Quarta-feira, 15 de Novembro de 2023
Publicidade

 

Fonte: Publicidade



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 15 de Novembro de 2023
BAHIA

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia - ALBA, deputado Adolfo Menezes, disse que a obtenção da sétima colocação entre 20 Legislativos estaduais avaliados pelo Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) é “fruto de muito trabalho”.

“Meu pai, o saudoso Pedro Gonzaga, me ensinou uma lição: ‘quem não deve, não teme, meu filho. Se você for honesto e agir corretamente não deve ter medo de nada ou de ninguém'. Então, quando a ALBA estava no 17° lugar no ranking da transparência, pedi que trabalhássemos para chegar ao topo. E vamos chegar lá”, comemora o chefe do Legislativo estadual.

O ranking da transparência nos legislativos estaduais é uma iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil e Tribunal de Contas da União (TCU).

O estudo, realizado neste ano, atribuiu ao Parlamento baiano o percentual de 63,73% de atendimento aos requisitos do programa, enquanto a média nacional é de 58%.

Os dados levantados pelo programa constam no Radar de Transparência Pública, ferramenta que reúne as informações de 8.045 portais públicos de todo o país após avaliação de mais de 200 itens que compuseram o índice de transparência. Na região Nordeste, dentre os seis legislativos analisados, a ALBA ficou em segundo lugar no ranking regional, atrás da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (88,72%). Após a ALBA, estão os parlamentos do Piauí (62,78%), do Rio Grande do Norte (53,55%), do Pernambuco (48,96%) e de Sergipe (44,01%).

De acordo com o chefe da Auditoria da ALBA, Pablo Oliveira, o índice intermediário obtido no levantamento é fruto de um conjunto de esforços empreendidos por determinação do presidente Adolfo Menezes, que solicitou ao Superintendente de Administração e Finanças, Chefia de gabinete, Auditoria e Nucleo de Atendimento ao Cidadão da Ouvidoria, á adoção de medidas para melhorar a transparência do Legislativo. “Foram tomadas providências para facilitar o acesso à informação disponibilizada pela Casa ao cidadão. Foi criado o Núcleo de Atendimento ao Cidadão da Ouvidoria sob a chefia da Advogada Rainildes Cerqueira Rocha, onde foram criados os canais de atendimentos aos cidadãos, com destaque para o que classificamos como Carta de Serviços. Esse é um espaço disponível na aba de Transparência do site institucional que permite ao cidadão encontrar diversas informações do Parlamento de forma fácil e rápida”, explicou.

OUVIDORIA

O chefe da Auditoria e a chefe do Núcleo de Atendimento ao Cidadão da Ouvidoria, explicaram as funcionalidades dos setores da Transparência e do Núcleo de Atendimento ao Cidadão da Ouvidoria da ALBA. No primeiro caso, a Casa disponibiliza as informações espontaneamente sem a necessidade de o cidadão requisitar o acesso. “No entanto, se a pessoa acessar o espaço da Transparência e não encontrar o que deseja, ela pode acionar o mecanismo da Ouvidoria”, detalhou.

Nesta hipótese, frisou Rainildes Cerqueira, o cidadão deve mandar a solicitação da informação por um dos canais oficiais do Legislativo baiano, a exemplo do site institucional, redes sociais, e-mail, telefone, Instagram, via Correios ou presencialmente no Núcleo de Atendimento ao Cidadão da Ouvidoria.

Fonte: Ascom - ALBA



Compartilhar no Whatsapp






Quarta-feira, 15 de Novembro de 2023
BAHIA

Novo videocast do Partido dos Trabalhadores da Bahia estreou nesta terça-feira (14) e teve como convidado o governador Jerônimo Rodrigues

Apresentador do novo videocast do PT Bahia, o Pod13, o ex-deputado, ex-vereador e jornalista Emiliano José afirmou nesta quarta-feira (15) que o novo formato de comunicação do partido é um meio de a legenda aprofundar ainda mais o diálogo com a sociedade baiana. Jornalista com vasta experiência, com atuação em grandes veículos da Bahia e do Brasil e também da imprensa alternativa, Emiliano conduzirá o Pod13 ao lado do presidente Éden Valadares, e neste primeiro programa que estreou nesta terça-feira (14) entrevistou o governador do Estado, Jerônimo Rodrigues.

“Minha expectativa em relação ao Pod13 é extremamente positiva. É o nosso partido falando com a sua militância, com seus simpatizantes e com os baianos, comunicando-se com eles, discutindo a vida do povo da Bahia, discutindo a cultura, discutindo caminhos para a nossa terra e começando com o nosso governador", disse Emiliano, que também é escritor e já publicou 20 livros.

O jornalista destacou que a entrevista que foi exibida na noite desta terça é “um grande primeiro passo” do que está por vir. “Nós demos apenas o primeiro passo, um grande primeiro passo entrevistando nosso querido Jerônimo Rodrigues, nosso governador, homem vindo do Sertão que irá certamente marcar a história da Bahia, dando sequência a um projeto, mas dando sequência com suas características muito especiais. Foi uma agradável entrevista, verdadeira, o governador não foge de nenhuma questão, mesmo das mais intrincadas. Gostei demais dessa primeira experiência e virão outras muitas para dialogar com a nossa militância e com os baianos”.

Emiliano José ressaltou ainda o “papel pioneiro” de Éden Valadares na comunicação do PT Bahia. “Nosso presidente pleno de juventude e de sabedoria, que está estabelecendo uma relação do partido com a militância, tanto aquela relação presencial absolutamente indispensável, como aquela outra mediada pelos meios de comunicação e pelos meios de comunicação dessa nova fase da humanidade, da tecnologia, da internet e de todos os mecanismos, e agora podendo pelo Pod13. Está de parabéns nosso jovem, aguerrido, combativo e ligeiro presidente”.

Trajetória - Emiliano começou sua jornada como profissional no fim de 1974 como repórter e diz que no jornalismo gosta mesmo de escrever, pesquisar e de perseguir a verdade. “Comecei na Tribuna da Bahia, lá fui acolhido, lá iniciei as primeiras letras do jornalismo como repórter”, conta. Depois, Emiliano trabalhou no Jornal da Bahia, no Estado de São Paulo, no O Globo, na revista Afinal e colaborou decisivamente para o jornal Movimento, da imprensa alternativa, para o jornal Em Tempo, também da imprensa alternativa, e para outras publicações da imprensa alternativa. Além de repórter, o também escritor foi editor, pauteiro e chefe de reportagem.

“Andei, por aí andei muito. Estou aí até hoje como jornalista, não parei, continuo atuando, continuo colaborando com A Tarde, já tem muitos anos que publico regularmente no jornal A Tarde, como regularmente publico na Teoria e Debate, como colaboro como várias outras publicações da nossa imprensa alternativa e participo seguidamente de muitas lives, por exemplo, no Diário do Centro do Mundo”, disse o jornalista baiano.

Fonte: Ascom - PT Bahia



Compartilhar no Whatsapp






Terça-feira, 14 de Novembro de 2023
Região

Ação realizou cerca de 500 atendimentos e envolveu alunos e professores da Faculdade Ages de Irecê

Localizado na região de Irecê, o povoado de Queimada Nova, município de Jussara, foi palco da 2ª edição do Projeto Saúde Rural, que aconteceu, no sábado (11), no posto de saúde da comunidade. A ação contou com cerca de 500 atendimentos realizados por alunos e professores do Curso de Medicina da Faculdade Ages de Irecê, integrante da Inspirali, a vertical de ensino de Medicina do Ecossistema Ânima. 

Planejado durante três meses, o Saúde Rural tem o objetivo de prestar atendimento e educação em saúde às populações vulneráveis com mais dificuldade em acessar esses serviços. A ação contou com a participação de 26 alunos, o coordenador do Curso de Medicina, Dr. Augusto Césare, e dos professores Gerson Souza, Daniele Barreto, Aurelino Alves Barreto Neto e Thalita Araújo Barreto. Estudantes de Odontologia e Psicologia auxiliaram nas atividades de saúde bucal e saúde mental. 

Aluna do 6º período de Medicina da Faculdade Ages de Irecê, Andrezza Barros falou do projeto: “É muito gratificante ver a felicidade das pessoas ao terem acesso aos serviços e que suas necessidades estão sendo alcançadas. Acredito que os projetos de extensão da faculdade são de suma importância, uma vez que aproxima os alunos da comunidade, além de ser um campo de prática do serviço que prestaremos no futuro.  São experiências que nós colecionamos e nos tornamos mais humanos diante de diferentes contextos e realidades que somos inseridos”.

Durante a ação, foram ofertadas consultas com médicos clínico, cardiologista e psiquiatra; ultrassonografias; atendimento de enfermagem; testes rápidos; preventivo; atualização vacinal; aplicação de flúor; orientações em saúde e recreação/atividades lúdicas para as crianças da comunidade. Os alunos realizaram palestras e escutaram a comunidade rural. Houve ainda a doação de cestas básicas, kit de higiene pessoal e agasalhos; itens arrecadados pela comunidade acadêmica.

Para o coordenador do Projeto Saúde Rural, Gerson Souza, o projeto beneficia todos os envolvidos. “Para a instituição de ensino, o Projeto Saúde Rural é uma ação importante de responsabilidade social, integra a teoria-prática com destaque para a prática e seu compromisso com a medicina comunitária. Já para os alunos, a ação possibilita experiência prática, desenvolvimento de competências sociais e aprendizado interdisciplinar. E para a comunidade, a feira de saúde permite melhoria do acesso à saúde, educação em saúde e o fortalecimento da comunidade”, ressaltou o professor.

O Projeto Saúde Rural é uma realização da Faculdade Ages de Medicina de Irecê e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Jussara (PMJ). 

Fonte: Ascom - Ages Irecê



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 14 de Novembro de 2023
Esporte

Beatriz Dourado conquista o segundo lugar no estadual, recebe elogios do prefeito e se prepara para enfrentar o desafio internacional em São Paulo

A atleta mirim de jiu-jítsu Beatriz Dourado, de apenas 7 anos, de Irecê, garantiu o segundo lugar na etapa final do Campeonato Baiano de Jiu-jítsu realizado em Salvador, no último domingo,  12.  Representando bem sua cidade natal, Bia venceu duas das três lutas que disputou.

A atleta agora se prepara para participar do Mundial Kids 2023, no início de dezembro,  organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-jítsu Esportivo, que vai acontecer em São Paulo.

O prefeito de Irecê, Elmo Vaz, parabenizou a pequena Bia nas redes sociais. Em sua mensagem, ele enfatizou a participação da atleta, destacando que ela conquistou o vice-campeonato no Campeonato Baiano de Jiu-Jitsu aos 7 anos. O prefeito se expressou orgulhoso pela representação positiva de Irecê no esporte e desejou sucesso a Bia no próximo desafio, o Mundial Kids, manifestando seu total apoio e torcida pela ireceense.

Acesse www.centralnoticia.com.br para obter mais informações sobre Irecê e a região.  Além disso, siga no Facebook e no Instagram.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp






Terça-feira, 14 de Novembro de 2023
Notícias

No domingo à noite, no Estádio Jorge de Biasi, em Novo Horizonte, o time do Vitória conquistou uma vitória de virada por 2 a 1 sobre o Novorizontino, na 36ª rodada. Os gols foram marcados por Léo Gamalho e Welder, este último convertendo um pênalti, enquanto Rômulo descontou para o adversário.

Sob a liderança do técnico Leonardo Condé, o Vitória garantiu matematicamente seu retorno à 1ª Divisão da CBF em 2024. Além disso, a equipe está a um passo de garantir o título da 2ª Divisão do Campeonato Brasileiro. Com 69 pontos, o Rubro-negro baiano pode oficializar a conquista do título caso o Guarani e o Criciúma empatem no jogo que acontecerá nesta terça-feira (14), às 19h, no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas.

O cenário ideal para o Vitória é um tropeço do Criciúma, ou bastando apenas empate contra o Guarani. Caso o time catarinense não vença seu adversário paulista, o Rubro-Negro baiano celebrará seu primeiro título na Série B da história do clube.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 14 de Novembro de 2023
Publicidade