Quarta-feira, 01 de Novembro de 2023
BRASIL

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decide nesta quarta-feira (1º) o tamanho do corte na taxa básica de juros, a Selic. Mesmo com a recente alta do dólar e com os juros altos nos Estados Unidos, o órgão deve reduzir a Selic, atualmente em 12,75% ao ano, para 12,25% ao ano. Esse será o terceiro corte desde agosto, quando a autoridade monetária interrompeu o ciclo de aperto monetário.

Nos comunicados das últimas reuniões, o Copom tinha informado que os diretores do BC e o presidente do órgão, Roberto Campos Neto, tinham previsto, por unanimidade, cortes de 0,5 ponto percentual nos próximos encontros.

Segundo a edição mais recente do boletim Focus, pesquisa semanal com analistas de mercado, a taxa básica deve realmente cair 0,5 ponto percentual, embora algumas instituições projetem corte de 0,25 ponto. A expectativa do mercado financeiro é que a Selic encerre o ano em 11,75% ao ano. Nesta quarta-feira, ao fim do dia, o Copom anunciará a decisão.

Inflação

Na ata da última reunião, em setembro, o Copom mostrou preocupação com a incerteza no mercado financeiro. O colegiado também apontou riscos de um eventual repique, perto do fim do ano, do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial.

O Copom avaliou que parte da incerteza observada nos mercados, com reflexo nas expectativas de inflação, está em torno da capacidade do governo de executar as medidas de receita e despesas compatíveis com o arcabouço fiscal. No mercado internacional, a perspectiva de alta de juros nos Estados Unidos e a guerra entre Israel e o grupo palestino Hamas dificultam a tarefa do BC de baixar os juros em 0,5 ponto.

Para o BC, a redução das expectativas da inflação virá por meio de “uma atuação firme, em consonância com o objetivo de fortalecer a credibilidade e a reputação tanto das instituições quanto dos arcabouços econômicos”. Com a forte desaceleração dos índices de preços nos últimos meses, as expectativas de inflação têm caído.

Segundo o último boletim Focus, a estimativa de inflação para 2023 passou de 4,65% para 4,63%. Isso representa inflação dentro do intervalo da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de até 4,75% para este ano.

Em setembro, puxado pela gasolina, o IPCA ficou em 0,26%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mesmo com a pressão dos combustíveis, o indicador ficou dentro das expectativas do boletim Focus. Com o resultado, o indicador acumulou alta de 3,5% no ano e de 5,19% nos últimos 12 meses.

Taxa Selic

A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas da economia. Ela é o principal instrumento do Banco Central para manter a inflação sob controle. O BC atua diariamente por meio de operações de mercado aberto – comprando e vendendo títulos públicos federais – para manter a taxa de juros próxima do valor definido na reunião.

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia. Mas, além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.

Ao reduzir a Selic, a tendência é de que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle da inflação e estimulando a atividade econômica.

O Copom reúne-se a cada 45 dias. No primeiro dia do encontro, são feitas apresentações técnicas sobre a evolução e as perspectivas das economias brasileira e mundial e o comportamento do mercado financeiro. No segundo dia, os membros do Copom, formado pela diretoria do BC, analisam as possibilidades e definem a Selic.

Meta

Para 2023, a meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3,25%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,75% e o superior é 4,75%. Para 2024 e 2025, as metas são de 3% para os dois anos, com o mesmo intervalo de tolerância. A meta para 2026 será definida neste mês.

No último Relatório de Inflação, divulgado no fim de setembro pelo Banco Central, a autoridade monetária manteve a previsão de que o IPCA termine 2023 em 5%, o que indica a possibilidade de leve estouro da meta de inflação. O próximo relatório será divulgado no fim de dezembro.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp






Terça-feira, 31 de Outubro de 2023
Notícias

O deputado estadual Cafu Barreto (PSD) se posicionou publicamente, manifestando seu apoio sobre as discussões para a implementação de uma universidade federal na Chapada Diamantina.

De acordo com o parlamentar, que é originário da região de Irecê, isso é imprescindível para a expansão e pluralização do ensino superior nas diversas localidades do Estado, com foco no desenvolvimento educacional para as pessoas que mais precisam e que buscam ter um diploma qualificado.

Cafu ressalta que a instalação de uma universidade na Chapada abriria mais portas para a população local ter acesso a cursos de graduação de forma gratuita. “Isso significa mais independência para nossos jovens, que não precisarão se deslocar para longe em busca de formação”, ressalta.

Na última sexta-feira (27), a Câmara de Vereadores de Irecê foi palco de uma audiência, proposta pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, para discutir sobre o assunto e promover a sugestão de representantes populares em relação a uma possível instalação de uma universidade pública na região.

Fonte: Ascom - Cafu Barreto



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 31 de Outubro de 2023
Publicidade

 

Fonte: Publicidade



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 31 de Outubro de 2023
Notícias

Oportunidade de Formação Profissional Integrada ao Ensino Médio para Jovens e Adultos no Semestre 2024.1

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) Campus Irecê, torna público Edital para inscrições no Processo Seletivo Simplificado destinado ao curso Técnico em Administração na forma Integrada ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) para ingresso no semestre 2024.1.

Para concorrer a uma das 50 vagas que estão sendo oferecidas é preciso ter idade mínima de 18 anos, certificado de conclusão do ensino fundamental (ou equivalente) e preferencialmente não tenham concluído o Ensino Médio.

De caráter noturno, o curso é ideal para quem deseja concluir o ensino médio e ao mesmo tempo obter uma formação profissional.

As inscrições poderão ser realizadas no período de 30/10 a 27/11/2023 de forma online através do link disponível na página da seleção, e presencial por agendamento através dos telefones (74) 99972-5021 (Ligação e/ou WhatsApp).

A seleção será composta das seguintes etapas: análise documental; avaliação socioeconômica e educacional (Entrevista); Carta de Intenção.

Em caso de dúvidas, o candidato deverá entrar em contato com a Comissão Organizadora do Processo Seletivo do IFBA Campus Irecê endereço eletrônico: selecaoadm.ire@ifba.edu.br.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp






Terça-feira, 31 de Outubro de 2023
Notícias

A obra que você não vê é a mudança que Irecê precisa! Linha da Av. Primeiro de Janeiro está quase pronta. Viva!

Vinte captações, 56 caixas em alvenaria e concreto, túnel ARMCO de 27 metros sob a Estrada do Feijão e MAIS de 5300 metros de rede com Tubos de Polietileno imune à corrosão... Números impressionantes que demonstram a importância e complexidade de parte da 1ª etapa da Macrodrenagem, na Primeiro de Janeiro. Executada pela Prefeitura Municipal de Irecê, a obra é um grande desafio de engenharia, devido à topografia da cidade e características do solo e da ocupação urbana ao longo da avenida. Dividido em cinco linhas conjugadas, o audacioso projeto é orçado em R$ 30 milhões e tem como objetivo solucionar um problema histórico que afeta Irecê há décadas.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, o trecho entre a Estrada do Mocozeiro e o antigo Hotel Golden Palace já foi concluído, o que equivale a 70% da primeira fase. Inspirado no modelo de grandes metrópoles, o SISTEMA INTELIGENTE vai captar águas pluviais na parte alta da cidade e escoar através de uma rede integrada para pontos de desague afastados do Centro. Tudo feito com segurança e eficiência no intuito de evitar alagamentos, preservar a Infraestrutura e garantir Saúde e Bem-Estar.

“Foi preciso coragem para tomar essa iniciativa porque temos o compromisso de oferecer soluções para os problemas de agora, mas também temos o dever de projetar a cidade do futuro. Vamos avançar ainda mais nessa primeira fase para atenuar os impactos da próxima chuva forte, esperada até o fim do ano. Com fé em Deus, quando concluída, a Macrodrenagem vai elevar Irecê a outro patamar de Desenvolvimento Urbano”, anunciou, com otimismo, o prefeito Elmo Vaz.

Fonte: Ascom - PMI



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 31 de Outubro de 2023
Notícias

Um cidadão foi conduzido à Delegacia Territorial

Na manhã do dia 30 de outubro de 2023, a Policia Militar da Bahia, através da CIPPA/Lençóis, realizou uma operação em Morro do Chapéu que resultou na apreensão de equipamentos e na condução de um cidadão à delegacia.

Durante as diligências, que se estenderam das 08:00 às 19:30, a equipe policial identificou uma supressão vegetal de aproximadamente 3 hectares, a cerca de 500 metros do local de uma infração ambiental anterior. No local devastado, encontraram uma motosserra da marca Stil, modelo 382, N° 37066073, e um Motor Diesel YANMAR Tipo B 9, N°097E7852, além de uma bancada para beneficiamento da madeira.

Ao questionar o cidadão sobre a nota fiscal e a Licença de Porte e Uso (LPU) da motosserra, ele respondeu negativamente. Diante dessa situação, o indivíduo foi conduzido à delegacia territorial de Morro do Chapéu, onde foi confeccionado o Boletim de Ocorrência. Também foi lavrado um termo de fiel depositário, TFD202310301630/CL, devido à impossibilidade momentânea de apresentação do motor.

Material Apreendido:

- 01 Motosserra

- 01 Motor Diesel YANMAR Tipo B 9

- 01 Bancada com disco dentado de serraria

“A CIPPA/Lençóis atua incansavelmente para garantir a proteção do meio ambiente e o cumprimento da lei”, pontuou o Major Porto, comandante da unidade.

Fonte: Ascom - CIPPA/Lençóis



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 31 de Outubro de 2023
Notícias

 

Durante entrevista no canal de TV da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (25), o deputado Cafu Barreto (PSD) trouxe detalhes do trabalho do seu mandato em favor do interior, sobretudo no que diz respeito ao Desenvolvimento Urbano, Qualidade de Vida e Integração das cidades.

Na ocasião, Cafu destacou a reunião com Saulo Pontes, superintendente de Infraestrutura de Transportes do Estado, quando o tema prioritário foi a ampliação do Aeroporto de Irecê. Ciente dos benefícios para todo o território, o deputado reforçou a demanda já discutida anteriormente para enfatizar as grandes vantagens econômicas e sociais com o início da operação de voos comerciais. "Será um passo importante para toda região... Vamos seguir juntos, construindo um futuro promissor para Irecê e para toda população baiana", concluiu com otimismo.

 

Fonte: Ascom - Cafu Barreto



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 31 de Outubro de 2023
BAHIA

Através da sua página oficial no Instagram, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, comemorou um ano de gestão. Na postagem, ele agradeceu aos baianos (as) pelo voto de confiança ao elegerem como gestor estadual.

O governador também citou a importância da eleição do presidente Lula. Segundo ele, Lula vem trabalhando para reconstruir o Brasil.

“Wagner e Rui começaram a transformação da história da Bahia, e podem ter certeza que estou fazendo e continuarei fazendo muito mais, porque o meu objetivo é proporcionar à nossa gente o que há de melhor”, disse Jerônimo.

Já sobre a eleição do presidente do Brasil, Jerônimo Rodrigues destacou a parceria para reconstruir a nação. “Em outubro de 2022, a Bahia e o Brasil também disseram sim para a volta do presidente Lula, e essa parceria já está trazendo muitos frutos para o nosso estado. O nosso futuro vai ser ainda mais brilhante. Muito obrigado, Bahia. Vamos em frente!”, declarou o governador nas redes sociais.

Fonte: Do site Bahia.ba



Compartilhar no Whatsapp