O prefeito Roberto Carlos Alves de Souza (Robertão) participou das atividades do 1° Fórum Interfederativo dos Consórcios Territoriais de Saúde Pública, onde ocorreu avaliação dos serviços das Policlínicas e exposição de boas práticas.
Bastante cortejado pelos participantes e pelo Governador Jerônimo Rodrigues, o prefeito de Presidente Dutra foi bastante elogiado pelo reconhecimento dos colegas à sua gestão frente ao Consórcio do Território de Irecê.
A deputada Fabíola Mansur (PSB) em seu discurso, elogiou o prefeito Robertão e sua equipe. "Eu quero aqui cumprimentar todas as mulheres em nome de Dulce, Diretora Executiva do Consórcio, e o Presidente do consórcio da região de Irecê, prefeito Robertão, pelo belíssimo trabalho à frente da policlínica daquela região", disse a deputada.
Na oportunidade, o prefeito de Presidente Dutra agradeceu aos colegas e à deputada e articulou com o governador a agenda de inauguração das obras que estão sendo executadas em Presidente Dutra, a exemplo das pavimentações dos acessos à Gameleira, Canoãozinho e Sapecado.
Fonte: Ascom - Prefeitura de Presidente Dutra
Por volta das três horas da tarde da quinta-feira (28), as equipes da Embasa finalizaram os serviços no sistema adutor do São Francisco, que abastece Irecê e microrregião. Desde então, o sistema está funcionando normalmente. O abastecimento de água em oito cidades do centro norte baiano está sendo regularizado gradativamente.
Os serviços realizados envolveram uma correção de vazamento, além de manutenção preventiva em equipamentos eletromecânicos de uma das estações de bombeamento.
A estimativa da Embasa é que o fornecimento de água esteja normalizado até o fim de semana, em todas as localidades.
Cidades com abastecimento sendo regularizado: América Dourada, João Dourado, Irecê, Central, São Gabriel, Jussara, Presidente Dutra, Uibaí e respectivos povoados.
Fonte: Ascom - Embasa/Irecê
Com apoio da Galvani, o projeto acontece ao longo de 2023, focado no desenvolvimento sociocultural de mais de 250 crianças do sistema público de ensino
Em uma noite celebrada pelo talento desenvolvido ao longo de seis meses com a música, arte e teatro, mais de 30 crianças e adolescentes participaram, na última sexta-feira (22), da segunda apresentação especial realizada no auditório do Colégio Estadual Professor Jorge Rodrigues dos Santos, em Irecê (BA). A ação faz parte do projeto Arte nas Escolas, que tem como objetivo fomentar a cultura e a educação por meio de atividades voltadas para o aprendizado de teatro, desenho, teoria musical, piano, violão, violino e canto, em formato de aulas semanais.
A iniciativa, que deve atingir diretamente cerca de 250 estudantes até o final do ano, chegou à cidade em abril, por meio do patrocínio da Galvani, empresa 100% brasileira e uma das maiores produtoras de fertilizantes do país, que está em uma nova fase operacional da sua unidade localizada em Irecê. Assim como na primeira apresentação, realizada em junho, os jovens tiveram a oportunidade de apresentar às suas famílias e à comunidade presentes no evento, o aprendizado adquirido até o momento.
O projeto, que está em sua primeira edição de toda região Nordeste, conta com uma grade de formações totalmente gratuita para os participantes, e visa promover a cultura regional, ampliar o senso crítico e o acesso às obras culturais brasileiras referenciadas, além de criar mais oportunidades de formação e entretenimento para estudantes de 10 a 17 anos da instituição de ensino que está recebendo as atividades.
Outro benefício da ação é a contratação de profissionais da região, responsáveis por ministrar as aulas utilizando o método Suzuki, reconhecidamente eficaz para um aprendizado musical mais dinâmico e atrativo para crianças e jovens.
“Tem sido emocionante acompanhar esses jovens talentos que tiveram um rápido desenvolvimento em todas as disciplinas apresentadas. Por meio desse projeto, esperamos que todas essas crianças e adolescentes ampliem seus repertórios profissionais e vislumbrem uma carreira na arte”, diz Tayná Borges, diretora artística geral do projeto e professora de teatro de Florianópolis.
Impactos positivos amplificados
O projeto Arte nas Escolas também traz ganhos aos familiares dos alunos e à comunidade. A cada ciclo de aprendizado, serão realizadas apresentações públicas como forma de fortalecer o cenário cultural da cidade. Outro aspecto relevante é a utilização de materiais recicláveis para as aulas de desenho e a criação dos figurinos das apresentações, processos que estimulam a criatividade e a consciência ambiental dos participantes.
“Ficamos honrados em ter a oportunidade de apoiar mais um projeto socioeducacional tão importante para a cidade. É emocionante ver o contato de jovens estudantes com a arte e poder despertar o interesse e a consciência cultural dessas crianças e adolescentes em disciplinas que também contribuem para o desenvolvimento pessoal de cada um”, afirma Cleber Andrioli, gerente de Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Comunicação da Galvani.
Além do Arte nas Escolas, a região receberá mais projetos sociais patrocinados via leis de incentivo federais, realizados para a ampliação dos acessos à cultura, bem-estar e saúde emocional, empreendedorismo, segurança hídrica e alimentar, e empoderamento.
Arte nas Escolas
Criado em 2016 pelo proponente Julian Tainã Guimarães, o projeto Arte nas Escolas conta com o patrocínio da Galvani, com o apoio da LS Nogueira e é viabilizado pelo Governo Federal e Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Está presente em três municípios de São Paulo e em dois de Santa Catarina. Nessas localidades, estudantes participantes tiveram êxito nas atividades e foram aprovados em cursos de licenciatura em Música e bacharelado em Piano, Teatro e Artes Plásticas, além de terem sido premiados em concursos renomados.
Sobre a Galvani
Empresa 100% brasileira de produção verticalizada de fertilizantes. Atua no setor de fertilizantes desde a década de 1960 e é líder em produção e distribuição no Matopiba, região agrícola que compreende os estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Possui um complexo industrial em Luís Eduardo Magalhães e uma unidade de mineração e beneficiamento em Angico dos Dias, além de estar preparando uma nova fase de operação da unidade de mineração em Irecê - todos na Bahia. A companhia mantém também escritórios corporativos em Campinas (SP) e na capital paulista.
Fonte: Ascom - Galvani
Construindo Sonhos, Criando Realidades!
Na Proteges, nossa paixão é transformar ideias em estruturas sólidas e seguras. Somos especialistas em construção civil e estamos comprometidos em tornar seus projetos uma realidade.
Qualidade Superior;
Prazos Cumpridos;
Equipe Experiente.
Quer você esteja planejando uma reforma, uma construção do zero ou uma renovação, confie na Proteges para cuidar de cada detalhe. Deixe-nos construir o futuro junto com você!
Contate-nos hoje mesmo para uma consulta gratuita. Estamos ansiosos para fazer parte do seu próximo projeto.
Proteges Prestadora de Serviços, agora com atuação em Irecê e região!
(77) 99907.1761
(77) 99911.2937
(77) 99702.5830
Fonte: Informe Publicitário
Eleitores de todos os municípios brasileiros podem ir às urnas, neste domingo, dia 1º de outubro, para escolher seus representantes nos 6,1 mil conselhos tutelares. Ao todo, segundo o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), serão escolhidos 30,5 mil conselheiros entre os candidatos para os postos.
Eleitores que estão em situação regular na Justiça Eleitoral podem votar normalmente. Para exercer esse direito, basta se apresentar com CPF, documento original com foto (físico ou eletrônico) e comprovante de residência. Jovens entre 16 e 17 anos também podem votar. Para isso, os mesmos documentos precisam ser apresentados, com o comprovante de residência associado ao nome dos pais ou responsáveis legais.
Os locais de votação para conselheiro tutelar não são todos iguais aos das eleições gerais. Como se trata de um processo menor, as zonas eleitorais foram agrupadas. As consultas sobre o local de votação e os candidatos podem ser feitas junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de sua cidade. Os eleitores também podem procurar diretamente a prefeitura de seu município para obter essas informações.
Os conselhos tutelares, que existem há mais de três décadas, foram criados com base na Lei Federal nº 8.069/1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com a função de garantir o cumprimento dos direitos dos cidadãos com menos de 18 anos.
Cada Conselho Tutelar é formado por cinco membros escolhidos pela população local, que atuam de forma colegiada, de acordo com as atribuições estabelecidas, principalmente, no Artigo 136 do ECA.
Diferentemente das eleições municipais, estaduais e federais, a participação do eleitor é facultativa, o que faz com que, historicamente, esses pleitos tenham um baixo comparecimento de eleitores.
Esta semana, a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, expediu ofício recomendando que todos municípios disponibilizem transporte público gratuito para a eleição dos novos conselheiros tutelares. A recomendação solicita também que o serviço seja mantido em níveis normais, assim como dos dias de semana, na quantidade e frequência necessárias ao deslocamento dos eleitores, na data do pleito.
Uma novidade destas eleições de conselheiros tutelares é que, pela primeira vez, serão usadas urnas eletrônicas em todo o território nacional. Os equipamentos serão emprestados pelos 27 tribunais regionais eleitorais (TREs).
Segundo a legislação, os conselhos tutelares são considerados órgãos permanentes e autônomos, não jurisdicionais, e encarregados pela sociedade de zelar pela garantia e defesa dos direitos das crianças e adolescentes por parte da família, da sociedade em geral e, principalmente, do poder público, notadamente em âmbito municipal, fiscalizando a atuação dos órgãos públicos e entidades governamentais e não governamentais de atendimento a crianças, adolescentes e famílias.
Fonte: Agência Brasil
Prefeito de Irecê denuncia ameaças em Boletim de Ocorrência registrado em delegacia
O prefeito de Irecê, Elmo Vaz (PSB), registrou um Boletim de Ocorrência na delegacia de Polícia Civil nesta quinta-feira (28), após ter sido seguido e ameaçado por um grupo de pessoas enquanto seguia em um veículo pelas ruas da cidade.
O incidente ocorreu quando o prefeito se deslocava até sua residência depois de ter concedido uma entrevista à rádio Líder FM. Em um vídeo publicado em suas redes sociais, Elmo Vaz relatou que duas motos e carros lhe seguiram durante o trajeto. Preocupado com a situação, o prefeito decidiu dar voltas em uma das praças da cidade, mas a perseguição persistiu.
De acordo com o prefeito, uma viatura da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido, que passava pelo o local, conseguiu localizar um dos suspeitos, que foi conduzido até a delegacia.
Em uma breve postagem no Instagram, o prefeito Elmo Vaz afirmou: “Com muita tristeza e indignação venho aqui conversar com vocês direto da Delegacia de Polícia de Irecê, onde, após ser perseguido pelas ruas da cidade por um pequeno grupo de pessoas, me senti ameaçado e precisei registrar um Boletim de Ocorrência”, escreveu.
A Polícia Civil segue investigando e tomará todas as medidas necessárias sobre o caso. “Lamentavelmente, o senhor Everton, que se diz líder do movimento que ocupou terras públicas e privadas na cidade, era uma das pessoas que estava me perseguindo. Espero que a Justiça apure o caso, pois não podemos admitir fatos como estes em nossa cidade”, postou o prefeito no Instagram.
Vídeo:
Fonte: Da Redação
A Embasa informa que o Sistema Adutor do São Francisco, que abastece a região de Irecê, está com o funcionamento suspenso desde as 8 horas da manhã desta quinta-feira (28), para a realização de serviços de manutenção preventiva.
Três frentes de trabalho atuam em dois trechos diferentes do sistema. Em um ponto próximo a Central, está sendo corrigido um vazamento na adutora de água tratada. Já na estação de bombeamento, no mesmo município, trabalhadores executam manutenção preventiva de equipamentos eletromecânicos. Quinze pessoas, entre engenheiros, técnicos e operários trabalham nos locais.
Os serviços seguirão durante todo o dia de hoje, e devem ser concluídos até o final da tarde. A partir da madrugada, o fornecimento de água começará a ser regularizado aos poucos.
A orientação da Embasa é que a população use com economia a água armazenada em casa, evitando usos que possam ser adiados.
Cidades afetadas: América Dourada, João Dourado, Irecê, Central, São Gabriel, Jussara, Presidente Dutra, Uibaí e respectivos povoados.
Fonte: Ascom - Embasa/Irecê
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Reuniões destacaram a gestão financeira e orçamentária do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Nos dia...
Foto: Uneb/Irecê N...
Foto: Patrícia Araújo / Acervo Embasa A Embasa apresentou na noite da qu...