Sábado, 24 de Agosto de 2024
BRASIL

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, participaram nesta sexta-feira (23) da inauguração de fábrica de polipeptídeo sintético, em Hortolândia (SP), voltada para a produção de medicamentos para diabetes e obesidade.

Em nota, o ministério informou que a fábrica vai produzir a liraglutida sintética, “produto inovador que foi submetido para registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e está na fila prioritária para avaliação”.

Operada pela farmacêutica EMS, a fábrica também deve produzir a semaglutida, insumo do medicamento Ozempic, cuja patente vigora até março de 2026 e cujo pedido de registro já foi submetido à Anvisa.

“Com um investimento de R$ 60 milhões, o espaço representa um marco histórico, pois é considerado o primeiro do tipo no país e faz parte das iniciativas do governo federal relacionadas ao Complexo Econômico-Industrial da Saúde”, avaliou o ministério, em nota.

Durante a inauguração, Nísia destacou benefícios para pacientes com diabetes. “É o primeiro medicamento produzido no país para tratamento de diabetes e obesidade, de forma inovadora, utilizando peptídeos, a liraglutida e também a semaglutida”.

“É motivo de muito orgulho e de muita expectativa”, disse. “A produção de polipetídeos sintéticos vai reduzir os efeitos colaterais para pacientes e também o custo, além de garantir avanço na autonomia do nosso país”, completou.

Em sua fala, a ministra citou a importância de “esforços conjugados” e avaliou a inauguração da nova fábrica como “o encontro da competência e da qualidade do setor privado com as políticas públicas do governo federal”.

Durante a cerimônia, Lula avaliou o momento como “auspicioso” para a saúde no Brasil. “Muito me alegra voltar a esse complexo industrial 17 anos depois da primeira visita”, disse, ao citar o poder de compra do Estado como “fator muito importante para o desenvolvimento da indústria nacional”.

“Estamos convencidos de que o poder de compra do SUS vai permitir que a gente tenha uma indústria farmacêutica capaz de competir com qualquer uma do mundo. O Brasil cansou de ser pequeno, de ser um país em vias de desenvolvimento, de dizer que somos o país do futuro. Não.Queremos ser grandes. Pra nós, o futuro não é amanhã, começa agora. E essa fábrica é o exemplo de que o futuro já chegou na área da saúde.”

Entenda

A inauguração da fábrica atende às diretrizes da estratégia nacional para o desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, lançada em setembro de 2023 e com previsão de investimento de R$ 57,4 bilhões do setor público e da iniciativa privada até 2026.

A proposta é expandir a produção nacional de itens classificados como prioritários para o Sistema Único de Saúde (SUS), além de reduzir a dependência do Brasil no que diz respeito a insumos, medicamentos, vacinas e outros produtos estrangeiros.

Na matriz de desafios produtivos e tecnológicos em saúde, o diabetes, segundo o ministério, foi identificado como prioridade, tornando a inovação e o desenvolvimento tecnológico de plataformas e produtos relacionados a essa condição relevantes no âmbito do complexo.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 24 de Agosto de 2024
Região

Com ruas cada vez mais lotadas, a candidatura de Rubens Bonfim se fortalece cada dia mais

As caminhadas do candidato a prefeito de Central, Rubens Bonfim, têm atraído cada vez mais apoiadores pelas ruas da cidade, com as vias ficando a cada dia mais lotadas. Essa crescente adesão popular demonstra o apoio robusto à candidatura de Rubens, que conta com Roberto Cunha como vice em sua chapa.

A cada nova caminhada, a candidatura de Rubens Bonfim se fortalece com o apoio de famílias inteiras, que percebem a importância de um líder preparado para conduzir os rumos do município a partir de 2025.

Rubens destacou sua experiência como consultor e contador na área pública, além de ser especialista em gestão. "Estudei e me preparei bastante para estar à altura do cargo de prefeito do nosso município, com a certeza de que novos tempos exigem novas estratégias", afirmou Rubens ao apresentar seu plano de governo.

Rubens ainda enfatizou que sua administração será pautada no planejamento, organização, direção e controle, refletindo sua competência e compromisso com o desenvolvimento de Central.

Com a presença de crianças, jovens, adultos e idosos, as caminhadas têm sido marcadas por calorosas demonstrações de apoio, evidenciando o engajamento e a união da população em torno de sua candidatura.

"Agradeço a todos os nossos apoiadores, vereadores e lideranças que estão sempre conosco em nossas caminhadas", concluiu Rubens.

Fonte: CN Comunicação Integrada



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 24 de Agosto de 2024
Publicidade



Sábado, 24 de Agosto de 2024
Esporte

Foto: AFP

O técnico Dorival Júnior anunciou nesta sexta-feira (23) a lista dos convocados da Seleção Brasileira para os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Evento foi realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol.

Confira a convocação:Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr) e Ederson (Manchester City);

Laterais: Danilo (Juventus), Yan Couto (Borussia Dortmund), Guilherme Arana (Atlético-MG) e Wendell (Porto);

Zagueiros: Beraldo (PSG), Éder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal) e Marquinhos (PSG);

Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), João Gomes (Wolverhampton), Lucas Paquetá (West Ham) e Rodrygo (Real Madrid);

Atacantes: Endrick (Real Madrid), Estêvão (Palmeiras), Luiz Henrique (Botafogo), Pedro (Flamengo), Savinho (Manchester City) e Vinicius Junior (Real Madrid).

O Brasil irá enfrentar o Equador no dia 6 de setembro em Curitiba no Estádio Major Couto Ferreira. Já no dia 10, a Seleção joga contra o Paraguai, em Assunção. Os jogos serão válidos pela sétima e oitava rodadas das eliminatórias da Copa do Mundo.

Fonte: Varela Net



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 24 de Agosto de 2024
ELEIÇÕES 2024

Evento marca a arrancada oficial da campanha, destacando o apoio massivo da população.

A cidade de Ipupiara viveu um momento importante nessa sexta-feira (23) com a inaguração do comitê central de Emiliano Neto. O evento reuniu centenas de moradores em apoio ao candidato a prefeito, confirmando seu favoritismo nas principais pesquisas eleitorais para o pleito de outubro.

A passeata que começou logo depois da inauguração do comitê, situado ao lado da igreja matriz, percorreu as principais ruas da cidade, passando pelo colégio estadual, onde  simpatizantes fizeram questão de registrar o momento em fotos e vídeos. As ruas ficaram lotadas, demonstrando a força da campanha e apoio da população com a candidatura de Emiliano Neto.

O atual prefeito, Ascir Leite, que também participou da caminhada, expressou sua satisfação com a receptividade da população: "É motivo de muita alegria ver o reconhecimento do nosso trabalho. Ipupiara está em um caminho de desenvolvimento, e é gratificante sentir esse apoio das pessoas."

Emiliano Neto destacou a energia positiva do evento: "Hoje vivemos um momento único em Ipupiara. A presença de todos aqui só reforça o nosso compromisso de continuar trabalhando pelo progresso da nossa cidade. Essa energia nos impulsiona a seguir em frente. "

A caminhada pelas ruas da cidade foi um indicativo claro de que a população está disposta a abraçar a candidatura de Emiliano e caminhar junto por uma Ipupiara cada vez melhor.

Fonte: CN Comunicação Integrada



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 23 de Agosto de 2024
Região de Irecê

Foto: Romeuagro

Agricultores da região de Irecê têm se destacado no cultivo de beterraba, impulsionando a agricultura familiar, gerando empregos e fortalecendo a economia local.

A região é conhecida por sua excelência em agricultura irrigada, o que permite a produção de beterraba com alta qualidade.

A Bahia, ao lado de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás, é um dos principais estados produtores de beterraba, contribuindo para cerca de 87% da comercialização do produto nas centrais de abastecimento do país.

Apesar de o clima frio favorecer a produção nos estados do Sul e Sudeste, a Bahia se sobressai pela adoção de tratos culturais, controle rigoroso de pragas e irrigação constante, essenciais para a competitividade da região no mercado nacional de beterraba.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 23 de Agosto de 2024
BRASIL

Foto: Tânai Rego/ Agência Brasil

De acordo com uma projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a partir de 2042, a população brasileira deve começar a encolher. A Bahia está à frente da projeção e deve ter uma diminuição da sua população a partir de 2035.

Vários fatores explicam a diminuição da população, como expectativa de vida e a migração para dentro ou fora do estado, no entanto, o maior causador desta diminuição é a queda nas taxas de fertilidade. Quando a quantidade média de filhos por mulher diminui, a população tende a seguir a mesma tendência.

A Bahia, com uma população atual estimada em cerca de 14,8 milhões de habitantes, deve chegar ao seu pico em 2035, com 14,977 milhões de pessoas e começar a sua decadência, chegando a 12,823 milhões no ano de 2070, o último presente na projeção do IBGE. O Rio Grande do Sul e o Alagoas devem ser os primeiros a apresentar redução deste número, em 2027.

A variação populacional é diferente para cada unidade federativa, no entanto, quase todos apresentam, mesmo que em ritmos diferentes, uma tendência de diminuição, com exceção do Mato Grosso, que até o ano de 2070 não deve apresentar uma redução populacional. Até 2064, todos os estados, menos o MS, terão apresentado uma inflexão no crescimento populacional.

Com estas alterações, a ordem de estados por tamanho também deve mudar. Em 2054, Santa Catarina deve passar o RS e se tornar o estado mais populoso do sul e o sexto do Brasil. Roraima só deve encolher em 2064, e em 2030 deve passar o Amapá e deixar de ser o menor estado do Brasil.

O Mato Grosso deve subir três posições, se tornando o décimo terceiro mais populoso e o Ceará se tornará o segundo estado com mais habitantes da região Nordeste, passando o Pernambuco em 2059.

Outros dados do censo de 2022 apontam que o Brasil teve um crescimento populacional abaixo do estimado após o censo de 2010, apresentando 203 milhões de habitantes. A população também teve um aumento de sua idade média, passando de 29 anos em 2010 para 35 em 2022. 

Fonte: Bahia Notícias



Compartilhar no Whatsapp






Sexta-feira, 23 de Agosto de 2024
Esporte

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

As partidas de ida das quartas de final serão disputadas na próxima semana. Os confrontos de volta ocorrerão na semana de 12 de setembro.

Jogos e mando de campo das quartas da Copa do Brasil (times da direita decidem em casa):

Vasco x Athletico-PR

São Paulo x Atlético-MG

Bahia x Flamengo

Juventude x Corinthians

Oito clubes continuam na briga pela taça da Copa do Brasil em 2024 — Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O vencedor do confronto entre Vasco e Athletico-PR enfrenta nas semifinais quem passar de Atlético-MG x São Paulo. Do outro lado, a semifinal será disputada entre quem sair do confronto entre Flamengo e Bahia e o vencedor de Corinthians x Juventude.

Regulamento            

Os jogos serão em ida e volta, com decisão nos pênaltis em caso de empate na soma dos placares dos dois jogos. Os gols marcados fora de casa não serão usados como critério de desempate.

Premiação

Nas quartas de final, todos os clubes, independentemente de divisão, recebem a mesma cota de participação: R$ 4,5 milhões.

Já a classificação para as semifinais vale uma cota de R$ 9,45 milhões.

Fonte: GE



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 22 de Agosto de 2024
Notícias

O Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), realiza o Curso de Capacitação de Enfermagem na Assistência ao Paciente com Traumatismo Cranioencefálico (TCE), que acontece 06, 07 e 21 de setembro e 19 de outubro no auditório da Faculdade Irecê (FAI). A ação é uma iniciativa do serviço de Neurocirurgia da unidade hospitalar, coordenado pelo médico Fabrício Nery Marques e de Enfermagem do hospital, liderado por Edicleide Carneiro.

O curso tem como objetivo primordial capacitar, atualizar e qualificar os profissionais de enfermagem do Hospital Regional e da Macrorregião Centro Norte na assistência aos pacientes politraumatizados com traumatismo cranioencefálico. Tem também o objetivo de elaborar propostas para melhor estruturação das unidades de atendimento aos pacientes politraumatizados atendidos na unidade hospitalar.

“O TCE é um grave problema de saúde pública devido à incidência elevada, sobretudo na população adulto jovem, sendo a maior causa de morte e incapacidade, podendo apresentar, ainda, consequências como limitações físicas, psicológicas e/ou sociais. No período de 2008 a 2017 na Bahia, nota-se que os gastos hospitalares variaram de aproximadamente 3,5 milhões (2008) a 8,1 milhões (2016), para atendimento e tratamento de pessoas com TCE”, explica Fabrício Nery.

Inscrições

Realizadas de 01 à 31 de agosto de 2024 para a equipe de Enfermagem do Hospital Regional de Irecê. As vagas remanescentes ficarão disponíveis para serem preenchidas por profissionais de enfermagem ou estudantes de enfermagem no período de 02 à 06 de setembro de 2024. As inscrições serão realizadas através do e-mail: seclider.hrmds@irmadulce.org.br, que deverá constar: nome completo, instituição/município vinculado, área de atuação e número de Conselho de Enfermagem.

Fonte: Ascom - HRI



Compartilhar no Whatsapp