Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os jovens nordestinos sofrem com a maior taxa de desemprego e estão distantes de serem incluídos na diminuição das taxas de desemprego registradas este ano em 22 estados brasileiros. O Nordeste apresenta a maior taxa de desemprego do país (12,7%), seguido do Sudeste (9,3%). Já as menores taxas de desemprego foram registradas no Sul (5,6%) e Centro-Oeste (7%).
Ainda de acordo com o IBGE, os jovens de 18 a 24 anos representam 19,3% da taxa de desocupação do país. Se for comparar as taxas dessa faixa etária entre as regiões brasileiras, o Nordeste volta a ser o primeiro em desemprego, com 26,3%, sendo que a taxa média total é de 9,3%.
Para driblar esses números, muitos jovens têm apostado em cursos de capacitação. A nordestina Maurivane Souza, por exemplo, moradora de Lagoa de São Francisco, município do sertão do Piauí, de 6.795 habitantes, é uma delas. Desempregada, a jovem se inscreveu em um projeto online que tem o objetivo era qualificar jovens para o mercado de trabalho.
O projeto é um iniciativa do setor privado que, através de um grupo de empresas norte-americano, estudou o mercado e apostou na capacitação de grupos desfavorecidos. O setor privado tem investido em iniciativas como essa para garantir um time de futuros colaboradores e para criar a imagem de ser uma empresa com consciência social.
Fonte: Com informações de assessoria.
O presidente Jair Bolsonaro, candidato pelo PL à reeleição, foi o primeiro entrevistado na sabatina do Jornal Nacional, na noite dessa segunda-feira. Além de negar ter xingado ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o presidente também abordou os seguintes assuntos:
Compromisso com as eleições
Questionado se assumiria em rede nacional um compromisso de respeito ao resultado das urnas, Bolsonaro disse: “Seja qual for [o resultado das urnas], eleições limpas devem e tem que ser respeitadas. Limpas e transparentes tem que ser respeitadas”.
Pandemia
Questionado sobre declarações que deu contra as vacinas para prevenir Covid-19 e o fato de ter dito que quem tomasse o imunizante poderia virar “jacaré”, Bolsonaro disse que usou uma “figura de linguagem”. “Não, não houve suspensão da minha parte. A questão da Pfizer, no contrato estava escrito ‘não nos responsabilizamos por qualquer efeito colateral’. Outra coisa, a Pfizer não apresentou quais seriam os possíveis efeitos colaterais. Daí eu usei uma figura de linguagem ‘jacaré'”, disse o presidente.
Centrão
O presidente também comentou a sua relação com o grupo da Câmara conhecido como Centrão. “O Centrão são mais ou menos 300 parlamentares. Se eu deixar de lado, vou governar com o quê? Não vou governar com o parlamento.
Interferência na Polícia Federal
Bolsonaro foi perguntado sobre as suspeitas de que tenha interferido no comando da Polícia Federal para abafar investigações de corrupção ligadas ao governo federal. Bolsonaro minimizou essa denúncia de “interferência”, mas não explicou a mudança no discurso anterior de que não havia corrupção em seu governo.
“Atualmente, temos um delegado da Polícia Federal à frente do Ministério da Justiça. Ninguém comanda a PF, Bonner. Se pudesse comandar, o Lula teria comandado, a Dilma, o Temer, seja lá quem for. Ninguém consegue comandar a Polícia Federal dessa forma como você está falando aí”, disse Bolsonaro.
Economia
O candidato à reeleição creditou os problemas ligados a economia à pandemia de Covid, à guerra na Ucrânia e à seca de 2021, elogiou realizações do primeiro mandato e disse que pretende manter o que vem sendo feito se for reeleito.
Amazônia
Outro tema da entrevista foi a preservação do meio ambiente. O governo Bolsonaro é criticado no Brasil e no exterior por políticas consideradas insuficientes para a proteção das florestas. Questioando sobre os índices de desmatamento em seu governo, Bolsoanro alegou que a Amazônia é do tamanho de países europeus.
“Olha só, a Amazônia é do tamanho da europa ocidental, ali na amazonia cabe uma Alemanha, cabe uma frança, cabe uma Itália, cabe portugual, cabe um montão de países, você pensa que fiscalizar, evitar de pegar fogo, assim vamos lá?”
Fonte: Do site Bahia.ba
Na primeira semana de campanha, o candidato a deputado estadual, Cafu Barreto, visitou seis municípios baianos e participou de momentos importantes com lideranças do estado.
Com uma agenda extensa, o candidato iniciou a maratona de compromissos em Camaçari, onde, ao lado da candidata a deputada federal, Ivoneide Caetano, participou de uma grande carreata pelas ruas da cidade.
Em Lamarão, se reuniu com o candidato a deputado federal, Aloísio Carvalho e lideranças. Em Feira de Santana, o momento foi com o Deputado Federal, Joceval Rodrigues, vereadores e outras lideranças da região.
Em visita a Xique-Xique, ao lado do Deputado Estadual e candidato a deputado federal, Diego Coronel, Cafu se encontrou com vereadores e demais lideranças do município.
Em Jacobina, participou de um grande encontro com lideranças e população, onde esteve acompanhado de Moisés Dias, irmão do prefeito Tiago Dias e importante liderança do município, e sua mãe e primeira-dama da cidade, Edinete Dias. Na oportunidade, Edinete declarou apoio ao candidato a deputado estadual e registrou a sua confiança em Cafu Barreto para representar o município e toda a Bahia na Assembleia Legislativa.
Pra fechar a correria, Cafu foi recebido em Central pelo prefeito Dr. Iko, onde participou de reunião com vereadores do município. Na última semana, Iko havia registrado agradecimento ao candidato a deputado estadual pela sua parceria e compromisso de sempre com os municípios baianos.
Após uma pré-campanha bastante agitada, o agora candidato, Cafu Barreto, mantém o ritmo em busca do seu objetivo, que é representar a Bahia:
"Continuamos rodando a Bahia, construindo alianças e ouvindo a população. Nosso trabalho é e sempre será em conjunto, precisamos de todos nesta luta pelo bem da Bahia.", disse Cafu.
Fonte: Ascom - Cafu Barreto
Após Simone e Simaria anunciarem o fim como dupla, internautas especularam sobre o futuro das artistas em carreira solo.
Dentre as especulações, foi muito dito que Simone seguiria no ramo gospel, mas a ex-coleguinha fez questão de desmentir.
“Andei lendo algumas matérias que diziam que eu seguiria carreira gospel. Todo mundo sabe que eu sou cristã, minha família é cristã, mas eu ainda não vou seguir o gospel. Ainda não é tempo”, disse.
Simone ainda falou sobre a sua admiração e gosto em cantar sertanejo.
“Irei continuar porque a sofrência aqui é garantida. Esse som me move, eu amo ver todo mundo cantar, se apaixonar, se divertir. Não teria como cantar outro estilo enquanto Deus não me permite”, afirmou.
Fonte: Do site Bahia.ba
Foto - Reprodução
Uma jovem de 24 anos morreu depois de sofrer um acidente de moto na noite do último sábado (20), em Riacho do Cedro, munícipio de Gentio do Ouro, na região de Irecê.
A vítima foi identificada como Marjory Sodré, de 24 anos, natural de Brotas de Macaúbas. De acordo com informações do site meio minuto, Marjory caiu da garupa da moto de um colega, quando ia tentar socorrer um amigo, que teria sofrido outro acidente.
O corpo da jovem foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Irecê. As causas do acidente serão investigadas.
Veja mais informações da região no Central Notícia.
Fonte: Da Redação
A 1ª Plenária Popular do Trabalhador e da Trabalhadora, com o tema “Direitos Humanos”, foi realizada pelo Conselho Municipal de...
Foto: Divulgação O Projeto Irecê, fruto de uma parceria entre a Companhi...
Foto: Divulgação O ex-prefeito de Irecê, Elmo Vaz, teve as contas do exe...
Foto: Bruno Ribeiro/Embasa A Embasa está investindo R$ 3,5 milhões na am...
Foto: Divulgação O governador Jerônimo Rodrigues (PT) declarou nesta qua...