Com risco de desmoronar, a Igreja do Senhor do Bom Jesus na comunidade do Vale do Paraíso, no município de Seabra, na Chapada Diamantina, precisa urgente de intervenção em sua infraestrutura. Para isso, uma comissão foi criada para encampar uma campanha para unir forças para restaurar todo o espaço da igreja. Essa campanha começou na quinta-feira (16) e une dezenas de apoiadores para mobilização social entorno do projeto.
“Contamos com sua ajuda por meio da chave pix: 75 99213 3026 em nome da senhora Joanizia Souza Novaes [D. Joinha], moradora da comunidade e membro da comissão”, solicita a comissão em nota enviada ao Jornal da Chapada. De acordo com as informações enviadas para a redação, a Igreja do Bom Jesus do Vale do Paraíso representa um valioso patrimônio arquitetônico. “É tombada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia [Ipac], inserida em Área de Proteção Rigorosa do Conjunto ‘Povoado Vale do Paraíso’, através do processo nº 014/02”.
A comissão também informa que ao serem constatadas as rachaduras na igreja, em janeiro de 2022, foi buscado apoio do pároco de Seabra e representantes da sociedade dispostos a colaborar, entre eles um vereador e um deputado estadual, que por meio de uma vistoria técnica realizada por engenheiros da Secretaria de Obras e Urbanismo de Seabra, notificaram o Ipac, que posteriormente esteve no local.
Relato aponta que após 10 meses com a igreja fechada e sem solução para o caso, a líder da comissão foi pessoalmente até a sede do Ipac, em Salvador, para reforçar a urgência na restauração e retorno das atividades do templo. Em 5 de outubro de 2022, o Ipac enviou nota técnica e oficio referentes à questão. Ambos os documentos reconhecem a importância do bem, assim como a necessidade de intervenção urgente, mediante instruções e monitoramento dos danos por profissionais habilitados.
“Apelamos ainda ao poder público municipal para cumprir as exigências feitas pelo Ipac, para assim fazermos a restauração com segurança e conforme manda a lei”, salienta nota da comissão. “Se nada for feito no âmbito institucional, nos próximos dias, não vamos mais aguardar, pois temos urgência em restaurar a igreja para que possamos fazer o uso do espaço de fé e convivência entre os moradores. E que evite a perda futura desse patrimônio arquitetônico, que faz parte da história local e atrai visitantes e turistas”, conclui a comissão.
Fonte: Jornal da Chapada
O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), também interrompeu o momento de folga para ir para o litoral norte de São Paulo, que teve cidades afetadas pelas fortes chuvas neste fim de semana. Em sua conta oficial no Twitter, o ex-governador da Bahia disse estará nesta segunda-feira (20) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que foi para SP neste domingo (19).
"Estarei hoje com o presidente Lula no litoral norte de São Paulo. A tragédia requer todo o nosso empenho, trabalho e solidariedade. Meus sentimentos às famílias que perderam entes queridos", anunciou Rui.
São Sebastião, Ubatuba, Caraguatatuba e Ilhabela estão sofrendo com deslizamentos, alagamentos e interdições de rodovias. A última atualização indica que 36 pessoas já foram mortas em decorrência da tragédia no litoral norte de São Paulo.
Fonte: Metro 1
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita hoje (20) as áreas afetadas pelas fortes chuvas e desabamentos no litoral paulista, especialmente em São Sebastião, onde morreram pelo menos 36 pessoas. Uma criança morreu em Ubatuba.
A previsão é de que o presidente deixe Salvador agora de manhã e chegue a São José dos Campos por volta das 10h. De lá sobrevoa a região e desce em São Sebastião, o município mais atingido pelas chuvas, que superaram 600 milímetros em menos de oito horas.
Em mensagem divulgada ontem à noite no Twitter, Lula disse que serão reunidos todos os níveis de governo e, com a solidariedade da sociedade, atender feridos, buscar desaparecidos, restabelecer as rodovias, ligações de energia e telecomunicações na região. Ele lamentou as mortes e manifestou solidariedade às famílias.
O presidente disse ainda que conversou com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, com o governador de São Paulo Tarcísio Gomes de Freitas e com o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto sobre a situação.
Segundo a Defesa Civil de São Paulo, três das quatro cidades do litoral norte de São Paulo tiveram, nas últimas 24 horas, o volume de chuva esperado para todo o mês de fevereiro. Em São Sebastião, o volume nas últimas 24 horas foi o dobro da média esperada para o mês.
As chuvas persistentes causaram bloqueio de estradas, queda de barreiras, inundações, deslizamentos, desabamentos e afetaram o abastecimento de água e energia na região.
Fonte: Agência Brasil
Agência do Banco do Brasil de Irecê: Foto/Central Notícia
Os bancos não vão ter expediente durante o feriado de Carnaval, informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). As agências bancárias fecham na segunda-feira (20) e na terça-feira (21) de Carnaval. Já na Quarta-Feira de Cinzas (22), o atendimento ao público começa às 12h (horário local), e o encerramento segue o horário habitual de fechamento, no município.
Contas de consumo – como de água, energia e telefone –, e os boletos com vencimento em 20 e 21 de fevereiro poderão ser pagos, sem acréscimo de juros e multa, no dia útil seguinte, que será a Quarta-Feira de Cinzas. Já os tributos, normalmente já tem as datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.
As operações do sistema de pagamento PIX estarão em pleno funcionamento, no período. A Febraban orienta os clientes a usarem, preferencialmente, os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para fazer transferências e pagamentos de contas nos dias de folia, quando não haverá expediente bancário nas agências.
Fonte: Agência Brasil
Membros do Projeto de Extensão “Volei como Potencial Prática Transformadora da Vida de Jovens Ireceenses”, realizado o ano passado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Irecê, participam do 1º Torneio Misto de Vôlei, organizado pela Família do Vôlei de Irecê. O evento ocorreu no último o domingo, 12, na praça CEU, em Irecê/BA.
Uma comissão especial da organização promoveu inscrições individuais, depois foram feitos sorteios dos times formados mesclando os níveis de qualidade técnica de cada inscrito. Entre os dias 07 e 10 de fevereiro deste, foram promovidos os treinos entre as equipes montadas para o torneio. Ao todo foram 8 equipes participantes.
A Família do Vôlei e uma Organização Social que promove a prática de vôlei na cidade, composta por participantes de várias faixas etárias.
Através do projeto de extensão do campus foi possível se criar um vínculo entre as instituições, estabelecendo-se parcerias.
Para Samile, Profa. de Educação Física do Campus, “o torneio é fundamental para estimular a prática esportiva em Irecê e região. E trouxe ao mesmo tempo reflexões sociais, interação, promoção de bem estar e lazer para os participantes”.
Fonte: IFBA Irecê
Chapada Diamantina oferece oportunidades para empresas brasileiras e internacionais – Foto: Banco de imagens
Foto: reprodução O documentário Eu Sou Maior Que o Câncer , protagonizad...
Obra no povoado de Queimada do Floriano destaca compromisso da gestão Elmo Vaz, afirma Magno Dourado Nos qua...
Foto: Patrícia Araújo / Acervo Embasa A Embasa apresentou na noite da qu...