Tacinho Mendes celebra obras e avanços na saúde em Jussara, além de manter compromisso com servidores
O prefeito de Jussara e candidato à reeleição, Tacinho Mendes (PP), participou de uma sabatina na rádio Irecê Líder FM nesta quarta-feira (28), onde teve a oportunidade de discutir as principais realizações e desafios de sua gestão.
Durante a entrevista de 25 minutos, Tacinho destacou as condições precárias em que encontrou o município ao assumir o mandato, em 2021. “Prédios públicos e escolas estavam literalmente acabados, as unidades de saúde e a própria prefeitura em condições precárias, ruas esburacadas e uma dívida previdenciária altíssima, em torno de R$ 21 milhões. Mas, graças a Deus, viramos essa página e hoje Jussara está em outro patamar”, afirmou.
Tacinho também enfatizou os avanços na área da saúde, uma prioridade em seu governo. “Por ser médico, tenho um conhecimento mais profundo das necessidades da população. Desde o primeiro dia, priorizamos a saúde em Jussara. Reformamos o Hospital Municipal e várias unidades de saúde, incluindo as de Recife, Queimada Nova, Toca, Algodões, Larga do Cruzeiro e Morros do Higino. A saúde de Jussara hoje é referência na região”, disse. Ele ressaltou ainda que o município alcançou uma nota de 9,4 na atenção básica, um avanço importante em comparação à nota 4 quando assumiu.
Questionado sobre os desafios financeiros, Tacinho revelou que a gestão anterior não deixou recursos em caixa para pagamento de salários atrasados, mas que, com planejamento e organização, conseguiu regularizar os pagamentos dos servidores, inclusive com o 13º salário e férias. “Pagamos de forma antecipada, salários e todos os direitos dos servidores”.
Tacinho finalizou rebatendo notícias falsas e reafirmando seu compromisso com a população. Sobre a eleição, confirmou a manutenção da chapa com Ronaldo Almeida como vice, e destacou que a candidatura foi deferida pela justiça eleitoral.
Ronaldo, por sua vez, reforçou seu apoio ao atual gestor: “Tacinho é um grande parceiro e gestor. Estou lado a lado com ele, orientando sempre que posso”.
Fonte: Da Redação
Foto: Reprodução/Rede Social
José Maciel Pereira, conhecido como Zé de Pituta, faleceu na madrugada desta quarta-feira, 28.
Professor, comerciante e pai de Zezé, Ana Melia e de Iko, atual prefeito de Central.
A equipe do Central Notícia expressa suas condolências e pede a Deus que conforte Júlia e toda a família neste momento de dor.
Informações sobre o velório e sepultamento ainda não foram divulgadas.
Fonte: Da Redação
Imagem ilustrativa
Nesta sexta-feira, 30 de agosto, às 8h45 da manhã, a cidade de Irecê receberá a Pedra Fundamental do Colégio Adventista. A programação, que será aberta ao público, marcará o início da construção da nova unidade escolar na região.
A cerimônia contará com a presença de autoridades locais, líderes religiosos e representantes da Rede Adventista de Educação.
O evento traz com uma sessão de boas-vindas, seguida de um momento de reflexão espiritual, destacando o compromisso da Rede Adventista com uma educação baseada em valores cristãos.
O novo colégio, que construído na rua Assis Chateaubriand, 323 – Bairro Asa Norte, em Irecê, promete trazer uma infraestrutura moderna, oferecendo desde a educação infantil até o ensino médio, sempre com foco na formação integral dos alunos. Autoridades municipais estarão presentes para celebrar este importante passo para a educação na cidade.
A Pedra Fundamental (ou Pedra angular, em português europeu) é o nome que se dá ao primeiro bloco de pedra ou alvenaria acima de uma fundação de uma construção. Durante uma cerimônia simbólica, a colocação da pedra fundamental significa o início efetivo de uma edificação.
Fonte: Ascom - Igreja Adventista/Norte da Bahia
Membros do CBHVJ e convidados presentes na plenária, em Souto Soares (BA) - Foto Nathan Rocha
O Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Verde e Jacaré (CBHVJ), realizou no dia 21 de agosto a sua 69º Reunião Plenária Ordinária, no município de Souto Soares, na Chapada Diamantina, Bahia. O encontro contou com as presenças dos membros do comitê, de autoridades locais, técnicos do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e representantes da empresa Galvani, instalada no território.
Na abertura da reunião, o presidente do CBHVJ, Paulo Neiva, falou da importância da realização da plenária, enfatizando que aquele era um local para troca de informações sobre as atividades realizadas e um espaço aberto para debate entre as instituições ali presentes.
Convidada pelo Comitê, a Galvani, empresa líder na produção de fertilizantes e que atua há mais de 50 anos nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, enviou representantes que apresentaram a empresa e os planos para a futura instalação no município de Irecê, semiárido baiano. Gleice Barcelar, coordenadora de meio ambiente da Galvani, falou da preocupação em realizar a extração mineral de uma maneira que cause pouco impacto ambiental.
Segundo Gleice, “o projeto não vai contar com uma barragem de rejeitos, já que todo o material será transformado em produtos de fertilização e correção de solo, o que diminui o consumo de água; ocorrendo um aproveitamento econômico e um ganho ambiental nesse processo”. Ela elencou também todas as medidas que vêm sendo tomadas pela empresa para que haja uma redução dos danos ambientais.
Já na fala de Alfredo Araújo, um dos técnicos do Inema presentes, foram explicadas todas as etapas e tipos de licenciamento ambiental necessários para a implantação de empresas e realização de grandes empreendimentos. “O tipo de licença pedida depende do empreendimento, da área utilizada, de como o local será afetado”, explicou. Na oportunidade, colocou-se à disposição do comitê para futuras discussões.
A nova logomarca do Comitê também foi pauta e colocada para votação, sendo aprovada por unanimidade. Já no final da reunião, Paulo Neiva, presidente do comitê, ainda comentou sobre os próximos eventos, das vagas em aberto no CBH Rio Verde e Jacaré e mais uma vez ressaltou a importância de se estabelecer debates e da troca de informações, como ocorreu nesta plenária.
Fonte: Ascom - CBHVJ
Foto: Divulgação/Exército Brasileiro
Mulheres que queiram se alistar no serviço militar poderão fazê-lo voluntariamente a partir dos 18 anos de idade. Decreto publicado nesta quarta-feira (28) no Diário Oficial da União autoriza o recrutamento, a partir do próximo ano, quando deverão ser estabelecidos os municípios onde haverá o alistamento feminino pelo plano geral de convocação.
De acordo com as diretrizes estabelecidas, a apresentação voluntária de mulheres poderá ser feita no período de janeiro a junho do ano em que elas alcançam a maioridade. Antes, só podiam ingressar nas Forças Armadas as profissionais admitidas nos cursos de formação de suboficiais e de oficiais.
Com a mudança, após o alistamento voluntário, elas passarão ainda pelas etapas de seleção, que incluem a inspeção de saúde e a incorporação, que começa com um ato oficial e termina com a conclusão de um curso de instrução para o exercício das funções gerais básicas.
A desistência do processo é admitida até o ato de incorporação. Após essa etapa, o serviço militar passa a ser de cumprimento obrigatório e a militar fica sujeita aos deveres e penalidades previstos na legislação, como aplicação de multas e retenção do certificado de serviço militar.
As selecionadas serão incorporadas de acordo com as necessidades das Forças Armadas e o período de serviço militar inicial, com duração de 12 meses, pode ser prorrogado de acordo com critérios definidos pelas Forças Armadas.
Assim como os homens convocados ou voluntários que se alistam, as mulheres não terão estabilidade no serviço militar e passarão a compor a reserva não remunerada das Forças Armadas após serem desligadas do serviço.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Divulgação
O serviço de meteorologia do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) informou que nos próximos dias e ao longo do próximo mês a baixa umidade persistirá no Vale do São Francisco e no Oeste baiano. Essa condição está ocorrendo desde o dia 19 de agosto e foi registrado níveis baixos de umidade relativa do ar, com índices inferiores a 20% durante as tardes.
Essa situação é provocada pela influência de uma massa de ar quente e seco que tem predominado na região, resultando em céu claro, sem chuvas, e temperaturas elevadas. Estas condições são típicas do período mais seco do ano.
O meteorologista do Inema, Aldírio Almeida, reforça a importância de redobrar os cuidados com a saúde, especialmente em relação à hidratação. "É crucial que a população, em especial crianças e idosos, mantenha-se bem hidratada, pois são mais vulneráveis a esses extremos climáticos", afirmou Almeida. Ele também destacou o risco de incêndios florestais. "A combinação de baixa umidade e altas temperaturas deixa a vegetação mais seca, aumentando significativamente o risco de incêndios. Por isso, é fundamental evitar o uso de fogo em atividades agrícolas neste período.”
A baixa umidade pode agravar condições respiratórias como asma e bronquite, além de causar desconfortos gerais, como irritação nos olhos e ressecamento das vias respiratórias. Por isso, é recomendável adotar medidas preventivas, como manter-se hidratado, utilizar umidificadores e evitar atividades físicas intensas durante as horas mais quentes do dia.
Romaria do Bom Jesus da Lapa representa a força do turismo religioso baiano - Foto: Ascom/Setur-BA
No site do Inema e nas redes sociais, você pode acompanhar o monitoramento da previsão do tempo na Bahia. Além disso, o aplicativo 'Vai dar Praia' oferece informações atualizadas sobre as condições das praias no estado.
Fonte: Ascom/Inema
As entrevistas ocorreram durante o Jornal do Meio Dia — Foto: Montagem/CN
Na tarde desta terça-feira, 27, os candidatos à prefeitura de Central, Iko Alencar (PT), Rubens Bonfim (MDB) e Renato do Boi (PSB), participaram de uma sabatina realizada pela Rádio Irecê Líder FM, durante o programa Jornal do Meio Dia. A entrevista contou com a mediação dos radialistas Jota Sidnei, Sandro Moreno e Jaílza Saille. O candidato Del Cedro (PSOL) não compareceu.
Iko Alencar, atual prefeito de Central e candidato à reeleição, abordou diversos temas durante sua participação, como economia local, saúde e política. No entanto, suas declarações foram amplamente rebatidas pelo candidato Rubens Bonfim.
Em uma das discussões, Sandro Moreno questionou Iko sobre a extensão das estradas vicinais do município, ao que ele respondeu serem "100, 100 e poucos quilômetros". A resposta gerou controvérsia, com Rubens Bonfim contestando os números apresentados.
Rubens Bonfim, que é contador e especialista em gestão, orçamento e planejamento, afirmou que Central possui mais de 230 quilômetros de estradas vicinais, abrangendo mais de 42 povoados, e criticou duramente a atual gestão. "O prefeito não conhece o município. Central recebeu quase R$ 8 milhões em convênios este ano, mas ele não soube responder sobre a aplicação desses recursos. Além disso, a cidade deveria ter 9 PSFs, podendo chegar a 10, mas, por falta de gestão, só tem 6", disparou Rubens.
A questão da possível união das oposições também foi abordada por Jota Sidnei. Quando perguntado sobre a chance de se unir a Renato do Boi, Rubens foi claro: "Sou candidato até o final, mas não descarto a união da oposição. Sou uma pessoa de diálogo, de adesões. Meu projeto não é pessoal, mas sim pela cidade".
Renato do Boi, último a ser sabatinado, também criticou a administração atual. Professor aposentado e agricultor, ele alegou que sua cassação foi fruto de perseguição política e afirmou que não acredita na sua impugnação.
A sabatina completa pode ser vista e ouvida, logo abaixo, no canal oficial da Rádio Irecê Líder FM no YouTube.
Fonte: Da Redação
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Foto: reprodução Uma aeronave que seguia de Barreiras para Salvador prec...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...