Terça-feira, 18 de Outubro de 2022
Notícias

Diante do estoque crítico de sangue, a Fundação Hemoba convida os voluntários à doação de sangue para suprir as necessidades dos hospitais do estado. No mês de outubro, ocorreram os feriados de Aparecida (12/10) e dos comerciários (17/10), que colaboraram para a diminuição da média de coleta de sangue, principalmente, em Salvador. Na capital baiana, foram 1870 candidatos à doação e 1256 bolsas coletadas, uma média de 90 bolsas diárias, com uma queda acentuada nos dias 12/10 (17 bolsas) e 17/10 (46 bolsas). São várias situações em que as pessoas necessitam da transfusão de sangue ou de plaquetas: quando sofrem lesões graves, se submetem a cirurgia e estão recebendo tratamento contra câncer ou outras doenças, tipo a anemia falciforme. 

Na Bahia, a Hemoba tem uma rede de 27 unidades fixas de coletas, sendo 06 na capital e 21 no interior. Em Irecê, os doadores podem ir ao banco de sangue (anexo ao Hospital Regional) à Rua Noel Nutels, em frente ao TFD,  de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Para mais informações, o telefone é (74) 3641 0379.

Critérios para doação de sangue - Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, é necessário também apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem de saúde, descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes. 

Prazo das vacinas - Pessoas que tomaram a vacina da gripe ou o imunizante Coronavac, devem aguardar 48h para doar sangue. As demais vacinas contra a Covid-19, como Astrazeneca, Pfizer e Janssen, impedem a doação por 07 dias. Os voluntários que testaram positivo para Covid-19 só podem doar 10 dias após a sua total recuperação, já aqueles que tiveram contato próximo a um caso confirmado, durante o período de transmissão, que segundo o Ministério da Saúde são 10 dias, ficam inaptos pelo período de 7 dias após o último contato.

Fonte: Ascom - Hemoba



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 18 de Outubro de 2022
Publicidade



Terça-feira, 18 de Outubro de 2022
Notícias

A Polícia Civil de Irecê realizou diligências a fim de recuperar aparelhos celulares que foram furtados/roubados na cidade. A informação é da Polícia Civil.

De acordo com comunicado da Polícia Civil, após investigações prévias, o Serviço de investigação (SI) identificou as pessoas que estavam utilizando os aparelhos bem como os endereços  que poderiam ser localizados.

“Com os dados investigativos a equipe se deslocou aos endereços e conseguiram recuperar dois aparelhos celulares”, diz a nota.

Aparelhos Apreendidos:

  • Motorola E7 dourado;
  • Redmi 9C Azul.

A PC informou que os legítimos proprietários já foram identificados e seus aparelhos telefônicos devidamente restituídos

 Nota

A Polícia Civil informa a todos da sociedade que evitem adquirir produtos de procedência duvidosa, pois estarão fomentando o crime, bem como assumindo o risco de responder pelo crime de receptação (art. 180 do código penal).

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp






Terça-feira, 18 de Outubro de 2022
PRESIDENTE DUTRA

Na última sexta-feira (14), o ‘Projeto Um Olha para Comunidade’ aconteceu na Vila de Campo Formoso.

A ação visa promover o princípio da equidade, levando os serviços que acontecem na sede, até os povoados, e assim facilitar o acesso das famílias.

Teve Gabinete do Prefeito, Cadastro Único e Auxílio Brasil, emissão de RG, entrega de mudas pela Secretaria de Meio Ambiente, atendimento com a saúde, Conselho Tutelar, leitura com a Pró Marcela, diversão com o Palhaço Pimpolho, entre outras atividades.

“Agradecemos a comunidade de  Campo Formoso pela receptividade e participação”, diz a nota da Administração Municipal.

Uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social em parceria com o gabinete do Prefeito e demais secretarias.

Fonte: Ascom - PMPD



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 18 de Outubro de 2022
BAHIA

O senador Jaques Wagner (PT) declarou, em entrevista à rádio Nova Brasil FM, na manhã desta segunda-feira (17), que Antônio Carlos Magalhães, avô do ex-prefeito ACM Neto (UB), “sempre teve posição”, diferente do familiar.

“A estratégia do ex-prefeito da capital, o chamado ‘tanto faz’, sinceramente, me deixou perplexo. Como alguém se oferece para ser governador desse estado e diz que tanto faz. Tanto faz como?”, questionou Wagner.

“O avô dele [ACM], que na verdade foi quem inaugurou o grupo político ao qual ele pertence, sempre teve posição. Ele teve com Collor e foi até o final. Teve na época com Ciro, em uma dessas eleições anteriores, e foi até o final”, lembrou.

“Aí o cara [ACM Neto] não apoia candidato do partido dele, não apoia o Ciro, que tinha prometido. Acho que isso que também contribuiu para derrota dele”, avaliou o petista.

Fonte: Política Livre



Compartilhar no Whatsapp






Terça-feira, 18 de Outubro de 2022
MUNDO

A população mundial atingirá a marca de oito bilhões de pessoas em novembro, informou nesta terça-feira, 18, a Organização das Nações Unidas (ONU). Ao fazer o anúncio, a ONU disse que isso não é motivo para alarmismo, especialmente de ambientalistas e daqueles que veem o crescimento populacional como uma catástrofe ambiental e alimentar.

A diretora executiva do Fundo de População da ONU (UNFPA), Natalia Kanem, fez um discurso contra potenciais “alarmismos populacionais”. “Sei que este momento pode não ser celebrado por todos. Alguns expressam preocupações de que o nosso mundo está superpovoado, com muitas pessoas e recursos insuficientes para sustentar todas as vidas. Mas estou aqui para dizer claramente que o grande número de vidas humanas não é motivo de medo”.

Ao jornal britânico The Guardian, Natalia pede que os países concentrem atenção em mulheres, crianças e em pessoas marginalizadas que são mais vulneráveis às mudanças demográficas.

A executiva afirmou que, caso os governos focalizem apenas em números, correm o risco de impor controle populacionais, caminho que já se mostrou “ineficaz e até perigoso”. Na China, por exemplo, a política de filho único, que obrigava os casais a terem um única criança levou a milhões de abortos e a esterilizações forçadas. Hoje, a China é um país envelhecido, tentando adotar políticas para que as pessoas tenham mais filhos.

“De campanhas de esterilização forçada a restrições ao planeamento familiar e contracepção, ainda estamos a contar com o impacto duradouro das políticas destinadas a reverter ou, em alguns casos, acelerar o crescimento populacional”, observou Natalia.

“E não podemos repetir as violações flagrantes dos direitos humanos que roubam as mulheres de sua capacidade de decidir se [ou] quando engravidar, se é que o fazem”, afirmou. “Alarmismo populacional: isso distrai-nos do que nós deveríamos focalizar”, enfatizou a diretora do UNFPA.

A ONU estima que cerca de 60% das pessoas vivem em países com níveis de natalidade abaixo do nível de reposição das gerações anteriores, que é de 2,1 nascimentos para cada mulher.

Esta porcentagem contrasta com a fecundidade de oito países, como a Nigéria, Etiópia e Filipinas, que até 2050 vão representar metade de todo o crescimento populacional, segundo a ONU. Um desses países, a Índia, deverá ultrapassar a China a partir do próximo ano e tornar-se o país mais populoso do mundo. Hoje, a China tem 1,426 bilhão de habitantes e a Índia, 1,412 bilhão.

Veja a lista dos países mais populosos em 2022, segundo a ONU:

China: 1,426 bilhão

Índia: 1,412 bilhão

EUA: 337 milhões

Indonésia: 275 milhões

Paquistão: 234 milhões

Nigéria: 216 milhões

Brasil: 215 milhões

Bangladesh: 170 milhões

Rússia: 145 milhões

México: 127 milhões

Fonte: Revista Oeste



Compartilhar no Whatsapp