Domingo, 05 de Janeiro de 2020
Chapada Diamantina

A garotada pode se divertir e conhecer um pouco mais sobre a Chapada Diamantina; na foto, família no alto do Morro do Pai Inácio - Foto: Reprodução/Guia Chapada Diamantina

Se engana quem pensa que a região da Chapada Diamantina é um local exclusivamente para o turismo de aventura. É possível se divertir bastante com as crianças nesse verdadeiro parque de diversões natural.

No roteiro elaborado pelo site Guia Chapada Diamantina, reproduzido pelo Central Notícia, existe as principais opções para conhecer e curtir a região chapadeira de forma leve e divertida com os pequenos.

É um roteiro que pode ser para a família toda. Tem visita ao Pai Inácio, banhos de cachoeiras e de rios, além de conhecer um pouco da história da Chapada Diamantina durante trajeto pela Vila de Igatu, em Andaraí, e as diversões da Fazenda Pratinha, em Iraquara.

Neste roteiro tem dicas para ir com as crianças a pontos de fácil acesso. É importante salientar que a Chapada também possui locais para desfrutar a culinária local e, assim, se deliciar com as iguarias e doces produzidos na região. A contratação de um guia certificado se faz necessário.

Roteiro

Primeiro dia – A primeira dica fica próxima do centro de Lençóis. Em um passeio de quatro horas é possível conhecer os famosos caldeirões de águas avermelhadas do Serrano, o salão de areias coloridas e as cachoeiras Primavera e Cachoeirinha. Todos com fácil acesso para as crianças sempre acompanhadas de adultos.

Caldeirões naturais do Serrano ficam no município de Lençóis - Foto: Caiã Pires/Guia Chapada Diamantina

Segundo dia – No segundo roteiro, indicamos deixar o dia livre para conhecer a parte norte da Chapada e o município de Iraquara. Para começar, um passeio pela caverna da Lapa Doce para se encantar com as formações de estalactites e estalagmites.

Depois, a diversão segue para a Fazenda Pratinha – um lago cristalino de água azul clara com tirolesa de 12 metros de altura, os pequenos irão amar ver os peixinhos que nadam junto às pessoas. Por fim, um lindo pôr-do-sol no topo do Morro do Pai Inácio que permite uma vista panorâmica maravilhosa do Parque.

 

Crianças do Grupo Escoteiro Waldemar Souza Oliveira se divertem no Rio Roncador - Foto: Divulgação/Guia Chapada Diamantina

Terceiro dia – Entre os municípios de Lençóis e Andaraí fica o mini-pantanal de Marimbus, o passeio lá é feito de barco e, no final da navegação, é possível relaxar nos caldeirões naturais do Rio Roncador. Por último, a pedida é visitar a Vila de Igatu e dormir por lá.

 

A Vila de Igatu fica no município de Andaraí - Foto: Açony Santos/Guia Chapada Diamantina

Quarto dia – É hora de acordar e conhecer as curiosidades da Vila de Igatu. A arquitetura, a igreja de São Sebastião, as ruas e as casas de pedra do ‘bairro fantasma’, assim como a Galeria Arte & Memória são os pontos altos desse passeio encantador.

Próximos ao centro da Vila, estão o Córrego do Meio, a Cachoeira dos Pombos e o Poço da Madalena, estas são opções para se banhar e se refrescar por lá. Vale a pena passar mais uma noite ou voltar para Lençóis no final do dia.

Ribeirão do Meio fica na região de Lençóis - Foto: Açony Santos/Guia Chapada Diamantina

Quinto dia – No retorno de Igatu, a dica é conhecer o Ribeirão do Meio – que fica a somente três quilômetros do centro da sede do município de Lenções. Lá tem uma piscina e um escorrega natural. Uma excelente opção para recarregar as energias e relaxar.

Cachoeira do Mosquito fica no distrito de Tanquinho, também em Lençóis - Foto: Branco Pires/Guia Chapada Diamantina

Sexto dia – Por último, uma trilha de 25 minutos até a Cachoeira do Mosquito, localizada na Fazenda Santo Antônio. O nome da Cachoeira tem origem no tipo de diamante que era encontrado ali, pequeno e sem valor comercial. A trilha é de nível fácil e conta com escadas de pedra e corrimão para melhorar o acesso.

Depois de almoçar um cardápio de delícias regionais na fazenda, o encerramento em grande estilo e ir até até o Rio Mucugezinho e Poço do Diabo, numa trilha de nível médio que proporciona uma vista maravilhosa que, com certeza deixará saudade.

Fonte: Guia Chapada Diamantina



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 02 de Janeiro de 2020
Chapada Diamantina

O município de Nova Redenção, na Chapada Diamantina, recebeu uma expedição com 30 carros e 90 pessoas que visitou as belas paisagens do Balneário da Peruca. Essa expedição começou no dia 26 de dezembro, logo depois do Natal, e terminou no dia 29, último domingo. O grupo de aventureiros saiu do município de Barra do Mendes, na região de Irecê, e percorreu uma média de 260 quilômetros em estrada de chão, com destino a Nova Redenção.

De acordo com informações da Prefeitura local, além de curtir e aproveitar a viagem, os aventureiros também realizaram trabalhos sociais, com distribuição de brinquedos durante o percurso, e trabalhos ambientais, como limpeza e recolhimento de lixo. Uma demonstração de cuidado com a natureza.

A administração ‘Governo da Reconstrução’, da prefeita Guilma Soares (PT), foi parceira desta excursão, e ofereceu infraestrutura para a organização. O grupo agradeceu a contribuição recebida da equipe da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente. Segundo eles, foi primordial para o sucesso do encontro.

Agradecemos pela oportunidade de conhecer a beleza desse lugar, por todo o apoio que nos deram com a iluminação e aos moradores que nos auxiliaram, indicando outros pontos turísticos, que poderemos visitar quando retornarmos” disse Rogério, um dos participantes da expedição.

A prefeita Guilma Soares, representada pela equipe de turismo, destacou a importância do evento para o município. “A expedição é mais uma oportunidade para atividade sadia em nosso município, assim como foi o cicloturismo. E Assim vamos consolidando a nossa vocação turística, focando na importância de receber bem o turista e dar a Nova Redenção o destaque que merece na região da Chapada Diamantina”.

Nova Redenção está repleta de turistas. Além da Praia da Peruca, o Olho D’água também está sendo bastante visitado por paulistas e cariocas, e, claro, por nossos conterrâneos, que nesta época do ano aparecem para matar a saudade da cidade.

Fonte: Assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 01 de Janeiro de 2020
Chapada Diamantina

O Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) possui dezenas de atrativos entre cachoeiras, rios, poços, morros e grutas. Com a chegada da alta temporada, os riscos de acidentes aumentam e visando conscientizar os visitantes, a equipe gestora do PNCD elaborou uma campanha com as principais dicas para ninguém correr riscos desnecessários no ambiente natural e ainda preservar a biodiversidade.

Entre as dicas estão as cinco regras básicas. Planejar o passeio, nunca sair sozinho, conferir a previsão do tempo, conhecer os próprios limites, levar água e comida suficiente.

Conforme as recomendações é sempre importante se informar sobre o local a ser visitado, como sua distância, presença de água potável e o grau de esforço físico exigido. De acordo com os dados, apesar de atividades em ambientes naturais oferecerem riscos, a maioria do acidente ocorre por falhas humanas.

Lembre-se de contar com o apoio de um condutor de visitantes do local, pois além de conhecer bem a região poderá dar um suporte valioso em caso de acidentes, já que normalmente são treinados e atuam em situações assim.

Fonte: Guia Chapada Diamantina



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2019
Chapada Diamantina

A luta pela perenização do Rio Utinga e diminuição do sofrimento de moradores ribeirinhos do município de Utinga, na Chapada Diamantina, tem sido a luta constante do prefeito Joyuson Vieira (PSL). Na última quinta-feira (19), ele esteve em um encontro com os deputados federal Marcelo Nilo (PSB) e estadual Marcelo Veiga (PSB), em Salvador. Vieira voltou a insistir na racionalização das medidas emergenciais do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), no município.

O prefeito quer que haja uma proteção dos pequenos e microprodutores. Sua sugestão é o direcionamento de emendas dos senadores e deputados federais, via Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), para a construção de barragens. O deputado Marcelo Nilo se comprometeu, dele próprio direcionar recursos e gestionar junto a seus colegas nesse sentido.

“Diga a Otto que ele é de Ruy Barbosa, chapadeiro nato. Diga a Wagner que ele adotou Andaraí, logo, chapadeiro adotado. Diga a Coronel que ele foi o segundo mais votado na Chapada, logo, não é filho, mas é nosso enteado. Lembrem-se de casa, por favor” disparou Vieira.

E a administração de Joyuson não parou de trabalhar, esta semana próteses dentárias foram entregues para a população pela prefeitura de Utinga, através da Secretaria de Saúde. Com as próteses, os pacientes poderão ter sua mastigação ajustada, diminuindo as dores musculares e de cabeça, além de sorrir sem medo.

Fonte: Assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 16 de Dezembro de 2019
Chapada Diamantina

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), iniciativa da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), formou uma turma no município de Utinga, na Chapada Diamantina. A solenidade de formatura aconteceu na última quinta-feira (12) e contou com a presença do prefeito Joyuson Vieira (PSL), do vice-prefeito Átila Karaoglan (PSDB) e de cerca de 200 alunos de 5° ano das Escolas Municipais que participaram dessa etapa do Programa.

Também participaram diretores, professores, coordenadores e familiares, autoridades civis e militares, como o capitão Anderson Pires e a soldado Daniela Medeiros (Educadora do Programa). O evento contou ainda com a secretária municipal da Educação, Isabel Cristina, e o coordenador pedagógico do Proerd em Utinga Guilherme de Cássio.

Durante a cerimônia, foram premiados os alunos com as melhores redações, sendo agraciados com um tablet, medalha e certificado. Por sua vez, as autoridades presentes receberam placa de reconhecimento da Polícia Militar como amigos do Proerd, assim como diretores e professores também foram homenageados.

O Proerd consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a escola e a família, tendo como missão e visão: ensinar aos estudantes habilidades para tomada de boas decisões, para ajudá-los a conduzir suas vidas de maneira segura e saudável; construir um mundo no qual os jovens de todos os lugares estejam capacitados para respeitar os outros e para escolherem conduzir suas vidas livre do abuso de drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos.

Para o prefeito Joyuson, o Proerd “tem transformado a realidade das crianças no município de Utinga, com a parceria entre governo municipal e Polícia Militar, sendo um grande trunfo no enfrentamento e prevenção às drogas”.

Fonte: Assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 15 de Dezembro de 2019
Chapada Diamantina

Um motorista profissional que conduzia uma van utilizada para realizar o transporte intermunicipal de passageiros, entre os municípios de Seabra para Iraquara, ambos na Chapada Diamantina, foi preso na última quinta-feira (12) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O homem responde criminalmente por lesão corporal leve e tinha contra si um mandado de prisão em aberto, expedido pela Vara Criminal de Seabra, em fevereiro deste ano.

Fonte: PRF/BA



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2019
Chapada Diamantina

João Batista Sá Teles dos Santos, de 36 anos, morreu durante confronto com policiais das Rondas Especiais (Rondesp-Chapada), no município de Bonito, na Chapada Diamantina, na noite do último domingo (8). De acordo com nota divulgada pela corporação, João teria iniciado uma troca de tiro com os policiais. A guarnição, que esteve na cidade por conta do Festival do Café, recebeu informações anônimas de que indivíduos envolvidos com roubos a bancos estariam no povoado de Catuaba portando arma de fogo e coletes balísticos.

Os policiais foram ao local, na rua Cafarnaum, distrito de Catuaba (Arizona), e visualizaram o indivíduo, “que ao perceber a ação policial sacou uma arma de fogo e passou a efetuar disparos em direção aos policiais”. Inclusive a viatura da Rondesp-Chapada foi atingida, segundo a Polícia Militar (PM). Os disparos foram revidados. Após o confronto, João foi encontrado baleado no chão.

O bandido, que tinha uma condenação por roubo a banco em Goiás, estava em posse de duas armas de fogo, um revólver calibre 38 e uma pistola calibre .380, um colete balístico, dois aparelhos de celulares e seis trouxinhas de maconha. João Batista foi socorrido de imediato até o hospital de Bonito, mas posteriormente foi constatado o óbito.

Fonte: Ascom - Rondesp-Chapada



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2019
Chapada Diamantina

Empresário planeja montar fábrica do produto em 2020

Além das belezas naturais características da região da Chapada Diamantina, a cidade de Mucugê vem sendo reconhecida pelo potencial do agroturismo por meio da produção de Frutas Vermelhas e da possibilidade de surgir, a partir daí, um novo produto turístico para o estado, a Rota das Frutas Vermelhas.

Atento à aptidão da região, o empresário e chef de cozinha Renato Lobão, proprietário do restaurante Sertãozinho Steak do Sertão, dentre as suas fabricações próprias, tem o catchup de morango, reconhecido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) - órgão que controla e concede o registro de marcas e patentes de produtos e serviços - como uma criação inovadora.

No caso do catchup de morango, a patente foi solicitada como uma invenção. O pedido foi aceito pelo INPI após a realização de uma pesquisa ampla e verificação de que não existe produto semelhante, o que garante ao proprietário da patente a exclusividade para produzir e comercializar o produto.

Fabricar os próprios produtos é um dos diferenciais do chef. “Sempre fiz de tudo no restaurante. Chutney de banana da terra, pão, queijo, molho e a geleia de tomate, que serviu de base para a criação do catchup de morango”, explica Lobão.

Após a conquista da patente, para 2020, dentre os próximos passos do chef de cozinha está a montagem de uma fábrica para a confecção do catchup de morango em larga escala.

Inovação

O produtor contratou a solução Sebraetec para pedido de patente de invenção. Como o empresário faz parte da cadeia produtiva do morango, a solução foi contratada através do Projeto Horticultura da Chapada Diamantina, que tem como um dos focos prioritários a produção de frutas vermelhas como amora preta, framboesa, pitaia, fisális e mirtilo.

Segundo o gestor de projetos do Sebrae, Heitor Marback, o diferencial desse produto pode ser percebido em todas as etapas de fabricação. “Essa é uma inovação desde a formulação do produto, quantidades de cada ingrediente, forma de preparo e que passam a ser de propriedade do inventor. Esse é o tipo de atividade que está muito alinhada com a atuação do Sebrae de fomentar o empreendedorismo, com inovação”, explica.

“A conquista da patente representa a possibilidade de o produtor/empreendedor dar um ‘up’ nos seus negócios. Com a patente do produto, ele pode firmar parcerias comerciais, acessar mercados que remuneram melhor devido o valor agregado”, finaliza o gestor.

Fonte: Ascom - Sebrae



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2019
Chapada Diamantina

Cerca de 150 crianças do povoado de Colobró, em Ruy Barbosa, na região da Chapada Diamantina, receberam presentes e lanches durante a ação 'Natal Solidário', promovida na quinta-feira (4), pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada.

Segundo o comandante da unidade, major Nelson Normando, as lembranças foram doadas pelos policiais da Cipe Chapada. "Visitamos algumas escolas da localidade e cada policial escolheu crianças para apadrinhar. Eles compraram os presentes, levaram para o quartel e depois deram aos seus respectivos afilhados", explicou o oficial.

Com o apoio da Prefeitura, as guarnições montaram brinquedos recreativos para garantir ainda mais a diversão da garotada. Papai Noel e animadoras também fizeram parte da festa.

Fonte: SSP-BA



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 04 de Dezembro de 2019
Chapada Diamantina

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, no uso de suas atribuições legais, aprovou na última quinta-feira (28) as contas de 2018 do presidente da Câmara Municipal de Seabra, na região da Chapada Diamantina, Sr. Marcos Pires Ferreira Vaz.

As contas foram enviadas pelo presidente legislativo no prazo estipulado, assim como cópias dos extratos bancários e respectivas conciliações de dezembro de 2018 e janeiro de 2019 cumprindo assim a lei. Foi apresentado um parecer prévio sobre a aprovação das contas.

“As movimentações evidenciadas nos Demonstrativos de Despesa da Câmara foram corretamente consolidadas no Balanço Financeiro da Prefeitura” é o que consta no parecer do TCM.

A Câmara de Seabra recebeu repasses a título de duodécimos de R$ 3.115.262,52 e teve o total de despesas, incluídos os subsídios dos vereadores e excluído os gastos inativos no mesmo valor.

O valor gasto com as despesas da folha de pagamento corresponde a 44,30% dos recursos recebidos, ou seja, não foi ultrapassado o limite de 70%, porcentagem máxima conforme a Constituição Federal. O limite de gastos com a despesa pessoal também não foi ultrapassado, o valor foi de R$ 1.731.414,68, menos de 6%.

Fonte: Ascom - Câmara de Seabra



Compartilhar no Whatsapp