Imagem: Reprodução/ Google
A Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia realiza no próximo dia 25 (segunda-feira), às 9h, na Câmara Municipal de Irecê, a Audiência Pública Territorial "Direitos Humanos e Feminicídio" - Território de Irecê. A audiência faz parte de uma iniciativa da CDHSP em ouvir as demandas relativas às violações de direitos humanos e a relação da população local com o aparato da segurança pública em todos os territórios de identidade da Bahia.
De acordo com a delegada responsável pelo Núcleo Especializado (Neam) de Irecê, Maria José Rodrigues Marciel, dois feminicídios foram registrados na região nos últimos dois meses, um no município sede e outro em Uibaí. Houve um aumento sucessivo na quantidade de ocorrências registradas no Neam entre abril e dezembro de 2021, o que a delegada credita à inauguração da unidade e ao atendimento mais humanizado, feito por uma equipe inteiramente formada por mulheres. "Devemos trabalhar para que a mulher consiga dar o primeiro passo, procurar o Neam, denunciar através do 180, e assim romper o ciclo da violência", alerta.
Para a coordenadora do Centro de Referência da Mulher (CRM) do Território de Irecê, Taise Torres, é necessário investir na prevenção e fortalecer a rede de proteção à mulher. "Hoje temos o CRM, instalado há um ano e meio, o Neam, e a Ronda Maria da Penha, da Polícia Militar da Bahia, mas nenhuma dessas mulheres mortas nos últimos meses em Irecê obteve medida protetiva. Mas a gente também observa que há mais mulheres fazendo a denúncia quando ocorre a violência psicológica", diz.
Maria José Marciel e Taíse Torres são duas das presenças confirmadas na audiência pública organizada pela CDHSP, que também contará com a presença de pesquisadores, parlamentares, ativistas, movimentos sociais e poder público, que farão um aprofundamento sobre a relação do Território de Irecê com a temática de direitos humanos, com foco no enfrentamento à violência contra a mulher.
Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública traçam um quadro preocupante sobre a violência contra a mulher em 2021: foram 1.341 feminicídios e 2.028 tentativas, sem contar os casos de violência psicológica (8.390), ameaças de agressão (597.623) e lesão corporal dolosa (230.861). A maioria das vítimas tinha idade entre 18 e 44 anos (68,7%), eram negras (62%), e 65,6 % das mortes ocorreram dentro de casa, sendo que 81,7% dos crimes foram cometidos pelo parceiro (atual ou ex).
Fonte: Com informações de assessoria
O ex-prefeito do município chapadeiro de Jacobina, Rui Macedo (sem partido), moveu uma ação criminal contra o atual gestor do município, Tiago Dias (PCdoB), ao Ministério Público Federal (MPF) por crime ambiental. A ação foi movida após a prefeitura derrubar árvores de um canteiro central na entrada da cidade na última segunda-feira (18). A Polícia Federal deve ser acionada para a investigação.
“Não gosto de falar de crimes e menos ainda de criminosos, mas não poderia deixar de manifestar minha indignação por mais esta irresponsabilidade cometida pelo prefeito. Juntamente com meu corpo jurídico, acabo de protocolar uma representação criminal por crime ambiental, bem como uma ação popular, ambas na Justiça Federal, a fim de que o poder judiciário tome medidas afirmativas, e puna exemplarmente esta lamentável depredação ambiental ocorrida em Jacobina na data de hoje”, declarou Rui Macedo ao portal Jacobina 24 horas.
Em resposta, o prefeito Tiago Dias criticou a denúncia. “O ex-prefeito quer se aparecer, igual algumas pessoas que sobreviveram das tetas da prefeitura e que agora nós tiramos a mamadeira de grande parte desses bezerrões, dessa corja que maltrataram o nosso município”.
“Esse cidadão que diz que ama Jacobina, demagogo, é quem joga esgoto para o rio de Jacobina, é quem joga o lixo na rua e agora se preocupa com a natureza. Ele só pode ter entrado com o processo virtual, porque se fosse presencial, ficaria preso” acrescentou.
Após o ocorrido, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema) pediu esclarecimentos à Secretaria Municipal de Meio Ambiente sobre a derrubada das árvores. A vice-prefeita do município também se mostrou contrária a atitude. Kátia da Saúde (PSB) também é pré-candidata a deputada estadual, mas sem o apoio do prefeito.
Fonte: Bnews
Irecê - Na manhã de quarta-feira (20), um homem com mandado de prisão por tráfico de drogas foi preso por policiais da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Irecê). Com o homem, foram encontradas porções de cocaína e maconha.
O coordenador da 14ª Coorpin, delegado Ernandes Reis Santos Júnior detalhou a operação. “Após diversas diligências investigativas, as equipes do Setor de Inteligência (SI) identificaram o imóvel onde o foragido morava. Diante da necessidade de ação imediata, os policiais abordaram o homem quando saía de sua residência. Com ele foram encontrados porções de cocaína”.
Além do mandado de prisão que encontrava-se em aberto, o homem foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), o acusado passa a responder pelo terceiro delito ligado ao tráfico de drogas nos últimos três anos.
Fonte: Ascom - Polícia Civil
O pré-candidato ao Governo do Estado do time de Lula na Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), garantiu que vai ampliar os investimentos em educação e assistência estudantil, a partir de 2023. Ex-secretário da Educação na segunda gestão do governador Rui Costa, Jerônimo foi responsável por executar o maior programa de infraestrutura escolar da história da Bahia, com mais de R$ 4 bilhões aplicados em novas escolas em todo o estado.
Na quarta-feira (20), o petista destacou outros números que comprovam a eficiência de sua gestão na pasta, a exemplo das mais de 100 mil vagas de educação profissional ofertadas e da universalização da coordenação pedagógica em todas as escolas da rede estadual. “Nós estamos fazendo muito e temos que fazer ainda mais”, afirmou em entrevista à Rádio Interativa FM, de Mutuípe.
Críticas a ex-prefeito
Jerônimo também destacou que, atualmente, o Governo do Estado é responsável pela educação de 70 mil jovens que, por lei, deveriam estudar em escolas municipais de Salvador, mas estão em colégios da rede estadual. Ele também criticou a atuação do ex-prefeito da capital baiana, que “não fez nenhuma creche que o Governo Federal ofereceu na gestão da ex-presidente Dilma”.
“Ele vive dizendo que quer fazer pela Bahia o que fez por Salvador. Deus livre a Bahia de ter um governador que não cuida da educação e que não cuida da periferia”, criticou Jerônimo, que tem o apoio de Rui e do senador Jaques Wagner. De acordo com o petista, “todas as grandes obras em Salvador foram feitas pelo Rui Costa, pelo nosso governo. Não foram feitas pelo ex-prefeito, que fica querendo pegar ponga. Ele é caroneiro”.
Jerônimo, que também foi secretário estadual do Desenvolvimento Rural e secretário nacional do Ministério do Desenvolvimento Agrário, lembrou que o ex-prefeito de Salvador ameaçou dar uma surra no Lula. Agora, visando objetivos eleitorais, “ele quer pegar carona no Governo do Estado, quer pegar carona no nome do Lula e isso não é correto na política”, concluiu.
Fonte: As informações são de assessoria
O pré-candidato do PL ao governo da Bahia, João Roma, escolheu a médica Leonídia Umbelina como sua vice. Ela preside o Partido da Mulher Brasileira (PMB) de Feira de Santana e é missionária evangélica.
Leonídia Umbelina venceu a disputa pela vice com a ex-vereadora de Salvador Lorena Brandão, do PSC. Na manhã desta sexta-feira (22), PL, Pros e PMB homologam a chapa majoritária para a sucessão estadual. Dra. Raíssa Soares (PL) concorre ao Senado.
Fonte: Do site Bahia.Ba
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aguarda informações adicionais da Wyeth/Pfizer sobre pedido para a inclusão da dose de reforço na bula da vacina da Pfizer para crianças e adolescentes. Em junho, a farmacêutica fez a solicitação à agência brasileira para crianças de 5 a 11 anos e para adolescentes de 12 a 15 anos e 16 a 17 anos. " A documentação consiste em dados clínicos que deverão subsidiar a decisão técnica, confirmando que os benefícios superam os riscos na aplicação da dose de reforço nessa faixa etária, justificou a agência em nota na noite dessa quinta-feira (21).
Segundo a Anvisa, o pedido de informações feito no último dia 13, solicita ainda que a farmacêutica encaminhe o Plano de Gerenciamento de Risco da vacina Comirnaty em relação à dose de reforço nas faixas etárias mencionadas. “A análise dos pleitos será finalizada apenas quando as referidas documentações forem disponibilizadas e analisadas”, ressaltou a agência que deu 120 dias para a Wyeth/Pfizer enviar as informações.
Fonte: Agência Brasil
O pré-candidato ao governo do estado ACM Neto (União Brasil) e o deputado federal Cacá Leão (PP), pré-candidato ao Senado, receberam nesssa quarta-feira (20) a adesão de mais um prefeito visando as eleições de outubro. Di Cardoso, filiado ao PL e gestor de João Dourado, na região de Irecê, anunciou o seu apoio após encontro com a dupla.
“Vim aqui a pedido do povo de João Dourado. O nosso eleitor de lá pediu o nosso apoio a Neto, então vim aqui hoje seguindo o desejo do povo de João Dourado. Foi uma prosa muito produtiva, Neto se mostrou como sempre muito seguro. A gente já o conhece bem, trata-se de um homem muito preparado, um homem que tem condições de administrar bem a Bahia”, afirmou Di Cardoso após a reunião.
Somente nesta semana, Neto recebeu o apoio de cinco prefeitos que estavam na base governista. Mais cedo nesta quarta-feira, o pré-candidato a governador recebeu o apoio da prefeita Márcia Sá Teles (PP), de Cotegipe.
Na segunda-feira, também aderiram às pré-campanhas de Neto e Cacá Leão os prefeitos Elter Bastos (PSB), de Wagner, Yuri Andrade (PP), de Pedro Alexandre, David Cavalcanti (PP), de Glória e Juraci da Saúde (PP), de Barro Preto, todos anteriormente ligados ao governo do estado.
Além deles, esteve nesta semana para anunciar apoio a ACM Neto o prefeito de Pojuca, Duda Leite, do PSDB. Na semana anterior, cinco prefeitos haviam anunciado apoio nesta pré-campanha: Nena (PSD), de Inhambupe, Tânia Yoshida (PSD), de Conceição do Jacuípe, Lu de Gel (PP), de Antônio Cardoso, Cezar de Aderio (PP), de Milagres, e Eder de Nilda (Cidadania), de Terra Nova.
Di Cardoso afirmou que a onda de apoios a ACM Neto deve-se ao perfil do pré-candidato: “Hoje, o povo quer nomes novos, com condições e capacidade para poder desenvolver o estado e os municípios da Bahia. Acho que a política agora enxerga outro mundo, tem outra visão. Sem dúvida, toda a Bahia sabe que Neto é agora quem melhor reúne todas essas condições num candidato e que tem capacidade de fazer o melhor para todos nós”, disse.
Fonte: As informações são de assessoria
Foto: Reprodução Os preços da cenoura registraram queda nesta última sem...
A 1ª Plenária Popular do Trabalhador e da Trabalhadora, com o tema “Direitos Humanos”, foi realizada pelo Conselho Municipal de...
Foto: Divulgação O Projeto Irecê, fruto de uma parceria entre a Companhi...
Foto: Bruno Ribeiro/Embasa A Embasa está investindo R$ 3,5 milhões na am...
Foto: Divulgação O ex-prefeito de Irecê, Elmo Vaz, teve as contas do exe...