O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, informou que o programa Voa Brasil, que vai oferecer passagens a R$ 200, poderá chegar a 1,5 milhão de bilhetes aéreos por mês. O projeto está previsto para começar em agosto, disse França, em aula magna do Instituto de Geografia, no campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), nessa quinta-feira (13).
O objetivo é beneficiar pessoas que não voaram nos últimos 12 meses. Cada trecho de passagem é fixado em R$ 200 e cada pessoa só poderá comprar quatro trechos.
“Vamos iniciar com aposentados, pensionistas e, eventualmente, servidores públicos”, disse o ministro. “O programa inicialmente tem capacidade de [atender] 1,5 milhão de passagens por mês. Mas vamos começar gradualmente. Esse programa não tem recursos públicos. Estamos usando apenas os assentos vazios das empresas”, explicou.
Segundo o ministro, as companhias Latam, Gol e Azul aderiram ao projeto. “É bem possível que tenhamos uma grande procura de passagens, o que vai permitir que os voos saiam lotados. Ao permitir que os voos saiam lotados, você tem condição de ter mais voos e aí você preenche com os aeroportos regionais”, afirmou França.
De acordo com o ministro, a intenção é vender esses bilhetes mais baratos fora da alta temporada, em dois períodos, de fevereiro a junho e de agosto a novembro, quando tradicionalmente ocorre uma ociosidade média de 21% nos voos domésticos.
Fonte: Agência Brasil
Márcio Oliveira, ex-presidente da Câmara de América Dourada é assassinado a tiros. — Foto: Internet
O ex-presidente da Câmara de Vereadores de América Dourada, Márcio de Oliveira Costa foi morto a tiros na manhã deste sábado (15).
De acordo com as primeiras informações, a vítima estava chegando à feira livre, em João Dourado, município vizinho a América, quando foi surpreendida por criminosos que estavam numa moto. Os homens atiraram à queima-roupa.
O ex-vereador ainda foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) para uma unidade médica hospitalar, mas não resistiu aos ferimentos.
Após o crime, os suspeitos fugiram. O corpo da vítima foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), em Irecê.
O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil, em Irecê.
Ainda ão há informações acerca do velório e sepultamento da vítima. Veja mais informações da região no Central Notícia.
Em decorrência do homicídio, a Prefeitura de América Dourada emitiu uma nota de pesar. Leia abaixo!
A Prefeitura de América Dourada, Estado da Bahia, externa profundo pesar pelo falecimento do Sr. Márcio de Oliveira Costa. Ex-vereador deste município, foi um homem solidário aos anseios dos cidadãos américo-douradenses e sensível às necessidades da comunidade de Ipanema.
Rogamos ao Divino o consolo aos amigos e familiares neste momento de dor imensurável.
Fonte: Da Redação
O SineBahia, órgão estadual de intermediação de mão-de-obra, divulgou oportunidades de emprego oferecidas para esta sexta-feira (14), na cidade de Irecê.
Há vagas para vendedor interno, motorista, monitor, entre outras profissões. [Confira lista de vagas completa no final da matéria].
Os interessados podem buscar atendimento na unidade do órgão, localizada na Praça Clériston Andrade, 100, área central da cidade, onde funciona o SAC. Para mais informações, o telefone para contato é o (74) 3641-3219. Não é preciso agendar e as senhas serão distribuídas conforme disponibilidade e por ordem de chegada.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Carteira de Trabalho física ou Digital, RG, CPF, comprovantes de residência e escolaridade, além de certificados de cursos, se assim desejar.
Segundo o SineBahia, estão listadas apenas algumas das vagas disponíveis e elas são sujeitas ao limite de encaminhamentos. Confira abaixo:
VAGAS DE IRECÊ PARA DIA 14/07/2023
MONITOR
Ensino médio completo
Experiência na área
20 VAGAS
MOTORISTA
Experiência na área
CNH categoria B
20 VAGA
VENDEDOR EXTERNO DE CONSÓRCIO
Experiência na área
04 VAGAS
OPERADOR DE CARTÃO
Experiência na área
01 VAGA
OPERADOR DE EMPILHADEIRA
Experiência na área
01 VAGA
VENDEDOR INTERNO
Ensino médio completo
Experiência na área
05 VAGAS
ENTREGADOR
Ensino médio completo
CNH categoria B
Experiência na área
01 VAGA
Para ler mais notícias de Irecê e região no Central Notícia, clique em www.centralnoticia.com.br. Siga também no Facebook e Instagram.
Fonte: Da Redação
Discutir sobre temas importantes que impactam na vida da população e no meio ambiente. Esse é o foco dos encontros formativos que estão sendo promovidos pela 47ª Etapa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI/BA) - que acontecem entre os 12 e 20 de julho nos municípios da regional de Irecê, na Bahia. Abrindo o ciclo de discussões, nessa quarta-feira, 12, o Programa promoveu um debate sobre os 'Impactos dos Agrotóxicos e Segurança do Trabalho Rural', no auditório do Instituto Federal da Bahia (IFBA), na cidade de Irecê e que, entre as abordagens, trouxe os efeitos dos agrotóxicos na saúde dos trabalhadores.
O objetivo do encontro foi capacitar para os cuidados com a saúde dos trabalhadores em relação as doenças e patologias ocasionadas pelos agrotóxicos, além de construir uma ponte com os profissionais e técnicos de referência em saúde do município para identificação desses problemas.
O coordenador-geral da 47ª etapa da FPI e procurador do Ministério Público do Trabalho da Bahia (MPT/BA), Ilan Fonseca, alertou para os graves problemas que os agrotóxicos causam à saúde dos trabalhadores que lidam diariamente com esses produtos, e ressaltou a importância de se debater sobre essa temática com os agentes que estão diretamente e indiretamente envolvidos nessa problemática.
"O que a gente espera como resultado desse encontro é que os trabalhadores criem uma conscientização maior em relação ao uso e manuseio dos agrotóxicos para poder se prevenirem dos efeitos prejudiciais desses produtos, e que as notificações de contaminações e intoxicações junto ao SUS [Sistema Único de Saúde] aumentem, uma vez que esse é um dado invisibilizado, mas extremamente necessário para construirmos políticas públicas mais efetivas para esses trabalhadores. Além disso, estamos fazendo uma ponte com os profissionais de saúde e técnicos de referência do municipio para poder identificar esses problemas à medida em que esses trabalhadores busquem os postos médicos para relatar os sintomas e acender, assim, um alerta para que esses profissionais consigam constatar de forma rápida e eficaz que aquele caso se trata de uma intoxicação por agrotóxico", pontuou Ilan.
Durante o debate, a engenheira agrônoma, professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e uma das palestrantes do evento, Flávia Silva Barbosa, apresentou formas alternativas do uso dos agrotóxicos e pontuou os manejos e arranjo agricultável mais favoráveis para serem adotados, a fim de reduzir os danos econômicos para o produtor e proteger a saúde do trabalhador que lida diretamente com o agrotóxico.
"Ao adotar medidas alternativas é possível perceber os inúmeros ganhos que todos os lados acabam tendo. O trabalhador, por exemplo, terá maior qualidade de vida porque sua saúde passa a ter menos prejuízo em decorrência dos agrotóxicos. O solo passa a ser mais responsível, proporcionando maior qualidade nutricional ao alimento que é plantando nele e, como consequência, quem consome esse produto também sai ganhando por se tratar de um alimento mais saudável com mais sabor e maior propriedade nutricional. Além disso, quem opta por consumir alimentos sem agrotóxicos, está optando por não correr riscos à saúde", explica a professora.
Coordenadora-geral da FPI/BA e do Fórum Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos Trânsgênicos e pela Agroecologia, a promotora do Ministério Público Estadual da Bahia (MPE/BA), Luciana Khoury, destaca que a FPI foi criada com o propósito fiscalizador, mas que com o passar do tempo, o programa começou a desenvolver trabalhos de diagnóstico e educação ambiental.
"Essas mudanças ocorreram a partir do momento em que percebemos a necessidade de sensibilizar e promover a formação da população, além de orientar para as regularizações. A educação ambiental é fundamental para todos os processos de formação de consciência da sociedade e isso pressupõe a mudança de valores. São muitas as temáticas de problemas na região de Irecê e estamos trazendo esses encontros que oportunizam debates sobre, por exemplo, a questão dos agrotóxicos, regularização dos imóveis rurais e outorga do uso da água, criação irregular de animais silvestres e eventos sobre Patrimônio Cultural. Também é importante reforçar que os agrotóxicos causam muitos danos à saúde e ao meio ambiente", explicou a coordenadora-geral da FPI da Bahia.
Sobre os temas dos debates promovidos pelo Programa, Luciana Khoury esclareceu que "eles estão sendo feitos para ajudar no processo de conscientização e formação de toda a sociedade, por isso é tão importante que toda a população participe desses debates para compreeender um pouco mais sobre toda a problemática que atinge a região e saber como lidar com cada situação específica".
Mais palestras
A Fiscalização Preventiva Integrada promove neste dia 13 de julho, simultâneamente, debates sobre os temas 'Impactos dos Agrotóxicos no Ambiente e na Saúde e Perspectivas da Transição Agroecológica', a partir das 9h, no Anfiteatro do Colégio Modelo, em Cafarnaum, e na Câmara Municipal de Vereadores, em Canarana; Também traz discussões acerda do tema 'Patrimônio Cultural na Bacia Verde Jacaré' no IFBA, em Irecê, às 9h. Na sexta-feira, 14, os 'Impactos dos Agrotóxicos no Ambiente e na Saúde e Perspectivas da Transição Agroecológica' serão discutidos na Câmara Municipal de Vereadores, em América Dourada, às 9h; e às 18h30 haverá 'Orientações Sobre Regularização Ambiental Rural', na Câmara Municipal de João Dourado.
Na segunda-feira, 17, é a vez de discutir sobre os 'Impacrtos dos Agrotóxicos na Saúde das Populações e Programa VSPEA' no auditório do IFBA, em Irecê, às 9h; e 'Orientações Sobre Regularização Ambiental Rural' na Câmara Municipal de Vereadores de Lapão, às 9h. Na terça-feira, 18, será debatido 'Orientações Sobre Regularização Ambiental Rural', a partir das 9h, no IFBA, em Irecê. Já no dia 19, o encontro será no auditório da Faculdade de Agronomia de Irecê (FAI), também em Irecê, onde será discutido os'Impactos dos Agrotóxicos no Ambiente e na Saúde e Perspectivas da Transição Agroecológica', às 19h.
Finalizando o ciclo de debates a 47ª etapa da FPI-BA promoverá, no dia 20 de julho, a apresentação dos dados coletados pelas equipes de Gestão Ambiental (1, 2 e 3) e Educação Ambiental (1, 2 e 3). O evento acontece no IFBA, às 9h.
Audiência pública
Ao final das ações, será realizada audiência pública que acontece no dia 21 de julho, às 8h30 no Colégio Modelo, na cidade de Irecê. O objetivo é apresentar os resultados da Fiscalização Preventiva Integrada para os gestores municipais, representantes da sociedade civil e organizações sociais da região.
Coordenação-geral da FPI-BA
A coordenação-geral é realizada pelos Ministérios Públicos Estadual (MPE), do Trabalho (MPT) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA), com apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).
Órgãos e entidades integrantes da 47ª etapa da FPI-BA
Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB); Agência Peixe Vivo (APV); Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia( AGENDHA); Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (AGERSA); ONG Animallia; Agência Nacional de Mineração (ANM); Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF); Corpo de Bombeiros Militar-BA (CBM-BA); Comando de Policiamento Especializado (CIPPA); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA/BA); Conselho Regional dos Técnicos Industriais da Bahia (CRT-BA); Divisão de Vigilância Sanitária-BA (DIVISA-SESAB); Fórum Baiano de Combate ao Agrotóxico (FBCA); Fundação José Silveira; Grupo de Defesa e Promoção Socioambiental( GERMEN) ; Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM-BIO); Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA); Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA); Instituto HORI; Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC); Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional( IPHAN); Marinha do Brasil; Ministério Público Estadual (MPE); Ministério Público Federal-BA (MPF); Ministério Público do Trabalho (MPT); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA); Policia Civil; Polícia Federal; Policia Militar; Policia Rodoviária Federal; Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação da Bahia (SEAGRI); Secretaria da Fazenda-BA (SEFAZ); Secretaria de Saúde-BA (SESAB); Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia(SIHS-CERB); Superintendência Regional do Trabalho-BA (SRTE); Superintendânica do Patrimônio da União (SPU); Sindicato dos Técnicos da Bahia (SINTEC); Superintendência da Defesa Civil-BA (SUDEC) e Universidade Estadual da Bahia (UNEB); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Fonte: Ascom - FPI/BA
O senador Cid Gomes assumiu a presidência do diretório estadual do PDT no Ceará nesta quinta-feira (13), e disse que vai ‘virar a página’ do rompimento com o PT em 2022 e indicou que vai, dentro das instâncias partidárias, fazer enfrentamento interno aos dissidentes, o que inclui o seu irmão e ex-ministro Ciro Gomes (PDT). A informação é da Folhe de São Paulo.
Segundo a publicação, a ascensão de Cid ao comando do partido foi costurada nacionalmente na última semana em um acordo mediado pelo presidente licenciado do partido, o ministro da Previdência Carlos Lupi.
O acordo prevê uma licença do deputado federal André Figueiredo da presidência por quatro meses, período em que Cid Gomes assume para tentar dar um rumo ao partido e estancar os conflitos internos. No próximo ano, Figueiredo volta ao comando do PDT no Ceará.
“Há uma indefinição no posicionamento do PDT na política estadual que deixa nossas lideranças inseguras. Quero, coletivamente, fazer com que o partido tenha um direcionamento”, afirmou.
Ele destacou que há um sentimento majoritário no partido no sentido de ‘virar a página’ da divisão que resultou no rompimento com o PT nas eleições de 2022 e buscar um realinhamento de forças.
Fonte: Do site Bahia.ba
Quando iniciou o projeto “Adote uma árvore”, o secretário de Meio Ambiente de Presidente Dutra, Fabrício Carvalho não imaginou, que anos depois, por meio de parceria com a Rede Municipal de Educação, poderia levar o programa a contribuir com um reconhecimento internacional, em projeto desenvolvido nas escolas.
Foi isso que aconteceu. O “Adote uma árvore” ganhou o acolhimento das escolas do município, envolvendo professores, funcionários, gestores, pais e alunos. Mas foi a escola do Ensino Fundamental I e II, Valter Barreto, que mais insistiu, dando sequência e transformando as ações em projeto pedagógico e científico.
A iniciativa da escola teve como objetivo fundamental a promoção da educação ambiental por meio dos processos práticos de arborização de vias urbanas e recaatingamento de áreas degradadas, com distribuição de mudas de árvores de espécies nativas, adaptadas e frutíferas, com suporte técnico e orientações científicas.
AÇÃO E ESTUDOS PARA O CONHECIMENTO
“A parceria com a secretaria de meio ambiente nos fez voltar os olhos para a missão do reflorestamento. Nossa região perdeu muita cobertura vegetal e temos a grande responsabilidade de promover ações reversas, de modo a perseguir o equilíbrio vegetativo do nosso bioma”, ressaltou a diretora da escola Valter Barreto, professora Maria Conceição.
Nesta perspectiva, as secretarias de educação e meio ambiente iniciaram atividades visando despertar no alunado o interesse pela investigação científica, com perspectivas de promoção de novos conhecimentos e tecnologias.
Como resultado, os alunos desenvolveram estudos de viabilidade, com apoio técnico, visando arborização em diferentes ambientes, seguindo as normas que orientam o paisagismo urbano, sintonia com elementos dos espaços existentes, como sistema de abastecimento de água, energia e mobilidade urbana.
QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR SOCIAL
“As ações envolvem todos os contextos que buscam estabelecer a qualidade de vida e bem-estar social da população. Estou feliz em ter dado a nossa contribuição ao projeto da escola que realmente fez por merecer”, pontua Fabrício Carvalho.
Os resultados das ações foram observados por pesquisadores que entenderam ser, as ações desenvolvidas no município de Presidente Dutra, capazes de atender a metodologia do CONECT, “baseada nas ações científicas: importar-se – conhecer – fazer, com foco orientado a cenários futuros, a partir da escolarização aberta; esta enfatiza o conhecimento científico na formação do cidadão, a partir das áreas da ciência, pesquisa e inovação, para promover a qualidade de vida e o bem-estar da sociedade, articulada com o desenvolvimento de experiências pedagógicas inovadoras, interativas, integradas e inclusivas”, esclarece a Professora Doutora Anne Karina Loula, Diretora do Campus XVI – Uneb - Irecê.
PREMIAÇÃO NA ESPANHA
Ainda de acordo com a professora, o CONNECT é um projeto financiado por intermédio do Programa de Pesquisa e Inovação Horizonte 2020 da União Europeia no âmbito do Ciência com e para a Sociedade (SwafS) através de um consórcio que envolvem países como o Reino Unido, Grécia, Dinamarca, Espanha, Romênia, Portugal e Brasil.
No Brasil, o CONNECT foi realizado também na Bahia, através da Universidade do Estado da Bahia – UNEB no Campus XVI em Irecê envolvendo três municípios – Irecê, Lapão e Presidente Dutra.
Estes municípios estiveram presentes na Conferência em Barcelona, Espanha, recebendo certificados de reconhecimento e mérito por seus projetos desenvolvidos e de destaques.
Presidente Dutra se destacou pelas ações desenvolvidas pelos alunos da escola Valter Barreto, que segundo Fabrício Carvalho, foi a escola que acreditou no processo de arborização e o adotou com prática pedagógica, social e ambiental, se tornando a que melhor desenvolveu as atividades.
“Desde o início do projeto, cerca de 6 anos atrás, o município já doou e plantou cerca de 100 mil árvores. Somente este ano, com suporte das escolas e em especial o projeto desenvolvido pela Valter Barreto, já estamos chegando a 18 mil”, informou o secretário de meio ambiente.
O secretário de educação do município, Ancelmo Machado, parabenizou a escola Valter Barreto e à Secretaria de Meio Ambiente, bem como destacou a Universidade do Estado da Bahia. “A Secretaria de Educação tem o imenso prazer em parabenizar a Escola Valter Barreto por ter seu Projeto Meio Ambiente e Sustentabilidade, desenvolvido com a secretaria de meio ambiente, premiado no CONNECT em Barcelona, apresentado por meio da UNEB- Universidade do Estado da Bahia, representada por Ana Karina Loula, diretora da instituição”, concluiu o secretário.
Fonte: As informações são de assessoria.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, na noite desta quinta-feira (13), em Brasília, do 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE). A última vez que um presidente da República compareceu ao evento foi em 2009, quando o próprio Lula, durante seu segundo mandato, esteve no encontro estudantil. O Congresso da UNE, ou Conune, como costuma ser chamado, é considerado o maior encontro de estudantes da América Latina e deverá reunir cerca de 10 mil participantes até o próximo domingo (16) na capital federal.
No evento, o presidente prometeu ampliar o número de universidades e outras instituições de ensino no país. “Nós vamos voltar a fazer mais universidades, a fazer mais escolas técnicas, mais laboratórios, vamos nos reunir com reitores e com os estudantes, vamos outra vez colocar o pobre no orçamento da União”, garantiu diante de um ginásio Nilson Nelson cheio. Tal promessa já havia sido feita durante a campanha eleitoral, em 2022.
Durante a cerimônia, representantes das entidades estudantis leram e entregaram uma carta de reivindicações ao presidente. Entre os principais pontos, estão a manutenção da política de cotas e ampliação do direito de acesso para indígenas e pessoas trans, a criação da Universidade de Integração da Amazônia e a aprovação de uma lei para instituir o Programa Nacional de Assistência Estudantil. Além disso, a UNE reiterou, no documento, o pedido para que o governo revogue o Novo Ensino Médio, demanda repetida diversas vezes pelos estudantes em palavras de ordem gritadas no ginásio.
Em seu discurso, Lula também exaltou o vigor do movimento estudantil. “O que motiva a vida humana e o que motiva a nossa capacidade de ser melhor ou não é se a gente tem uma causa ou não tem uma causa”, afirmou. “Eu acho extraordinário a UNE apresentar uma pauta de reivindicações longa, árdua e apimentada”, acrescentou.Brasília (DF), 13/07/2023, O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa do 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE). O encontro teve a presença do ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica.
Falando diante de uma plateia de milhares de jovens, Lula celebrou que o perfil social dos estudantes tenha mudado ao longo da última década, com o ingresso de pobres e negros nas universidades, especialmente a partir dos programas criados em seus governos anteriores.
“Aqui não tem apenas filho de gente rica, aqui tem filho de pedreiro, de empregada doméstica, aqui tem filho de metalúrgico, de químico, de gráfico. Aqui está a filha e o filho do povo brasileiro, com a nossa cara”.
Defesa da democracia
O presidente ainda fez uma defesa enfática da democracia, citando as ameaças de ruptura do último período. “Há muito pouco tempo, vocês conheceram o que é o fascismo, o nazismo, apenas em quatro anos. Como é que se pode destruir a democracia e as conquistas que a gente, às vezes, leva séculos para conquistar? Espero que tenhamos aprendido uma lição, a de que a democracia pode não ser a coisa mais perfeita que humanidade criou, mas não tem nada igual a ela. É na democracia que a gente pode viver a pluralidade, a diversidade, que a gente pode aplaudir, a gente pode vaiar, a gente pode gritar e a gente pode contestar. É na democracia que a gente vive a plenitude da manifestação do ser humano”, afirmou.
Além de Lula, participaram do ato político o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, além de ministros do governo federal, incluindo o ministro da Educação, Camilo Santana. Em discurso, Mujica, que foi preso político por 14 anos na ditadura uruguaia, pediu aos estudantes que busquem a unidade para defender a democracia.
“Não cometam o erro do meu tempo. Quanto mais desunidos, mais dominados vamos estar. Portanto, estudar, não perder tempo, cuidar da democracia. A democracia não é perfeita, está cheia de defeitos. Mas, até hoje, não encontramos nada melhor”, disse. O ex-presidente do Uruguai também apelou para que os estudantes deem sustentação ao governo Lula frente aos desafios de gestão.
“Lula é grandioso, mas não é mago. Aos governos populares, não apenas se pede, mas se ajuda. Os obstáculos que se têm adiante estão aí e não são simples. É fácil reclamar, mas é preciso comprometer-se”, afirmou.
Novo Ensino Médio
Em vários momentos durante o ato, os estudantes entoaram gritos para pedir a revogação da lei que instituiu o Novo Ensino Médio. Em seu discurso, o ministro da Educação, Camilo Santana, que chegou a ser vaiado e interrompido por parte dos estudantes, lembrou que o governo paralisou a implementação do novo modelo até que se defina eventuais mudanças.
“Eu suspendi a implantação do Novo Ensino Médio no Brasil. E nós abrimos uma ampla escuta para ouvir estudantes. Foram 150 mil estudantes que participaram. Nós ouvimos professores, entidades, secretários”, defendeu-se, ao fazer menção ao processo de consulta pública aberto pela pasta e que foi encerrado na semana passada.
A lei do Novo Ensino Médio foi aprovada em 2017, durante o governo do ex-presidente Michel Temer, com o objetivo de tornar a etapa mais atrativa e evitar que os estudantes abandonem os estudos.
Pelo modelo, parte das aulas deve ser comum a todos os estudantes do país, direcionada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na outra parte da formação, os próprios alunos poderão escolher um itinerário para aprofundar o aprendizado. Entre as opções, está dar ênfase, por exemplo, às áreas de linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou ao ensino técnico. A oferta de itinerários, entretanto, vai depender da capacidade das redes de ensino e das escolas, o que tem sido um dos maiores desafios de implementação da nova etapa.
Em 2023, a implementação deveria seguir com o 1º e 2º anos e os itinerários devem começar a ser implementados na maior parte das escolas, mas o cronograma foi suspenso pelo governo federal até que haja sistematização das propostas da consulta pública e eventuais ajustes na nova etapa de ensino.
A revogação do Novo Ensino Médio tem sido uma reivindicação de entidades do setor e de muitos especialistas. Apesar disso, o governo federal não cogitou revogar a medida por completo, mas fazer ajustes a partir dos resultados obtidos na consulta.
Fonte: Agência Brasil
Na manhã desta quinta-feira (13), o prefeito de Presidente Dutra, Roberto Carlos Alves de Souza, Robertão (MDB), esteve em Salvador, onde acompanhou o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, durante o lançamento de um conjunto de ações afirmativas de políticas para as mulheres em diversos campos de atuação, numa parceria entre os Governos do Estado e Federal.
— Foi com este espírito de plena alegria, que estive na manhã de hoje, em Salvador, acompanhando a agenda do amigo e governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, na recepção à ministra das Mulheres, Cida Gonçalves — externou o prefeito por meio de suas páginas nas Redes Sociais.
De acordo com a Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, o Selo Lilás, iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), incentiva empresas baianas a adotar políticas efetivas de igualdade de gênero e atuarem na defesa das mulheres contra a discriminação, o assédio e a violência sexual, por meio de práticas inovadoras e programas educativos de promoção, valorização e defesa dos direitos da mulher no ambiente de trabalho.
A solenidade foi realizada no auditório da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no bairro do Cabula, na capital baiana. O prefeito de Presidente Dutra esteve acompanhado por Maiara Alecrim e Sandila Machado, diretora e vice-diretora da mulher do município.
“Que felicidade estar atuando ao lado de um grupo político que não cansa de trabalhar a serviço do povo baiano, da região de Irecê e em especial da minha amada Presidente Dutra”, destacou Robertão.
Fonte: Da Redação
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Reuniões destacaram a gestão financeira e orçamentária do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Nos dia...
Foto: reprodução O documentário Eu Sou Maior Que o Câncer , protagonizad...
Foto: Uneb/Irecê N...