O Concurso Público Nacional Unificado vai preencher 6.590 vagas em 20 órgãos e entidades públicas que fizeram a adesão ao processo seletivo. A publicação do edital do Concurso Nacional Unificado está prevista para até o dia 20 de dezembro, e a prova deve ocorrer entre o final de fevereiro e meados de março.
Inicialmente, o governo tinha anunciado a disponibilidade de 7.826 vagas, mas nem todos os órgãos públicos aderiram ao concurso unificado. Segundo a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, há possibilidade de outros órgãos participarem até a assinatura do termo de adesão. “Alguns órgãos ainda não entenderam totalmente o modelo e preferiram manter a realização de concurso de forma individual”, disse.
O Concurso Nacional Unificado será organizado a partir da realização de um mesmo certame em aproximadamente 180 cidades, de forma concomitante. A pedido da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), foi incluída a cidade de São Miguel da Cachoeira, no Amazonas, onde há uma grande população indígena.
A ideia do governo é que o concurso unificado se torne a principal a principal forma de fazer seleção de servidores públicos federais, e que ele seja repetido anualmente ou a cada dois anos.
A primeira etapa do concurso unificado será realizada em um único dia, dividida em dois momentos: primeiro haverá uma prova objetiva, com conteúdo comum a todos os candidatos. Depois, no mesmo dia, serão aplicadas provas dissertativas e com conteúdos específicos e de acordo com cada bloco temático.
No momento da inscrição no concurso, os candidatos deverão optar por um dos blocos das áreas de atuação governamental disponíveis. Depois dessa escolha, eles deverão indicar o cargo por ordem de preferência entre as vagas disponíveis no bloco de sua escolha.
De acordo com a ministra, os temas cobrados nas provas serão divulgados no edital, mas não haverá muita diferença em relação aos cobrados nos concursos atuais. “Todo mundo que já se prepara para concursos públicos estará preparado, podem ficar tranquilos. Não haverá mudança radical no conteúdo”, afirmou Esther Dweck.
Confira as instituições que aderiram ao Concurso e o número de vagas de cada uma delas:
. Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) - 502
. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) - 742
. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - 520
. Ministério da Gestão e Inovação e transversais - 1480
. Ministério da Saúde - 220
. Ministério do Trabalho e Emprego - 900
. Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) - 30
. Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços - 50
. Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) - 40
. Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) - 40
. Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) - 35
. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - 895
. Ministério da Justiça e Segurança Pública - 100
. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - 296
. Ministério da Cultura - 50
. Advocacia-Geral da União (AGU) - 400
. Ministério da Educação - 70
. Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania - 40
. Ministério dos Povos Indígenas - 30
. Ministério do Planejamento e Orçamento - 60
Fonte: Agência Brasil
Na última quarta-feira (27), o deputado estadual Cafu Barreto recebeu em seu gabinete em Salvador o vice-prefeito de Riachão das Neves, Moab Santana (Republicanos).
Durante o encontro, o parlamentar aproveitou para declarar o seu apoio a Moab, que é pré-candidato a prefeito da cidade, localizada na região de Barreiras, nas próximas eleições que ocorrerão ano que vem.
Para Cafu Barreto, o atual vice é a melhor escolha para prosseguir com o projeto de desenvolvimento da cidade, além de ter a confiança da população, que conhece o seu trabalho político e aprova suas iniciativas.
“Moab é competente, sabe como fazer e levará para frente o projeto em prol do povo. Faz parte do time do trabalho em Riachão e espero que seja o próximo prefeito eleito em 2024. Deixo bem claro que Moab pode contar comigo, pois confio e sei que será um excelente gestor”, ressalta.
Estiveram presentes na reunião os vereadores Sandro da Elza e Cláudia da Saúde, que também apoiam o nome de Moab Santana para a sucessão municipal.
Fonte: Ascom: Cafu Barreto
LENÇÓIS-BAHIA, 02 de Outubro de 2023 – Uma operação da Polícia Militar Ambiental resultou na prisão de dois homens que transportavam 46 aves silvestres, entre elas espécies ameaçadas de extinção, na madrugada desta segunda-feira. Os criminosos foram flagrados com os animais em caixas de papelão no porta-malas de um carro, na BR 242, próximo ao Povoado de Iuna.
Segundo a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental, CIPPA/Lençóis, os suspeitos tentaram se passar por motoristas com problemas mecânicos, mas foram abordados pela guarnição que fazia rondas na região. Entre as aves apreendidas, havia filhotes de papagaio e arara canindé, que são muito procurados no mercado ilegal de animais.
Os homens foram conduzidos à Delegacia de Seabra, onde foram autuados por crime ambiental, previsto no Art. 29, § 4°, Inc. IV da Lei 9605/98 - Crimes contra o meio ambiente. Eles podem pegar até três anos de prisão e pagar multa. Os animais foram resgatados e serão encaminhados para um centro de reabilitação.
A Polícia Militar Ambiental reforça o seu compromisso com a preservação da fauna e da flora da Bahia, e pede à população que denuncie qualquer tipo de agressão ao meio ambiente.
Fonte: Ascom - CIPPA/Lençóis
A Feira Internacional de Turismo ( FIT) foi aberta, sábado (30), no espaço La Rural Buenos Aires, na capital da Argentina, e segue até terça-feira (3). O país portenho é o maior polo emissor de visitantes estrangeiros para a Bahia, representada no evento pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), que promove os atrativos das 13 zonas turísticas baianas. Autoridades do setor, operadores e agentes de viagens e o público, que vai à feira em busca de novas experiências de lazer, são recebidos no estande da Setur-BA por uma baiana típica, atração que gera fila para as pessoas receberem a tradicional fitinha do Senhor do Bonfim.
“A baiana traz a atmosfera da cultura afro, um dos fortes atrativos do turismo étnico em nosso estado, que tem investido no incremento das atividades desse segmento, ligado à história e religiosidade do povo baiano”, pontuou o diretor de Promoção da Setur-BA, Pedro Gramacho.
O presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, visitou o estande da Bahia e falou sobre a negociação entre os governos federal e estadual e a Aerolíneas Argentinas, para a ampliação do número de voos de Buenos Aires para Salvador e Porto Seguro, na alta temporada. “A empresa aérea argentina deve anunciar, em breve, a ampliação de seis para oito voos semanais, ligando Buenos Aires à Bahia, no verão. Este ano, o Brasil conseguiu aumentar em 40% o número de voos internacionais, e vamos crescer mais”.
O estande da Setur-BA na FIT abriga também parceiros do trade, que fazem rodadas de negócios, como a gerente regional de vendas do Tivoli Ecoresort Praia do Forte, Fernanda Moliterno. Ela ainda comemora a premiação do hotel, localizado na Costa dos Coqueiros, eleito o melhor resort de praia da América Latina, na edição 2023 do World Travel Awards Caribbean & The Americas, iniciativa global que reconhece a excelência em serviços turísticos. “O destino Bahia está sendo muito valorizado pelos brasileiros e também pelo público internacional, com os novos voos para o estado. O Tivoli continua investindo para manter a alta qualidade no atendimento ao hóspede, que é feito em sua maior parte por trabalhadores do litoral norte baiano”.
Para Roxana Rivilli, CEO da operadora de turismo Mediterránea, sediada na cidade argentina de Córdoba, “a Bahia é um dos estados mais importantes no turismo do Brasil e o destino mais procurado pelos nossos passageiros, que vão em busca da diversidade oferecida, desde a cultura do Pelourinho às belezas naturais de Morro de São Paulo e outras praias, que estão entre as preferências dos nossos clientes”.
Fonte: Ascom - Setur/BA
Um homem foi preso por suspeita de importunação sexual no município de Morro do Chapéu. A operação foi realizada pelos policiais militares da Companhia Independente da Policiamento Especializado (Cipe) na última sexta-feira (29).
Os agentes foram acionados por um investigador da Polícia Civil com o objetivo de localizar um homem que estaria cometendo crime de importunação sexual no município chapadeiro. Segundo informações, o suspeito teria praticado atos obscenos em público, constrangendo várias pessoas que passavam no local.
Após uma breve procura realizada pela guarnição na Rua das Orquídeas, bairro de Pedra Grande, o indivíduo foi localizado e detido pelos policiais. Posteriormente, o suspeito foi conduzido para a Delegacia de Morro do Chapéu, onde foram realizados os procedimentos legais.
Fonte: Jornal da Chapada
Construindo Sonhos, Criando Realidades!
Na Proteges, nossa paixão é transformar ideias em estruturas sólidas e seguras. Somos especialistas em construção civil e estamos comprometidos em tornar seus projetos uma realidade.
Qualidade Superior;
Prazos Cumpridos;
Equipe Experiente.
Fonte: Informe Publicitário
A Bahia está entre os estados que deve perder cadeiras nas Câmaras Municipais nas eleições do ano que vem, devido ao resultado do Censo 2022 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre as cidades mais impactadas estão Simões Filho e Candeias, que deixarão de ter 19 e 17 parlamentares, respectivamente, para eleger apenas 17 e 15. Ao todo, 229 municípios baianos tiveram redução no número de habitantes, conforme aponta o Censo 2022.
De acordo com a Constituição Federal, municípios com até 15 mil habitantes não podem ter mais do que nove vereadores. Segundo um levantamento realizado pelo jornal Correio, ao todo, o estado deve ter uma redução obrigatória de 25 vereadores nas Casas Legislativas. Atualmente, a Bahia conta com 4.630 vereadores.
Fonte: Do site Bahia.ba
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Reuniões destacaram a gestão financeira e orçamentária do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Nos dia...
Foto: Uneb/Irecê N...
Foto: Patrícia Araújo / Acervo Embasa A Embasa apresentou na noite da qu...