O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) divulgou hoje a programação para comemorar o 25º aniversário do Parque Estadual Morro do Chapéu e do Monumento Natural Cachoeira do Ferro Doido. As atividades acontecerão nos dias 24 e 25 de agosto, na Casa da Arte, localizada na cidade de Morro do Chapéu.
Na cerimônia de abertura acontecerá uma palestra sobre a urgência das mudanças climáticas, o papel crucial das áreas protegidas e as perspectivas de desenvolvimento territorial. Especialistas e representantes de instituições como a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), o Ministério Público da Bahia (MPBA), assim como a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o próprio Inema, estarão contribuindo nesse diálogo.
Na tarde do primeiro dia, um painel de discussões abordará tópicos relevantes como a importância das áreas protegidas, a preservação das pinturas rupestres, a promoção da educação ambiental e as oportunidades de ensino profissionalizante. O encontro terá a participação de representantes do Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Centro Territorial de Educação Profissional da Chapada Diamantina II.
Também no primeiro dia será realizada a premiação do Concurso de Desenho em que os estudantes da rede de ensino apresentaram propostas para atualização da logomarca do Parque Estadual Morro do Chapéu.
O segundo dia acontecerá uma visita ao Monumento Natural Cachoeira do Ferro Doido e ao Parque Estadual Morro do Chapéu. A programação também oferecerá estandes dedicados à distribuição de mudas de espécies nativas, apresentações enriquecedoras de estudos e pesquisas relevantes, além de exposições de artesanato produzido pela Comunidade Quilombola de Gruta dos Brejões.
Os 25 anos de proteção e preservação desses locais de excepcional beleza natural, aliados ao compromisso de promover a conscientização ambiental, serão celebrados com relevantes discussões dos diversos segmentos que compõem o território, como acadêmicos, estudantes, entidades governamentais, comunidade local, todos unidos em um chamado para a preservação e apreciação das preciosidades naturais que Morro do Chapéu oferece.
Fonte: Ascom - Inema
Deputado regional mais votado na Bahia também fala das eleições em Irecê. Confira!
Depois de uma declaração dada pelo deputado Ricardo Rodrigues de que estava de malas prontas para Irecê para presidir o partido PSD na cidade e em toda região, Cafu Barreto, deputado local mais votado na Bahia, com 67 mil votos, foi questionado pela nossa equipe sobre seu posicionamento quanto ao tema.
Cafu afirmou categoricamente que os líderes do partido são os senadores Otto Alencar e Angelo Coronel e que a sigla não tem “dono” na região de Irecê. Em tom descontraído o deputado disse que estranhou a declaração do colega parlamentar. “Parece até que meu amigo Ricardo quer ser o próprio governador da Bahia, pois está entrando em lugares onde não é chamado”, declarou Cafu ao abrir um largo sorriso. "O PSD é um dos partidos mais fortes da Bahia e do Brasil e não pode sucumbir a projetos pessoais de poder. Nosso objetivo aqui é trabalhar, honrar nosso mandato e ajudar o povo do território”, pontuou.
Ao ser perguntado sobre a sucessão em Irecê, Cafu foi categórico. “Vamos aguardar a decisão do prefeito Elmo Vaz sobre o tema. Cabe a ele, como grande líder que é e pela gestão que está fazendo, tomar essa decisão. Caminharemos juntos para seguir no caminho do desenvolvimento da cidade. Temos grandes nomes como o vereador Figueredo, o secretário Jazon Junior, Murilo do Asa Sul, o vice-prefeito Erício Batista e o vereador Tertinho. Na hora certa o prefeito Elmo Vaz tomará essa decisão junto ao grupo, finalizou o deputado estadual Cafu Barreto.
Fonte: Do site Bahia Infoc
Durante mobilização municipalista que acontece em Brasília, nessa terça-feira (15), com a participação de mais 1 mil gestores de todo o país para discutir a crise na arrecadação e a Reforma Tributária, o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), prefeito Quinho de Belo Campo, defendeu que a Confederação Nacional de Municípios (CNM), junto às associações municipalistas do Brasil, junto com suas bancadas estaduais solicitem do governo federal um Apoio Financeiro aos Municípios (AFM) de forma emergencial. A iniciativa tem o intuito de tentar reverter o momento de crise que os municípios vivem com oscilação de receitas, uma vez que o período de restituição do imposto de renda impactou o valor do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
O presidente da UPB justifica que a maioria dos municípios baianos são de pequeno porte, não possuem receita própria e dependem das transferências constitucionais, por conta disso vêm sofrendo há muito tempo e nos últimos meses tiveram o estrangulamento de suas receitas. “Nesse momento, eu sugiro um apoio financeiro do governo federal para minimizar o sofrimento dos municípios, haja vista, que já estão estrangulando. Os municípios menores são os que mais sofrem e não é de agora. Precisamos desse apoio para diminuir o sofrimento dos municípios e para que possamos sair do vermelho”, ressaltou o presidente Quinho.
Durante a mobilização, que acontece até esta quarta-feira (16), foi proposto que no mês de outubro seja feita uma paralisação nacional dos municípios para chamar a atenção das dificuldades financeiras que afligem os municípios com aumento das despesas e estagnação nas receitas. O assunto também será discutido na reunião de prefeitos com a bancada federal de deputados e senadores na noite desta terça-feira (15), na Câmara dos Deputados.
Fonte: Ascom - UPB
No Brasil, a produção de grãos é estimada em 320,1 milhões de toneladas, com ganhos de área e produtividade. Dados estão no 11º Levantamento da Safra de Grãos da Conab, divulgado em agosto
A estimativa para a produção de grãos na safra 2022/23 é 17,4% maior que a do ciclo passado. Os dados estão no 11º Levantamento da Safra de Grãos, divulgado nesta primeira quinzena de agosto pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A projeção é de um incremento de 47,4 milhões de toneladas neste ciclo, integrando 320,1 milhões de toneladas colhidas.
O resultado é reflexo da combinação dos ganhos de área e de produtividade das lavouras. Enquanto a área apresenta uma alta de 5% em relação à safra 2021/22, chegando a 78,3 milhões de hectares, a produtividade média registra uma elevação de 11,8%, saindo de 3.656 quilos por hectare para 4.086 kg/ha.
"Esse valor de 320,1 milhões de toneladas se deve, principalmente, ao avanço da colheita do milho segunda safra, que vem apresentando produtividades superiores às inicialmente previstas, aliado ao melhor desempenho das culturas ainda em campo. Portanto, reforça o recorde da safra brasileira de grãos", explica o presidente da Conab, Edegar Pretto.
Esse valor de 320,1 milhões de toneladas se deve, principalmente, ao avanço da colheita do milho segunda safra, que vem apresentando produtividades superiores às inicialmente previstas, aliado ao melhor desempenho das culturas ainda em campo. Portanto, reforça o recorde da safra brasileira de grãos. (Edegar Pretto, Presidente da Conab).
BAHIA — O estado da Bahia tem estimativa de salto na produção de 12 milhões para 13,5 milhões de toneladas, o que representa um incremento de 12,1% em relação à safra anterior.
Destaque para a safra de mamona. Os baianos aumentaram a área (em hectares) dedicada à lavoura de 47,6 mil para 50,8 mil. A Conab estimou um aumento de 100% na produtividade, o que projeta um salto de 42,8 mil para 91,4 mil toneladas do produto. Assim, a produção de mamona deve crescer 113,6%.
A Bahia também ampliou a área plantada com sorgo em 6,7% e estima um aumento de produtividade de 38,6%. A produção do cereal deve subir de 280,3 mil para 414,7 mil toneladas (+47,9%) na safra atual.
O Levantamento da Safra de Grãos da Conab registrou que a produção na região Sudeste, como um todo, tem estimativa de crescimento, saltando de 26,8 milhões para 30,1 milhões — um incremento de 12,1% em relação à safra anterior.
DESENVOLVIMENTO DAS LAVOURAS — A colheita do milho segunda safra segue avançando e ultrapassa 64,3% da área plantada, como indica o Progresso de Safra publicado pela estatal nesta semana. Se confirmado, o volume estimado para a segunda safra de milho ultrapassa as 100 milhões de toneladas, a maior produção já registrada na série histórica.
Para a terceira safra, embora existam registros de pontos de estiagem em Alagoas e no nordeste da Bahia, as chuvas regulares de modo geral favorecem o bom desenvolvimento das lavouras. Com o bom desempenho, a colheita total do cereal está projetada em aproximadamente 130 milhões de toneladas, 16,8 milhões de toneladas a mais do que na temporada passada.
Para o algodão, a Conab prevê uma produção de 7,4 milhões para o produto em caroço, o equivalente a 3 milhões de toneladas de pluma. A colheita, iniciada em junho, fechou em julho com cerca de 30%, um atraso em relação à safra anterior, quando no mesmo período atingia 49,3%. As condições climáticas vêm favorecendo as lavouras, que apresentam um bom desenvolvimento.
Produtos da safra de verão, soja e arroz têm produção estimada em 154,6 milhões de toneladas e 10,03 milhões de toneladas, respectivamente. No caso da oleaginosa, destaques para o Mato Grosso, maior produtor do grão no país, com 45,6 milhões de toneladas, e para a Bahia, estado com a com a maior produtividade com 4.020 kg/ha, resultado do bom pacote tecnológico e condições climáticas extremamente favoráveis. Para o arroz, mesmo com o clima mais favorável, a redução observada na produção se deve ao plantio de uma área 8,5% inferior.
MERCADO EXTERNO — Neste levantamento, a Conab mantém a projeção de exportações recordes não só para soja em grãos, mas também para farelo e óleo. Para o produto em grão é esperado que sejam embarcadas aproximadamente 95,64 milhões de toneladas, 17 milhões a mais que em 2022. As estimativas também apontam que 21,83 milhões de farelo e 2,60 de óleo tenham como destino o mercado internacional. Diante deste cenário, os estoques finais da oleaginosa devem ficar em torno de 7,17 milhões de toneladas.
Estimativa recorde também para as exportações de milho. Com a demanda externa pelo cereal brasileiro aquecida, a projeção é que 50 milhões de toneladas sairão do país. Confirmado o resultado, o volume exportado pelos agricultores brasileiros na safra 2022/23 será maior que as exportações realizadas pelos Estados Unidos. Ainda assim, a produção recorde do grão permite que haja uma recuperação de 30% nos estoques ao fim do atual ano safra, sendo estimados em 10,5 milhões de toneladas.
Com mais de 70% da safra de algodão comercializada, é esperada que as vendas da pluma ao mercado externo cheguem a 1,7 milhão de toneladas. Em julho deste ano, as exportações do produto atingiram 72,6 mil toneladas, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Esse volume só é inferior a 2020, quando foram exportadas 77,3 mil toneladas. Para o estoque final da atual safra, a expectativa da Conab é ficar em torno de 1,95 milhão de toneladas, crescimento de 49,4% em relação à temporada anterior.
Fonte: Ascom - Presidência da República
SineBahia Irecê oferece vaga de emprego para cozinheira - Foto: Banco de Imagens
O SineBahia, órgão estadual de intermediação de mão-de-obra, divulgou oportunidades de emprego oferecidas para esta terça-feira (15), na cidade de Irecê.
Há vagas para cozinheira e recepcionista, entre outras profissões. [Confira lista de vagas completa no final da matéria].
Os interessados podem buscar atendimento na unidade do órgão, localizada na Praça Clériston Andrade, 100, área central da cidade, onde funciona o SAC. Para mais informações, o telefone para contato é o (74) 3641-3219. Não é preciso agendar e as senhas serão distribuídas conforme disponibilidade e por ordem de chegada.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Carteira de Trabalho física ou Digital, RG, CPF, comprovantes de residência e escolaridade, além de certificados de cursos, se assim desejar.
De acordo com o SineBahia, estão listadas apenas algumas das vagas disponíveis e elas são sujeitas ao limite de encaminhamentos. Confira abaixo:
VAGAS DE IRECÊ PARA DIA 15/08/2023
FISCAL DE CONTABILIDADE
Experiência na área
Ensino Médio completo
01 VAGA
GERENTE
Experiência na área
01 VAGA
LAVADEIRA
Experiência na área
01 VAGA
COZINHEIRA
Experiência na área
01 VAGA
RECEPCIONISTA
Experiência na área
01 VAGA
Para ler mais notícias de Irecê e região no Central Notícia, clique em www.centralnoticia.com.br. Siga também no Facebook e Instagram.
Fonte: Da Redação
Foto:Divulgação
O Odontomóvel, serviço odontológico oferecido pelo Governo do Estado, através do programa Saúde Mais Perto nas Escolas, já está atendendo os estudantes e educadores no município de América Dourada, nesta semana. O serviço também está sendo prestado em escolas estaduais localizadas nos municípios de Brumado, Porto Seguro, Jeremoabo e Carinhanha, seguindo até 19 deste mês, e em Catu, com atendimento até o dia 22. Em Lapão, também na região, o programa vai estar presente a partir da próxima segunda-feira, 21.
As carretas equipadas com consultórios móveis oferecem serviços como avaliação bucal; limpeza; restauração; cirurgia da cavidade bucal; tratamento de canal; aplicação de flúor e exame radiológico. Somente no primeiro semestre deste ano, a iniciativa, que nasceu da parceria entre a Secretaria da Educação do Estado (SEC) e a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), já atendeu mais de 71 mil estudantes.
Para ter acesso ao serviço, os interessados devem apresentar a carteira do SUS atualizada, juntamente com os documentos de identificação, além do termo de autorização devidamente assinado pelos pais ou responsáveis, no caso de menores de idade. Os atendimentos acontecem das 8h às 17h e contam com atividades educativas e orientações sobre os cuidados com a saúde bucal.
Confira a programação do Odontomóvel para os próximos dias na região:
América Dourada: Colégio Estadual São Sebastião – 14 a 19/08
Atende também: Anexo – CEMIT – Irecê – Distrito de Belo Campo
Lapão: Colégio Estadual de Tempo Integral Justiniano de Castro Dourado – 21/08 a 02/09
Fonte: Da Redação com informações de assessoria.
Para combater a extração mineral ilegal (garimpo) na região da Unidade Regional Piemonte da Diamantina, equipes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), com apoio Polícia Militar da Bahia (PM-BA), promoveu no último dia 9 uma operação de fiscalização direcionada à repressão dessa atividade ilícita. Durante a operação, várias áreas foram inspecionadas, com destaque para a descoberta, em uma delas, de uma estrutura física e móvel que sugere o pleno funcionamento da atividade.
No local, havia quatro barracões, uma estrutura de cozinha e alimentos prontos para consumo. Além disso, foram identificadas camas improvisadas. Em um ponto de difícil acesso na encosta da serra, foi descoberta a frente de lavra, apresentando várias galerias. Escadas improvisadas, feitas com cordas e madeiras, auxiliavam na locomoção. Diversas ferramentas foram encontradas, incluindo quatro motores, uma forrageira para triturar rochas, uma plana destinada à lavagem do material e caixas d’água, entre outros equipamentos.
Diante da impossibilidade de efetuar apreensões, todos os equipamentos foram destruídos no próprio local. Alguns foram lançados nas galerias subterrâneas, enquanto outros foram descartados encosta abaixo. Além disso, procedeu-se à incineração de certos itens. Durante a inspeção, não foi constatada a presença de indivíduos no local.
Segundo o Diretor de Fiscalização Ambiental do Inema, Eduardo Topázio, o resultado positivo da operação demonstra o compromisso do Estado com a preservação ambiental e a repressão das atividades ilegais. “A descoberta de uma estrutura física e móvel que denota o funcionamento do garimpo ilícito, assim como a presença dos equipamentos no local, evidencia a determinação da equipe de fiscalização do órgão em coibir práticas prejudiciais ao meio ambiente”, explica.
Fonte: Ascom - Inema
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Reuniões destacaram a gestão financeira e orçamentária do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Nos dia...
Foto: Uneb/Irecê N...
Foto: Patrícia Araújo / Acervo Embasa A Embasa apresentou na noite da qu...