Câmeras de segurança do Centro Interligado de Comunicação (Cicom) flagraram um acidente na manhã desta sexta-feira (24), por volta das 08h, no contorno da Avenida Primeiro de Janeiro em Irecê.
Houve uma colisão de carro com uma moto. De acordo com o Cicom, a vítima que não teve o nome revelado, foi encaminhada por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê.
Fonte: Central Notícia
Percurso de 401 quilômetros entre Barra (BA) e São Raimundo Nonato (PI) foi um dos mais duros desta edição, com trechos de areia fofa e pedras. Classificações tiveram mudanças importantes
A quinta-feira (23) do Rally dos Sertões foi marcada por uma etapa das mais duras entre as cidades de Barra (BA) e São Raimundo Nonato (PI). Os pilotos tiveram de encarar um percurso cronometrado de 401 quilômetros que, nas palavras de Luiz Facco, competidor dos carros, foi um verdadeiro “inferno”, dado ao grau de dificuldade enfrentado ao longo do dia, que trouxe problemas para diversos competidores.
“Imagina um inferno. Foi a especial de hoje. 200 quilômetros de areia fofa, tudo bem. Subidas grandes com areia bem fofa, tudo bem. Um calor infernal, tudo bem. Agora, pegar um toco e perder dois pneus ao mesmo tempo e ter de fazer 340 quilômetros de uma especial muito dura, sem estepe, aí ninguém merece”, disse Facco, que tem como navegador Humberto Ribeiro. “Tivemos de ter todo cuidado do mundo para chegar e não podíamos correr riscos, ainda mais que nos 57km finais tínhamos pedras, pedras e pedras e triais. Foi difícil, mas chegamos. Agora faltam dois dias”, completou o piloto.
Além da dupla dos carros, Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, nos UTVs, e George Ximenes, nos quadriciclos, tiveram problemas mecânicos durante a quinta especial da 26ª edição da prova. Isso causou a troca de liderança nas duas categorias, ocupadas agora por Denísio Nascimento e Idali Bosse, e Wescley Dutra, respectivamente. Tunico Maciel, nas motos, e a dupla Cristian Baumgart e Beco Andreotti, nos carros, seguem líderes, mas viram suas vantagens caírem.
Nas motos, a vitória da especial ficou com Ricardo Martins, que completou o trajeto do dia em 5h22min45s, garantindo sua primeira vitória em um estágio nesta edição do Sertões. A segunda colocação ficou com Gregório Caselani, 3min33s distante do tempo de Martins. Tunico Maciel finalizou o dia com a terceira posição, e foi seguido por Túlio Malta. O grupo dos cinco melhores ainda contou com Mário Marchiori.
Os cinco melhores pilotos do dia também dominam a classificação geral. Tunico Maciel lidera o Sertões com 21h08min11s, e carrega 28min19s de frente para Ricardo Martins, o segundo colocado. Gregório Caselani aparece em terceiro, enquanto Túlio Malta ocupa a quarta posição. A folha de tempos acumulados ainda conta com Mário Marchiori na quinta colocação.
Sylvio de Barros e Rafael Capoani triunfaram na especial dos carros ao completarem os 401 quilômetros do dia em 4h40min58s. Foi a segunda vitória em especial da dupla, que foi 6min10s mais rápida que os segundos colocados Lucas Moraes e Kaíque Bentivoglio. Cristian Baumgart e Beco Andreotti ficaram com a terceira posição, e foram seguidos por Rafael Cassol e Lélio Júnior. Gunter Hinkelmann e Fábio Pedroso ficaram com o quinto lugar.
A classificação dos carros aponta Cristian Baumgart e Beco Andreotti na liderança após cinco especiais, com 16h28min51s acumulados. A dupla, porém, viu a diferença para Sylvio de Barros e Rafael Capoani, os segundos colocados, cair para 7min13s. Rafael Cassol e Lélio Júnior aparecem na terceira colocação, seguidos por Lucas Moraes e Kaíque Bentivoglio. Luiz Facco e Humberto Ribeiro, o “Piauí”, são os quintos colocados.
Cristiano Batista e Robledo Nicoletti foram os vencedores do dia nos UTVs, após fecharem o estágio em 5h19min01s, marca 2min30s melhor em relação aos segundos colocados, Marcelo Gastaldi e Claudio Rieser. Denísio Nascimento e Idali Bosse ficaram com a terceira posição, e foram seguidos por Enrico Amarante e Breno Rezende, vencedores da especial de quarta. Denísio Casarini e Marcos Panstein fecharam o top-5. Com os problemas enfrentados nesta tarde, Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin terminaram na 29ª posição.
A chegada ao Piauí marcou uma reviravolta na classificação geral dos UTVs. Denísio Nascimento e Idali Bosse assumiram a liderança do Sertões com 21h56min02s, e têm uma vantagem de apenas 22 segundos para Enrico Amarante e Breno Rezende, os segundos colocados. Gabriel Cestari e Jhonatan Ardigo são os terceiros, logo à frente de Edu Piano e Solon Fonseca. Marcelo Gastaldi e Claudio Rieser estão em quinto. Antes líderes, Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin aparecem em sétimo.
Outra categoria que teve mudanças na classificação foi a dos quadriciclos. Giovanni Filho venceu a quinta especial do Sertões ao completar o percurso cronometrado em 6h29min30, marca 6min36s melhor que a de Wescley Dutra, o segundo colocado. Hélio Pessoa foi o terceiro. Vencedor de três especiais nesta edição dos Sertões, George Ximenes teve problemas mecânicos e foi apenas o sexto da especial.
A prova dos quadriciclos tem agora um novo líder: Wescley Dutra, que soma 27h17min13s, marca 54min51s melhor que a de Giovanni Filho, novo segundo colocado. George Ximenes caiu para o terceiro lugar, com um tempo 3h49min49s distante do primeiro colocado. Cival Alves é o quarto, seguido por Hélio Pessoa e Geison Belmont.
Após uma rápida passagem pelo Piauí, o Rally dos Sertões segue em direção ao Ceará, e chegará nesta sexta-feira (24) à cidade de Juazeiro do Norte. Os pilotos terão um percurso total de 602 quilômetros, com 226 deles cronometrados. Será a penúltima especial da atual edição, que terá a chegada em Fortaleza neste sábado.
Rápida e sinuosa, a especial segue pelo sertão do Piauí cruzando rios secos com pedras e alternando estradas arenosas. No meio da prova, os competidores passarão por uma região montanhosa com grandes lajes e pedras. Mesmo com essa alternância, esta será a especial mais rápida da edição. No último quarto de prova, ela volta a ficar mais travada e sinuosa, seguindo assim até o final.
O Rally dos Sertões é organizado pela Dunas Race e tem patrocínio da Mitsubishi Motors, Honda, Divino Fogão e Caixa. Apoio institucional: Detran Goiás, Estado de Goiás, Secretaria de Turismo de Fortaleza, Prefeitura de Fortaleza e Conselho Nacional do SESI. Apoio: Cartões ELO, Fox Sports, Truckvan, S.A.S. Brasil, Infraero, Vigor, Fotop, Arco Media, 99 e Jovem Pan Goiânia e Fortaleza.
Fonte: Rally dos Sertões 2018
Armas e porções de maconha foram apreendidas com a dupla (Foto: Polícia Militar)
Dois jovens morreram em confronto com policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido, dentro de uma casa na cidade de Presidente Dutra, região de Irecê. A situação ocorreu na noite desta quinta-feira (23), durante uma averiguação de um suposto tráfico de drogas no bairro "Sem Terra".
Em nota, a polícia informou que Raniere Alves Monteiro, 21 anos e Rafael Ferreira Silva, 19, reagiram a abordagem, atirando contra a guarnição, que chegou ao local após denúncia anônima. No revide, os suspeitos foram baleados. Os jovens chegaram a ser socorridos, mas não resistiram aos ferimentos.
Segundo a polícia, Raniere era contumaz na prática de delitos na região, tendo passagem por homicídio e tráfico de drogas.
Com a dupla, a polícia apreendeu dois revólveres calibres 32 e 38, além de um pacote contendo porções de maconha.
Fonte: Central Notícia
Rua do Comércio na cidade de Central, na região de Irecê (Foto: Central Notícia)
O Ministério Público Federal (MPF) deu início à execução do projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc) no município de Central (BA), situado na região de Irecê. Buscando discutir e identificar os problemas da educação básica, o evento será realizado no dia 20 de setembro, às 9h, no Clube Luar de Prata.
Realizado em parceria com o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), o MPEduc tem por objetivos identificar os motivos do baixo índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) de Central – que, no ano de 2015, foi de apenas 3.8 (numa escala de 0 a 10). Além disso, o projeto visa a acompanhar a execução das políticas públicas na área da educação, bem como a adequada destinação dos recursos públicos; verificar a existência e a efetividade dos conselhos sociais com atuação na área de educação, entre outros.
O MPEduc realiza-se em três grandes etapas: diagnóstico das condições do serviço de educação ofertado pelas redes públicas de ensino básico; apresentação de medidas corretivas aos gestores públicos; e prestação de contas à sociedade das providências adotadas e dos resultados obtidos.
Para o diagnóstico, são colhidas informações sobre diversos aspectos das escolas, como alimentação, transporte, aspectos pedagógicos, inclusão, estrutura física e diretrizes pedagógicas, assim como sobre os próprios conselhos sociais – se cumprem a legislação, se possuem estrutura adequada, se fiscalizam as escolas periodicamente, entre outros. É nesse momento que são realizadas audiências públicas com a participação da sociedade e visitas às escolas.
Além do MPF em Irecê, por meio do procurador da República Márcio Castro, e do promotor de justiça Fernando Souza do MPBA, devem participar da audiência pública representantes da Câmara dos Vereadores de Central, da Prefeitura, da Secretaria de Educação, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do estado da Bahia (APLB), do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e do Conselho de Acompanhamento e Controle Social (Cacs-Fundeb), bem como o juiz federal da Vara Única de Irecê e o juiz estadual da Comarca de Central.
Fonte: MPF
APLB e Prefeitura de Irecê debatem sobre greve no auditório da Rede Caraíbas de Comunicação.
O impasse entre a Prefeitura Municipal de Irecê e o Sindicato da APLB, Delegacia do Feijão, no tocante a reivindicação da categoria (classe de professores) de reajuste de 6,81%, teve um fim nesta quinta-feira (23).
O sindicato chegou a anunciar uma greve para manhã de hoje, mas uma decisão do desembargador Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro negou o direito dos professores.
Em entrevista à rádio Caraíbas, a diretora da APLB Delegacia do Feijão, Fátima de Abreu, disse que diante da liminar e da nova proposta da gestão, a greve foi suspensa. “ A proposta acatada pela categoria foi a aplicação dos 6,81% retroativos a junho e parcelados em três vezes (setembro, outubro e novembro).
Ainda de acordo com Abreu, será encaminhado à gestão municipal em Irecê um documento atestando a decisão da maioria. Além da sindicalista, estiveram também na emissora o Secretário de Educação, Agnaldo Freitas e Alex Machado, Procurador do Município.
Fonte: Central Notícia
Sítio ocupada pelos ciganos (Foto: Reprodução)
Uma quadrilha de ciganos, responsável por diversos crimes em vários estados do país, foi presa pela Polícia Militar do Espírito Santo, entre eles o líder da quadrilha Darlam Malaquias Da Silva, o Bibiu e Genaci Malaquias da Silva, conhecido por Souza, na manhã desta terça-feira (21), na localidade de Todos os Santos, zona rural de Guarapari. Com eles foram apreendidos R$ 11.135,15 em dinheiro e cinco armas de fogo.
De acordo com a Diretoria de Inteligência da PMES, as equipes receberam informações das polícias do Distrito Federal e da Bahia dando conta de que o grupo criminoso estaria no Espírito Santo, reforçando os levantamentos já realizados pelo Serviço de Inteligência. Os criminosos, procurados em diversos estados brasileiros, inclusive na região do oeste da Bahia por homicídios, extorsão, agiotagem e ameaça de morte, haviam alugado um sítio na localidade de Todos os Santos.
A partir das informações foi deflagrado o cumprimento de um mandado de busca e apreensão com o auxílio de militares do 10° Batalhão e da 6ª Companhia Independente, que realizaram a condução de 11 indivíduos; oito homens e três mulheres. Três integrantes da quadrilha estavam com mandados de prisão em aberto pelo crime de homicídio.
No local foram apreendidos duas pistolas calibre 380, dois calibre 38 e revólver calibre 32, além de vários documentos falsos, farta munição de diversos calibres, jóias, aparelhos eletrônicos e R$ 11.135,15 em espécie.
Os criminosos e o material apreendido foram encaminhados para o plantão da 5ª Regional de Guarapari.
Fonte: Central Notícia com informações das polícias da Bahia e Distrito Federal
Uma decisão do desembargador Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro negou direito de greve dos professores da rede municipal de Irecê, no centro norte baiano. A decisão acolhe pedido da prefeitura local. Em caso de desobediência, o sindicato da categoria [APLB] terá de arcar com multa de R$ 10 mil.
Conforme a gestão do prefeito Elmo Vaz, os docentes não teriam feito devidamente o comunicado da greve, inclusive o ato "não teria sido indicada na ata da assembleia que deliberou pela realização do movimento". A prefeitura ainda argumentou que as negociações não tinham sido encerradas com a categoria. Segundo o site Central Notícia, a categoria pede 6,81% de aumento [a partir de janeiro passado], enquanto o prefeitura aceitou pagar o aumento somente a partir de julho passado.
Fonte: Bahia Notícias
Dívida com INSS da gestão Luizinho Sobral, salta de 21,4 milhões para cerca R$ 80 milhões em quatro anos.
Em entrevista o prefeito de Irecê, Elmo Vaz, trouxe uma informação impactante com relação a uma dívida astronômica deixada pelo seu antecessor, Luizinho Sobral, junto ao INSS. A evolução do débito do município é algo sem precedente e intrigante, que levará o município de Irecê a uma situação fiscal comprometedora e jamais vista na sua história.
No demonstrativo contábil das Contas do Razão, Luizinho Sobral, recebeu a prefeitura em 2013, do então prefeito Zé das Virgens, com uma dívida junto ao INSS de cerca de R$ 21,4 milhões, acumulados por todos os ex-prefeitos, até Zé das Virgens. O intrigante é que no final da gestão Sobral em 2016, o demonstrativo aponta que o valor saltou para R$ 51,1 milhões, mas a Receita Federal contesta, e recentemente notificou o prefeito Elmo Vaz, de que o valor da dívida é de mais de R$ 79 milhões.
Elmo se diz impactado, “como alguém pode fazer uma coisa dessas”, questiona. Ele diz que só no seu primeiro ano de Governo, recolheu cerca de R$ 19 milhões para o INSS, e que o seu antecessor Luizinho Sobral, nos quatro anos, apenas R$ 16,9 milhões. Para complicar, a Receita Federal, vem cobrando do município a compensação indevida de cerca de R$ 7 milhões, créditos não comprovados da gestão do antecessor.
Segundo o subsecretário de governo e membro da comissão que apura esta dívida, Celson Cambui, dentre as obrigações com o INSS, o ex-prefeito teria supostamente pago apenas R$ 16,9 milhões, porém a Receita questiona o cerca de R$ 7 milhões compensados em GFIP – Guias de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informação à Previdência social, no período de 2014 a 2016. “O absurdo é imaginar que este montante não compensado, estaria dentro dos R$ 16,9 milhões, isso é mais grave ainda”, acentuou.
O prefeito Elmo Vaz declarou que diante de tantas notificações de cobranças da Receita Federal, que tomará todas as providências necessárias junto ao Ministério Público Federal e Polícia Federal para que tudo seja devidamente apurado e os culpados responsabilizados.
Fonte: Informações de Ray Cruz
A Prefeitura de Barra, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, realizou entre os dias 13 e 17 de agosto o curso de capacitação de brigadistas voluntários de combate a incêndios florestais.
Promovido pelo programa Bahia sem Fogo, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e ministrado pelo INEMA e pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, o curso com duração de 40 horas teve um índice de adesão acima do esperado, atraindo um grande número de interessados que puderam desfrutar de conhecimentos sobre prevenção e combate a incêndios florestais, uso e manutenção de ferramentas e equipamentos, além de primeiros socorros voltados à atividade do brigadista voluntário, com ênfase em suporte básico de vida.
Oriundos do período de estiagem ou de queimadas irregulares para uso e cultivo da terra, os incêndios florestais tem sido constantemente combatidos na região, o que endossa a importância das brigadas voluntárias.
Por outro lado, a prevenção ainda é o melhor remédio, dicas simples como não usar fogo na limpeza de áreas e estradas, não fazer fogueiras, não jogar cigarros ou fósforos acesos nas matas, não queimar o lixo e/ou entulho, não soltar balões, entre outras, ajudam a reduzir consideravelmente a ocorrência dos incêndios que colocam em risco a vida e a saúde das pessoas, afetam plantações, florestas, rios e nascentes, matando fauna, flora e micro-organismos fundamentais para o equilíbrio ecológico.
A qualquer sinal de incêndio, ligue 193. Denúncias de queimadas ilegais e outros crimes ambientais também podem ser feitas pelo telefone 0800 071 1400, ou pelo e-mail denuncias@inema.ba.gov.br, diretamente nos balcões do Inema, na sede ou nas Unidades Regionais do órgão.
Fonte: Assessoria
A Lei da Ficha Limpa não será aplicada para o candidato a deputado federal Luiz Caetano (PT-BA). A 2ª vice-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargadora Maria das Graças Osório, reconsiderou e deferiu o pedido de efeito suspensivo do recurso especial apresentado pela defesa do ex-prefeito de Camaçari para suspender a aplicação da Lei da Ficha Limpa nesta eleição de 2018. O Ministério Público Federal (MPF), na última semana, pediu a impugnação do candidato à reeleição com base em uma decisão do TJ-BA, de 2016, que o condenou por improbidade administrativa.
No recurso, a defesa de Luiz Caetano aponta que houve omissões e obscuridades ao julgar embargos de declaração da ação civil pública por irregularidades em uma licitação com a Fundação Humanidade Amiga (Fhunami), para confeccionar camisas e mochilas para rede municipal de ensino. Luiz Caetano e a fundação foram condenados a ressarcir o erário em R$ 304 mil. Entre as omissões, estava o não exame de documentos apresentados na apelação, não indicar onde estaria a comprovação de que houve dano ao erário e dolo e a obscuridade no julgado de “entender pela existência de ato de improbidade pela ausência de prova da execução do objeto contratado, ao passo que atribuiu ao recorrente o ônus de provar aquela execução, quando o ônus da prova do dano seria, antes, do Ministério Público”.
No despacho, a desembargadora afirma que, ao analisar a questão, observou que o tribunal contrariou “especificamente (i) ao art. 1.022, I e II, e paragrafo único , II,” do Código do Processo Civil”, “por não ter o acórdão apreciado a existência e o teor dos documentos apresentados com a apelação, e por não ter indicado em que ponto dos autos existiria a prova do dano ao erário ou do dolo”. O acórdão foi proferido pela 3ª Câmara Cível do TJ-BA. Para a desembargadora, “tais questão eram e são capazes de descaracterizar a regularidade do julgamento adotado, porque inexistente no acórdão, afinal, a necessária fundamentação do Juízo do Tribunal local quanto às alegadas irregularidades e, sobretudo, quanto ao suposto – e não provado – dano ao erário”.
Fonte: Bahia Notícias
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...