairros Zilda Vasconcelos e Vivendas I
(01/11) - Bairros Vila Nobelino e Loteamento Félix
(06/12) - Loteamento Fernandes

Fonte: Cultura & Realidade



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 04 de Março de 2018
A Voz do Povo

Bom dia, estas fotos são da escola de Larguinha, na zona rural do município de Central/BA, na região de Irecê.

As imagens foram feitas para o sr prefeito ver que a nossa escola não está caindo aos pedaços como lhes foi dito (sic), a escola está em perfeito estado para funcionar.

Não é justo fechar uma escola com uma estrutura como a nossa. Como deslocar crianças de 3 e 4 anos pra outras comunidades. Qual é a garantia de segurança que teremos sr prefeito?

O senhor foi convidado pra nos esclarecer essas coisas,  mas não compareceu à reunião e ficaremos aqui sem nenhuma explicação, é isso mesmo?

Deixo aqui registrada sim a nossa indignação com essa situação.

 Atenciosamente ,

Bete Silva e a comunidade de Larguinha

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 04 de Março de 2018
Notícias

A Rede SAC retoma, na próxima segunda-feira (5), o atendimento aos serviços do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) disponíveis para todo o estado. Os usuários poderão realizar sete serviços diferentes em 18 postos da capital e interior, além das três unidades provisórias de atendimento, situadas nas estações de metrô Pirajá e Bonocô e na estação ferroviária da Calçada. Destaque para o serviço restabelecimento de inscrição cancelada, específico para regularização de títulos cancelados pela ausência de cadastramento biométrico, implementado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em todo o país.

Com isso, nos postos SAC, será possível realizar a emissão da primeira e segunda via do título de eleitor, consulta ao cadastro eleitoral, emissão a guia de recolhimento de multas eleitorais, retificação de dados cadastrais, transferência de títulos e restabelecimento de inscrição cancelada.

A Secretaria da Administração (Saeb) lembra que a oferta de horários agendados e senhas para os serviços do SAC são para os sete serviços do tribunal e que o agendamento já pode ser feito no Portal SAC. O atendimento do órgão estava suspenso desde 31 de janeiro, para processamento de dados da campanha para cadastramento biométrico realizada na Bahia.

Em Salvador e região metropolitana, o atendimento aos serviços do TRE pode ser realizado, por meio de agendamento, nos postos SAC do Barra, Cajazeiras, Comércio, Periperi, Lauro de Freitas e SAC Servidor. Nas unidades provisórias, o atendimento acontece de forma espontânea, com a retirada de senhas no início do expediente, às 7h. Ao todo, serão realizados 1.349 atendimentos diários para todos os serviços do TRE na capital, sendo 449 com horários agendados e 900 por meio de senha.

No interior, são dez postos com atendimento por agendamento: Barreiras, Conquista II, Eunápolis, Feira Centro I, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Juazeiro e Porto Seguro. Nas unidades de Santo Antônio de Jesus e Teixeira de Freitas, o atendimento acontece de forma espontânea, com a distribuição de senhas no início do expediente, às 7h e às 9h, respectivamente. Juntos, os doze municípios atenderão 657 pessoas diariamente, sendo 537 por meio de horários agendados e 120 por demanda espontânea.

 Para informações sobre os horários de atendimento, além da documentação necessária para os serviços na Rede SAC, a Saeb disponibiliza o Portal SAC, o aplicativo SAC Mobile e a central telefônica, pelos números 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020-5353 (celular).

Fonte: Central Notícia/ Ascom/Saeb



Compartilhar no Whatsapp