Hoje é o “Dia Nacional do Pedagogo”, um profissional fundamental na estrutura da nossa sociedade que atua como professor na Educação Infantil e no ensino de disciplinas pedagógicas. Neste período de isolamento, estes profissionais tentam se adaptar as novas necessidades da educação, como o ensino a distância. Essa data comemorativa foi instituída no Brasil pelo Deputado Eduardo Gomes, por meio do Decreto de Lei nº 7.264, de 20 de maio de 2010.
Hoje é também o “Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem”, profissionais que cuidam da saúde auxiliando médicos e enfermeiros. Neste momento, muitos destes profissionais estão trabalhando para combater a pandemia do novo coronavírus. Essa data comemorativa foi instituída a partir da resolução n° 294, de 15 de outubro de 2004 e definido pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN).
A Câmara Municipal de Seabra, na região da Chapada Diamantina, parabeniza estes profissionais! Que neste dia possamos lembrar da fundamental importância que estes têm para a estrutura da nossa sociedade e valorizar o trabalho que desempenham.
Fonte: Ascom - Câmara de Seabra
A prefeitura de Seabra, município da Chapada Diamantina, autorizou a reabertura do comércio não essencial a partir desta sexta-feira (8), em virtude do feriado do Dia das Mães. A autorização foi feita por meio do Decreto Municipal nº 50/2020, que determina a abertura dos estabelecimentos até este sábado (9).
Com a reabertura do comércio, lojas de roupas, salões de beleza, perfumaria, lojas de móveis e utensílios domésticos, entre outros, poderão funcionar normalmente. No entanto, na segunda-feira (11), só os estabelecimentos essenciais, como supermercados, farmácias e postos de combustível poderão abrir.
Seabra adotou estas medidas como prevenção a pandemia do novo coronavírus, como vem fazendo muitas cidades do país. O município tem um caso confirmado da Covid-19 e abriga o Hospital Regional, que atende parte significativa da região chapadeira.
Fonte: Jornal da Chapada
Um grupo armado atacou na madrugada desta terça-feira (05) a agência do Banco do Brasil no município de Utinga, na região da Chapada Diamantina. As polícias Civil e Militar fazem buscas aos assaltantes.
A ação criminosa aconteceu por volta de 1h20. Segundo informações do Blog do Léo Barbosa, o grupo fortemente armado cercou uma praça onde ficam localizados os bancos, provocou explosões e atirou várias vezes no sentido de inibir a ação da polícia.
Ainda conforme a publicação, diversos moradores que estavam na rua para sacar o valor do auxílio emergencial na manhã de hoje, presenciaram toda ação do bando. Porém, não há relato de feridos.
Na fuga, os bandidos abandonaram na estrada um dos veículos utilizados no ataque à agência. O carro foi encontrado incendiado. Ainda não há informações sobre o valor roubado.
Fonte: Central Notícia
A ação iniciou após equipe da PRF flagrar o condutor do Pálio jogar uma lata de cerveja para fora do carro. As multas aplicadas somaram-se mais de 5.000 reais.
A Polícia Rodoviária Federal realizava fiscalização preventiva, no início da tarde deste domingo (26), no km 416 da BR-242, trecho do município de Seabra, na região da Chapada Diamantina, quando visualizaram o condutor de um FIAT/ Palio EX ‘atirar’ do veículo uma lata de cerveja.
Diante da conduta imprudente e desrespeito às Leis de Trânsito, os PRFs resolveram abordá-lo, contudo o motorista empreendeu fuga. Durante o acompanhamento tático, o condutor adentrou o perímetro urbano e transitou por ruas da cidade, em velocidade incompatível com as vias. Atravessou cruzamentos sem observar as normas gerias de circulação e conduta prudente no trânsito, bem como desrespeitou às sinalizações dos trechos durante a fuga e só parou o carro após colidir na calçada.
Nesse momento, a equipe conseguiu interceptar o veículo no centro de Seabra. Os policiais flagraram diversas irregularidades no veículo. O condutor, que também não possuí CNH, apresentava visível estado de embriaguez. Ele foi submetido ao teste com etilômetro, cujo resultado aferiu 0,28 mg/L (miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões).
Diante das infrações de trânsito apresentadas, os agentes federais emitiram as notificações previstas na Lei 9.503/97 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quais sejam:
As multas aplicadas somaram-se mais de 5.000 reais. O veículo foi recolhido ao pátio contratado da PRF e só será liberado após regularização.
Para informações, denúncias, comunicação de crimes e acidentes a PRF dispõe do número de emergência 191. A ligação é gratuita e atende 24 horas em qualquer parte do País.
Fonte: PRF/BA
Na terça-feira, dia 14 de abril se comemorou mundialmente uma das bebidas mais apreciadas e consumidas em todo o mundo, o café. Seja o tradicional, de torra média ou escura, gourmet ou especial, ele não falta na mesa da maioria dos brasileiros. A Bahia é o 4º maior produtor de café do país, ficando atrás apenas de Minas Gerais (1º), Espírito Santo (2º) e São Paulo (3º), sendo a agricultura familiar responsável por cerca de 85% da produção em todo o estado.
As principais regiões produtoras são o Sudoeste Baiano, Extremo Sul, Oeste, Chapada Diamantina e Médio Sudoeste. Somadas a produção de grãos dos cafés arábica e conilon, o número total de sacas chega a cerca de três milhões, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Os mais de 153 agricultores familiares, filiados à Cooperativa Mista dos Pequenos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac), são responsáveis por parte dessa produção. A cooperativa, que vem recebendo apoio do Governo do Estado nos últimos anos, tem se destacado na produção de café, no Sudoeste Baiano, apesar de ter a capacidade de produção reduzida nesse período de pandemia da COVID 19, mas continua atuando e executando estratégias para continuar produzindo e comercializando.
Joahra Oliveira, presidente da Cooperbac, explicou que apesar das dificuldades deste período, estão buscando alternativas para enfrentar os problemas: "Com relação aos mercados, estamos garantindo as entregas e optamos pela contratação, inicialmente, de um representante comercial no Sul da Bahia. Essa estratégia está dando certo porque ele executa a venda e nós fazemos a entrega. Outra estratégia que adotamos, a partir da ação do representante, foi a aquisição de máquinas de moer café na hora. Já estamos com três unidades e mais pedidos de outros clientes, o que possibilitou a venda em grãos para esses mercados, o que está gerando bons resultados".
Com seu café premiado, a Cooperativa de Cafés Especiais e Agropecuária de Piatã (Coopiatã), localizada na Chapada Diamantina, está apostando na estratégia de entregas para atender aos consumidores da capital baiana: "Com a redução da venda de grãos verdes para cafeterias e algumas empresas, nosso foco está sendo trabalhar com o café torrado por meio de delivery, em Salvador".
De acordo com o presidente da cooperativa, Rodolfo Moreno, as vendas eram feitas essencialmente para cafeterias e algumas empresas, mas a maioria está suspensa ou reduzida. Também na Chapada Diamantina, parte dos agricultores filiados à Cooperativa de Produtores Orgânicos e Biodinâmicos da Chapada Diamantina (Cooperbio) começa a colher os primeiros frutos dessa safra e outros se preparam para a próxima etapa, que se inicia em maio e termina em setembro.
Cafés baianos premiados
Além de ser o 4º maior produtor do país, o café baiano, produzido por agricultores e agricultoras familiares filiados à Coopiatã, foi premiado mais de uma vez na Cup of Excellence, principal concurso nacional voltado para a qualidade do café, realizado em São Paulo. Na edição de 2019, cinco cooperados da Coopiatã representaram a Bahia no campeonato, que é promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). O agricultor Mersi Jordan levou o terceiro lugar, João Roberto, o sétimo, e Aguinaldo (Seu Guina), o décimo lugar.
A Cooperbio, também em 2019, foi uma das organizações selecionadas para apresentar experiências exitosas, que dialogam com o contexto de Mudança do Clima e Transição Agroecológica, pelo Projeto Bota na Mesa, organizado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP). O encontro teve por objetivo inspirar a construção de referências de atuação para empresas e governos da cadeia de agricultura e alimentação.
Outras ações
Na Cooperbac, outra ação que está sendo realizada nesse período que antecede à colheita, é a busca pelo capital de giro, para garantir a compra do café produzido pelos filiados, para não ficarem à mercê de atravessadores, o que garantirá a formação de estoque e a industrialização do café também em outros períodos do ano.
Está sendo realizado também pela cooperativa o atendimento, via ligação telefônica e pelas redes sociais com os cooperados, para a continuidade do serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater) e com os clientes, responsáveis por mercados que comercializam o café da Cooperbac.
Fonte: Ascom - SDR
Na manhã deste sábado (04), foi realizada na Câmara Municipal de Seabra, na Chapada Diamantina, uma Sessão Extraordinária para tratar de assuntos de total interesse público. Dentre estes, a votação do Projeto de Decreto Legislativo de número 003/2020 de 1° de abril de 2020.
O projeto de Decreto Legislativo de iniciativa do presidente da Câmara, o vereador Marcos Pangola, susta o decreto do prefeito Fábio Miranda de número 31/2020 de 31 de março de 2020 que dispõe sobre a demissão por tempo determinado dos servidores admitidos através do Processo Seletivo- edital 002/2019.
Dos 13 vereadores do município, 12 estiveram presentes. O projeto foi votado e aprovado por unanimidade.
Os vereadores acreditam que este não é o momento de demitir. Segundo Marcos Pangola, os servidores da rede educacional são remunerados com o recurso do Fundeb mês a mês. Ele acredita que outras medidas podem ser tomadas pra contenção de gastos, a exemplo, citou um contrato homologado recentemente no valor de 148 mil reais, destinado a finalidade não essencial para o município.
Fonte: Ascom - Câmara de Seabra
Devido ao momento de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os planos de inauguração de um complexo de empreendimentos contando com restaurante e vinícola, sediado no município de Mucugê, na Chapada Diamantina, foram adiados.
O investimento, estimado em R$50 milhões, tinha previsão para ficar pronto até o final de 2020, mas o plano de desenvolvimento do novo negócio vai depender, mais do que nunca, do controle do coronavírus, cujo prazo é indeterminado.
A ressignificação do plantio de batatas, entre outros atrativos, deu origem a um novo e promissor negócio na Chapada Diamantina, o agroturismo. Uma modalidade do turismo que tem, por objetivo, permitir, a todos, um contato mais direto e genuíno com a natureza.
Esse conceito está cada vez mais notadamente na região de Mucugê e em outros municípios. Os tipos de café especialmente semeados na Chapada Diamantina também estarão em oferta para contemplação dos turistas, tão logo passe a crise econômica provocada pelo novo coronavírus.
Fonte: A Tarde
O presidente da Câmara Municipal de Seabra, na região da Chapada Diamantina, o vereador Marcos Pangola (PSD), reduziu através do seu projeto de Lei, em 50% o salário dos vereadores e estabeleceu regras para a redução dos subsídios do prefeito, vice-prefeito e secretários do município. A votação foi realizada nesta segunda-feira (30) em uma Sessão Extraordinária, convocada em regime de urgência. Apenas a vereadora Lilia Carneiro não votou, ela esteve no plenário mas se retirou minutos antes da votação, a mesma participou da reunião anterior a sessão. Todos os demais vereadores estiveram presentes e aprovaram o projeto de Lei n° 08/2020 de 19 de março deste ano (2020) de autoria do representante do Legislativo.
O projeto aprovado tem como objetivo o repasse de 50% dos subsídios para a Prefeitura Municipal de Seabra, para que por meio da Secretaria de Ação Social seja realizada a distribuição das cestas básicas à famílias carentes que passam pela crise econômica em decorrência da pandemia do novo Covid-19 (Coronavírus).
“O Poder Legislativo não tem a obrigação legal, mas nós vamos fazer isso. Quem tem a obrigação legal é a Secretaria de Ação Social Municipal que trabalha com aproximadamente 5% dos 104 milhões de reais que a prefeitura disponibiliza no seu orçamento, além de outros departamentos que pode gerar mais economia para ser revertida em favor das famílias afetadas. ” Afirmou o presidente da Casa, Marcos Pangola.
Ainda durante a sessão, o projeto de Lei n° 18/2019 de 26 de novembro de 2019 que dispõe sobre a criação do programa Bolsa Família Municipal de autoria do Poder Executivo foi colocado em votação e aprovado na integra por unanimidade.
Encerrando a sessão o presidente da Câmara disse que vai repassar todo o seu salário e complementou: “Já fazia a doação de 50% em cestas básicas, mas a demanda aumentou em decorrência da pandemia. ” Marcos Pangola fez um apelo ao poder público e os demais cidadãos que tenham condições de ajudar neste momento para que façam doações. Ressaltou que os devidos cuidados para a realização da sessão em tempo de pandemia foram tomados, a exemplo dos afastamentos das mesas dos edis.
Fonte: Ascom - Câmara de Seabra
Uma motocicleta adulterada foi recuperada, em uma abordagem na BR-242, em Seabra, Região da Chapada Diamantina. O caso aconteceu na madrugada de hoje (30) e um homem foi preso, por suspeita de adulteração de sinal identificador de veículo.
Durante fiscalização de combate a criminalidade na altura do quilômetro 408 da rodovia, os policiais abordaram uma motocicleta Honda/Cg 125 Fan, conduzida por um jovem inabilitado, de 21 anos.
Ao realizarem a identificação dos elementos caracterizadores do veículo, os policiais constataram que o chassi estava raspado, o que caracteriza o crime previsto no art. 311 do Código Penal (Adulteração de sinal identificador de veículo automotor).
Questionado, o condutor disse que comprou a moto por 1.800 reais na zona rural de Seabra. Que não recebeu o CRLV e a nota fiscal do veículo.
A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Seabra (BA) para lavratura do auto de prisão em flagrante.
Em 2020, a PRF na Bahia já recuperou mais de 200 veículos com registro de roubo, furto ou adulterados. O combate às fraudes veiculares é uma das áreas de atuação ordinária da PRF e ações pontuais são realizadas sempre que se constata uma maior incidência desses crimes em determinadas regiões do país.
Fonte: PRF/BA
Devido ao fechamento de restaurantes com a crise da COVID-19, exemplos de solidariedade vêm se espalhando às margens das rodovias federais. Sensibilizados, dezenas de voluntários preparam marmitas e buscam na Polícia Rodoviária Federal (PRF) o apoio para que a ajuda chegue aos caminhoneiros.
Policiais rodoviários federais estão apoiando uma bela ação de voluntários da região da Chapada Diamantina, na BR-242: distribuição gratuita de refeições aos caminhoneiros.
Devido ao fechamento de restaurantes com a crise do Coronavírus, muitos motoristas profissionais estão tendo dificuldade em se alimentar em diversos pontos das rodovias e estradas do País.
E mais uma ação de solidariedade foi registrada em Seabra (BA). Um grupo de voluntários da região prepararam marmitas com produtos básicos arrecadados como arroz, feijão, macarrão e carne, para distribuição gratuita aos profissionais do volante. Cerca de 100 marmitas já foram entregues e cada “quentinha” contém uma mensagem de fé e esperança.
Os agentes federais fizeram às abordagens e garantiram à segurança e a fluidez do trânsito durante a distribuição das refeições.
O objetivo é estimular os motoristas a seguir viagem, de forma a garantir o abastecimento da população neste momento difícil para o país.
Nesta missão humanitária, todos os PRFs estão prontos para servir no policiamento das rodovias para a manutenção da eficiência logística e garantia do abastecimento de todo o país, com a preservação da ordem e da vida.
Medidas preventivas
Sempre que parar, o motorista deve lavar as mãos cuidadosamente. A higiene da cabine também é importante. Se possível, o volante, o câmbio, o freio de estacionamento, as maçanetas e demais peças utilizadas com frequência devem ser higienizadas com água e sabão, álcool em gel ou que tenha concentração superior a 70%. No caso de manusear notas fiscais, documentos e até dinheiro, o motorista deve sempre lavar as mãos depois.
Os cuidados com a alimentação também devem ser mantidos. Utensílios pessoais não devem ser compartilhados. Com hábitos saudáveis, o sistema imunológico é fortalecido. Tão importante quanto comer bem, é dormir bem. Não dirigir por longas horas, além do permitido, é indispensável.
Fonte: PRF/BA
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Foto: reprodução A refinaria de Mataripe hoje comandada pela empresa Ace...
Foto: reprodução Uma aeronave que seguia de Barreiras para Salvador prec...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...