Terça-feira, 28 de Novembro de 2023
BAHIA

Durante uma semana, entre a tarde desta segunda-feira (27) e sexta-feira (1°), 63 estudantes vivenciarão os trabalhos parlamentares na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Trata-se do Programa Deputado Jovem Baiano (DJBA), realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), em parceria com o legislativo baiano, para estimular a participação social e cidadã do público estudantil das redes pública e privada de ensino. A iniciativa possibilitará aos participantes a simulação de como funciona a rotina de um parlamentar; as suas atividades e atribuições; e os trabalhos internos para a elaboração e votação de uma lei.

Dos estudantes selecionados, 35 são da rede pública; 13 da rede privada; 4 indígenas; 4 quilombolas; 4 de Escolas da Família Agrária; e 3 são pessoas com deficiência. Com a idade mínima de 15 anos, nas modalidades do Ensino Médio, da Educação Profissional e Tecnológica, da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), eles foram selecionados em edital da SEC, entre 230 alunos inscritos. Para participar, o estudante teve que elaborar um projeto de lei de sua autoria pensando na realidade da Bahia, observando problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas em formato de proposição legislativa.

Vitória Andrade Couto, 18 anos, já se sente familiarizada com a legislatura. Estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Antônio Figueiredo – Tempo Integral, do município de Ibiassucê, em agosto deste ano, ela também participou do Programa Jovem Senador, sendo a primeira baiana eleita presidenta da mesa-diretora da vivência legislativa do Senado, em Brasília. “Precisamos nos envolver com a política para entendermos nossos direitos e deveres. Meu projeto "Mãe presente" propõe que as escolas de toda a Bahia adotem uma plataforma com vídeos para que as alunas grávidas possam acessar as matérias escolares e também um cartão beneficiário, como uma renda extra, nesse período de gestação”, explicou.

A estudante indígena tumbalalá, Karina Carvalho, trouxe da Escola Estadual Indígena Santo Antônio do Pambu, no município de Abaré, a proposta de projeto de lei de incentivo à energia renovável nas aldeias indígenas da Bahia. “É uma proposta de proteger e preservar a nossa natureza, as matas de todas as aldeias, que são nosso bem maior”, justificou.

A coordenadora de Políticas para a Juventude em Processos Educacionais da SEC, Larissa Lima, falou da importância do programa. “Queremos estimular o protagonismo estudantil e juvenil dentro do processo parlamentar. A gente ouve, muitas vezes, que o jovem não gosta de política ou quando se interessa é mais entendendo os cargos executivos. É importante fortalecer esse espaço para que eles percebam a importância do processo legislativo e que também se reconheçam nesse espaço”, ressaltou.

 Atividade parlamentar - Após serem acolhidos no Parlamento Estadual, na tarde desta segunda-feira (27), com uma exposição sobre a vivência parlamentar e o processo legislativo, os estudantes iniciaram os trabalhos com a formação dos partidos políticos, eleição dos líderes partidários e formação das chapas para a mesa diretora. Nesta terça-feira (28), ocorrerá a cerimônia de posse, às 9h, no plenário da Alba, com a eleição da mesa diretora, espelhando os ritos do legislativo baiano.

As atividades prosseguem na quarta-feira (29), quando haverá finalização de pareceres com servidores da Alba e trabalhos das comissões e reunião partidária. Os jovens deputados contarão com assessores. Na quinta-feira (30), haverá sessão plenária, entrega dos diplomas e reflexões sobre a vivência parlamentar. Ao todo, contando com os jovens deputados e com os professores do Núcleo de Educação, 120 pessoas vão participar do evento, representando 54 municípios baianos.

Fonte: Ascom - SEC



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 27 de Novembro de 2023
Notícias

Proteges brilha no setor ao receber o prêmio destaque 2023 por atendimento excepcional – na imagem, Ana e Isa.

A conhecida empresa Proteges Prestadora de Serviços recebeu o Prémio Destaque 2023 durante em reconhecimento à sua excelente prestação de serviços e atendimento ao cliente em Luís Eduardo Magalhães 

O prêmio, oferecido anualmente pela Idealize Pesquisas, destaca o trabalho da Proteges em se dedicar ao atendimento de qualidade na região.  Uma empresa que tem se destacado desde sua fundação por sua abordagem focada no cliente, sempre superando as expectativas e oferecendo soluções personalizadas.

Valdir Rodrigues, proprietário da empresa, expressou sua gratidão à equipe e aos clientes ao receber o prêmio, enfatizando o papel importante que todos desempenharam na conquista desse reconhecimento.  “Este prêmio é um testemunho de nosso compromisso com a excelência e reflete a paixão que oferecemos por serviços exclusivos”, afirmou.

A conquista do Prêmio Destaque 2023 reafirma o compromisso contínuo da Proteges com a qualidade e a satisfação do cliente, consolidando sua posição como referência no setor na região.

Além de Luís Eduardo Magalhães e região oeste do estado, a Proteges Prestadora de Serviços atende em Irecê e região.

Ficou interessado em saber mais sobre os serviços da Proteges? Não perca essa oportunidade e entre em contato pelo WhatsApp (77) 99702-5830, (77) 99907-1761 ou (77) 99906-4447. 

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 27 de Novembro de 2023
Notícias

Presidente Dutra (BA) foi agraciado com o Título de Município Destaque em Ação Intensificada de Saúde, concedido pelo Governo do Estado, através das agentes públicas de Saúde da Policlínica, Dulce Nunes Barreto Duarte (Diretora Executiva de Consórcio) e Andressa Souza Santos (Diretora Geral da Policlínica)

A honraria registraria o desempenho extraordinário da cidade em alcançar 100% das metas condicionais na execução de ações programadas em exames diagnósticos de média e alta complexidade.

O município foi destaque especialmente na realização de procedimentos como ressonância magnética, tomografia computadorizada e consultas médicas. Esses resultados refletem o comprometimento da administração do prefeito Roberto Carlos Alves de Souza (Robertão) com o município, garantindo o acesso a exames essenciais para um diagnóstico preciso e tratamento eficaz.

Grázia Novais, secretária municipal de Saúde,  acredita que o alcance das metas programadas foi possível graças à dedicação da equipe de saúde e do prefeito Robertão, além do compromisso dos usuários dos serviços públicos de saúde.

O título representa não apenas um reconhecimento, mas também um estímulo para que o município continue priorizando a excelência na prestação de serviços de saúde.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 27 de Novembro de 2023
Publicidade

 
 

Fonte: Publicidade



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 27 de Novembro de 2023
BRASIL

Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado em maio deste ano, já mostrava o ressurgimento desse sorotipo e, na última semana, foram confirmados quatro casos na cidade de Votuporanga, no interior paulista. O primeiro caso, detectado em uma mulher de 34 anos, chamou a atenção por causa da intensidade dos sintomas clássicos da doença, como febre, vômito, dor e manchas vermelhas pelo corpo, além de sangramento nasal e pela urina.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Votuporanga, ações de bloqueio, que incluem a identificação da circulação do sorotipo, mais sete casos foram considerados suspeitos. O resultado das amostras colhidas indicou que, dos sete, três eram do tipo 3 da dengue, sendo todos do sexo feminino, com 5, 31 e 46 anos. Todos os casos ocorreram na mesma região, em um bairro da zona sul da cidade. Os quatro pacientes estão em casa e passam bem.

A Secretaria de Estado da Saúde informou que não há registro deste tipo da doença em outros municípios do estado de São Paulo, nem óbitos. Em nota, o governo estadual disse que monitora o cenário epidemiológico com plano de contingência, que é feito todos os anos, independente da linhagem.

De acordo com a Fiocruz, a dengue tem quatro sorotipos, e a infecção por um deles cria imunidade contra o mesmo sorotipo, mas o indivíduo pode contrair dengue se tiver contato com um sorotipo diferente. Como poucas pessoas contraíram o tipo 3, há risco de epidemia porque há baixa imunidade contra esse sorotipo.

“O problema é que os sintomas da dengue tipo 3 são os mesmos do tipo 1 e 2. Como muitas pessoas já tiveram os tipos 1 e 2, ao ter o tipo 3, podem desenvolver uma forma grave da doença, o que pode gerar superlotação das unidades de pronto atendimento e hospitais", diz o infectologista Kleber Luz, coordenador do Comitê de Arboviroses da Sociedade Brasileira de Infectologia. Por isso, alerta o infectologista, é preciso ter maior vigilância sobre as formas graves da doença. "Do ponto de vista clínico, não há diferença, mas o que chama mais a atenção é a gravidade do caso, por ser uma infecção sequencial. No México e na América Central, por exemplo, a doença tem causado mais mortes”, acrescenta Kleber Luz.

Entre os sintomas de alerta da doença, estão: febre, manchas vermelhas pelo corpo, dor abdominal, vômito persistente, acompanhados também de sangramento na gengiva, no nariz ou na urina. Ao perceber qualquer sintoma, a pessoa deve procurar atendimento médico na unidade de saúde mais próxima. As formas de prevenção são as já conhecidas pela população: limpeza dos quintais para evitar água empoçada, que é criadouro do inseto, e receber os agentes de saúde para fazer a vistoria em possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp






Domingo, 26 de Novembro de 2023
Notícias

Material é apresentado na Delegacia Territorial de Xique-Xique - Foto: Divulgação/Polícia Militar

Nessa sexta-feira, 24 de novembro, por volta das 22h00, duas guarnições da Unidade de Operações Especiais (UOME) realizaram patrulhamento na cidade de Xique-Xique, quando receberam uma denúncia de tráfico de drogas em um bar, localizado na Rua 6, Guaxinim.

Ao chegarem ao local, os policiais abordaram dois homens e realizaram uma busca pessoal, encontrando uma quantidade significativa de entorpecentes. Foram apreendidas 22 trouxas de crack, 30 gramas de cocaína, uma balança de precisão, dois aparelhos celulares, além de R$ 11,00 em dinheiro.

Diante da constatação, o material apreendido foi imediatamente apresentado na Delegacia Territorial de Xique-Xique, onde as medidas legais foram tomadas.

A ação da Polícia Militar reforça o compromisso das forças de segurança no combate ao tráfico de drogas e na manutenção da ordem pública na região.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp






Domingo, 26 de Novembro de 2023
BAHIA

Imagem: Jornal da Chapada

Iniciada em outubro passado, a semeadura da soja no Oeste da Bahia chegou a 39% do total da área que se prevê plantar da oleaginosa na safra 2023/24, de acordo com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba). O ritmo é lento, se comparado ao mesmo período de 2022, e o motivo é a falta de chuva que afeta boa parte do Brasil e tem forçado os produtores a reduzir o ritmo ou parar o plantio.

O mesmo cenário se verifica no avanço do plantio de milho verão no oeste da Bahia. Até o momento, aproximadamente 30 mil hectares foram plantados, correspondendo a 27,5% da área total estimada. Assim como nas áreas de soja, o milho está enfrentando as mesmas adversidades.

Para a atual safra, a previsão é de um aumento na área semeada de soja de 7,5% quando comparada ao ano passado, o que deve levar a Bahia a ter 2 milhões de hectares plantados somente desse grão. A produção também deve subir 7,5% e ultrapassar as 8 milhões de toneladas. No caso do milho, o cenário é inverso, com menos 39% da área plantada e produção menor em 15%.

O clima é uma variável considerável para evolução do ritmo da semeadura, afirma o diretor executivo da Aiba, Alan Malinski. Na última semana, foi registrada uma redução efetiva da atividade em algumas áreas. Além disso, está havendo replantio de maneira pontual em zonas de má distribuição pluviométrica. Estima-se que em torno de 4% da área já teve a necessidade de replantio.

No entanto, salienta Malinski, existem regiões onde não houve impactos negativos e a atividade foi retomada ou está próxima da conclusão, de acordo com os indicadores de precipitação pluviométricas e umidade do solo.

Fonte: As informações são de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp