Quinta-feira, 04 de Março de 2021
Região

O convênio foi feito entre a CAR e Associação de Pequenos Produtores Rurais Núcleo Nova Canaã - Foto: Divulgação/PMIB

Nesta quinta-feira, (04), no Escritório Regional da CAR em Irecê foi assinado o Convênio do Projeto Bahia Produtiva, entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Associação dos Pequenos Produtores Rurais Núcleo Nova Canaã –  no Município de Itaguaçu da Bahia no valor de R$ 50.000,00(cinquenta mil reais) através do Edital Emergencial de Chamada Pública CAR nº 015/2020.

A finalidade do projeto é investir recurso financeiro, não reembolsável, para apoiar a implantação, estruturação ou ampliação da produção de alimentos saudáveis (hortaliças, frutas, raízes e tubérculos) destinados à segurança alimentar e nutricional, inclusão produtiva e renda.

 O Edital Emergencial de Chamada Pública CAR nº 015/2020 foi lançado pelo governo do Estado da Bahia em maio do ano passado. Foram aprovadas seis propostas no Território de Irecê, e o município de Itaguaçu da Bahia foi contemplado com uma proposta sendo premiada a da Associação dos Pequenos Produtores Rurais Núcleo Nova Canaã, desde então, a Secretaria Municipal de Agricultura de Itaguaçu da Bahia trabalhou em conjunto com os técnicos da CAR para elaboração do Projeto Técnico que aprovado em janeiro de 2021, e agora contemplado com a assinatura do convênio.

Além da assinatura do convênio, estão previstas realizações de reuniões com os beneficiários para esclarecer e tirar dúvidas das ações que serão realizadas pelo projeto. Projeto este, que terá o acompanhamento dos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e da CAR.

Neste ato estiveram presentes a presidente da Associação Dailma Nunes Santana que assinou o convênio, o técnico da Secretaria Municipal de Agricultura o Agrônomo Josué Dourado Filho, que assina o Projeto Técnico juntamente com o Agente Territorial da CAR, além de July Mendes, representando a CAR e o Secretário Municipal de Agricultura Joelson Pereira dos Santos, representando a Prefeitura Municipal de Itaguaçu da Bahia.

Fonte: Ascom - PMIB



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 03 de Março de 2021
Região

Nesta quarta-feira (03), o Prefeito Municipal de Presidente Dutra, Robertão, participou de uma reunião com o Governador da Bahia, Rui Costa, e com os prefeitos dos municípios que fazem parte do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Irecê.

Também participou da reunião a Secretária de Saúde, Grazia Novaes.

"Estive em reunião com os russos, e a Procuradoria Geral do Estado está negociando com eles para tentarmos adquirir a Vacina Sputnik". Apesar da ANVISA ainda não ter autorizado o uso da vacina, estamos na expectativa de conseguirmos o pedido liminar que tramita perante o Supremo Tribunal Federal, caso obtermos êxito teremos grandes chances da vacina Sputnik chegar a Bahia até o fim do mês e assim dividiríamos as doses da vacina com os municípios baianos" disse Rui Costa.

O Prefeito Robertão compartilhou diversas estatísticas sobre a COVID-19 com o governador e prefeitos presentes na reunião. Além disso, ele disse que o Município de Presidente Dutra caminhará de mãos dadas com o Governo do Estado e que todos os esforços continuarão sendo colocados contra esse mal que assola a humanidade.

A Secretária de Saúde, Grazia Novaes, trocou informações com Rui Costa sobre o novo Decreto Estadual publicado ontem (02).

"Estamos tentando também adquirir outras duas vacinas chinesas e se conseguirmos iremos sem dúvidas compartilhar com todos os municípios baianos", completou Rui Costa.

O momento é de esperança. É sobre acreditar na ciência!

Fonte: Ascom - PMPD



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 28 de Fevereiro de 2021
Região

O suspeito está preso à disposição da Justiça e deve ser recambiado para Goiás

Policiais da Delegacia Territorial (DT) de Irecê cumpriram, na quinta-feira (25), o mandado de prisão preventiva por homicídio e latrocínio, de um homem foragido da Justiça de Goiás. Ele foi localizado no povoado de Mundinho, na cidade de Itaguaçu da Bahia, região de Irecê.

A prisão ocorreu após informações encaminhadas pela 11ª Delegacia de Homicídios (DH) de Planaltina, de que o suspeito teria fugido para Irecê. Ele está à disposição da Justiça e deve ser recambiado para Goiás, onde praticou os crimes.

Fonte: Polícia Civil



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 26 de Fevereiro de 2021
Região

Menina realiza sonho de conhecer a CIPE-Semiárido — Foto: Polícia Militar/Divulgação

Uma criança moradora da cidade de Cafarnaum, na região de Irecê é fã da Polícia Militar (PM). A mãe da criança sempre fez questão de incentivar o carinho dele pelos policiais.

E no último domingo (21), a realização de um sonho foi concretizado quando a viatura da CIPE passava pelas ruas. “O fato ocorreu quando uma guarnição realizava rondas pela cidade e avistou uma menina andando de bicicleta, utilizando a farda da Polícia Militar, acenando e pedindo para os policiais pararem. De imediato a guarnição atendeu ao pedido da criança, mantendo contato, além de permitir que a mesma embarcasse na viatura até a sua residência” – diz a nota da corporação.

Ainda segundo a PM, a mãe da menina relatou também sobre a vontade dela ser policial quando adulta. A mãe convidou os policiais para o aniversário da criança a ser realizado no dia 29 de março de 2021.

A Polícia Militar agradeceu a consideração e o apreço que a criança e a família nutrem pelo trabalho da Instituição, sendo definidos pela corporação como gratificantes.

Veja mais informações da região no Central Notícia

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 24 de Fevereiro de 2021
Região

A Polícia Civil de Irecê, através da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes e o Serviço de Investigação da Coordenadoria de Polícia Civil de Irecê,  se deslocaram nessa terça-feira (23) até o município de Canarana com o intuito de averiguar denúncia de tráfico de entorpecentes no Bairro do Morro Quente.

Ao identificarem a casa apontada como ponto de venda de substâncias ilícitas, os policiais Civis montaram vigilância e ao perceberem que um homem saía do local, momento que realizaram a abordagem pessoal. Informado da denúncia, o homem passou a fornecer informações desencontradas aumentando a suspeita.

Foi realizada a busca no imóvel com o consentimento da pessoa abordada e lá foram encontradas petecas de cocaína e maconha, material para embalar a droga,  RG em nome da investigada.

O abordado confirmou que a droga pertencia a sua companheira, responsável pelo tráfico no local. O homem foi interrogado na umidade policial e posteriormente liberado.

Todo material foi apreendido e apresentado na sede da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes de Irecê (DTE) onde o procedimento Investigativo terá continuidade.

Material apreendido:

  • 20 papelotes de cocaína;    
  • 08 trouxas de maconha;       
  • Diversos sacos plásticos para embalar a droga.

Fonte: Polícia Civil



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 23 de Fevereiro de 2021
Região

A comunidade quilombola de Alagoinha, no município de Gentio do Ouro, Região de Irecê, terá sua área regularizada. A Coordenação de Desenvolvimento Agrário da Bahia (CDA), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), iniciou, nessa segunda-feira (22), o georreferenciamento da área coletiva.

O georreferenciamento é uma importante etapa fundamental no processo de Regularização Fundiária, que resultará na emissão do Título de Reconhecimento de Domínio Quilombola.

A coordenadora executiva da CDA/SDR, Camilla Batista, afirma que "com o georreferenciamento da área, estamos próximos de celebrar a mais importante conquista desta comunidade, que é o recebimento do título de reconhecimento de domínio. Com o documento, os quilombolas passarão a ter a efetiva posse da terra, respeitando a dimensão tradicional e ancestral da sua ocupação".

"Após reunião de anuência, a comunidade permitiu à Coordenação de Desenvolvimento Agrário iniciar as medições. Com o georreferenciamento, teremos noção do tamanho da área, que, segundo os moradores da comunidade, passa dos 1200 hectares. A comunidade está em festa pois o legado histórico do povo quilombola está sendo preservado", explicou o coordenador do Núcleo de Povos e Comunidades Tradicionais, da CDA/SDR, Roque Peixoto.

Rosiléia Maria de Souza, presidente da Associação Quilombola de Alagoinha, disse que o diálogo com o Estado foi esclarecedor para que toda a comunidade compreendesse os benefícios do título quilombola:  "O diálogo com a Coordenação de Desenvolvimento Agrária foi de extrema importância para nossa comunidade quilombola, pois nos fez, mais uma vez, lutar e reconhecer nossos direitos e valores, fortalecer a nossa história, além de incentivar nossos jovens a alcançarem um futuro promissor. A valorizarem a nossa terra, o nosso povo".

As comunidades quilombolas são grupos culturalmente diferenciados que ocupam ou reivindicam seus territórios tradicionais, de forma permanente ou temporária, tendo como referência sua ancestralidade e reconhecida a partir de seu pertencimento.

Fonte: Ascom - SDR



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 19 de Fevereiro de 2021
Região

Reunião com prefeitos da Região de Irecê: Fotos/Unipi

Nessa quinta-feira (18), alguns dos Prefeitos da Região de Irecê se reuniram na sede da União das Prefeituras do Platô de Irecê  (UNIPI), sob o comando do Presidente  da entidade, Prefeito Orlando Amorim, do município de Barro Alto. As informações são da UNIPI.

A pauta foi específica: discutir com os seus pares caminhos para enfrentamento da Resolução 1412/2020, do Tribunal de Conta dos Municípios (TCM-BA), que a Resolução número 1.379, de 19 de dezembro de 2018, que dispõe sobre a prestação de contas de gestão (leia mais aqui).

Segundo a entidade, todos os prefeitos presentes se mostraram preocupados, pois sabem que não poderão cumprir o quanto determinado na Resolução. Caminhos foram definidos e serão percorridos na busca de solução.

No final do encontro, Orlando Amorim agradeceu a presença dos 10 gestores municipais que se fizeram presentes, bem como a colaboração dada por cada um deles para encontrar soluções.

Para ler mais notícias de Irecê e região no Central Notícia, clique em www.centralnoticia.com.br. Siga também no Facebook e Instagram.

Fonte: Da redação



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 16 de Fevereiro de 2021
Região

Chuvas podem continuar no sertão da Bahia - Foto: Clima Tempo

A Região de Irecê iniciou o mês de fevereiro de 2021 com muita chuva. Depois de uma trégua de cerca de semana, a chuva retornou madrugada desta terça-feira (16). Houve registro de chuva nos municípios Irecê, Uibaí, Central, Presidente Dutra e outros.

Para a manhã de hoje, o site clima tempo indica aumento de nuvens e pancadas de chuva durante à tarde e noite.  A probabilidade para chover é de 67%.

Já a Seagri - Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura prevê que tempo na região pode permanecer com chuva até a virada do mês.

Para ler mais notícias de Irecê e região no Central Notícia, clique em www.centralnoticia.com.br. Siga também no Facebook e Instagram.

Fonte: Da redação



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 14 de Fevereiro de 2021
Região

Na manhã de quinta-feira (11), a direção do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região se reuniu com os vereadores e o prefeito da cidade de Central (BA), para buscar alternativas que impeçam o encerramento das atividades do Banco do Brasil no município.

Durante a conversa, foram criadas comissões encarregadas de visitar deputados e senadores buscando tratativas políticas visando a garantia da permanência da agência do BB na cidade. Além do Prefeito, Renato Pereira de Santana e os vereadores, o encontro contou ainda com a participação do coordenador da CTB Regional Irecê e Presidente do SECIR, Rafael Sydartha Oliveira.

"Foi um encontro bastante proveitoso, afinal independente da bandeira partidária todos os vereadores presentes e o prefeito se comprometeram com a causa. O fechamento da unidade bancária que está presente na cidade há quase quatro décadas, trará enormes prejuízo para a economia local, bem como dificuldades para a clientela e usuários", destaca Carlos Alberto, presidente do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região.

Fonte: Sindicato dos Bancários de Irecê e Região



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 12 de Fevereiro de 2021
Região

Uma operação da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) e da Delegacia Territorial (DT) de Irecê localizou e erradicou, na quarta-feira (10), 48 mil pés de maconha na localidade conhecida como Baixa Branca, no município de João Dourado, na região de Irecê. De acordo com a investigação, quando colhida, a droga seria vendida por até R$ 32 milhões.

A ação teve a participação de equipes de Irecê, João Dourado, Morro do Chapéu e Cafarnaum, que incineraram a plantação, conforme determina a Lei de Drogas. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi chamado e realizou a perícia no local.

Durante a operação, foi encontrado um dos responsáveis pelo plantio, que foi preso em flagrante. Os investigadores ainda apreenderam uma motocicleta, além de material usado no cultivo da droga. O delegado Alex Nunes, da DTE de Irecê, explicou como a eliminação da roça de maconha impacta o cotidiano da região.

"A operação foi de suma importância, uma vez que conseguimos retirar das ruas do município aproximadamente 16 toneladas que viriam a abastecer e fomentar o tráfico de drogas aqui na região. Sabemos também que a organização criminosa deixou de ter um lucro muito grande com essa venda, além de ter tido um prejuízo financeiro tanto pela perda da terra quanto pela estrutura toda que foi montada, que deve ter custado em torno de R$ 300 mil. Com o combate ao tráfico de drogas estaremos diminuindo os homicídios e roubos na cidade, uma vez que o tráfico é a porta de entrada para outros delitos maiores", declarou.

As unidades da Polícia Civil em Irecê e região continuam investigando os demais responsáveis pela plantação e pela organização criminosa.

Fonte: SSP-BA



Compartilhar no Whatsapp