Segunda-feira, 21 de Novembro de 2022
Bahia

Com a campanha vitoriosa Partido dos Trabalhadores da Bahia que elegeu Jerônimo Rodrigues governador, levando a legenda a vencer pela quinta vez consecutiva a eleição estadual, e deu a Lula a maior votação da história do estado para presidente, o dirigente estadual do PT, Éden Valadares, afirmou que o partido planeja fazer um diagnóstico dos acertos da legenda no encontro do Diretório Estadual, que será realizado no dia 26 de novembro, na Alba. “Vamos trabalhar uma contribuição do PT da Bahia ao debate nacional”, disse Éden, em entrevista ao Podcast Conjuntura Atual.

“Nós vamos tentar investigar, vou chamar assim, sinais, evidências de onde a gente acertou e no que a gente pode contribuir, de estar mais próximo do povo, de fazer política para quem mais precisa, de verdade, de fazer um processo de abertura, que não é ruim. Às vezes as pessoas se assustam com controle, com participação social. Não, isso é bom, fortalece a democracia”, destacou o presidente do PT Bahia.

Éden afirmou ainda que a estrutura partidária na Bahia também colaborou para o resultado do PT, organizada em 358 cidades entre Diretórios e Comissões Provisórias, e citou a força do Partido nos estados do Nordeste, região decisiva para a vitória de Lula e que elegeu quatro governadores. “Talvez a gente tenha uma contribuição a dar para o conjunto dos outros estados e para o conjunto do PT nacional que talvez seja mal incorporado. Onde é que a gente conseguiu vencer tanto? Será que não é o caso de a gente poder dividir essa experiência para outros estados poderem entender o que é que nós estamos fazendo? O que a Bahia está fazendo de diferente, o que o Piauí faz de diferente, o que que Ceará faz”.

Fonte: Com informações de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 21 de Novembro de 2022
Publicidade



Segunda-feira, 21 de Novembro de 2022
BRASIL

Inconformado com a derrota, o presidente Jair Bolsonaro (PL) telefona quase todos os dias para Valdemar Costa Neto, pressionando-o para que adote uma medida judicial contestando o resultado das eleições. A informação é da colunista Thaís Oyama, do UOL.

Valdemar, que é presidente do PL, disse a interlocutores que Bolsonaro cita o relatório do Ministério da Defesa sobre a auditoria das urnas e o relatório ainda não terminado que está sendo feito pelo engenheiro Carlos Rocha, do Instituto Voto Legal.

No entanto, Valdemar teme que uma medida judicial coloque em risco a sua recém eleita bancada de 99 deputados federais, a maior da Câmara. Por outro lado, há deputados bolsonaristas que também o pressionam, como Carla Zambelli e Nikolas Ferreira, que temem sofrer processo de cassação por parte do presidente do TSE, Alexandre de Moraes.

Fonte: Política Livre



Compartilhar no Whatsapp






Segunda-feira, 21 de Novembro de 2022
BRASIL

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, subiu de 5,82% para 5,88% para este ano. A estimativa consta do Boletim Focus de hoje (21), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.

Para 2023, a projeção da inflação ficou em 5,01%. Para 2024 e 2025, as previsões são de inflação em 3,5% e 3%, respectivamente.

A previsão para 2022 está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional, a meta é de 3,5% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é de 2% e o superior de 5%.

Da mesma forma, a projeção do mercado para a inflação de 2023 também está acima do teto previsto. Para 2023 e 2024, as metas fixadas são de 3,25% e 3%, respectivamente, também com os intervalos de tolerância de 1,5 ponto percentual. Ou seja, para 2023 os limites são 1,75% e 4,75%.

Em outubro, a inflação subiu 0,59%, após três meses de deflação. Com o resultado, o IPCA acumula alta de 4,7% no ano e 6,47% em 12 meses, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Taxa de juros

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 13,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A taxa está no maior nível desde janeiro de 2017, quando também estava nesse patamar.

Para o mercado financeiro, a expectativa é de que a Selic encerre o ano nos mesmos 13,75%. Para o fim de 2023, a estimativa é de que a taxa básica caia para 11,5% ao ano. Já para 2024 e 2025, a previsão é de Selic em 8% ao ano, para os dois anos.

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia. Além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.

Quando o Copom diminui a Selic, a tendência é de que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.

PIB e câmbio

A projeção das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira neste ano também subiu, de 2,77% para 2,8%. Para 2023, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB) - a soma de todos os bens e serviços produzidos no país - é de crescimento de 0,7%. Para 2024 e 2025, o mercado financeiro projeta expansão do PIB em 1,7% e 2%, respectivamente.

A expectativa para a cotação do dólar está em R$ 5,25 para o final deste ano. Para o fim de 2023, a previsão é de que a moeda americana fique em R$ 5,24.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 21 de Novembro de 2022
Publicidade

Construa seu sonho!

Fazemos todos os tipos de projetos. A sua construção merece o melhor!

Além da Construção Civil,  atuamos também com instalação de serviços eletrônicos, jardinagem, representantes de marcas, agentes de portaria e terceirização de serviço de secretária.

A PROTEGES - Prestadora de Serviços, agora atende toda Região de Irecê.

Para mais informações, entre em contato pelo  WhatsApp (77) 99907-1761 ou (77) 99906-4447.

Telefone Fixo (77) 2122-2811.

Fonte: Publicidade



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 20 de Novembro de 2022
Notícias

Três homens foram presos, entre eles, um homicida foragido, um traficante de drogas e um receptador de materiais roubados, em uma única ação realizada pelo 7º Batalhão da Polícia Militar (BPM). As capturas ocorreram, na última quinta-feira (17), após o furto de uma moto, no distrito de Angical, na cidade de Irecê, região de Chapada Diamantina.

Após denúncia do furto, militares do 7º BPM encontraram o veículo, conforme as características passadas. Segundo o comandante do Batalhão, tenente-coronel Carlos Augusto Ferreira Dias, o homem que estava com o veículo tentou fugir para uma residência, onde estava outro criminoso com uma espingarda, uma arma artesanal, uma balança e porções de drogas.

“O condutor informou onde estava o vendedor do veículo. Quando o localizamos, foi constatado que se tratava de um procurado por homicídio, na cidade de Barreiras”, disse o oficial, acrescentando que o trio foi levado para a Delegacia Territorial (DT) da cidade, juntamente com os materiais.

Fonte: SSP-BA



Compartilhar no Whatsapp






Sábado, 19 de Novembro de 2022
Chapada Diamantina

A prefeitura do município de Lençóis, na Chapada Diamantina, divulgou nesta sexta-feira (18) a programação para a comemoração antecipada do Dia do Evangélico. O evento ocorrerá às 18h deste sábado (19), na Avenida Senhor dos Passos.

Marquinhos Gomes, Banda Manancial e Banda Ágape são as atrações musicais confirmadas para o festejo, mas também estarão presentes outros artistas locais. Esse evento é mais uma ação de desenvolvimento e diversidade cultural da gestão da prefeita Vanessa Senna (PSD).

Fonte: Jornal da Chapada



Compartilhar no Whatsapp