Uma mulher morreu neste domingo (16), vítima de um choque elétrico em Xique-Xique, na região do Vale do São Francisco. De acordo coma Polícia Civil, Juvenilda Borges dos Santos, de 25 anos, estava lavando roupas quando tocou em um fio desencapado e foi eletrocutada.
Segundo relato da família da vítima à polícia, a mulher pisou no fio no quintal de sua residência ligado à máquina de lavar roupas e o chão do local estava molhado. O caso aconteceu por volta das 11h30 da manhã na Rua Aristóteles Marçal, Bairro Santa Marta.
A polícia informou que a vítima ainda foi socorrida para uma unidade hospitalar local, mas veio a óbito. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Irecê (IML) para ser necropsiado.
Fonte: Central Notícia
A defesa do médium João Teixeira de Faria, o João de Deus, de 76 anos, prepara para hoje (17) o habeas corpus para reverter o pedido de prisão preventiva em domiciliar com tornozeleira. O advogado Alberto Toron afirmou que devem ser considerados a idade elevada e o estado de saúde dele. Lembrou que João de Deus passou por um tratamento de combate ao câncer e é cardíaco.
O médium é denunciado por mais de 300 mulheres, incluindo jovens e casos de crianças, de abuso sexual. Algumas acusações têm mais de 30 anos. Elas relatam que os abusos, em geral, ocorriam durante os atendimentos espirituais. Ele se entregou ontem (16), por volta das 16h20, na zona rural de Abadiânia, em Goiás, depois de longa negociação.
A primeira noite do médium, após sua entrega à polícia, foi no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, denominado Núcleo de Custódia. João de Deus, segundo os policiais, ficaria em uma cela de 16 metros quadrados com cama, pia e vaso sanitário. A defesa pediu que João de Deus fosse colocado em uma cela sozinho.
Interrogatório
O médium prestou ontem (16) depoimento por mais de três horas na delegacia em Goiânia. O interrogatório terminou por volta das 22h. Ele foi questionado sobre 15 depoimentos de mulheres que o denunciaram por abuso sexual, negou as acusações e apresentou sua versão sobre as denúncias.
Após o interrogatório, João de Deus foi levado para fazer exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) e depois seguiu para Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. Antes do depoimento, o delegado-chefe, André Fernandes, afirmou que o médium seria questionado sobre cada um dos 15 depoimentos, separadamente. Segundo ele, as denúncias envolvem distintos crimes, como os mais variados atentados a costumes e fraudes.
Fonte: Agência Brasil
O vereador Cleito Silva foi eleito o novo presidente da Câmara Municipal de Ipupiara para o biênio 2019/2020. A eleição para a chefia da Mesa Diretora da Casa ocorreu na manhã desta sexta-feira (14).
Além de Cleiton, foram eleitos os demais representantes da chapa única, formada por Marlene Gomes Martins que ocupam a vaga de secretaria; Litercilio Domingos Rosa, vice-presidente, e Osvaldo Andrade que ocupa a vaga de segundo secretário.
Cleito Silva venceu o pleito com 05 votos dos 09 parlamentares. As eleições ocorreram no fechamento do ano legislativo, ao final da segunda reunião extraordinária realizada nesta sexta.
Antes da votação, a atual presidente da Câmara, a vereadora Marlene Gomes Martins (PP) abriu espaço para as explanações dos candidatos. Cleiton Silva fez um discurso propositivo e, entre seus objetivos, defendeu a continuidade das ações desenvolvidas por Marlene Gomes Martins nos últimos quatro anos em que ela esteve à frente da Mesa Diretora.
Fonte: Ipupiara Notícias
Uma moto foi furtada na noite de sexta-feira (14), por volta das 23h, em frente a uma loja na Rua Professor Joel Lopes, no centro de Irecê.
Conforme informações, a moto furtada é Honda Bros, vermelha, placa JON-5840, licença de Irecê.
Qualquer informação a respeito da moto, entrar em contato com a Polícia Militar pelo 190 ou Polícia Civil 197.
O caso foi registrado na Delegacia Regional de Polícia Civil de Irecê.
Fonte: Central Notícia
Não é de hoje a eleição da mesa diretora da Câmara de vereadores é realizada com muito tumulto e desentendimento de ambos os lados, pois no jogo de interesses, dentro do esquema político, vence quem sabe jogar melhor, e nem sempre é de maneira ética. Duas chapas estavam inscritas, uma encabeçada com o vereador da base, Tertuliano Leal (PTB) para presidente e a outra da oposição, com Paulinho Destack (PTN).
E neste sábado, 15, a sessão foi marcada com muita discussão e debates acalorados. O presidente da Casa, vereador Rogério Amorim Figueiredo, atendendo um requerimento do vereador Murilo do Asa Sul, com base a um parecer jurídico, resolveu suspender a sessão com bate-boca e troca de farpas entre os edis.
A oposição não acatou a suspensão, e com oito vereadores, resolveu dar prosseguimento, tendo o vice-presidente, vereador Edilson Cachoeira, assumindo o comando. A maioria dos vereadores elegeu vereador Paulinho do Destack (PTN), como presidente.
A sessão contou a presença além de populares, dos ex-prefeitos Luizinho Sobral, Beto Lélis e a ex-vice prefeita Dorinha Lélis. A informação é que a situação deverá ingressar na justiça com um mandato de segurança alegando a ilegalidade do ato.
Fonte: Com informações de Ray Cruz
O médium João Teixeira de Faria, o João de Deus, acusado de uma série de abusos sexuais contra mulheres, é considerado foragido da Justiça e seu nome foi incluído na lista da Interpol. A prisão preventiva contra ele havia sido decretada no fim da manhã de sexta-feira (14). O prazo para que se entregar terminou às 14 horas de sábado (15).
De acordo com o Estadão, João de Deus deve se entregar neste domingo (16). O jornal apurou que a data foi definida em uma negociação entre a polícia e a defesa do médium.
Ainda segundo o Estadão, a Polícia Civil suspeita que ele esteja fora de Goiás. Nas negociações realizadas neste sábado, uma das hipóteses era de que agentes fossem até o local onde ele está para fazer a prisão e o transporte até Goiás. Em virtude da idade (ele tem 76 anos) e da natureza do crime de que é acusado, a expectativa é de que ele fique em uma cela individual. Integrantes do grupo destacado para fazer a investigação e as negociações, no entanto, ainda colocam em dúvida se o acerto será de fato cumprido. Para eles, a defesa do médium deverá aguardar o resultado do pedido de habeas corpus.
Se a medida for concedida antes de ele se apresentar, seria possível evitar um desgaste ainda maior para o médium, que atrai anualmente para a cidade goiana de Abadiânia 120 mil fiéis - 40% deles estrangeiros.
O advogado de defesa de João de Deus, Alberto Zacharias Toron, no entanto, afirmou em entrevista que seu cliente vai se entregar antes da apresentação do habeas corpus. A ação será proposta na segunda.
Uma vez preso, João de Deus seria levado para Goiânia, onde deve acontecer o interrogatório. “Será longo, detalhado. Há um grande número de relatos e informações que precisam ser questionadas”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil de Goiás, André Fernandes de Almeida. O delegado, porém, disse não descartar que o médium não esteja mais em Goiás.
O MP de Goiás também investiga eventual movimentação suspeita de recursos financeiros, como transferência de dinheiro das contas de João de Deus. Transações financeiras desse tipo poderiam indicar intenção de ocultar valores e reduzir as chances de pagamento de indenização às vítimas. Segundo o jornal O Globo, João de Deus retirou R$ 35 milhões após as primeiras denúncias.
Desde que a prisão preventiva foi decretada, a Polícia Civil afirma já ter procurado João de Deus em mais de 20 endereços. Os locais já investigados estão sob sigilo. Só após ele se entregar, a defesa de João de Deus deverá apresentar o pedido de habeas corpus. A expectativa é que a defesa explore o que o advogado Alberto Zacharias Toron classifica como “pequeno número de depoimentos” usados pela Justiça para fundamentar a decretação da prisão preventiva, o que poderia indicar fragilidade de provas.
Há a possibilidade, ainda, de que a espiritualidade atribuída a João de Deus seja usada na argumentação. Para a defesa, a intolerância religiosa poderia incentivar o grande número de denúncias, muitas das quais ainda não formalizadas.
A tendência é de que os advogados procurem mostrar o médium como um homem rústico, simples, de personalidade multifacetada e que, muitas vezes, seria guiado por recomendações de guias espirituais. Em suma, viveria com uma lógica pouco convencional.
O momento em que o País vive também deverá ser incluído. Para advogados, depois de quatro anos de operação que trouxe denúncias contra uma série de pessoas públicas, um crime contra um candidato à presidência seriam fatores para aumentar a tendência de “denuncismo” e “polarização”. João de Deus foi visto em público pela última vez nesta quarta, quando visitou a Casa Dom Inácio de Loyola, onde faz os atendimentos. Em um pronunciamento de poucos minutos, disse ser inocente e estar à disposição da Justiça.
A mulher de João de Deus, Ana Keila Teixeira, apareceu em público na manhã de ontem, durante uma festa de distribuição de brinquedos para crianças carentes de Abadiânia e pediu que todos rezem para que a verdade prevaleça. Ela não concedeu entrevista. Segundo o Estadão, patrocinada todos os anos pelo médium, a festa é considerada um dos acontecimentos de Abadiânia, cidade a 112 quilômetros de Brasília. Um toldo é estendido em frente da casa do líder espiritual e brinquedos são dispostos na rua. Depois do almoço, há distribuição de bonecas, bolas e outros brinquedos.
Todos os anos, cerca de 2 mil pessoas participam do evento. Nesta edição, no entanto, a movimentação ficou muito abaixo da média, com cerca de 200 pessoas, a maioria crianças.
Fonte: Estadão
Na manhã deste sábado (15), o Sindicato dos Servidores Públicos do município de Central, na região de Irecê, realizou um movimento para pedir Justiça referente ao assassinato de Aroldo Pereira de Souza, fato que ocorreu no último dia 08 de novembro, quando ele chegava em sua propriedade rural na comunidade de Larguinha. O caso ganhou repercussão em nível nacional.
Populares, amigos, parentes e sindicalistas da região participaram do ato de hoje que percorreu ruas da cidade. Treze dias após o crime e em uma resposta rápida, a Polícia Civil prendeu numa operação batizada de "Feedback", Leandro Ferreira Rocha, de 32 anos, suspeito de ser o executor dos disparos que ceifaram a vida de Aroldo, então presidente do Sindicato dos Servidores de Central.
As apurações continuam em sigilo pela Delegacia Territorial de Central, a 14ª COORPIN e a Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública.
Fonte: Central Notícia/ Imagem - JD
Ocorreu hoje dia 14/12 às 19:30 sessão ordinária para escolha da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Mulungu do Morro, na região de Irecê, tendo sido reconduzidos aos cargos de Presidente: Júlio Souza Santos, Vice - João Batista, primeiro secretário -Junio Boaventura e segundo secretário - Eliçon Teles.
A forma com que foi conduzida a gestão da Câmara durante dois anos foi importante para que houvesse consenso em manter os mesmos cargos na Mesa Diretora.
Transparência, responsabilidade e trabalho foram os principais objetivos buscados pela Direção da Casa Legislativa durante esse período, e o reconhecimento foi importante para manter a união entre os integrantes, e essa mesma união vai permanecer para buscar o desenvolvimento para o Município .
Fonte: Assessoria
O prefeito de João Dourado, na região de Irecê, centro norte baiano, Celso Loura Dourado, não conseguiu reverter a exoneração de parentes dele de cargos da prefeitura. Publicada nesta sexta-feira (14), uma decisão da Quinta Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) indeferiu o pedido do gestor. Dourado acionou a Justiça para renomear a esposa, Rita de Cássia Amorim do Amaral, e o sobrinho, Saulo Miranda Dourado, que atuavam como secretários municipais.
Antes, uma decisão da Comarca de João Dourado tinha decidido pela exoneração tanto da esposa como do sobrinho do gestor, bem como de duas cunhadas do prefeito sob acusação de nepotismo [favorecimento de parentes em detrimento de capacidade técnica]. O fato foi negado, principalmente em relação à esposa e o sobrinho, por Celso Dourado.
Fonte: Bahia Notícias
Técnicos da Embasa finalizaram o reparo na tarde desta sexta-feira (Foto: Divulgação)
Na tarde desta sexta-feira (14), o serviço de reparo de um trecho da tubulação da Adutora do São Francisco que havia sido danificado foi finalizado.
A informação foi confirmada ao Central Notícia pela assessoria de imprensa da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), que também afirmou que o sistema já entrou em operação e estima que no início da noite já comece chegar água em Irecê e cidades da região abastecidas pela Adutora do São Francisco.
O funcionamento da Adutora do São Francisco foi interrompido na madrugada da última quarta-feira (12), após vazamento em um trecho da tubulação. O ponto de quebramento estava situado em uma área de baixada, dentro de um túnel que atravessa a BA-052, onde a adutora está instalada. As últimas chuvas que caíram na região alagaram a área, e o volume da água acumulada aumentou com o vazamento na adutora.
Cidades prejudicadas pela falta de água: América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, Central, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Itaguaçu, João Dourado, Jussara, Lapão, Presidente Dutra, São Gabriel e Uibaí, além dos respectivos povoados.
Fonte: Central Notícia
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...