Em audiência na Assembleia Legislativa, aliados de longa data discutem projetos de interesse social e falam sobre eleições 2024.
Com Ibititá no centro das atenções, o deputado estadual Cafu Barreto (PSD) recebeu, nesta segunda-feira (25), o amigo e vereador Celson Marques (PSD). Durante a agenda em Salvador, Celsinho, como carinhosamente chamado, compartilhou informações sobre o andamento de importantes obras de Infraestrutura na cidade que tiveram recursos destinados pelo gabinete de Cafu Barreto.
Além disso, levando em conta o bom relacionamento do deputado, Celsinho pediu apoio para viabilizar novos convênios com o Governo do Estado para execução de projetos de interesse social, tanto na sede quanto na zona rural, nas áreas da Saúde, Educação, Agricultura Familiar e Empreendedorismo. “Estou aqui para agradecer por tudo o que o deputado já fez por Ibititá. Mas, sabendo do amor que ele tem pela nossa cidade, também venho em busca de auxílio para garantir mais oportunidades para o nosso povo”, afirmou o vereador.
Aliados de longa data, os dois também trataram sobre eleições municipais, oportunidade em que Celson Marques falou sobre a possibilidade de disputar a Prefeitura em 2024. “No nosso grupo, graças a Deus, temos excelentes quadros! Neste momento, existem outros pré-candidatos de grande valor. É um desejo legítimo de quem tem serviços prestados à cidade. Na hora certa, em sintonia com a vontade popular, as nossas lideranças saberão escolher o melhor nome. De qualquer forma, estejam certos de que SEMPRE estarei à disposição pra ajudar e fazer o melhor por Ibititá”, concluiu o deputado.
Presidente municipal do PSD, Celsinho é figura querida em todo o município, especialmente no Distrito de Feira Nova, onde vive com a família. De temperamento cordial e grande capacidade de diálogo, ele se destaca pela humildade, paciência e empatia. Gestor responsável, vereador por quatro mandatos, já foi presidente do Poder Legislativo e tem livre trânsito no meio político de Ibititá e da região de Irecê.
Fonte: Ascom - Cafu Barreto
Foto: Eduardo Aiache/GOVBA
Cumprindo uma série de agendas em Brasília, nesta segunda-feira (25), o governador Jerônimo Rodrigues, ao lado de outros governadores que formam o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, participou do evento de assinatura de memorando de entendimento entre a entidade regional e o Banco Mundial. O documento prevê ações para o desenvolvimento de projetos voltados à energia limpa, água e saneamento, meio ambiente e conectividade.
O objetivo é indicar o desejo de colaboração entre as duas entidades por meio do desenvolvimento de mecanismos financeiros para viabilizar projetos relacionados à expansão de energia renovável e outras iniciativas. As ações incluem o desenvolvimento de tecnologias de hidrogênio de baixo teor de carbono e a expansão da geração de energia eólica offshore, visando um futuro mais limpo e sustentável. Além disso, a parceria prevê um engajamento entre as comunidades locais na tomada de decisões relacionadas ao desenvolvimento sustentável, garantindo que seus interesses e necessidades sejam ouvidos e atendidos.
“Tratamos de pautas como energia solar, energia eólica, extração de minérios no estado da Bahia, uma pauta que logo teremos resultados concretos na geração de emprego e renda. Em pauta também a preservação do meio ambiente, discutindo a nossa participação na COP, que acontecerá nos Emirados Árabes”, explicou o governador Jerônimo.
A colaboração também se estenderá à preservação do valioso bioma Caatinga, que desempenha um papel fundamental na biodiversidade e na estabilidade regional. Para impulsionar o crescimento econômico e a inovação, a parceria se concentrará na expansão da conectividade, desenvolvimento de plataformas digitais e promoção de habilidades digitais.
Johannes Zutt, diretor do Banco Mundial para o Brasil, expressou sua confiança na colaboração de longo prazo. “Esse memorando é apenas o primeiro passo de um relacionamento que impulsionará o futuro do Nordeste brasileiro”.
Fonte: As informações são de assessoria.
Construindo Sonhos, Criando Realidades!
Na Proteges, nossa paixão é transformar ideias em estruturas sólidas e seguras. Somos especialistas em construção civil e estamos comprometidos em tornar seus projetos uma realidade.
Qualidade Superior;
Prazos Cumpridos;
Equipe Experiente.
Quer você esteja planejando uma reforma, uma construção do zero ou uma renovação, confie na Proteges para cuidar de cada detalhe. Deixe-nos construir o futuro junto com você!
Contate-nos hoje mesmo para uma consulta gratuita. Estamos ansiosos para fazer parte do seu próximo projeto.
Proteges Prestadora de Serviços, agora com atuação em Irecê e região!
(77) 99907.1761
(77) 99911.2937
(77) 99702.5830
Fonte: Informe Publicitário
Publicação está no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (26); são 1.145 professores, 173 coordenadores e 14 coordenadores indígenas
O governador Jerônimo Rodrigues nomeou, nesta terça-feira (26), aprovados no concurso Saeb 03/2022 para professor e coordenador pedagógico da rede estadual de ensino. No total, são 1.145 professores, 173 coordenadores e 14 coordenadores indígenas. A relação dos nomeados pode ser consultada no Diário Oficial de hoje e no Portal RH Bahia (www.rhbahia.ba.gov.br).
"Estou muito feliz, estamos prestando conta de mais uma responsabilidade nossa com a educação", comentou o governador ao fazer o anúncio por meio de suas redes sociais. Jerônimo aproveitou também para parabenizar os profissionais nomeados e reforçar a importância da chegada de todos eles. "Venham logo para se juntar a esse movimento pela educação baiana", completou.
Também estão publicados os nomes daqueles que, apesar de convocados, ou não atenderam a requisitos para ingresso previstos em edital; ou não compareceram; ou tiveram pedidos de remanejamento para final de lista deferidos ou indeferidos. O certame obteve mais de 81 mil candidatos inscritos, no edital de abertura, publicado em agosto de 2022.
Após a nomeação, os candidatos tomam posse e entram em exercício. Eles vão atuar em Núcleos Territoriais de Educação (NTEs), distribuídos por centenas de municípios do interior do estado. O certame terá validade de um ano, podendo ser prorrogado apenas uma vez, por igual período. Vale destacar que, em cumprimento à decisão judicial nº 8035219-20.2023.8.05.0000, não será publicado ato em relação aos candidatos da disciplina Língua Inglesa.
Para a secretária estadual de Educação, Adélia Pinheiro, os novos professores e coordenadores ampliam possibilidades de avanços na rede, além de reforçar a educação em todo o estado. "Esses profissionais estarão presentes em escolas dos 27 territórios de identidade, compondo e ampliando a nossa capacidade de atendimento aos nossos estudantes e às nossas escolas. Mais uma vez, é uma ação forte de valorização do professor e da educação trabalhando para baianos e baianas com uma educação pública de qualidade".
Sobre o concurso
O concurso Saeb 03/2022 foi lançado em 1º de agosto de 2022, com a abertura das inscrições. As provas foram realizadas no dia 6 de novembro do mesmo ano. Os candidatos fizeram prova nos municípios Alagoinhas, Amargosa, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Caetité, Eunápolis, Feira de Santana, Ipirá, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itapetinga, Jacobina, Juazeiro, Jequié, Macaúbas, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Salvador, Santa Maria da Vitória, Seabra, Serrinha, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista.
Os candidatos habilitados passaram por três etapas de concurso, com provas objetivas, discursivas e de títulos. As provas objetivas tiveram 50 questões para o cargo de professor e 40 para o de coordenador pedagógico. Já na prova discursiva foram abordados conhecimentos gerais, específicos e interdisciplinares, dependendo do cargo. A prova de títulos, em caráter classificatório, foi aplicada aos habilitados na segunda etapa do concurso, conforme estava previsto em edital. O concurso reservou 5% das vagas destinadas a candidatos deficientes e 30% para aqueles que se declararam negros.
Fonte: As informações são de assessoria.
O ministro da Justiça, Flávio Dino, recebeu o governador Jerônimo Rodrigues (PT) em seu gabinete, em Brasília, na noite desta segunda-feira (25), para tratar da segurança pública na Bahia, pauta nacional já há praticamente um mês por causa da ‘guerra’ entre facções do crime organizado.
Jerônimo e Dino não comentaram (pelo menos em público) sobre a suposta intervenção federal que, segundo a oposição, já está instalada. Embora negue que haja intervenção, o ministro prometeu “intensificar essas operações conjuntas” entre a Polícia Federal e as forças de segurança do Estado.
“Vamos avançar nessa parceria para que a segurança pública possa ser, a cada dia, ainda mais aprimorada. É um trabalho pela Bahia e pelo Brasil. A Polícia Federal já está atuando em parceria com a Bahia há várias semanas, com operações integradas, e agora essa aliança está entrando numa nova fase. Nós vamos intensificar essas operações conjuntas.”
O governador Jerônimo Rodrigues disse que se reuniu com Flávio Dino “para alinhar novas estratégias de um trabalho em conjunto que já vem sendo realizado” entre o governo da Bahia e o governo federal.
“O objetivo é consolidar uma estratégia que a gente vem trabalhando desde o início do governo Lula. Viemos fazer ajustes para melhorar cada vez mais as nossas ações de segurança pública em nosso estado. Já é possível ver, a cada dia, a Polícia Militar e a Polícia Civil da Bahia trabalhando em parceria com a Polícia Federal, e estamos traçando, a partir daqui, novas ações.”
Segundo o ministro da Justiça, “nos próximos dias” uma equipe da pasta virá à Bahia para realizar visitas técnicas, para novos investimentos e ações. “Vamos ampliar a destinação de recursos, de equipamentos e de tecnologia para essas ações conjuntas, e eu tenho toda a confiança de que os resultados, que já estão aparecendo, serão cada vez melhores.”
Dino afirmou que, no mês de outubro, entregará a Delegacia da Polícia Federal de Feira de Santana, “para fortalecer o trabalho da PF e da Polícia Rodoviária Federal na região.”
Fonte: Do site Bahia.ba
Nessa segunda-feira (25), o deputado estadual Pedro Tavares (MDB) prestou uma homenagem ao prefeito da cidade de Presidente Dutra, Roberto Carlos Alves de Souza, Robertão (MDB), durante sessão realizada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
A homenagem ocorreu após uma polêmica que envolveu a oposição da cidade (vereadores Joãozinho da Pinha e Zoroélio Machado) e o deputado federal Otto Filho (PSD). Lembre aqui!
Em seu discurso, Pedro Tavares, que é amigo e parceiro do prefeito Robertão, falou:
— Também queria neste dia hoje prestar uma homenagem a este grande amigo, este grande prefeito, que o prefeito de Presidente Dutra, Robertão. Ele que é uma pessoa que eu conheço há mais de 20 anos e que tem serviços prestados ao município. Está no terceiro mandado, e é conhecido não só na região de Irecê, mas em toda Bahia como um dos melhores prefeitos do nosso estado — disse o parlamentar.
Veja abaixo o vídeo:
Fonte: Da Redação
O Papa Francisco acolheu o pedido de renúncia ao governo pastoral da diocese de Irecê (BA) apresentado por dom Tommaso Cascianelli, CP, em razão de ter completado 75 anos, conforme previsto no Direito Canônico. No mesmo ato, o Santo Padre nomeou o padre Antônio Ederaldo de Santana, do clero de Alagoinhas (BA), como bispo da diocese. O presbítero atualmente é pároco na paróquia Nossa Senhora do Livramento, em Rio Real (BA).
A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou agradecimento ao novo bispo emérito e saudação ao monsenhor nomeado como bispo de Irecê.
Novo bispo de Irecê
Padre Antonio Ederaldo de Santana nasceu em Olindina (BA) em 16 de abril de 1975, terceiro filho de José Bento Santana e Josefa Pinheiro de Santana. Cursou o ensino fundamental (primário e ginasial) em Olindina (BA) e curso de Técnico em Contabilidade na cidade de Catu (BA).
Ingressou no seminário propedêutico na arquidiocese de São Salvador (BA). De 1997 a 2002, cursou Teologia e Filosofia na Universidade Católica de Salvador, onde concluiu bacharelado em Teologia. Foi ordenado diácono em 16 de julho de 2002, por dom Jaime Mota de Farias, e presbítero, por dom Paulo Romeu Dantas Bastos, em Olindina (BA), no dia 22 de dezembro de 2002.
Atuou como vigário paroquial em Nova Soure (BA) de 2003 a 2005, mesmo período em que também foi coordenador diocesano da Pastoral da Juventude e concluiu o curso de Especialização em Juventude. De 2005 a 2006, foi vigário paroquial na catedral de Santo Antônio. De 19 de fevereiro de 2006 a 2023, foi pároco da paróquia Nossa Senhora do Livramento, em Rio Real (BA).
De 2007 a 22 de março 2021 também foi vigário geral da diocese de Alagoinhas (BA). Também foi coordenador diocesano da Pastoral do Dízimo e diretor espiritual diocesano da Renovação Carismática Católica. De 22 de março de 2021 a 17 de dezembro de 2023 exerceu a função de administrador diocesano por nomeação do metropolita cardeal Sergio da Rocha, primaz do Brasil.
Fonte: Ascom - CNBB
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Reuniões destacaram a gestão financeira e orçamentária do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Nos dia...
Foto: Uneb/Irecê N...
Foto: Patrícia Araújo / Acervo Embasa A Embasa apresentou na noite da qu...