Delegação do Campus Irecê do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) presente no 1° Congresso Regimental da instituição. O Diretor-Geral, Jeime Nunes, acompanhado de representantes das categorias Discentes (Miguel Oliveira, Maria Eduarda e Cecília Gama), Técnicos (Alexandre Caetano, Júlio Barreto e Maria Aparecida) e Docentes (Robério Batista, Rogério Batista, Samile Guimarães e Victor Rios).
O evento reúne quase 350 delegados/as de 22 unidades, além da reitoria, eleitos/as para discutirem e votarem as propostas de estrutura administrativa da instituição que comporão o seu novo Regimento Geral.
Entre os dias 3 a 5 deste, as propostas elaboradas pelas Comissões Locais serão debatidas nos Grupos temáticos de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão. Como resultado dos debates, as plenárias consolidarão as propostas que integrarão o novo regimento, a partir de uma votação entre os/as delegados/as.
A programação completa dos três dias do evento, realizado na Reitoria da instituição, está disponível na página do Congresso Regimental: https://portal.ifba.edu.br/congressoregimental.
Fonte: Ascom - IFBA/Irecê
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, fará um pronunciamento, em cadeia nacional de rádio e televisão, na noite deste domingo (7). A mensagem, que deve ir ao ar por volta das 20h, vai destacar a declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS), que decretou o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional em relação à covid-19. Segundo a assessoria da ministra, a ideia é que ela ressalte que a covid-19 ainda não acabou e que a vacinação continua fundamental.
Após mais de três anos, a OMS declarou na última sexta-feira (5) que a covid-19 não configura mais emergência em saúde pública de importância internacional. De acordo com a entidade, o vírus se classifica agora como um “problema de saúde estabelecido e contínuo”.
"É uma grande vitória para a sociedade, possível graças à ciência e à vacinação, orientadas para o acesso à saúde. Ao mesmo tempo, o anúncio não significa o fim da circulação do vírus, mas uma mudança de abordagem. Ainda temos que ter cuidados, inclusive nos vacinando contra a covid-19, o que em muitos países passou a compor o calendário anual, a exemplo da vacinação contra a influenza", escreveu a ministra, nas redes sociais.
Em todo o mundo, a pandemia levou à morte mais de 7 milhões de pessoas, número que pode estar subestimado. Somente no Brasil, o número de vidas perdidas ultrapassou as 700 mil pessoas.
Fonte: Agência Brasil
Equipe que defendeu o Canaã na Copinha de 2023 - (Canaã/Divulgação)
Fundado em 2018 em Irecê, na Bahia, o Canaã Esporte Clube se transferiu para o Distrito Federal.
O time iniciou no mês de março os trâmites para a mudança, inclusive, filiando-se à Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF). Veja abaixo a nota na íntegra!
NOTA OFICIAL - TRANSFERÊNCIA DO CEC
O Canaã Esporte Clube (CEC), vem a público informar nossa transferência de Estado. No mês de Março nos filiamos à FFDF (Federação de Futebol do Distrito Federal), tendo agora Brasília como nossa sede. Os motivos que nos levaram à esta decisão foram a falta de apoio, estádio inapto devido às obras do São João 2022, e a logística das viagens para os campeonatos na Bahia.
Foram 5 anos de muito trabalho e empenho de todos os nossos profissionais envolvidos, aos quais prestamos nosso agradecimento. Desde 2018 data de sua filiação à FBF, incansavelmente promovendo o futebol de base, divulgando o nome da nossa cidade e espalhando diversos atletas em vários clubes brasileiros e no exterior.
Nosso objetivo continuará o mesmo, investindo no futebol de base para encontrar jovens talentos. Reforçando que, nossa iniciação continuará em Irecê.
Aos nossos torcedores, já iniciamos nossos trabalhos aqui em Brasília, contando sempre com o apoio de nossa querida torcida, continuaremos divulgando nossas atividades, competições em nossas redes sociais. E vem aí a nova camisa do Canaã. Aguardem!
Fonte: Da Redação
O apresentador do Brasil Urgente, Uziel Bueno, negou as acusações de um possível “escândalo do pix” dentro da emissora de televisão Bandeirantes. Em primeiro pronunciamento na quinta-feira (4), Uziel afirmou que as informações divulgadas acusando o programa de aplicar o golpe se tratam de “fake news”.
“Estou tranquilo em relação a tudo isso. Esse tipo de fake news não me perturba. As notas nos sites não tinham nome de ninguém, ou seja, é uma falsa notícia jogada ao vento. Tenho 26 anos de jornalismo, nesses 26 anos eu já ajudei muita gente, já denunciei muita gente. Tenho certeza que muita gente gosta de mim, mas também sei que muita gente não gosta de mim”, afirmou Uziel.
O apresentador também clamou pela aprovação do Projeto de Lei 2.630, também conhecido como PL das Fake News, para poder evitar a disseminação de possíveis notícias falsas envolvendo seu nome.
Fonte: Bahia Notícias
Na noite da última quarta-feira (3), uma briga entre um casal, deixou uma mulher ferida, em Morro do Chapéu. De acordo com relatos da Polícia Militar, a confusão foi por volta das 19h30, em um bar na Rua Juvenal Araújo – bairro Caixa D’água – região periférica da cidade. Ainda conforme a polícia, um rapaz, que não teve a identidade revelada, bebia no bar na companhia de sua namorada, uma jovem de 21 anos, quando após um desentendimento, o casal começou a se agredir fisicamente. O homem quebrou uma garrafa e atacou a companheira.
A Polícia foi acionada e, ao chegar ao local, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu – já atendia a vítima, que apresentava fermentos leves nos braços e pernas, provocados por uma garrafa quebrada. A jovem foi encaminhada ao Hospital São Vicente de Paula, onde recebeu atendimento médico e liberada em seguida.
O agressor fugiu do local em companhia de um amigo, em uma motocicleta. Uma guarnição da 4ª Companhia em Morro do Chapéu – pertencente ao 7º BPM/Irecê – fez diligências pela região, mas não localizou o suspeito.
Fonte: Caraíbas FM
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realiza, no período de 16 a 25 de maio, as inscrições para 18.966 vagas do Programa Universidade para Todos (UPT), nos 27 Territórios de identidade, conforme edital publicado, neste sábado (6), no Diário Oficial do Estado. Isto representa 3.966 vagas a mais do que em 2022, quando foram ofertadas 15 mil vagas. As inscrições serão gratuitas e deverão ser realizadas no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). Mais de 29 mil estudantes do UPT já ingressaram no Ensino Superior.
Nesta nova edição, serão contemplados 195 municípios do Estado da Bahia, com a oferta das atividades do programa em 310 polos de funcionamento. Em Salvador serão 34 polos com a oferta de 2.375 vagas.
O início das aulas está previsto para o dia 5 de junho. O programa é destinado ao fortalecimento das aprendizagens e preparação dos estudantes concluintes e egressos da rede pública de ensino da Bahia para os processos seletivos de ingresso ao Ensino Superior.
Pode se inscrever o candidato da rede pública do estado regularmente matriculado, em 2023, no 3º ano do Ensino Médio regular estadual ou municipal (ou suas modalidades correspondentes); e no 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio estadual ou municipal (ou suas modalidades correspondentes); além de egresso do Ensino Médio estadual ou municipal do Estado da Bahia. Não será permitida a inscrição de candidato que estiver cursando ou que tenha concluído curso de nível superior.
Inscrições e seleção
No ato da inscrição, o candidato deverá fazer opção para um único município, local de funcionamento e turno que deseja cursar, bem como preencher integralmente o formulário de inscrição. O candidato terá que informar, obrigatoriamente, o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e criar uma senha de 6 a 8 dígitos, o que dará origem a um nome de usuário para acesso ao endereço de inscrição. Dúvidas referentes à inscrição podem ser tiradas pelo telefone 0800 285 8000, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, ou pelo e-mail upt@educacao.ba.gov.br.
Para a seleção e preenchimento das vagas, serão observadas a opção formulada pelo candidato no requerimento de inscrição quanto ao município, local de funcionamento e turno que deseja cursar e o aproveitamento escolar resultante do cálculo das médias finais obtidas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, transcritas pelo candidato no ato da inscrição.
Resultado e matrícula
A relação oficial dos candidatos selecionados será disponibilizada na internet, no mesmo endereço de inscrições, e, também, nos sites das universidades públicas (UEFS, UESB, UESC, UNEB e UFRB). O candidato contemplado e convocado efetuará a sua matrícula na data a ser definida pelas universidades parceiras. Após a publicação dos resultados, os selecionados serão convocados para a realização da matrícula, que será realizada na modalidade presencial no local e turno que optou para cursar.
Fonte: Ascom - SEC/BA
Entrada da cidade de João Dourado
Na presente data, por volta das 14h, equipes do SI da Coordenadoria e SI da sede, juntamente com o CATI/ CHAPADA, deram cumprimento ao mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem por ter cometido estupro de vulnerável na cidade de João Dourado.
Entenda o Caso
No ano de 2021, a Delegacia de Polícia de João Dourado recebeu a informação de que um homem teria estuprado uma criança naquela cidade.
A Autoridade Policial, após investigar o fato e colher diversas oitivas representou pela prisão do envolvido.
No dia de hoje, na cidade de João Dourado, foi possível identificar e realizar a prisão do envolvido em um crime tão bárbaro.
Por fim, houve a comunicação do cumprimento do mandado de prisão à Autoridade Judiciária.
Fonte: 14ª Coorpin - Irecê
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Foto: reprodução O documentário Eu Sou Maior Que o Câncer , protagonizad...
Reuniões destacaram a gestão financeira e orçamentária do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Nos dia...
Chapada Diamantina oferece oportunidades para empresas brasileiras e internacionais – Foto: Banco de imagens