Segunda-feira, 26 de Agosto de 2019
Chapada Diamantina

A carga de agrotóxicos avaliada em R$100 mil – que estava escondida em um caminhão detido na BR-153, em Concórdia, no oeste de Santa Catarina – teria destino a região da Chapada Diamantina. Essa informações é da Polícia Rodoviária Federal (PRF) após apreender os produtos e prender o condutor do veículo de carga na última quinta (22).

De acordo com o site do jornal Notícias do Dia (NDMais), o material estava embaixo da carga de fenos. “Os policiais desconfiaram que havia algo errado na carga e fizeram a busca, encontrando 11 caixas com 435 pacotes de inseticidas escondidos embaixo da carga de feno. Cada pacote pesa 500 gramas e este inseticida é muito usado em lavoura de soja”, aponta trecho da publicação.

O motorista teria confirmado que a carga contrabandeada vinha de São Borja (RS) e seria realmente entregue na Chapada Diamantina. Ele não especificou para quais municípios os agrotóxicos iriam. O condutor foi preso e encaminhado para a delegacia de Chapecó, no oeste de Santa Catarina.

Fonte: Jornal Notícias do Dia



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 20 de Agosto de 2019
Chapada Diamantina

Nesta segunda-feira (19), o secretário estadual do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira reuniu os titulares da Agricultura, Lucas Costa; do Turismo, Fausto Franco; de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Leonardo Góes; e de Ciência e Tecnologia, Adélia Pinheiro. O encontro teve como objetivo tratar de uma agenda conjunta para a região da Chapada Diamantina. Também esteve presente o coordenador geral do Agropolo Mucugê/Ibicoara, Evilásio Fraga.

Na ocasião, foram discutidos assuntos que envolvem serviços hídricos, enoturismo, bionergia, preservação do meio ambiente e consórcio da Chapada, dentre outros. O intuito é que as secretarias se unam para que as ações sejam feitas em conjunto, potencializando a atuação do Governo da Bahia no interior. O anfitrião, João Carlos, pontuou que a agenda do meio ambiente perpassa outras secretarias e esta união vai resultar em desenvolvimento para o estado.

Durante o encontro foram identificadas outras agendas que deverão ser conjuntas. O secretário da Agricultura, Lucas Costa destacou o potencial do Vale do São Francisco, com as vinícolas que deverão ser trabalhadas para fomentar cada vez mais o enoturismo. Já o secretário do Turismo, Fausto Franco, ressaltou que “não adianta, por exemplo, promover o destino se o acesso não estiver em boas condições ou se não tiver abastecimento de água suficiente para atender o crescimento da demanda do lugar”.

Fonte: Setur



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 13 de Agosto de 2019
Chapada Diamantina

Com o auxílio de uma estreante, a Record TV teve um dia de glória no último domingo (11) ao chegar à vice-liderança na audiência em capitais do país, e até liderou o ranking em Fortaleza. Tudo isso durante o ‘Domingo Espetacular’, que apresentou sua nova repórter, Mariana Weickert. No Painel Nacional de Televisão (PNT), a Record foi vice-líder. A matéria de Mariana, uma produção de 15 minutos, mostrou o trabalho de mulheres que ganham a vida trabalhando em pedreiras na região da Chapada Diamantina. Essa reportagem, elevou a audiência da rede de televisão (assista no final da publicação).

A Record TV garantiu a liderança em Fortaleza e o segundo lugar isolado em Goiânia, Brasília e São Paulo. No ar das 20h46 às 21h01, a matéria sobre a Chapada Diamantina conquistou o primeiro lugar em Fortaleza e 12 pontos de média, enquanto a segunda colocada ficou com 11 pontos. Em seu horário completo, das 19h45 às 23h16, a revista eletrônica da Record TV registrou com 9 pontos de média. Em Goiânia, a reportagem, intitulada ‘Mulheres de Pedra’, chegou a 16 pontos de média. A primeira colocada ficou com 17 pontos e a terceira com 9 pontos.

O ‘Domingo Espetacular’ liderou a audiência por 26 minutos. Com média de 12 pontos, o programa consolidou o segundo lugar isolado, contra 11 da concorrente. Em Brasília, a matéria marcou 14 pontos de média e ficou próxima da primeira colocada, que registrou 15 pontos. A terceira colocada alcançou 8 pontos. O programa dominical da Record TV, no horário total, foi vice-líder isolado com 10,4 pontos de média, contra 9,6 pontos da concorrente. Durante 5 minutos, ficou em primeiro lugar.

Em São Paulo, a reportagem registrou 12 pontos de média contra 11 pontos de média da terceira colocada. O jornalístico, na faixa total, anotou 10 pontos de média. No PNT, a matéria foi vice-líder com 10 pontos. O Domingo Espetacular marcou 8 pontos de média. Em Salvador, Mulheres de Pedra também alcançou boa audiência com 11 pontos e o Domingo Espetacular registrou 8 pontos. O Domingo Espetacular é apresentado por Patrícia Costa e Eduardo Ribeiro.

Fonte: R7



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 10 de Agosto de 2019
Chapada Diamantina

Grandes fazendas produtoras de hortifrúti nos municípios de Iaçu, Ibicoara e Mucugê foram alvo da Operação ‘Varredura’, realizada pela Coelba para combater o furto de energia na região da Chapada Diamantina. De acordo com dados enviados pela assessoria da distribuidora, os técnicos realizaram inspeções em 74 unidades e 13 foram autuadas e desativas por situação irregular.

“Em 2019, em toda a região Centro Oeste da Bahia foram realizadas 8,3 mil inspeções com a normalização de 3,1 mil unidades encontradas de forma irregular. A energia recuperada nas operações é suficiente para abastecer o município de Itaberaba durante três meses”, aponta nota da Coelba enviada para a imprensa.

A distribuidora de energia salienta que “o furto de energia é crime, sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode alcançar até oito anos de reclusão”. Alerta também que a ação representa riscos de acidentes graves à população, “a energia furtada é paga por outros consumidores, através do repasse na tarifa de energia, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica [Aneel]”.

Na tentativa de reduzir os riscos e o furto de energia no estado baiano, a Coelba oferece um programa constante de inspeções para as diferentes regiões. A empresa também tem canais de denúncia para casos de fraudes e furtos, por meio dos quais é possível passar as informações anonimamente, como o telefone 116 ou o site oficial.

Fonte: Coelba



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 31 de Julho de 2019
Chapada Diamantina

Um cigano de identidade não revelada foi morto a tiros na manhã desta terça-feira (30), por volta das 11h, na cidade de Utinga, região da Chapada Diamantina.

Segundo informações de populares, o cigano estava saindo de uma agência bancária, quando foi surpreendido por dois homens que efetuaram vários disparos à queima-roupa. O cigano morreu na hora.

O caso aconteceu na praça Wilson Peixoto Karaoglan, a popular praça onde estão as agências bancárias. Após o crime, a dupla fugiu no carro da vítima, que em seguida foi encontrado incendiado numa estrada vicinal que dá acesso ao distrito de Cachoeirinha de Wagner.

O corpo do cigano foi encaminhado ao Instituto Médico Legal. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 29 de Julho de 2019
Chapada Diamantina

O internauta Manoel Rangel, conhecido como ‘Manelito’, do povoado de Engenho de Baixo, município de Abaíra, na Chapada Diamantina, enviou para o Jornal da Chapada uma foto sua tirada de celular que tem circulado na internet desde a semana passada. Na imagem inusitada, um lagarto aparece se ‘equilibrando’ em um cerca de arame farpado, tendo de fundo a Serra da Tromba, um dos pontos turísticos da região.

Rangel entrou em contato com a reportagem via aplicativo de mensagem instantânea e pediu para que fosse veiculada a foto e chama a atenção para a preservação da natureza. “Queria muito que fosse publicada por ter, mesmo que se trate de uma imagem amadora, um sentimento de cuidado com a fauna. Precisamos nos atentar para os cuidados aqui na Chapada Diamantina. Vamos preservar e não perder o vínculo com a natureza”, salienta Rangel, que atualmente trabalho como autônomo.

De acordo com a bióloga Laisa Brito, “essa é uma espécie de calango conhecido como lagarto papa-vento [Polychrus acutirostris]. Devido ser um lagarto de pequeno porte, da família Polychrotidae, pode ser encontrado nas regiões de Cerrado e Caatinga nordestina”.

Fonte: Com informações do Jornal da Chapada



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 28 de Julho de 2019
Chapada Diamantina

Uma plantação com cerca de mil pés de maconha foi localizada e erradicada por uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe-Chapada) na última sexta-feira (26).

Os militares descobriram o plantio próximo ao povoado de São José, no município de Iraquara, região da Chapada Diamantina, após denúncia anônima. As informações davam conta que havia muita movimentação na localidade e os policiais foram averiguar a situação.

Em nota, a corporação informou que ao chegar ao local,  avistou um homem que fugiu logo que percebeu a presença dos policiais. O patrulhamento resultou na descoberta dos pés de maconha, mas ninguém foi preso.

Ainda conforme a nota, a plantação foi erradicada com incineração e uma amostra, totalizando cinco quilos e 300 gramas, foi apresentada na Delegacia de Polícia Civil de Iraquara.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 24 de Julho de 2019
Chapada Diamantina

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) realizará uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Seabra, município da Chapada Diamantina, no próximo dia 13 de agosto, às 9h, para debater a poluição sonora na cidade. A ideia é obter subsídios e informações sobre o tema. Devem ser debatidas soluções para regularizar a situação do abuso da aparelhagem sonora cometida por parte da população em geral.

Em especial, o MP-BA deve debater a situação que envolve algumas congregações religiosas, proprietários de estabelecimentos comerciais ou entidades recreativas, notadamente, os que utilizam alto-falantes ou amplificadores de som. Também deve tratar do assunto com proprietários de veículos que utilizam propaganda volante com seus automóveis, e, por fim, proprietários de carros que contenham aparelhagem sonora conhecida como ‘paredão’.

O MP-BA vê a necessidade de pacificar os conflitos que naturalmente são gerados quando se utiliza aparelhagens sonoras acima dos limites legais na região da Chapada Diamantina. Em Seabra, o órgão acredita na audiência pública como instrumento para atuar com a colaboração e participação da sociedade civil. A convocação da audiência foi realizado por meio de ofício assinado pelo promotor de Justiça, Romeu Coelho Filho.

Aqueles que pretendem participar da audiência na condição de expositores deverão apresentar requerimento formal a Promotoria de Justiça em Seabra até 15 dias antes da realização do evento, acompanhado da sua qualificação e da descrição do objeto da exposição. Entretanto, a participação será sujeita à deliberação ministerial.

Fonte: MP-BA



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 23 de Julho de 2019
Chapada Diamantina

A ‘Operação Fênix’ com ações de fiscalização realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) aconteceu entre os dias 15 e 19 de julho. Essas operações ocorreram na circunscrição da Unidade Operacional da PRF, na BR-242, em Seabra, região da Chapada Diamantina. Inicialmente, ocorreu uma orientação no auditório da Delegacia PRF em Seabra, visando o planejamento das ações a serem executadas durante as atividades de fiscalização. No encontro foram repassadas instruções quanto às técnicas de abordagem, atualização das normativas e legislações que norteiam esse tipo de fiscalização e aprimoramento da utilização dos sistemas tecnológicos e informatizados da PRF.

De acordo com informações da PRF, a operação contou com reforço no policiamento ostensivo e preventivo com policiais de todo o estado e teve como foco principal ações de fiscalização de trânsito. Entre eles, coibir o excesso de velocidade, a ultrapassagem proibida e a embriaguez ao volante, garantindo a segurança dos usuários que utilizam as rodovias federais da região. O uso do cinto de segurança, do capacete, além de fiscalizações específicas de motocicletas e condições de conservação dos veículos, também foram alvos de fiscalização das equipes da PRF.

Ainda foram intensificadas ações de combate ao excesso de peso e às dimensões excedentes. Foram fiscalizados os equipamentos de uso obrigatório, em especial faixas refletivas, sistema de iluminação, sistema de freios, condições dos pneus e comprovação obrigatória do horário de descanso (11 horas de descanso para cada jornada de 24 horas). Durante os cinco dias da operação, 1.399 veículos foram fiscalizados com abordagem e 1.453 pessoas fiscalizadas. 899 autos de infração emitidos, recolhidos 162 CRLV’s e 11 CNH’s, 1.020 motoristas foram submetidos ao teste de alcoolemia, 63 veículos recolhidos ao pátio por apresentarem irregularidades impossíveis de serem sanadas no local ou por comprometerem a segurança dos usuários da rodovia e mais de 100 toneladas de excesso de peso foram retiradas de circulação.

A PRF ressalta que no decorrer das atividades, na tarde da última quinta-feira (18), no Km 408, foi recuperado um caminhão SCANIA/R 440 com ocorrência de furto registrada na cidade de Curvelo (MG) há quase cinco anos. O veículo era conduzido por um homem de 47 anos. Após verificação minuciosa no caminhão, foram encontradas indícios de adulterações nos elementos identificadores, inclusive, estava com placas trocadas para ‘burlar’ fiscalizações. A ocorrência foi apresentada na Delegacia de Polícia local. Para informações, denúncias, comunicação de crimes e acidentes a PRF dispõe do número de emergência 191. A ligação é gratuita e atende 24 horas em qualquer parte do país.

Fonte: PRF/BA



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 22 de Julho de 2019
Chapada Diamantina

Um ônibus da empresa Viação Novo Horizonte capotou na madrugada desta segunda-feira (22), por volta das 02h, na BR-242, entre o povoado Saquinho e o posto de combustível ‘Carne Assada’, no município de Seabra, região da Chapada Diamantina. O veículo saiu da pista, desceu uma ribanceira e virou.

“Fomos acionados por volta das 2h22 para atender um acidente com um ônibus na BR. A equipe que estava de plantão rapidamente foi para o local do sinistro”, afirmam os brigadistas Anjos da Chapada, em nota na rede social. No interior do veículo havia no total 15 passageiros, sendo que desse total há o registro de duas crianças. Não tem informações de vítimas em estados grave apenas com escoriações.

Todos os feridos foram encaminhados ao Hospital Regional da Chapada, em Seabra.

Fonte: Central Notícia com informações do Jornal da Chapada



Compartilhar no Whatsapp