Terça-feira, 14 de Julho de 2020
Notícias

A Comissão Intergestora Regional (CIR), do Núcleo Regional de Saúde Centro Norte/Irecê reuniu-se, por videoconferência, com secretários municipais de saúde de cidades da região na manhã desta terça-feira (14).

Na ocasião, a Coordenadora Regional de Vigilância Epidemiológica, Lidiany Menezes mostrou aos gestores o panorama regional com relação a Covid-19. Até o último boletim divulgado às 18h deste segunda-feira (13), a região contabilizava 889 casos confirmados da doença, sendo 339 ativos e 541 recuperados.

Ainda em andamento, a Coordenadora do Fórum Perinatal, Lânia Corrêa fez uma apresentação sobre os testes para Covid-19, os que são realizados no Lacen - Laboratório Central de Saúde Pública, da Secretaria Estadual de Saúde, localizado na capital baiana e os teste rápidos.

Segundo Marlúcia Rocha, apoiadora Regional de Saúde do Núcleo Regional de Saúde Centro Norte/Irecê, as reuniões da Comissão Intergestora Regional (CIR), coordenadas pela Secretária de Saúde Presidente Dutra, Grazia Mendes e pela Coordenadora do Núcleo Regional de Saúde Centro Norte, Lúcia Albuquerque, acontecem mensalmente, de forma Ordinária. O encontro online conta com a presença dos 19 secretários municipais de saúde da Região de Irecê, com a referência técnica do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS/BA), Katia Barreto, e, dependendo da temática da reunião, com a presença de técnicos dos municípios.

Para finalizar a reunião da Web,  a Coordenadora Regional de Saúde do Trabalhador Josane Lino,  vai abordar sobre a Vigilância a Saúde do Trabalhador na região.

Em nota enviada à imprensa, o Núcleo Regional de Saúde ressalta, que apesar de a epidemia ter se propagado inicialmente em grandes metrópoles (fortemente conectadas por linhas aéreas nacionais e internacionais), nas últimas semanas as cidades médias (20 mil e 50 mil) passaram a contar com casos de Covid-19 e a tendência é o crescimento  em cidades pequenas. A grande preocupação dessa tendência reside no fato de que nessas regiões para onde a doença se difunde,  apresenta recursos de saúde em  menor disponibilidade e capacidade de resolução.

“Devido às limitações do conhecimento da doença e falta de uma vacina e medicamentos que permitam proteger ou curar as pessoas expostas ou doentes, vivemos um contexto onde as medidas mais eficientes até o momento são:  a higienização das mãos, a etiqueta respiratória, o uso das máscaras faciais, o distanciamento social seletivo ou ampliado e até mesmo o bloqueio total. Essas medidas não farmacológicas visam reduzir a transmissibilidade do vírus na comunidade e portanto retardar a progressão da epidemia. Ações como essa, além de reduzirem o número de casos, tem o potencial de reduzir o impacto para os serviços de saúde, por reduzir o pico epidêmico”, diz a nota.  

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 13 de Julho de 2020
Notícias

Imagem ilustrativa

Um motociclista de 22 anos tem o veículo apreendido por dirigir sem ser habilitado na tarde deste sábado (11), no município de Canarana, região de Irecê.

Segundo a Polícia Militar, o veículo foi abordado na Avenida Planalto, no Distrito de Salobro, interior do município.

Nas revistas pessoal e veicular, os policiais constaram que o motociclista não tinha Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e os documentos de identificação do veículo.

A moto foi apreendida e encaminhada ao pátio da 15ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), em Irecê, para as medidas cabíveis.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 12 de Julho de 2020
Notícias

Em uma ação conjunta com a Prefeitura de Morro do Chapéu para reforçar a capacidade de atendimento de saúde e auxiliar a cidade na resposta à pandemia do coronavírus, as empresas EDF Renewables, Enel Green Power e Rio Energy, que atuam no desenvolvimento de parques de geração eólica na região e proximidades, realizaram a reforma de uma Unidade de Pronto Atendimento do município. Os investimentos somam mais de R$ 550 mil e contemplam, além das obras para recuperar a estrutura do espaço que abriga a UPA, a doação de leitos e outros móveis, insumos hospitalares, TVs e aparelhos de ar-condicionado para equipar a unidade e viabilizar sua reabertura para a população.

Com a reativação da UPA  será possível garantir até 11 mil atendimentos clínicos e 13.750 diagnósticos mensais por meio de exames. O espaço também será referência no tratamento do novo coronavírus para a população local e de outros municípios próximos tais quais Bonito, Cafarnaum, Iraquara, Mulungu do Morro e Souto Soares, evitando deslocamentos para cidades mais distantes, em casos de necessidade de atendimento emergencial. Segundo Leonardo Rebouças Dourado Lima, prefeito de Morro do Chapéu, a iniciativa é importante para fortalecer o relacionamento entre as empresas, as comunidades e o governo local, reforçando o compromisso das companhias com a região nas quais elas mantêm projetos.

Cada empresa ficou responsável por uma parte das doações. A EDF Renewables doou insumos hospitalares, num total de mais de 11 mil itens. O pacote incluiu de abaixadores de língua a máscaras faciais protetoras e termômetros digitais infravermelhos de testa. Todos os insumos, exceto os termômetros, foram adquiridos de uma empresa próxima do município, a fim de estimular a economia local. Segundo o CEO da EDF Renewables no Brasil, Paulo Abranches, a união de forças proporcionou uma resposta rápida que beneficiará a saúde da população durante e após a pandemia.

A Enel Green Power realizou as obras civil, hidráulica e elétrica para recuperar a estrutura da UPA, que será um importante legado para a região após a pandemia do Coronavírus. Para  Roberta Bonomi, responsável pela EGP no Brasil, a geração de valor compartilhado é um valor importante para a empresa. A abordagem significa que, para a Enel, o desenvolvimento dos negócios da empresa precisa dialogar com as necessidades das regiões onde ela atua.

Já a Rio Energy foi responsável pela aquisição do mobiliário, entre leitos, móveis para armazenamento de materiais, TVs e aparelhos de ar-condicionado. De acordo com  Marcos Meireles, CEO da Rio Energy, é uma satisfação participar da aliança na inauguração da unidade de atendimento. Segundo ele, a união é muito importante para cada vez mais se salvar vidas.

Fonte: Agência Canal Energia



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 11 de Julho de 2020
Notícias

O governador Rui Costa estabeleceu, em conjunto com as administrações municipais, medidas mais duras para barrar o crescimento da disseminação da Covid-19 em Irecê e outras cidades baianas.

Neste sábado (11), em decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), o governador determinou toque de recolher e limitação do funcionamento do comércio em Irecê. As medidas começam a valer a partir da próxima segunda-feira (13) e se estenderão até domingo (19).

Veja:

 

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 11 de Julho de 2020
Notícias

Na manhã desta sexta-feira (10),  a Polícia Civil de Irecê recebeu mandado de prisão preventiva em desfavor de Eduardo Pereira, passando a Polícia Civil a investigar seu paradeiro.

Após investigações preliminares foi descoberto que o procurado estaria residindo no município de Morro do Chapéu. Diante disto foi feito contato com a Polícia Civil de Morro do Chapéu que deu continuidade a diligência, culminando com a prisão do então foragido da Justiça. Cientificado do mandado de prisão em aberto, foi dada voz de prisão ao homem, que foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Morro do Chapéu onde está custodiado a disposição da justiça.

Com mais este cumprimento, são oito mandados de prisão preventiva cumpridos dentro do período de um mês pela Polícia Civil.

Fonte: Polícia Civil



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 11 de Julho de 2020
Notícias

Centro da cidade de São Gabriel - Foto: CN

Dos 417 municípios baianos, nada menos que 359 não cumprem as exigências legais para dar transparência aos gastos que estão sendo realizados para o combate da pandemia da Covid-19. Isto significa que os gestores de 86% dos municípios baianos não estão permitindo aos cidadãos o controle e a fiscalização sobre os recursos públicos que estão sendo empregados nas ações de controle da disseminação da doença. Apenas 16 prefeituras, ou seja, 4% do total, têm cumprido plenamente o dever de informar sobre os gastos realizados contra a pandemia, de acordo com levantamento realizado pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, após análise das informações apresentadas nos sites oficiais das prefeituras.

O resultado do levantamento foi apresentado nesta quinta-feira (09/07) pelo presidente do TCM, conselheiro Plínio Carneiro Filho, que manifestou preocupação e alertou os prefeitos e demais gestores municipais para que promovam o mais rápido possível as adequações necessárias, visando “o cumprimento dos requisitos mínimos exigidos pela Lei de Acesso à Informação e pela Lei 13.979/2020, que dispõe sobre as medidas de enfrentamento da emergência na saúde pública”.

Observou o presidente do TCM que, no levantamento realizado pelos técnicos da Corte de Contas, ficou evidente o descumprimento de dispositivos legais e de “princípios da boa prática de governança de recursos públicos, imprescindíveis para a transparência nas contratações emergenciais”. Destacou que estes gestores poderão, eventualmente, serem penalizados com sanções em razão do descaso com o dever de informar e de permitir a devida fiscalização por parte dos cidadãos.

No estudo, com base em análise das informações expostas nos sites das prefeituras, 359 municípios (86% do total) não atenderam as exigências legais; 42 prefeituras (10%) atenderam apenas parcialmente as exigências da legislação; e 16 prefeituras (4%) atenderam plenamente o imposto pelas leis que disciplinam a matéria. Nenhuma das prefeituras dos municípios da Região Metropolitana de Salvador cumpriu, no período analisado, a obrigação de expor todas as informações sobre gastos na compra de insumos e serviços para o combate à pandemia.

Os municípios que cumpriram as normas de transparências pública foram: Bom Jesus da Lapa, Bonito, Caetité, Candiba, Coaraci, Cocos, Curaçá, Iuiú, Lajedinho, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Porto Seguro, São Gabriel, Serra Dourada, Una e Wenceslau Guimarães. Deles, seis estão situados na região Centro Sul baiano; dois no Centro Norte; dois no Extremo Oeste; quatro no Sul baiano; e dois no Vale do São Francisco.

Segundo os técnicos do TCM que fizeram o levantamento – todos ligados à Diretoria de Assistência aos Municípios da Superintendência de Controle Externo – dentre os aspectos que ensejaram o descumprimento dos dispositivos legais destacam-se sites desatualizados e ausência de acessibilidade, entre outros. No relatório eles destacaram que a Lei 13.979/2020 estabelece que “todas as contratações ou aquisições realizadas com fulcro em seus dispositivos serão imediatamente disponibilizadas em sítio oficial específico na rede mundial de computadores (internet), contendo, no que couber, além das informações previstas no § 3º do art. 8º da Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, o nome do contratado, o número de sua inscrição na Receita Federal do Brasil, o prazo contratual, o valor e o respectivo processo de contratação ou aquisição”. Verificou-se, também, a ausência de cumprimento dos requisitos do §3º do art. 8º da Lei 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação), em especial a autenticidade, integridade e atualidade das informações.

Fonte: TCM-BA



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 10 de Julho de 2020
Notícias

O servidor ficou 12 dias afastado das atvidades - Foto: Reprodução

Após vencer a Covid-19, o enfermeiro Celso Levi Fraga Dourado, 29 anos, foi recebido pelos colegas de trabalho do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, com mensagem de “bem-vindo”. O momento registrado numa quarta-feira, 10 de junho foi marcado com alegria e muitos aplausos. Depois de doze dias de recuperação e afastado de suas atividades, o servidor se sentiu emocionado pela recepção afetuosa no trabalho.

 “Lembro que quando recebi a notícia com o resultado positivo, fiquei surpreso, mas, graças a Deus me isolei e me recuperei bem. Me considero um privilegiado por ter passado por essa doença sem apresentar sintomas. Fiquei muito feliz e emocionado quando retornei ao hospital totalmente recuperado e me deparei com uma recepção tão bonita dos meus colegas.”, conta Celso Levi.

Levi atua na Clínica Cirúrgica da unidade que é administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce. Para ele, a homenagem serviu para dar um ânimo a mais durante seu trabalho no Hospital Regional.  

Vídeo:

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 10 de Julho de 2020
Notícias

A comunicação é de suma importância para o êxito das ocorrências policiais, sejam elas atendidas pelas polícias Militar, Civil, Técnica ou Corpo de Bombeiro Militar, ela pode ser fator determinante na preservação de vidas.

Com essa premissa, a Secretaria da Segurança pública, através da sua Superintendência de Telecomunicações, implantou em setembro 2017 o Centro Integrado de Comunicação (CICOM) em Irecê, integrando neste órgão as chamadas de emergências 190 (PM), 193 (BM), 197 (PC),  de vinte e quatro municípios da microrregião de Irecê.

NA LINHA DE FRENTE

“Assumir a coordenação e, por conseguinte, estar na linha de frente de tão nobre e importante missão, requer muita dedicação, preparação profissional e força de vontade, e essas não me faltam; a cada novo desafio eu me desdobro e me dedico mais ao trabalho”, relata o capitão Tavares.

Ele explica que a assunção se deu bem no início da pandemia da COVID-19. “Tivemos uma enxurrada de decretos Federais, estaduais e Municipais, logo a primeira barreira a ser vencida seria manter os nossos colaboradores com a saúde física e psicológica preservadas, a estima elevada e firmes no propósito de bem atender as chamadas de pessoas que, por muitas vezes, estão desesperadas, pedindo socorro”.

Seguindo os protocolos recomendados pelas Secretarias Estadual e Municipal de Saúde (uso de máscaras, higienização das mãos com álcool em gel, mantendo o distanciamento seguro), o capital Tavares diz  que foram realizadas reuniões de alinhamentos e debates  sobre as melhores condições de trabalho para todos.

“Adotamos os procedimentos recomendados pela Superintendência de Telecomunicações e seguimos com os trabalhos e com a dedicação que é peculiar aos Servidores da Secretaria da Segurança Pública. Estamos empenhados, trabalhando com afinco para bem atender a população da microrregião de Irecê”, encerra Tavares.

Fonte: CICOM/Irecê



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 09 de Julho de 2020
Notícias

Imagine aí um campeonato ou um baba de final de semana, nesse campo todo verdinho e prontinho pra virar palco das competições municipais? 

Pois é, agora São Gabriel já conta com esse espaço tão aguardado pelos desportistas da cidade! 

O Gramado do Estádio Municipal está novinho, sendo bem cuidado e só aguardando essa pandemia passar para a bola rolar! 

São Gabriel: Uma nova cidade!  Mais qualidade de vida pra você

 

Fonte: Ascom - PMSG



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 08 de Julho de 2020
Notícias

A escola Coperil lançou nesta quarta-feira, 08, em suas redes sociais, o programa audiovisual “Coperil On”, iniciativa pioneira em Educação Midiática na região de Irecê e exclusiva para veiculação na internet. O projeto, que terá periodicidade semanal, visa fomentar competências e habilidades em seus estudantes para o consumo e produção de informações de maneira responsável, além de explorar novas abordagens pedagógicas proporcionadas pelas tecnologias de informação e comunicação.

 “Mesmo em um período tão complexo, como o que estamos atravessando em razão da pandemia de coronavírus, é preciso avançar na educação se reinventando a cada dia”, declarou a presidente do Conselho de Administração da Coperil, Alaerte Aronia. Salientou a diretora pedagógica, Jorgina Chaves, que “os pilares da Educação Midiática estão presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e são parte integral do desenvolvimento do aluno na era digital”.

Os estudantes serão os protagonistas na elaboração e apresentação das pautas, sob orientação da jornalista e educadora, Aline Durães.  “Vivemos na Idade Mídia. Nunca foi tão necessário - nesse ambiente de excesso de informações, de tecnologia, aumento da intolerância e da fusão entre produtores e consumidores de conteúdo - educar para o uso responsável e cidadão das mídias”, comentou Durães.

Destacou o produtor audiovisual, Sandoval Dourado, que “a Coperil é uma das poucas escolas, até mesmo em âmbito nacional, a fazer algo tão ousado em termos de mídia-educação e de linguagem audiovisual”. Excepcionalmente, devido ao contexto de emergência sanitária, os professores estão sendo os apresentadores em um formato que segue todas as recomendações preconizadas pelos órgãos competentes de saúde, tão logo passe a pandemia, os alunos serão os repórteres do programa.

Fonte: Ascom/Coperil



Compartilhar no Whatsapp