Quarta-feira, 28 de Novembro de 2018
Chapada Diamantina

Policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada receberam o garoto João Pedro Teles de Jesus, 9 anos, que tinha o sonho de conhecer a sede da unidade. A visita aconteceu na manhã desta terça-feira (27), no município de Ruy Barbosa, distante 318 km de Salvador.

O chefe da Seção de Planejamento Operacional da unidade, capitão PM Ricardo Souza da Anunciação, expressou a satisfação em receber o pequeno nas dependências do quartel. “Receber uma criança especial como João nos traz alegria. Além da admiração pelo ambiente policial, ele ainda demonstra apreciação pelo nosso trabalho”, relatou.

O oficial ainda contou que os PMs da Cipe se comprometeram a acompanhar e dar apoio ao garoto ao logo do próximo ano. João é filho de um casal que passa por um processo de recuperação da dependência química e está sob os cuidados da pastora Ressivalda Oliveira Borges. “No final da visita João cantou um louvor e fez orações pedindo bençãos para os policiais”, declarou emocionado o capitão PM Ricardo.

Fonte: SSP/BA



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 24 de Novembro de 2018
Chapada Diamantina

Afonso Araújo foi abordado por guarnições da Cipe Chapada e 42ª CIPM, nas proximidades de sua residência, em Lençóis.

Guarnições das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada e da 42ª Polícia Militar (CIPM) de Lençóis capturaram, na noite de quinta-feira (22), no município de Lençóis, na região da Chapada Diamantina, Afonso Ferreira Araújo, 23 anos. Ele cultivava uma plantação de maconha em casa.

Durante abordagem, os policiais sentiram o cheiro da droga, tendo Afonso acabado por confessar possuir uma plantação de maconha nas depedências de sua residência. "Ele mesmo disse que, além de usar, também plantava e comercializava entorpecente", disse o comandante da Cipe Chapada, major Ricardo Passos, acrescentando que no local foi encontrado um vaso, com um pé de maconha de aproximadamente um metro, e que Afonso e o material apreendido seguiram para a Delegacia Territorial de Lençóis.

Fonte: SSP/BA



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 23 de Novembro de 2018
Chapada Diamantina

O Centro Educacional de Seabra (CES), na Chapada Diamantina, maior escola estadual da região, promoveu uma semana  sobre a consciência negra. Foram realizadas oficinas, palestras e gincanas, estruturadas a partir de uma dimensão dialógica com a comunidade de Seabra e alunos da instituição.

 Nas palavras do diretor do CES João Bina, o dia da Consciência Negra vai além de trazer conhecimento para a escola,  mas sobretudo provocar a conscientização da sociedade   sobre a necessidade de maior inserção social de diversos povos das comunidades quilombolas da Chapada que abrangem boa parte do núcleo territorial de Seabra, muitos inclusive tiveram o direito á educação  historicamente excluído.

Conforme Iago Santos que esteve presente e é também aluno do CES, a participação ativa da comunidade nesse evento da escola é uma forma de reflexão acerca da base de nossa sociedade e de como ela foi fundada, já que os povos quilombolas foram os primeiros a habitar essa região.

De acordo com a abordagem dos alunos do CES é fundamental que as pessoas percebam como se deu a negação dos direitos aos negros desde a colonização da Chapada e juntos perceberem a importância das cotas nas escolas e Universidades e da continuidade da luta pela concretização dos direitos quilombolas.

“O evento  sobre a consciência negra nos faz refletir sobre as dívidas que o Brasil tem para com os negros, aí a gente reflete também sobre o porquê das cotas, afirma Iago Santos.

Além da promulgação de palestras e oficinas os alunos tiveram a oportunidade também de expor os trabalhos desenvolvidos no decorrer do ano numa feira, como objetos artesanais que refletem a cultura de Seabra e comunidades rurais.

Fonte: Uneb/Seabra



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 22 de Novembro de 2018
Chapada Diamantina

Até o dia 5 de dezembro, a população feminina de 50 a 69 anos, do município de Seabra, na Chapada Diamantina, contará com os serviços do Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, realizando mamografia, exame que detecta precocemente casos de câncer de mama. O programa, que é da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), começou o atendimento esta semana (19), com a unidade móvel equipada com mamógrafo de última geração.

O atendimento, que está sendo feito na Praça da Bandeira, no Centro, começa às 7 da manhã e prossegue até 18h. Para serem atendidas, as mulheres devem levar um documento de identidade, o Cartão SUS e um comprovante de endereço no município. De acordo com a Diretoria de Projetos Estratégicos (Dipro), em Seabra 2.100 mulheres estão dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde como a mais propensa ao aparecimento do câncer de mama.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de atendimento, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

O Saúde sem Fronteiras tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando a integralidade do atendimento.

Fonte: Sesab



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 19 de Novembro de 2018
Chapada Diamantina

As constantes operações realizadas pelo Comando de Policiamento da Região da Chapada visam a manutenção da ordem pública, tendo como um dos focos a redução do tráfico de drogas na região da Chapada. Na noite de 18/11/2018, mais uma operação conjunta foi realizada em Itaberaba, envolvendo a Rondesp Chapada e a CETO do 11º BPM.

Durante as ações desenvolvidas, um adolescente foi apreendido no Bairro Barro Vermelho, após ser flagrado comercializando drogas. Ao perceber a presença das guarnições, o menor infrator tentou dispensar a droga, mas acabou sendo detido e apresentado na delegacia local, conforme ocorrência No 4290/2018.

Com ele foram encontradas 14 (quatorze) trouxinhas de maconha e 02 (duas) trouxinhas de cocaína, além de dinheiro provavelmente oriundo do tráfico.

Fonte: RONDESP Chapada



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 17 de Novembro de 2018
Chapada Diamantina

Os jogos escolares acontecem em Seabra no Instituto Federal da Bahia e no ginásio de esportes do bairro Tamboril, de 15 à 17 de novembro. E são divididos em  grupos de acordo com a faixa etária dos estudantes da rede municipal de ensino, o sub 16 (tem aluno (a)s de até os 16 anos) e sub 12 (tem discentes de até os doze anos) afirma o professor Michael Saldanha. Ao todo são 60 escolas, o equivalente a mil crianças e adolescentes acrescenta o diretor pedagógico Altair Sá Teles.

"Esse evento  é importante para união das escolas", afirma Emili, estudante da Otacílio Santos. "Fizemos amizades até com times opostos" complementa Oliveira, jogadora do Ivani.

O placar fechou em um (1) para a Escola Municipal Afonso Gonçalves (Velame) e zero (0) para Arthur Alves (Zona Rural). “Esperava mais um gol", afirma o aluno Everton Xavier, (15). “Foi um jogo difícil, mas ganhamos” acrescenta Paloma Souza, discente do Velame.

Esses Jogos acontecem graças à  "uma parceria de anos que está dando certo", pois além de mobilizar toda a comunidade a participar, desperta o sonho de muitos dos nossos alunos que desejam estudar aqui, garante o diretor pedagógico Altair Sá Teles.

No intuito de integrar toda comunidade o Instituto Federal da Bahia abriu as portas para os jogos escolares e apoiou essa iniciativa do governo que incentiva à cultura do esporte e alimenta sonhos de crianças e adolescentes da rede municipal de ensino.

Fonte: Ascom/IFBA de Seabra



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 13 de Novembro de 2018
Chapada Diamantina

O curso de cultivo de arvores rasteiras, acontece em Seabra, na Escola Família Agrícola (EFA) de 12 à 14 de novembro, nos horários de 8 as 12 horas e à tarde de 13 as 17 horas. Esse curso é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR),  em parceria com a Associação Educacional Agrícola do Território da Chapada,  a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), o Conselho Estadual Quilombola da Bahia, e à Federação de Agricultura e pecuária do Estado da Bahia (FAEB).

Um dos assuntos abordados nesse curso de capacitação de produção orgânica de morangos é a frequência de trabalho e procedimentos técnicos, a serem utilizados. O produtor e palestrante André Mendes aborda alguns critérios necessários para pré-produção, tais como, identificar o Concorrente e se há demanda para a localidade que se pretende comercializar o produto.

Mendes afirma que “O filho do produtor quer ser, médico ou advogado. E questiona: quem vai cuidar da terra, quando o filho estiver longe”? Com isso há uma desvalorização do produto e a terra fica barata. Mas a produção de orgânico mantém a agricultura familiar, evitando assim o êxodo rural e possibilitando melhores condições de salário com renda semanal considerável. Oferece com isso, perspectiva de mudança quando permite sair da condição de trabalhador para produtor de orgânicos.

Mendes afirma que "três por cento da agricultura do país não usa defensivo" e que o custo do Selo do orgânico chega a 5 mil reais, de maneira que o valor do produto é refletido na receita, ou no repasse para o consumidor. E acrescenta "É Possível ganhar com isso, visto que, tem somente três por cento de pessoas produzindo Morango orgânico". E “De trinta dias á  sessenta dias a produção eleva e colhe-se o ano inteiro aumentando assim a renda do produtor rural.  Além disso, o custo de adubação do solo é muito baixo porque uma planta pequena não suporta muito sal, com isso da pra fazer adubação   com potássio, nitrato, sulfato de magnésio e toda semana ter um rendimento de mil plantas”.

Em Conquista o produtor  levou para Laboratório  morango a fim de analisar resíduo no fruto, e não foi encontrado nenhum. Pois, ele  cultiva o plantio com uso do predador, armadilha e usava o defensivo no substrato. Com isso ele conseguiu certificação orgânica do morango permitindo repassar ao mercado com o selo. Nas prateleiras custava mais de um real que o morango convencional.

Além disso, Mendes também apresenta dados como o do ultimo Censo de 2006 a 2009 onde a Bahia produziu mais de duas mil toneladas por ano. No entanto há carência em alguns lugares. Pois Eliane Bastos  precisou do morango para pôr nas suas receitas, mas, não encontrou o fruto na sua localidade, afirma o esposo e trabalhador rural Claudio Bastos.

Com isso “meu objetivo é permitir a facilitação do produto pra mulheres como Eliane Bastos que trabalha com a produção de bolos, mas não acha a matéria prima (morango). Foi quando surgiu a ideia de comercializar o morango orgânico” e trouxer a diversificação da cultura do plantio na minha localidade, afirma ele.

"Morango é uma fruta que não joga fora", Você consegue processar ela e agregar valor na alimentação escolar das crianças com a produção da polpa da fruta para utilização em suco. Surgindo derivados como a geleia, bolos e diversas receitas que podem ser vendidas em mercados, quitandas, confeitarias Para isso é necessário verticalizar essa produção a partir do uso do fruto, acrescenta André Produtor rural.

O Melhor morango vai pra  a confeitaria de bolo. Os mercados pedem de mil a três mil caixas por semana. ”O Bompreço  precisou de 3 mil caixas por semana e meu amigo não tinha tanto material pra vender e precisou juntar recursos que possibilitasse oferecer ao supermercado o serviço. Na ocasião surgiu a ideia de criar uma associação de produtores  de morangos em Seabra.

No intuito de que os produtores rurais multipliquem a produção, o Sindicato dos Produtores Rurais de Seabra apoiou essa iniciativa do Senar, que incentiva à agricultura familiar, o cultivo do plantio e aumento de  renda dos produtores e comunidades tradicionais da região da Chapada Diamantina.

Fonte: Ascom/Sindicato dos Produtores Rurais de Seabra e Região



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 12 de Novembro de 2018
Chapada Diamantina

Após receber denúncia de tráfico intermunicipal de drogas, entre os municípios de Iaçu e Itaberaba, a Rondesp Chapada, unidade pertencente ao Comando de Policiamento da Região da Chapada Diamantina, na tarde de 09/11/2018, conseguiu apreender aproximadamente 2 kg de maconha, que estava em poder de um homem contra o qual havia mandado de prisão em aberto.

As RONDAS interceptaram o criminoso quando esse retornava de Itaberaba com a droga. Ao ser detido, o infrator levou os policiais até o Bairro Barro Vermelho, em Itaberaba, onde a droga foi adquirida. Nesse local, o infrator que havia repassado a droga foi encontrado e também preso em flagrante juntamente com outro envolvido.

Além da droga, também foi apreendida com os envolvidos a quantia de R$ 1.697,00 e uma balança de precisão. Os indivíduos e os objetos foram apresentados na 12ª COORPIN/Itaberaba.

Fonte: RONDESP Chapada



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 11 de Novembro de 2018
Chapada Diamantina

O Instituto Federal da Bahia de Seabra realizou a audiência pública  no dia 07 de novembro e contou com a presença de pessoas como Lauro Oliveira, representante do legislativo, Cristina Martins, representante do conselho, Enoque Francisco, Secretário da Educação, Carlos Carvalhido, presidente da comissão dos cursos superiores, Juliana Martins, diretora acadêmica, Robson Menezes, diretor geral e Darilio Pires, diretor administrativo, para discutir no auditório do campus, a relevância do curso superior no IFBA.

Essa audiência é relevante para toda região da Chapada Diamantina, tendo em vista que os estudantes do IFBA são daqui ressalta Lauro Oliveira. “Dessa forma toda comunidade precisa solicitar que os cursos superiores sejam implantados aqui” afirma o Secretário da Educação.

Várias representações se fizeram presente, dentre elas a Unopar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Recreart. “Labutamos desde 2013, e hoje precisamos deste apoio, afirma Carvalhido. “É necessário lutar pelos seus direitos” reforça Francisco, pois “estamos com um sonho a ser realizado” completa Robson Menezes.

O evento contribuiu para definir ações, para realização desse projeto mediante votação.  “Não vamos medir esforços para alcançar esse objetivo. Estamos aqui pra discutir a demanda da comunidade e possibilidade de recursos do IFBA”, ressalta o diretor administrativo.

No intuito de que todas as pessoas participem desse processo de escolha de curso e melhor atender as demandas do coletivo foi consentido que definisse algumas opções de cursos cabíveis no orçamento da instituição, a ser disponibilizado também, por meio de uma enquete on-line, para depois marcar uma nova audiência, com o maior número de pessoas possíveis, dentre elas comunidades tradicionais e moradores da região.

Fonte: Ascom/ IFBA Seabra



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 09 de Novembro de 2018
Chapada Diamantina

Investidores dos segmentos de turismo e restaurantes elogiaram os baixos números de CVLIs na região.

Os baixos índices criminais na região da Chapada Diamantina têm atraído investidores das áreas de turismo, hotelaria e restaurantes. Em reunião na Secretaria de Turismo (Setur) do Estado, em Salvador, com representantes da Polícia Militar e empresários, o quesito segurança foi levantado como atrativo para o desenvolvimento e avanço destes seguimentos.

O comandante de Policiamento da Região da Chapada, coronel PM Valter Araújo, o secretário da Setur, José Alves, o prefeito da cidade de Lençóis, Marcos Airton, e o empresariado do ramo de hotéis e pousadas também participaram da mesa redonda. A expansão das atividades que movimentam a economia serão ampliadas e, segundo os investidores, a tranquilidade é um dos fatores fundamentais para a escolha da região.

Com mais de 1600 dias sem registro de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) - homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte e latrocínio -, o município de Abaíra lidera a lista das cidades com mais tempo sem estes tipos de delitos. Quase 50% dos municípios que compõem a a Risp/Chapada Diamantina não tiveram registro de CVLIs este ano.

"É muito bom ver que o nosso trabalho, além de ajudar a alcançar resultados positivos, é também reconhecido por gestores municipais e moradores", pontuou o oficial Valter Araújo.

Fonte: SSP/BA



Compartilhar no Whatsapp