Quinta-feira, 29 de Setembro de 2022
ELEIÇÕES 2022

Os candidatos a presidente da República se enfrentam, na noite desta quinta-feira (29), em debate da TV Globo. O embate, que será mediado pelo jornalista William Bonner, vai ao ar depois da novela "Pantanal".

Participam do debate os candidatos Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Luiz Felipe D’Ávila (NOVO), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União) e Padre Kelmon (PTB).

Foram convidados os candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares e sem impedimento na Justiça, como determina a lei eleitoral.

O debate terá quatro blocos: o primeiro e o terceiro com temas livres; o segundo e o quarto com temas determinados. Ao final do quarto bloco, cada candidato fará suas considerações finais

Fonte: Metro 1



Compartilhar no Whatsapp






Quinta-feira, 29 de Setembro de 2022
BRASIL

O Brasil gerou 278.639 postos de trabalho em agosto deste ano, resultado de 2.051.800 admissões e de 1.773.161 desligamentos de empregos com carteira assinada. No acumulado de 2022, o saldo é de 1.853.298 novos trabalhadores no mercado formal. Os dados são do Ministério do Trabalho e Previdência, que divulgou hoje (29), em Brasília, as Estatísticas Mensais do Emprego Formal, o Novo Caged.

O estoque de empregos formais no país, que é a quantidade total de vínculos celetistas ativos, chegou a 42.531.653 em agosto, o que representa um aumento de 0,66% em relação ao mês anterior.

No mês passado, o saldo de empregos foi positivo nos cinco grupamentos de atividades econômicas: serviços, com a criação de 141.113 postos distribuídos principalmente nas atividades de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas; indústria, com 52.760 novos postos, concentrado na indústria de transformação; comércio, saldo positivo de 41.886 postos; construção, mais 35.156 postos de trabalho gerados; e agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, que criou 7.724 novos empregos.

O ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, destacou que é o terceiro mês em que o setor industrial registra alta nas contratações, o que contribui para elevar a renda da população.

“Isso quer dizer que estamos retomando o movimento da indústria brasileira e isso é importante porque traz um valor agregado aos nossos produtos e também vai elevar a média dos salários dos brasileiros. A indústria, via de regra, requer uma melhor qualificação, consequentemente, o setor crescendo, a média do salário do brasileiro acaba crescendo também”, explicou.

Variações por região

Todas as regiões do país tiveram saldo positivo na geração de emprego no mês passado, sendo que houve aumento de trabalho formal nas 27 unidades da federação.

Em termos relativos, dos estados com maior variação na criação de empregos em relação ao estoque do mês anterior, os destaques são para Roraima, com a abertura de 1.081 postos, aumento de 1,59%; Rio Grande do Norte, que criou 6.338 novas vagas (1,41%); e Amapá, com saldo positivo de 1.016 postos (1,35%).

Os estados com menor variação relativa de empregos em agosto, em relação a julho, são Santa Catarina, que criou 10.223 postos, aumento de 0,43%; Rio Grande do Sul, com saldo positivo de 9.691, alta de 0,37%; e Piauí, que encerrou o mês passado com mais 831 postos de trabalho formal, crescimento de apenas 0,27%.

Em termos absolutos, as unidades da federação com maior saldo no mês passado foram São Paulo, com 74.973 postos (0,57%); Rio de Janeiro, com 30.838 vagas criadas (0,92%); e Minas Gerais, com a geração de 27.381 postos (0,61%). Já os estados com menor saldo absoluto foram Amapá, com 1.016 postos (1,35%); Acre, com 858 novas vagas (0,93%); e Piauí, que gerou 831 colocações (0,27%).

Em todo o país, o salário médio de admissão em agosto de 2022 foi de R$ 1.949,84. Comparado ao mês anterior, houve acréscimo real de R$ 29,27 no salário médio de admissão, uma variação positiva de 1,52%.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 28 de Setembro de 2022
PRESIDENTE DUTRA

Em mais uma demonstração do compromisso que tem com o desenvolvimento de Presidente Dutra, o "prefeito correria", Roberto Carlos Alves de Souza, o Robertão (MDB), assinou nessa terça-feira (27) ordens de serviço para pavimentação em paralelepípedo das comunidades de Arrecife e de Alto Bonito, ambas na região Sul do município.

“Agradeço aos moradores pela recepção tão calorosa. Além disso, manifesto minha gratidão aos nossos vereadores, secretários, lideranças políticas e demais membros da gestão que se fizeram presentes”, disse Robertão por meio do Facebook.

O prefeito Robertão vem trabalhando incansavelmente para promover o desenvolvimento nos ‘quatro cantos’ do município. além da sede, são ordens de serviço e obras em Queimadas, Ramos, Sapecado, Gameleira, Campo Formoso, Matinha de Brito, Água Clara e Baixa Verde.

“Vamos em frente sempre buscando ofertar mais obras e serviços para nossa gente”, destacou.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp






Quarta-feira, 28 de Setembro de 2022
Notícias

Em Morro do Chapéu, adolescente de 13 anos tenta atacar colegas e colocar fogo em escola

Na cidade de Morro do Chapéu, na região da Chapada Diamantina, um aluno da escola municipal Yêda Barradas Carneiro, de 13 anos, tentou colocar fogo nas escola e atacar os próprios colegas. Ele estava armado com uma faca, além de utilizar materiais inflamáveis.

Em nota, A Prefeitura de Morro do Chapéu, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), lamentou o ocorrido e disse que o aluno supostamente entrou em surto.  O caso ocorreu na manhã dessa terça-feira (27), por volta das 7h30.

“Após iniciada as aulas do período da manhã, um aluno de 13 anos, do 8º ano, se dirigiu ao banheiro, trocou a farda por uma roupa preta com capuz e retornou portando materiais inflamáveis e armado com uma faca, tentando em seguida colocar fogo nas dependências da escola.

Ainda conforme o comunicado, rapidamente os professores e demais funcionários da escola retiraram todos os alunos de dentro da escola. Não houve feridos, apenas pequenos danos na estrutura da escola.

A polícia foi acionada para conter o adolescente. O menor foi conduzido pela equipe do Conselho Tutelar para as medidas cabíveis.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp






Quarta-feira, 28 de Setembro de 2022
Notícias

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um casal que realizava o transporte irregular de mais de 75 quilos de emulsão explosiva no interior de um veículo RENAULT/LOGAN. Além dos explosivos, foi encontrado uma caixa de detonadores.

A abordagem ocorreu no quilômetro 749 da BR-101, no município de Itabela (BA).  Os artefatos eram transportados em duas bolsas no porta-malas do automóvel. Aos policiais, o condutor alegou que pegou a carga na cidade de Xique-Xique (BA) e a levaria à Teixeira de Freitas (BA).

Este tipo de explosivo é comumente utilizado por quadrilhas especializadas em roubos a carro-forte e caixas eletrônicos. Após o flagrante, o condutor, a passageira e o material apreendido foram encaminhados à Polícia Civil na cidade de Itabela para que fossem adotados os procedimentos cabíveis.

Fonte: PRF-BA



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 28 de Setembro de 2022
BAHIA

A identificação racial do candidato ACM Neto (União) como pardo continua sendo pauta nesta campanha e marcou as discussões durante o debate da última terça-feira (27), promovido pela TV Bahia. Todos os outros candidatos presentes, Jerônimo Rodrigues (PT), João Roma (PL) e Kleber Rosa (Psol), aproveitaram para explorar a polêmica em suas respostas.  

No terceiro bloco, o candidato do União Brasil teve concedido um direito de resposta após João Roma afirmar que Neto foi seu amigo por 20 anos “e nunca me disse que era negão", durante uma réplica ao candidato do PT.  

"Um desrespeito enorme. Não me autodeclarei negão. Me autodeclarei pardo porque assim me vejo. Assim como em 2016, quando ele era meu chefe de gabinete, que estava ao meu lado, me apoiava em tudo, já tinha me autodeclarado pardo. Naquela época, não tinha fundo eleitoral, não tinha financiamento de campanha, não tinha cota", respondeu Neto.

Após a resposta do candidato do União, João Roma insistiu nas provocação, chamando seu adversário de “afroconveniente” e declarando que ele não sabia a cor da própria pele. Em outro momento, o apoiador do presidente Jair Bolsonaro foi repreendido pelo candidato Kleber Rosa, que afirmou que a questão racial deve ser tratada com seriedade. “Deixe a piada para os outros. Nós, que somos candidatos, devemos tratar o tema com seriedade”, disse o candidato do Psol.   

O candidato do PT também abordou o assunto, afirmando que a identificação racial de Neto fez a política baiana “se tornar um vexame nacional”. Jerônimo ainda saiu em defesa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge). Isso porque, ao ser questionado durante uma sabatina sobre sua autodeclaração à Justiça Eleitoral, ACM Neto chegou afirmar que o erro não estava na sua declaração, mas sim no Ibge - que considera aqueles que se declaram pardos e pretos como pessoas negras.  

A identificação racial de Neto e de sua vice, Ana Coelho (Republicanos) tem sido motivo de críticas de adversários. A candidata, no entanto, já alterou sua autodeclaração de parda para branca. ACM Neto continua com sua identificação e nega qualquer interesse com isso.

Fonte: Metro 1



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 28 de Setembro de 2022
Publicidade