Esta quarta-feira (01) foi um dia muito movimentado, tanto na Assembleia Legislativa Estadual, como também no Congresso Nacional, em Brasília.
“Neste momento tão especial para a nossa democracia, desejo absoluto sucesso aos deputados e senadores que tomaram posse hoje. Em especial, congratulo-me com os amigos da nossa amada Presidente Dutra”, escreveu Robertão.
Senador Otto Alencar;
Deputado Federal Cláudio Cajado;
Deputado Federal Daniel Almeida;
Deputada Federal Ivoneide Caetano;
Deputado Estadual Júnior Muniz;
Deputado Estadual Pedro Tavares;
Deputado Estadual Ricardo Rodrigues;
Deputado Estadual Mateus de Geraldo Júnior.
‘Que vossos mandatos sejam plenos de importantes conquistas para todos os baianos e que Presidente Dutra esteja na agenda de todos vocês, todos os dias, na labuta diária pela construção de uma sociedade mais justa, por meio dessa missão tão nobre que é a política’.
‘Estamos juntos, por uma Presidente Dutra, uma Bahia e um Brasil cada vez mais justo, fraterno e solidário’, concluiu o líder político Robertão.
Fonte: Ascom - Prefeitura de Presidente Dutra
A 22ª Expoagri será realizada em abril (Foto: Reprodução)
O presidente da APRIR – Associação dos Pecuaristas da Região de Irecê, Alan Oliveira, confirmou nessa terça-feira (31), durante entrevistas em emissoras de rádio, que será realizada em abril a 22ª Expoagri – Exposição Agropecuária da Região de Irecê.
O evento que é um dos mais prestigiados no segmento de agronegócios da Bahia, vai acontecer no Parque de Exposições de Irecê.
Em 2020 e 2021, a Expoagri não foi realizada por conta da pandemia do Coronavírus. Já em 2022, o evento foi cancelado em decorrência do calendário eleitoral que dificultou o aporte financeiro da exposição.
Este ano, o evento será realizado entre os dias 20 e 23 de abril.
Para ler mais notícias de Irecê e região no Central Notícia, clique em www.centralnoticia.com.br. Siga também no Facebook e Instagram.
Fonte: Da Redação
Construa seu sonho!
Fazemos todos os tipos de projetos. A sua construção merece o melhor!
Além da Construção Civil, atuamos também com instalação de serviços eletrônicos, jardinagem, representantes de marcas, agentes de portaria e terceirização de serviço de secretária.
A PROTEGES - Prestadora de Serviços, agora atende Irecê e região.
Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp (77) 99907-1761, (77) 99965-6439 ou (77) 99906-4447.
Fonte: Publicidade
Na noite de segunda-feira, 30 de janeiro de 2023, Jaqueline Santos veio a óbito, vítima de acidente na BA 144, entre o acesso para Icó e a cidade de Várzea Nova.
Segundo informações, Jaqueline que é moradora da comunidade de Várzea Grande no município de Morro do Chapéu, colidiu a moto que pilotava na traseira de uma máquina plantadeira quando seguia para Várzea Nova.
Mas redes sociais internautas lamentam a morte da jovem, que terá o seu corpo encaminhado para o IML de Jacobina, de onde será liberado para sepultamento. A Polícia Rodoviária Estadual esteve registrando o acidente.
Fonte: Augusto Urgente
Uma recomendação foi expedida pelo Ministério Público estadual, à Prefeitura e à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Irecê, a fim de solucionar os problemas relativos à poluição sonora no município. O documento, encaminhado pela promotora de Justiça Edna Márcia Souza, foi estendido aos donos de bares, casas de shows e proprietários de som automotivo. A promotora de Justiça considerou “o número significativo de reclamações referentes à poluição sonora encaminhadas ao MP, relatando emissão abusiva de ruídos por sons automotivos, sons de estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes e outros”.
Ao Município e à Secretaria de Meio Ambiente, foi recomendada a realização de campanhas de conscientização junto à população de Irecê sobre as consequências danosas da emissão abusiva de ruído, a ampla divulgação do número de telefone para denunciar casos de poluição sonora e a intervenção de equipes capacitadas para o efetivo combate da poluição sonora em estabelecimentos comerciais ou em propriedades privada. A promotora de Justiça recomendou aos proprietários de som automotivo a proibição de produzir som acima de 55 decibéis (Db) e a diminuição de ruído grave, visto que estes são responsáveis “por causar mal-estar nas pessoas”.
Os donos de bares e restaurantes foram orientados ainda a não produzir som acima de 55 decibéis nos seus estabelecimentos comerciais, e a impedir seus clientes de utilizarem som automotivo nas proximidades, em volume acima do tolerável. Para clubes e casas de show, a recomendação é que se abstenham de produzir eventos que propaguem, descontroladamente, o som em verdadeira perturbação de sossego e da tranquilidade social, sob pena de responsabilização. E que, caso tenham interesse fazê-los, que sejam realizados em ambientes fechados e com a devida estrutura de isolamento acústico. A recomendação também foi encaminhada ao Batalhão da Polícia Militar e à Polícia Civil.
Fonte: MP-BA
O Congresso Nacional elege nesta quarta-feira (1º) o seu novo comando, com cenários distintos na Câmara e no Senado.
Arthur Lira (PP-AL) tem amplo apoio para conquistar mais dois anos de mandato à frente da Câmara. No Senado, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mobiliza ministros e outros meios para tentar reeleger Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e evitar o surgimento de um enclave bolsonarista no centro do poder da casa legislativa.
A eleição nas duas Casas terá início à tarde, logo após a posse dos 513 deputados federais e 27 senadores —as outras 54 cadeiras do Senado não entraram em disputa em outubro.
O Senado é o lugar onde haverá disputa mais acirrada. Com o apoio de Lula, Pacheco tenta a reeleição contra Rogério Marinho (PL-RN), ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) e candidato da sua base radical de apoio.
A mobilização do governo em prol de Pacheco contraria as afirmações de Lula de que não iria interferir na disputa do comando do Congresso e mostra uma reedição do embate de outubro, em que o petista venceu Bolsonaro por uma margem estreita de votos.
Pacheco conta com um arco de aliança mais robusto. Como a eleição é secreta, Marinho aposta em traições para surpreender.
Uma vitória do senador do PL levaria o Senado a ser o foco mais claro da oposição a Lula, já que Arthur Lira se moveu do bolsonarismo para o lado petista desde o resultado das eleições presidenciais.
Nesta terça-feira (31), Marinho conseguiu o apoio público do ex-ministro Sergio Moro (União Brasil-PR), de integrantes do PSDB e de uma dissidência dentro do próprio PSD, sigla de Pacheco.
Moro justificou sua decisão afirmando que decidiu por “uma oposição firme” ao governo do PT e que a opinião majoritária de seus eleitores é por esse posicionamento.
Além do ex-juiz, o bolsonarista Alan Rick (União Brasil-AC), senador eleito, anunciou que votará em Marinho.
O atual presidente do Senado, por outro lado, deve contar com a campanha de ao menos seis ministros de Lula nesta quarta.
“Acho que o governo está se movimentando republicanamente, no que pode ajudar. O Brasil não precisa, na presidência do Senado, de um líder da oposição, para manter a tensão, a briga com outros Poderes”, afirmou Renan Filho (MDB-AL), que se elegeu senador e é o atual ministro dos Transportes.
No PSD, o voto de senadores em Marinho já estava no radar de Pacheco. O anúncio foi feito nesta terça por três integrantes da bancada de 15 parlamentares, entre eles Samuel Araújo (PSD-RO), que momentos antes havia participado de um almoço na casa do senador Weverton Rocha (PDT-MA) em apoio a Pacheco.
Segundo pessoas que estiveram no encontro, Araújo afirmou que votaria no colega de partido.
Outro integrante do PSD que anunciou voto em Marinho foi Lucas Barreto (PSD-AP) —rival político de Davi Alcolumbre (União-AP) e de Randolfe Rodrigues (Rede-AP). A terceira adesão a Marinho dentro do PSD veio de Nelsinho Trad (MS).
Alcolumbre é o principal cabo eleitoral de Pacheco. Presidente do Senado até o início de 2021, ele foi o responsável por fazer o senador de Minas seu sucessor e tem pretensão de voltar ao cargo em 2025.
Eduardo Girão (Podemos-CE) também é candidato à presidência do Senado, mas não tem apoio nem em seu partido. Se nenhum deles obtiver maioria dos votos, a disputa vai para o segundo turno entre os dois mais bem colocados.
Aliados de Pacheco dizem esperar um mínimo de 46 dos 81 votos em disputa (ele recebeu 57 na eleição de 2021). Já apoiadores de Marinho afirmam que as traições serão suficientes para a eleição do oposicionista.
O PL de Bolsonaro elegeu a maior bancada de deputados (99 dos 513). No Senado, também reuniria o maior número (13 das 81 cadeiras), mas migrações ocorridas nos últimos dias levaram o PSD de Pacheco a superar esse número (15).
O PT também cresceu na Câmara e no Senado, mas as legendas de esquerda somam apenas um quarto das cadeiras nas duas Casas.
Partidos de centro e de direita são maioria no Congresso que toma posse nesta quarta, o que levou Lula a tentar atrair PSD, MDB e União Brasil com a distribuição de nove ministérios a essas siglas.
Mesmo assim, o petista precisará de apoio de parte do centrão (PP, PL e Republicanos) para ter uma base de apoio suficiente para aprovar emendas à Constituição, que necessitam do voto de ao menos 60% dos parlamentares.
Na Câmara, Arthur Lira e Lula se aproximaram após a vitória do petista nas eleições de outubro.
Enquanto o petista abriu mão de lançar um concorrente contra o líder do centrão, devido à fragilidade da esquerda, Lira pavimentou a aproximação com o PT com o imediato reconhecimento público da vitória de Lula. Ele também conduziu a aprovação da PEC que deu fôlego orçamentário ao novo governo e a reação contra os vândalos golpistas do dia 8 de janeiro.
Até a tarde desta terça, apenas Chico Alencar (PSOL-RJ) e Marcel Van Hattem (Novo-RS) haviam se colocado como concorrentes à presidência da Câmara, mas as chances de ambos são irrisórias.
Com isso, aliados de Lira trabalham para que ele tenha o recorde de votos em uma eleição desde a redemocratização, posto ocupado até agora por Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), em 1991; e João Paulo Cunha (PT-SP), em 2003 —ambos foram eleitos com 434 votos em primeiro turno.
Tanto na Câmara como no Senado, os últimos dias foram marcados pela divisão dos demais postos de comando no Legislativo, em negociações feitas pelos candidatos com os partidos.
O PL, por exemplo, foi convencido por Lira a ceder o comando da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara para o PT, com o compromisso de comandar o colegiado em algum dos próximos anos.
O PL, com 99 deputados, e o PT (68) serão as duas maiores forças na legislatura que se inicia. As regras da Câmara sobre prioridade para escolha de cargos na Mesa Diretora e de comissões temáticas levam em consideração o tamanho das bancadas na eleição, mas essas escolhas passam sempre por acertos políticos e estão sujeitas também à eleição desta quarta.
Além da presidência, Câmara e Senado escolherão, cada um, dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes.
Fonte: Folhapress
Nei reivindica melhorias para Central em conversa com Ângelo Coronel - Foto: Reprodução
Cumprindo agenda de trabalho em Brasília-DF, nessa terça-feira (31), o vereador Nei do Caroá (PSD) conversou com os Senadores da República Ângelo Coronel e Otto Alencar, ambos do PSD.
Na ocasião, o edil apresentou algumas demandas do município de Central, pontuando sobre a agência do Banco do Brasil – fechada há alguns anos e acerca da pavimentação asfáltica da BA-434, estrada que dá acesso ao povoado de Traíras.
Nei do Caroá e o senador Otto Alencar - Foto: Reprodução
O trecho da rodovia com aproximadamente 18 quilômetros de extensão, tem grande importância para os habitantes do município, uma vez que a sua requalificação vai facilitar o tráfego de veículos e o escoamento da produção agrícola, dessa forma, contribuindo para alavancar desenvolvimento econômico da região.
“ Estou recebendo aqui no Senado, o meu amigo de 'longa data', o vereador Nei do Caroá, lá de Central. Aqui, ele trouxe reivindicações justíssimas, que é a reabertura da agência do Banco do Brasil e o asfaltamento da estrada que interliga a sede do município ao povoado de Traíras”, disse o senador Ângelo Coronel. [Vídeo abaixo].
De acordo com Coronel, os pedidos serão discutidos com a diretoria do Banco do Brasil e com o Secretário de Infraestrutura da Bahia, Sérgio Brito, respectivamente. “Valeu Nei do Caroá! Merece a reeleição e quem sabe um dia prefeito de Central”, finalizou o senador baiano.
Fonte: Da Redação
Chapada Diamantina oferece oportunidades para empresas brasileiras e internacionais – Foto: Banco de imagens
Foto: reprodução O documentário Eu Sou Maior Que o Câncer , protagonizad...
Obra no povoado de Queimada do Floriano destaca compromisso da gestão Elmo Vaz, afirma Magno Dourado Nos qua...
Foto: Patrícia Araújo / Acervo Embasa A Embasa apresentou na noite da qu...