Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
O deputado estadual Angelo Coronel Filho (PSD) apresentou um projeto na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para conceder o Título de Cidadão Baiano ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. A proposta consta na edição desta quinta-feira (26) do Diário Oficial da casa legislativa.
No documento, Angelo Coronel destaca o currículo e a influência de Barroso na área do Direito. O deputado argumenta ainda que o magistrado atua em temas considerados “polêmicos” em prol da sociedade.
“[Luís Roberto Barroso] tornou-se conhecido por seu trabalho acadêmico voltado ao Direito Público, bem como por sua atuação como advogado em diversos casos de grande repercussão perante o Supremo Tribunal Federal, tais como a defesa da pesquisa com células-tronco embrionárias, gerando uma enorme discussão nacional, defesa da equiparação das uniões homoafetivas às uniões estáveis tradicionais, outro tema bastante polêmico, é da proibição do nepotismo no Poder Judiciário”, disse o parlamentar.
Pós-doutor, Doutor e mestre em Direito, Luís Roberto Barroso se graduou na área em 1980 pela pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
“Ministro Barroso tem sido vidado a palestrar em diversas universidades no Brasil e no exterior, incluindo nas prestigiadas New York University School of Law, nos Estados Unidos, e London School of Economics e Oxford University, na Inglaterra”, acrescenta Angelo Coronel Filho.
O ministro foi indicado ao Supremo Tribunal Federal em 2013 pela então presidente Dilma Rousseff (PT).
Fonte: Do site Bahia.ba
Foto: Mateus Pereira/GOVBA
O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio baiano, calculado e divulgado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), totalizou R$ 35,0 bilhões no segundo trimestre de 2024, representando 28,4% do PIB estadual do período. A participação foi superior à verificada no mesmo trimestre de 2023, quando correspondeu a 27,7% do PIB baiano.
O crescimento da participação do agronegócio no PIB do estado entre o segundo trimestre de 2023 e 2024 foi decorrente, sobretudo, da recuperação nos preços de algumas das commodities do agronegócio e do recuo nos preços dos insumos agropecuários importados. Esses movimentos contribuíram para que o valor adicionado registrasse variação nominal positiva. No período, houve incremento de 13,1% no valor do PIB do agronegócio, equivalente a R$ 4,1 bilhões a mais na comparação entre os dois trimestres.
Na análise, o trabalho de Contas Regionais da SEI considera a decomposição do PIB do agronegócio em quatro agregados: agregado I (Insumos para a Agropecuária); agregado II (Agropecuária, incluindo agricultura, pecuária, silvicultura, extrativismo vegetal e pesca); agregado III (indústrias de base agrícola, que consomem produtos do agregado II) e agregado IV (transporte, comércio e serviços referentes à distribuição final dos produtos dos agregados II e III).
Observou-se que o agregado II foi o que mais contribuiu para a expansão do segmento na economia baiana, respondendo por 59,6% de todo valor do agronegócio – o segundo trimestre concentra a maior parte da produção agrícola da Bahia, com destaque para culturas de soja, café e outros. Cabe mencionar ainda que, a despeito de ter ocorrido retração no volume de produção agropecuária (-3,1%), a variação média positiva de 21,3% nos preços das commodities agrícolas foi suficiente para que o valor corrente desse agregado em 2024 superasse o valor de 2023.
Na sequência da importância de contribuição aparece o agregado IV, com 26,7% – destacando-se neste caso o valor produzido na atividade de transporte –, seguido pelo agregado III (8,1%) e, por fim, o agregado I (5,6%).
"O agronegócio baiano tem sido responsável por mais de 25% do PIB estadual. Esse resultado é fruto de uma política bem direcionada, muito esforço e a dedicação dos empreendedores e trabalhadores rurais", avalia o economista Armando Castro, diretor de Indicadores e Estatística da SEI.
Fonte: Ascom/SEI
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de perigo para onda de calor para dez estados e o Distrito Federal. Nesses locais, a temperatura registrada está 5° acima da média.
Serão afetados pelo forte calor, além do Distrito Federal, os estados de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, além do norte do Rio Grande do Sul.
Baixa umidade
O Inmet também divulgou alerta laranja para baixa umidade. Estão incluídas no alerta as regiões Centro-Oeste, parte dos estados do Nordeste (com exceção de Alagoas e Sergipe), nos municípios mais afastados do litoral, além de Minas Gerais, São Paulo e Paraná.
Nesses locais, a umidade relativa do ar deve variar de 20% e 12%. Há risco de incêndios florestais e à saúde da população, com ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o limite ideal da umidade relativa do ar é em torno de 60%.
O Inmet orienta a população a beber mais líquido e evitar tanto atividades físicas quanto a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Também é importante que as pessoas intensifiquem o uso de hidratante de pele e umidifiquem os ambientes.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Banco de imagens
O Serviço Estadual de Intermediação para o Trabalho, SineBahia, anunciou uma série de oportunidades de emprego em Irecê para esta quarta-feira, 25.
A sede do SineBahia em Irecê está localizada na Praça Clériston Andrade, 100, no centro da cidade, onde também funciona o SAC. O atendimento é feito por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio.
Os interessados devem apresentar a documentação necessária, incluindo Carteira de Trabalho (física ou digital), RG, CPF, comprovantes de residência e escolaridade, e, se aplicável, certificados de cursos. Para mais informações, os candidatos podem ligar para o telefone (74) 3641-3219.
VAGAS DE IRECÊ PARA DIA 25/09/2024
AUXILIAR DE MEIO AMBIENTE
Ensino Médio Completo
Experiência com atividades de supressão vegetal (Limpeza de vegetação)
05 VAGAS
COSTUREIRA
Ensino Médio Completo
Experiência na área
Costura de uniformes profissionais, reparos, ajustes.
06 VAGAS
SUPERVISOR DE DISTRIBUIÇÃO
Ensino Superior Completo
Experiência com atividades de supervisão logística (Distribuição)
Possuir CNH B
Disponibilidade para viagens eventuais
01 VAGA
MECANICO DE AUTOMÓVEIS
Ensino Fundamental Incompleto
Experiência na Área
01 VAGA
MECANICO DE MOTOS
Ensino médio completo
Experiência na Área
01 VAGA
ENCARREGADO DE CONTROLE FINANCEIRO
Ensino Superior Completo
Experiência na Área
01 VAGA
AUXILIAR DE LIMPEZA
Fundamental Incompleto
Experiência na Área
02 VAGAS
Fonte: Da Redação
Foto: João Santos / Aduneb
Os professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) aprovaram greve por tempo indeterminado após realização de assembleia geral docente no Campus Uneb de Salvador, na tarde desta segunda-feira (23). Seguindo determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), é necessária a comunicação prévia à administração pública em, no mínimo, 72 horas de antecedência ao início da greve, assim, ela só poderá ser iniciada na próxima sexta-feira (27).
Segundo a Associação dos Docentes da Uneb (Aduneb), a greve ocorre após os professores da instituição considerarem insuficiente a nova proposta apresentada na reunião da última quinta-feira (19). A Aduneb afirma que, no encontro, foi apresentado a ter ceira proposta de reajuste salarial, com o governo propondo aumento acumulado em 13,83% em dois anos, sendo 6,79% em 2025 (4,7% em jan / 2% em jul) e 6,59% em 2026 (4,5 em jan / 2% em jul).
A associação afirmou que, apesar do reajuste estar acima da inflação, há uma defasagem salarial devido à falta de recomposição inflacionária, desde 2015, chega a 35%. Além disso, ela citou que o governo da Bahia estaria investindo menos que o mínimo previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
“O governo da Bahia ainda persiste na falta de interesse político para a resolução do problema. Os dados apresentados pelo próprio governo comprovam que os gastos públicos estão muito abaixo do limite prudencial exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Desde o início de 2023, docentes das universidades estaduais baianas tentaram negociar sem a necessidade da radicalização do movimento. Com responsabilidade, as representações sindicais participaram de 15 reuniões. Outras quatro foram desmarcadas pelo Executivo”, disse a associação em nota.
Na próxima quarta-feira (25), a Aduneb irá se reunir com a Secretaria Estadual da Educação (SEC) para dar continuidade às negociações. A associação também informou que a greve cumprirá todos os requisitos legais e manterá mais de 30% dos serviços essenciais na universidade.
Fonte: Bahia Notícias
Foto: Ascom/Uneb
A Uneb celebra mais uma conquista histórica. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a criação do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, no campus da universidade, em Jacobina.
O programa, que inicialmente contará com mestrado acadêmico, tem como missão formar profissionais pesquisadores capazes de reconhecerem criticamente as principais problemáticas biopsicossociais relacionadas ao movimento humano, nos distintos ciclos de vida, subsidiando a formulação de políticas públicas para avanço da educação física, com consequente melhoria da qualidade de vida da população baiana e brasileira.
“É com imensa satisfação e orgulho que anunciamos a aprovação da recomendação do nosso Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEDF) pela Capes. Era uma demanda histórica dos nossos professores da área, que reafirma ainda mais a capilaridade da UNEB e a perspectiva da interiorização da pós-graduação no estado da Bahia. Esse é mais um compromisso concretizado, como previsto em nosso Programa de Desenvolvimento Institucional e em nosso Programa de Gestão, destaca a reitora da instituição, Adriana Marmori.
O pró-reitor de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG) da Universidade, Elizeu Clementino, ressalta que a aprovação do mestrado em Educação Física da UNEB amplia a oferta de cursos da grande área de saúde, em nível de pós-graduação stricto sensu. Representa, não apenas o reconhecimento da excelência acadêmica, mas também a consolidação da UNEB como uma instituição de referência na formação de profissionais de educação física qualificados”, frisou o gestor.
Linhas de pesquisa do programa
O PPGEDF, ofertará inicialmente 14 vagas, distribuídas entre as duas linhas de pesquisa: Linha 1 – Atividade física, saúde e movimento humano; e Linha 2 – Bases educacionais e socioculturais do movimento humano.
O coordenador do PPGEDF da Uneb, Jorge Lopes Neto, explica que esse curso atende a uma demanda emergente de levar o ensino superior ao interior do estado.
“Temos o desafio de garantir formação em nível de Pós-Graduação Stricto Sensu aos profissionais do estado, muitos dos quais são egressos dos cursos de graduação da própria universidade. Isso é especialmente importante em uma área de conhecimento em constante avanço científico e tecnológico, fortalecida pelas evidências recentes e robustas da importância da prática regular de atividade física para crianças, adolescentes, adultos e idosos, com ou sem comorbidades”, salienta o coordenador.
Fonte: Ascom/Uneb
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Foto: reprodução Uma aeronave que seguia de Barreiras para Salvador prec...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...