Quinta-feira, 23 de Março de 2023
Esporte

Os confrontos das quartas de final e os cruzamentos até a final da Copa do Nordeste foram definidos após conclusão da oitava rodada da fase de grupos na noite desta quarta-feira (22). Os três representantes do futebol baiano, Atlético de Alagoinhas, Bahia e Vitória foram eliminados de forma antecipada e entraram na última jornada apenas para cumprir tabela.

Integrante do Grupo A, o Sport somou 19 pontos e terminou com a melhor campanha na classificação geral e vai enfrentar o CRB, quarto colocado da sua chave com 13. Quem vencer o confronto de jogo único enfrentará na semifinal o ganhador do embate entre ABC e Náutico, respectivamente segundo e terceiro da chave B. Do outro lado da chave, o líder do B com 16, Ceará, pega o Sergipe, enquanto Fortaleza e Ferroviário, segundo e terceiro do A, fazem o clássico cearense, e os dois que levarem a melhor definem o classificado para a decisão.

Os confrontos das quartas de final acontecerão no próximo fim de semana, mas as datas e horários ainda serão definidos pela CBF. Semifinal segue a disputa de jogo único, enquanto o empate leva para os pênaltis. Já a final será decidida em duas partidas.

Fonte: Bahia Notícias



Compartilhar no Whatsapp






Quinta-feira, 23 de Março de 2023
Famosidades

O narrador Cléber Machado deixou o quadro de funcionários da Rede Globo. Após 35 anos, o profissional foi demitido pela emissora carioca. A informação foi divulgada pelo site Notícias da TV, nesta quarta-feira (22), e confirmada pela própria Globo.

Em nota, a emissora explicou que a saída de Cléber Machado faz parte da reestruturação que o setor de esporte está passando. O narrador estava no canal desde 1989, mas nos últimos anos perdeu espaço em eventos importantes. Ele ficou fora da equipe que viajou ao Catar durante a Copa do Mundo, em dezembro.

“O vínculo fixo de Cléber Machado com a Globo chega ao fim, mas as portas da empresa continuam abertas para novos projetos no futuro. Nos últimos 35 anos, Cleber Machado narrou grandes momentos do esporte brasileiro", disse a Globo em nota.

"Sua história profissional se mistura à história do esporte da Globo e, além de futebol, automobilismo, basquete, vôlei, atletismo, entre outras modalidades, ele mostrou versatilidade ao atuar também como apresentador e comentarista", completou.

Esta semana a Globo anunciou o fim da Central do Apito durante as transmissões dos jogos. Com isso, comentaristas de arbitragem foram dispensados.

Fonte: Metro 1



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 22 de Março de 2023
Esporte

Equipe que defendeu o Canaã na Copinha de 2023 - (Canaã/Divulgação)

O futebol baiano terá uma baixa em breve. O Canaã Esporte Clube se prepara para trocar a cidade de Irecê, onde foi fundado em 2018, pela capital do Brasil. O time já iniciou os trâmites para a mudança e, inclusive, foi aprovado para se filiar à Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF).

Um dos motivos para a mudança tem relação com o aspecto financeiro, influenciado pelo alto número de viagens feitas durante as competições. "Vimos o que Juscelino Kubitschek, ao criar Brasília, viu: uma terra de oportunidades, e também de logística melhor. Isso ajuda a diminuir os custos", disse José Alves, gerente de futebol do clube.

O processo conta com algumas etapas, como previsto no estatuto da entidade candanga. Primeiro, o Canaã teve que apresentar pedido oficial para entrar no quadro de agremiações filiadas à FFDF.

Em seguida, foi convocada uma Assembleia Geral Extraordinária com os clubes locais para apreciar a solicitação. Essa reunião aconteceu na última quarta-feira (15), na sede da federação, em Brasília.

O Canaã seria considerado apto se recebesse a aprovação de uma maioria simples dos possíveis futuros adversários. Deu certo. Passou pelo crivo de 16 dos 17 clubes presentes (Aruc, Brasília, Brasiliense, Capital, Ceilândia, Ceilandense, CFZ, Gaminha, Grêmio Valparaíso, Luziânia, Paranoá, Real Brasília, Riacho City, Samambaia, SESP/Samambaense e Unaí).

O Gama foi o único a proferir voto contrário ao projeto apresentado, por considerar haver um número elevado de clubes nos torneios locais.

Apesar da aprovação, ainda há uma etapa a ser cumprida e envolve questões financeiras. O Canaã Esporte Clube precisará pagar uma taxa de 600 salários mínimos, valor exigido pela FFDF para incluir novas equipes nas disputas locais. No cenário atual, essa quantia corresponde a R$ 792 mil.

Novo endereço

O Canaã ainda não definiu em qual cidade ficará sediado. Mas a mudança já é certa. "Vamos sair de Irecê. O primeiro passo foi dado, com nossa aprovação junto à FFDF. Ainda estamos definindo algumas situações para dar os passos seguintes", afirmou Alves.

Segundo o gerente de futebol, a ideia é se desfiliar da Federação Bahiana de Futebol (FBF) em breve. O clube, aliás, já não aparece na lista de times que irão disputar a Série B do Campeonato Baiano em 2023 - o torneio começa em maio. O Canaã havia participado da competição em três das últimas quatro temporadas (2019, 2020 e 2022). A melhor classificação foi o 4º lugar, em 2020.

Fonte: Correio



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 22 de Março de 2023
Publicidade



Quarta-feira, 22 de Março de 2023
Bahia

Após quase três anos, o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) recebeu a indenização referente ao processo impetrado pelo parlamentar contra a empresária de Itamaraju (BA) Jaqueline Soares de Oliveira. A empresária chamou o parlamentar de “macaco” nas redes sociais em abril de 2020 e foi condenada por Injúria Racial.

“Coincidentemente a notícia sobre a indenização é no contexto das comemorações dos 20 anos de políticas raciais em nosso país e do Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. Um exemplo de que não podemos ficar calados quando o racismo nos fere de forma abjeta. Recebo a indenização e destinarei o valor à APAE de Itamaraju, instituição social da mesma cidade onde aconteceu o ato racista. A empresária foi condenada, mas essa experiência jamais será esquecida”, disse o deputado baiano.

A 20ª Vara Cível de Brasília tinha penhorado os bens de Jaqueline Soares de Oliveira no início do mês de março. A empresária optou por depositar o valor penhorado em juízo. Após trâmites da própria Justiça e custas do processo, o valor de indenização informado foi de R$ 11,9 mil. A experiência inspirou o PL 3857/2021, que enquadra injúria racial em crime hediondo tornando-o inafiançável, assim como o de racismo, de autoria do deputado Valmir.

Fonte: Ascom - Valmir Assunção



Compartilhar no Whatsapp






Quarta-feira, 22 de Março de 2023
BRASIL

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (22), uma operação que investiga integrantes de uma facção criminosa, suspeitos de planejar matar e sequestrar autoridades, segundo o ministro da Justiça, Flávio Dino. Senador Sergio Moro (União Brasil) afirmou, por meio de sua assessoria, que era um dos alvos do grupo criminoso.

A facção atua dentro e fora dos presídios brasileiros e internacionalmente. Quando era ministro de Segurança Pública, no governo Bolsonaro, Moro determinou a transferência do chefe da facção, o Marcola, e outros integrantes para presídios de segurança máxima. À época, o senador defendia o isolamento de organizações criminosas como forma de enfraquecê-las.

Os nomes dos alvos não foram divulgados até a última atualização desta reportagem. De acordo com a PF, são cumpridos 24 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão em São Paulo, Paraná – onde estão os principais alvos – Rondônia, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.

Além de homicídio, os suspeitos pretendiam sequestrar autoridades públicas, segundo a PF. Os policiais identificaram ainda que os ataques poderiam ocorrer de forma simultânea. Outro alvo do grupo era Lincoln Gakyia, do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), de Presidente Prudente, interior de São Paulo.

Investigações

De acordo com os investigadores, os planos seriam retaliação de integrantes de uma facção criminosa por causa de uma portaria do governo que proibia visitas íntimas em presídios federais. Atentados eram planejados desde o ano passado, segundo a investigação.

Os alvos alugaram chácaras, casas e até um escritório ao lado de endereços de Sergio Moro. A família do senador também teria sido monitorada por meses pela facção criminosa, apontam os investigadores.

Nas redes sociais, o ministro da Justiça, Flávio Dino, comentou a operação e confirmou que as vítimas seriam um senador e um promotor de Justiça (veja publicação acima). “Hoje a Polícia Federal está realizando prisões e buscas contra essa quadrilha”, afirmou.

Por meio de uma rede social, Moro afirmou que vai fazer um pronunciamento sobre ser alvo de ameaças de um grupo criminoso.

“Sobre os planos de retaliação contra minha pessoa, minha família e outros agentes públicos, farei um pronunciamento à tarde na tribuna do senado. Por ora, agradeço a PF, PM/PR, Polícias legislativas do Senado e da Câmara, PM/SP, MPE/SP, e aos seus dirigentes pelo apoio e trabalho realizado”, cita a postagem.

Fonte: G1



Compartilhar no Whatsapp