Quinta-feira, 11 de Agosto de 2022
XIQUE-XIQUE

O município de Xique-Xique registrou o primeiro caso de varíola dos macacos, de acordo com informações divulgadas pela Secretaria Estadual de Saúde, nessa quarta-feira (10).

Já em Canarana, também na região,  um caso suspeito foi registrado e um outro caso foi descartado por equipes médicas. Em Morro do Chapéu foi identificado um caso suspeito da doença.

Ainda segundo a Sesab, a Bahia totaliza 25 casos da doença. Além dos confirmados, o Estado tem notificados 166 suspeitos.

Sobre a doença

Monkeypox é uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980. A doença cursa com febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão.

 A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa. A erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre e tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.

Veja mais informações da região no Central Notícia.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp






Quinta-feira, 11 de Agosto de 2022
Notícias

Os conselheiros que compõem a 2ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia aprovaram as contas anuais referentes, ao exercício de 2021, de seis câmaras de vereadores de municípios baianos, durante sessão realizada na manhã dessa quarta-feira (10/08). À tarde, mais duas câmaras municipais tiveram suas contas aprovadas – também com ressalvas, mas sem multa aos gestores – pelos conselheiros da 1ª Câmara do TCM.

Nos relatórios, apresentados, os conselheiros constaram apenas erros formais, que justificaram ressalvas e algumas recomendações, mas não a aplicação de multas.

Foram aprovadas as contas das câmaras vereadores de Itaguaçu da Bahia, de Lajedinho, Almadina, Antônio Cardoso, Boquira, Ibiassucê, Arataca e Filadélfia. As duas primeiras tiveram voto condutor do conselheiro Mário Negromonte. Os processos referentes às contas de Almadina, Antônio Cardoso, Boquira e Ibiassucê foram relatados pelo conselheiro Fernando Vita. E o conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, que compõe a 1ª Câmara, foi o relator nos casos de Arataca e Filadélfia.

Cabe recurso das decisões.

Fonte: TCM-BA



Compartilhar no Whatsapp






Quinta-feira, 11 de Agosto de 2022
Esporte

A safra brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas deve alcançar recorde de 263,4 milhões de toneladas. A estimativa é 4% maior (ou 10,2 milhões de toneladas) que a safra de 2021 (253,2 milhões de toneladas) e 0,8% acima (2 milhões de toneladas) do que foi estimado em junho.

A estimativa de julho do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola foi divulgada hoje (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o gerente da pesquisa, Carlos Barradas, esse crescimento se deve ao aumento do plantio e dos investimentos dos produtores que estão ampliando a área de cultivo de grãos em 6,4% para 73 milhões de hectares, acréscimo de 4,4 milhões de hectares em relação da 2021 (68,6 milhões de hectares).

“Os produtores plantaram mais porque os preços internacionais estão muito elevados, sobretudo o do trigo, por conta da guerra da Rússia e a Ucrânia, grandes produtores e exportadores de trigo”, disse, em nota, Carlos Barradas.

O arroz, o milho e a soja são os três principais produtos da pesquisa. Somados, eles representam 91,4% da estimativa da produção e respondem por 87,1% da área a ser colhida.

De acordo com o IBGE, em relação ao ano anterior, houve acréscimos de 9,7% na área plantada de milho (aumento de 7,7% na primeira safra e de 10,4% na segunda safra), de 18,1% na de algodão herbáceo (em caroço), de 4,6% na área de plantio da soja e de 8,6% na do trigo; ocorrendo declínio de 2,7% na área do arroz.

Soja

Principal commodity do país, a estimativa para soja teve alta de 0,7%, em relação ao mês anterior, sendo o segundo produto responsável, com 814 mil toneladas, pelo crescimento de 2 milhões de toneladas de grãos em julho, depois do trigo que atingiu 820 mil toneladas.

Segundo o pesquisador, houve reavaliações importantes em estados como Mato Grosso, principal produtor com 38 milhões de toneladas, que aumentou o rendimento médio em 1,5% na comparação com a estimativa de junho.

O Rio Grande do Sul também aumentou o rendimento e estimativa em 1,8% em relação ao mês anterior. Com isso, a soja deve alcançar uma produção nacional de 118,8 milhões de toneladas ante 118 milhões estimados em junho.

Entretanto, esse volume representa retração de 12% em comparação à safra obtida no ano anterior, com declínio de 15,9% no rendimento médio. Barradas explicou que, embora tenha havido aumento de área de plantio da soja, a ocorrência de uma estiagem prolongada durante o desenvolvimento da cultura em alguns estados produtores, sobretudo no Centro-sul do país, foi responsável por essa queda anual

A área colhida foi estimada em 40,8 milhões de hectares, aumento de 4,6% na comparação com 2021, e de 0,2% em relação ao estimado no mês anterior. A participação da soja no volume total de cereais, leguminosas e oleaginosas produzidos no país, em 2022, foi de 45,1% permanecendo como o grão de maior peso no grupo.

Outro aspecto destacado por Barradas é que as produções de arroz (10,6 milhões de toneladas) e de feijão (3,1 milhões de toneladas) devem atender o consumo interno do país em 2022. O Brasil não é importador dos dois produtos, mas já houve necessidade de importações.

Regiões

Em julho, a estimativa da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas teve alta na comparação com 2021 em quatro regiões: Centro-Oeste (11,9%), Sudeste (13,0%), Norte (8,7%) e Nordeste (10,6%).

O levantamento indica que somente a Região Sul teve estimativa negativa (-13,5%). Quanto à variação mensal, apresentaram aumento a Região Centro-Oeste (1,1%), a Norte (3,0%) e a Sul (0,6%), e declínio no Nordeste (-0,3%) e Sudeste (-0,2%).

Entre as unidades da federação, Mato Grosso lidera como o maior produtor nacional de grãos (30,6%), seguido pelo Paraná (13,4%), Goiás (10,5%), Rio Grande do Sul (9,7%), Mato Grosso do Sul (8,1%) e Minas Gerais (6,7%) que, somados, representaram 79% do total nacional.

“A pandemia fez com que os preços aumentassem, porque, em casa, as pessoas passaram a consumir mais, sem falar que o milho e a soja são usados na produção de proteína animal. A partir disso, o produtor passou a plantar mais porque a sua rentabilidade é maior. Nos últimos anos, devido ao aumento da área plantada e da produtividade, a agricultura brasileira vem produzindo recordes sobre recordes”, concluiu o gerente da pesquisa.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp






Quinta-feira, 11 de Agosto de 2022
ELEIÇÕES 2022

Cumprindo agenda em Salvador, onde participou de uma missa na Igreja do Senhor do Bonfim na manhã desta quinta-feira (11), o candidato à presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, não perdeu a oportunidade de atacar o PT do ex-presidente Lula, a quem Ciro acusou de ‘cooptação das estruturas autônomas da sociedade civil’ em benefício próprio. Ao lado da candidata à vice-presidente, Ana Paula Matos, Ciro criticou, também, movimentos sociais historicamente  vinculados ao PT, como a CUT (Centrão Única dos Trabalhadores).

“Um dos erros graves que a esquerda petista cometeu foi cooptar toda as estruturas autônomas da sociedade civil e, ao invés de representar a sociedade civil, passaram a ser mecanismo de propaganda.  O resultado? Bolsonaro nos deu uma lavada de quase 70% dos votos  no segundo turno da eleição passada . Destruíram-se os direitos trabalhistas na reforma selvagem que foi feita e se quebrou a vitrine do Brasil, porque a CUT e outras entidades estão todas na linha de propaganda inexplicável da corrupção, incompetência e da crise econômica que o PT representa”, disse o presidenciável em coletiva de imprensa.

Fonte: Do site Bahia.Ba



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 10 de Agosto de 2022
Emprego

O SineBahia divulgou 07 vagas de emprego disponíveis para esta quarta-feira, dia 10 de agosto, na cidade de Irecê.

Os interessados devem buscar atendimento na unidade do órgão, localizada na Praça Clériston Andrade, 100, área central da cidade, onde funciona o SAC. Para mais informações, o telefone para contato é o (74) 3641-3219. Não é preciso agendar e as senhas serão distribuídas conforme disponibilidade e por ordem de chegada.

DOCUMENTAÇÃO

De acordo com o SineBahia, os candidatos devem levar carteira de trabalho física ou digital; RG; CPF; comprovantes de residência, escolaridade e de vacinação contra Covid-19, além dos documentos específicos pedidos por cada vaga.

VAGAS DE IRECÊ PARA DIA 10/08/2022

MARMORISTA ACABADOR

Experiência na área

1 VAGA

ATENDENTE DE TELEMARKETING

Ensino Médio Completo

Com experiência

1 VAGA

AUXILIAR FINANCEIRO

Ensino Médio Completo

Com experiência

1 VAGA

ANALISTA DE LABORATÓRIO

Ensino Médio Completo

Com experiência e CRQ ativo

1 VAGA

ELETRICISTA INDUSTRIAL

Ensino Superior Completo

Com experiência

1 VAGA

OPERADOR DE PRODUÇÃO

Ensino Médio Completo

Com experiência

1 VAGA

MECÂNICO LUBRIFICADOR (MECÂNICA INDUSTRIAL)

Ensino Médio Completo

Com experiência

1 VAGA

Para ler mais notícias de Irecê e região no Central Notícia, clique em www.centralnoticia.com.br. Siga também no Facebook e Instagram.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 10 de Agosto de 2022
Publicidade



Quarta-feira, 10 de Agosto de 2022
ELEIÇÕES 2022

O candidato a governador da Bahia, ACM Neto (União Brasil), disse que o ex-prefeito de Feira de Santana e correligionário, José Ronaldo, será seu braço direito na condução da política na Bahia. Nesta quarta-feira (10), em evento realizado no CDL de Feira de Santana, Neto confirmou que Zé Ronaldo será seu principal coordenador de campanha em vistas às eleições de outubro.

“Zé Ronaldo será o meu braço direito da condução da política do nosso Estado e estará ao meu lado do primeiro ao último dia do governo”, afirmou ACM Neto, ao ladeado por dois nomes que almejavam a vaga de vice em sua chapa: além do ex-prefeito de Feira, o deputado federal e agora candidato à reeleição Marcelo Nilo.

Neto completou: “quando eu digo ao meu lado é colado comigo, é no mesmo espaço, no mesmo ambiente para que nós possamos contar com a contribuição dele, com a experiência, com o conhecimento que ele tem sobre a Bahia”. Neto então disse que, com essa decisão, também prestigia Feira de Santana: “A presença de Zé Ronaldo ao meu lado no governo do Estado representará também a presença de Feira de Santana comandando o Governo do Estado da Bahia”.

Fonte: Política Livre



Compartilhar no Whatsapp