Sexta-feira, 15 de Setembro de 2023
Publicidade



Sexta-feira, 15 de Setembro de 2023
BRASIL

Doenças infecciosas são capazes de causar malformações e deixar sequelas nos bebês, se acometerem as mães durante a gestação. Essas infecções também podem ocorrer logo após o parto, antes de ser possível imunizar os recém-nascidos. O Programa Nacional de Imunização (PNI) responde a esses riscos com um calendário específico da gestante, um dos responsáveis pela eliminação do tétano neonatal do país em 2012. Em 2023, o PNI completa 50 anos.

Já presentes no calendário do adulto, as vacinas contra a hepatite B e difteria e tétano (dT) precisam ter os cumprimentos de seus esquemas vacinais checados durante a gestação. Quando a mãe está imunizada contra essas doenças, ela transmite os anticorpos ao bebê, protegendo-o até que chegue o momento de ele ser imunizado, segundo seu próprio calendário vacinal.

A lista de imunizantes recomendados traz ainda a vacina contra a difteria, tétano e coqueluche (dTpa), específica do calendário da gestante. Esse imunizante é administrado em uma dose para grávidas a partir da 20ª semana e deve ser repetido a cada gestação.

Gestantes que perderam a oportunidade de serem vacinadas durante a gravidez devem receber uma dose de dTpa até 45 dias após o parto, o mais precocemente possível, recomenda o calendário.

Já vacinas de vírus vivo atenuado, como a de febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) ou varicela, não são recomendadas durante a gestação. É importante que a vacinação contra a rubéola esteja em dia em mulheres que planejam engravidar, porque a síndrome da rubéola congênita é uma doença de alto risco para os bebês, e as gestantes não podem ser vacinadas contra ela durante a gravidez.

A coordenadora da Assessoria Clínica do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz), Lurdinha Maia, destaca que o controle da rubéola congênita e do tétano neonatal é uma grande conquista para a saúde pública, porque essas doenças causavam sequelas importantes e mortalidade infantil no país.

“As gestantes têm que olhar o seu calendário de vacinação. Mesmo que elas tenham sido vacinadas na infância, há necessidade de cumprir um calendário. É a gestante que, vacinada contra o tétano e a rubéola, vai impedir que a criança, ao nascer, tenha a doença. Ela passa a imunidade para essa criança”, afirma. “Vacinação é desde a gestante até o idoso, e precisamos ter um calendário atualizado para que a gente possa realmente interromper o ciclo dessas doenças.”

04/09/2023, Guido Levi é integrante da Comissão Permanente de Assessoramento em Imunizações do Estado de São Paulo e da Sociedade Brasileira de Imunizações. Doenças eliminadas por vacinas matavam mais que guerras mundiais. Foto: Divulgação/SBIm

Integrante da Comissão Permanente de Assessoramento em Imunizações do Estado de São Paulo, Guido Levi lembra que o tétano neonatal era conhecido como “mal de sete dias”, porque surgia poucos dias após o nascimento e podia evoluir de forma letal rapidamente.

“Temos que manter a vacinação antitetânica em dia, temos que manter a dTpa nas mulheres gestantes para que protejam seus filhos até a época em que tomarão a vacina e se protegerão. Com o tétano, as crianças sofriam com uma contratura muscular generalizada, que paralisava inclusive os músculos respiratórios, e morriam rapidamente. No máximo em uma semana ou duas. E, hoje, a gente não tem mais essa doença.”

O pediatra Renato Kfouri, presidente do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), explica que as vacinas são organizadas nos calendários em função dos riscos que elas oferecem, e, por isso, as recomendações devem ser atendidas no tempo certo, o que inclui a gestação.

A imunização das gestantes contra a hepatite B e também dos bebês logo ao nascer cumpre um papel de impedir a transmissão vertical da doença, da mãe para o bebê.

“A infecção por hepatite B ao nascer torna esse bebê com enorme chance de ter uma hepatite crônica, câncer de fígado e ser um transmissor dessa doença para outras pessoas da comunidade. Por isso a necessidade de vacinar logo ao nascer.”

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 14 de Setembro de 2023
Esporte

Jovem promessa do futebol assina contrato de compromisso com Grêmio

Presidente Dutra — Um jovem promessa do futebol local assinou um contrato de termo de compromisso com o Grêmio da cidade de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. O time gaúcho é um dos mais renomados do Brasil e do mundo. 

O protagonista dessa história é Paulo Vitor, um talentoso jogador de 14 anos que há alguns anos chama a atenção de olheiros de futebol. Com uma habilidade excepcional com uma bola nos pés e uma visão de jogo impressionante, Paulo Vitor conquistou um lugar no coração dos presidutrenses, que agora têm grandes expectativas para o seu futuro.

O contrato de termo de compromisso representa um marco importante na carreira de Paulo Vitor. Em entrevista exclusiva à Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Presidente Dutra, Paulo expressou seus sentimentos sobre esse momento especial em sua vida: “Sairei de Presidente Dutra para viver o meu sonho. Mas Presidente Dutra nunca sairá de mim”, disse o jovem atleta.

Essa é uma oportunidade que muitos jovens sonham em ter, e Paulo Vitor está determinado a aproveitá-la ao máximo. Ele joga na posição de segundo volante, e além de ser um bom marcador, ele tem um passe preciso e uma boa chegada ao ataque.

Natural de Presidente Dutra, sua trajetória de sucesso é fruto de muita dedicação, esforço e apoio de sua família. O garoto é filho dos presidutrenses José de Souza Neto e Meires Machado.

Com um contrato de termo de compromisso firmado, Paulo Vitor está prestes a começar uma nova fase em sua carreira no futebol, e a cidade inteira acompanhará cada passo desse jovem promissor.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 14 de Setembro de 2023
Região

Na manhã de terça-feira (12/09), a Embasa apresentou o projeto de recuperação das matas ciliares que margeiam a Barragem de Mirorós. O evento aconteceu no Auditório do Distrito do Perímetro Irrigado de Mirorós (DIPIM).

O engenheiro agrônomo da Embasa, Álvaro Duarte, responsável pelo projeto, apresentou as principais estratégias para revitalização da área a ser recuperada. Serão inseridas quase 12 mil mudas de espécies nativas, em um trecho que totaliza aproximadamente 120 mil metros quadrados de área de proteção permanente. O investimento é de R$ 1,3 milhão com recursos próprios da Embasa.

De acordo com Álvaro, além do plantio, algumas outras ações serão desenvolvidas no decorrer do projeto. “Serão removidas as taboas e salvínias (plantas aquáticas) no leito do rio, bem como a limpeza e desobstrução das calhas”, esclareceu.

As novas mudas, que serão plantadas a partir de novembro deste ano, também receberão cuidados ao longo de dois anos até se desenvolverem e terem autonomia na natureza.

O gerente regional da Embasa, Odirlei Rocha, ressaltou a necessidade de colaboração de proprietários e moradores das áreas próximas à barragem, para preservar a área de plantio. Ele também salientou a importância do projeto. “É uma grande conquista para a preservação deste manancial”, destacou.

Para Ocelmário Pereira, representante dos ribeirinhos, o projeto foi muito desejado pelos moradores e proprietários rurais da localidade. “Esta é uma iniciativa muito importante para o nosso rio, porque vai revitalizar uma área muito degradada. Temos que enxergar o rio como um todo, e pensar que ele nos serve para vários usos e atividades econômicas”, disse Marinho, como é conhecido na região.

O encontro para apresentar este projeto contou também com a presença de representantes do Comitê de Bacia dos rios Verde e Jacaré, produtores rurais, gerência regional da Codevasf, além de autoridades políticas municipais de Ibipeba, Souto Soares e Gentio do Ouro.

Fonte: Ascom - Embasa/Irecê



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 14 de Setembro de 2023
Publicidade

Construindo Sonhos, Criando Realidades!

Na Proteges, nossa paixão é transformar ideias em estruturas sólidas e seguras. Somos especialistas em construção civil e estamos comprometidos em tornar seus projetos uma realidade.

Qualidade Superior;

 Prazos Cumpridos;

 Equipe Experiente.

Quer você esteja planejando uma reforma, uma construção do zero ou uma renovação, confie na Proteges para cuidar de cada detalhe. Deixe-nos construir o futuro junto com você!

Contate-nos hoje mesmo para uma consulta gratuita. Estamos ansiosos para fazer parte do seu próximo projeto.

Proteges Prestadora de Serviços, agora com atuação em Irecê e região!

 (77) 99907.1761

 (77) 99911.2937

 (77) 99702.5830

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 14 de Setembro de 2023
Notícias

Um total de 37 comprimidos de anfetamina, conhecida como “rebite” foram apreendidos, na quarta-feira (13), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 242, em Seabra, na Chapada Diamantina. Um motorista de caminhão foi autuado pelo porte da substância, que é clandestina e não tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Policiais realizavam uma fiscalização do transporte de cargas, quando abordaram uma carreta Volvo, de cor prata. Durante a vistoria, o motorista entregou aos policiais três cartelas com comprimidos de rebites, que são utilizados por alguns motoristas para inibir o sono e dirigir por longas distâncias.

Em seguida, foi emitido um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por porte de droga e autuações pelas irregularidades.

O uso desse tipo de droga está muitas vezes associado à condução em excesso de velocidade, perda do controle do veículo, colisões, direção agressiva e desatenta, além de execução de manobras de alto risco.

Fonte: PRF-BA



Compartilhar no Whatsapp






Quinta-feira, 14 de Setembro de 2023
Notícias

Foto: Reprodução / Sento Sé Notícias

Um homem, de 53 anos, morreu e duas pessoas ficaram feridas após uma explosão em um garimpo de ametista em Sento Sé, no Sertão do São Francisco. O fato ocorreu na noite desta terça-feira (12) na localidade de Quixaba, na zona rural do município.

Segundo o Sento Sé Notícias, a vítima que foi a óbito foi identificada como Gilberto Muniz de Oliveira. A esposa e um filho do casal ficaram feridos e precisaram ser levados para um hospital da cidade. Não há mais informações sobre o estado de saúde deles.

Ainda segundo informações, a suspeita é que o fato ocorreu quando o garimpeiro teria pisado, de forma acidental, no explosivo. O sepultamento do garimpeiro deve ocorrer na cidade de Umburanas, na região sisaleira.

Fonte: Bahia Notícias



Compartilhar no Whatsapp






Quinta-feira, 14 de Setembro de 2023
BRASIL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comunicou a interlocutores que o ministro da Justiça, Flavio Dino, será o escolhido para ocupar a vaga aberta com a aposentadoria da ministra Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF). As informações são da coluna Guilherme Amado, do Metrópoles.

Na corrida pela indicação ao Supremo, Dino desautorizou que pessoas falem nele como candidato à Corte. O nome de Dino surge em meio a pressões para que Lula indique uma mulher negra ao cargo. A presidente do STF, Rosa Weber, chegou a criticar o “déficit de representatividade feminina nos espaços de poder”.

Rosa Weber foi nomeada ministra do STF em 2011. Em 202 foi empossada como vice-presidente da Corte e, em 2022, como presidente. Além de Dino, o presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, e o advogado-geral da União, Jorge Messias, estão entre os cotados para a vaga.

Fonte: Do site Bahia.ba



Compartilhar no Whatsapp