Eumara Maciel é do povoado de Nova Vista I de Central e fez os cursos de graduação em Letras e Mestrado em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Em 2019, tornou-se Doutora em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), instituição de ensino pela qual foi convidada a concorrer ao PhD pelo Programa de Pós-Gradução em Literatura e Cultura. Tendo a posposta aceita, desenvolveu estudos sobre as contribuições epistemológicas negro-africanas e negro-brasileiras para as literaturas, ofertou cursos, fez consultorias, publicou textos, participou de lives, palestras e realizou estágio na área, finalizando com êxito o curso na semana passada, tornando-se Pós-doutora em Literatura e Cultura pela UFBA.
“Sempre que eu avanço no âmbito acadêmico-profissional, vem toda a lembrança daqueles tempos em que era preciso um grande esforço para chegar na escola, do sacrifício que nossas famílias faziam para nos manter matriculados em meio a todas as dificuldades de toda ordem. Cheguei a esse mais alto grau acadêmico sendo oriunda do ensino público: Escola Municipal João Ribeiro Maciel, Escola Municipal Professor Rosalvo Ferreira dos Santos, Colégio Estadual José de Souza Machado e também da Cooperativa Educacional de Central. Minha gratidão aos professores, técnicos, colegas e colaboradores por terem me ajudado a me tornar quem eu sou hoje. Caminhos abertos! Que mais estudantes possam seguir rumo à realização de sua carreira. Coloco-me sempre à disposição do município para apoiar políticas educacionais de incentivo ao estudo e de busca de oportunidades para a prosperidade de cada um, entendendo que, quando um consegue, toda uma estrutura é abalada e mobilizada no rumo que devemos seguir juntos na busca por uma educação que transforma histórias individuais e coletivas”, disse ao Central Notícia.
Eumara tem 34 anos e é servidora da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), tem dois livros publicados e já trabalha com projetos extensionistas, que envolvem a educação para a diversidade, acreditando no poder transformador do movimento de educar-aprender.
Texto: Eumara Maciel
Fonte: Da Redação
A edição deste domingo (17) do programa Fantástico, da Rede Globo, promete revelar detalhes sobre a disputa judicial entre Iran Santana Alves, o Luva de Pedreiro, e seu antigo empresário, Allan de Jesus. A atração televisiva estava proibidade de divulgar alguns dados pela Justiça, mas emissora anunciou neste domingo que a liminar que determinava essa restrição foi derrubada.
Atualmente empresariado pelo ex-jogador de Futsal Falcão, Luva de Pedreiro afirmou que assinava os contratos na época de Allan de Jesus sem saber o conteúdo. O ex-parceiro nega a acusação.
Iran Alves ficou conhecido por vídeos na internet em que jogava com o equipamento de construção civil, e não a luva adequada ao futebol, a qual não podia comprar por causa do preço.
Fonte: G1
O SineBahia divulgou 08 vagas de emprego disponíveis para a próxima segunda-feira, dia 18 de julho, na cidade de Irecê.
Os interessados devem buscar atendimento na unidade do órgão, localizada na Praça Clériston Andrade, 100, área central da cidade, onde funciona o SAC. Para mais informações, o telefone para contato é o (74) 3641-3219. Não é preciso agendar e as senhas serão distribuídas conforme disponibilidade e por ordem de chegada.
DOCUMENTAÇÃO
De acordo com o SineBahia, os candidatos devem levar carteira de trabalho física ou digital; RG; CPF; comprovantes de residência, escolaridade e de vacinação contra Covid-19, além dos documentos específicos pedidos por cada vaga.
VAGAS DE IRECÊ PARA 18/07/2022
MARMORISTA ACABADOR
Experiência na área
01 VAGA
MECÂNICO DE AUTOMÓVEIS
Ensino Médio completo
Experiência na função
01 VAGA
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
Ensino Superior completo em Administração
Ensino Médio completo
Experiência na função
01 VAGA
BALCONISTA EM AÇOUGUE
Ensino Médio completo
Experiência na função
01 VAGA
ESTOQUISTA
Ensino Médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
01 VAGA
MAGAREFE
Ensino Médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
01 VAGA
PADEIRO
Ensino Médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
02 VAGAS
Fonte: Da Redação
A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 1299/22, que garante à mulher vítima de violência doméstica o direito a indenização por dano moral paga pelo Estado, desde que seja comprovado o nexo entre a ação ou omissão do Estado e o dano.
A proposta altera a Lei Maria da Penha, que hoje prevê indenização por danos morais em um processo rápido, sem a necessidade de uma nova fase de provas após o pedido da vítima, a ser paga pelo agressor.
O texto é do deputado federal Cleber Verde (Republicanos-MA).
Tramitação
A proposta que tramita em caráter conclusivo será analisada pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
No período de 20 a 22 de julho, agricultores e agricultoras familiares de Ibipeba, município da Região de Irecê, participarão do Curso de Agroecologia, a partir de uma parceria entre a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. O curso terá duração de 24 horas e contará com aulas teóricas e práticas, com uma visita de campo.
A iniciativa tem como objetivo aprimorar os conhecimentos dos praticantes da agricultura de base agroecológica e estimular mais produtores para esta prática. A meta é aumentar a produção e o consumo de mais alimentos saudáveis, com preservação ambiental.
A agricultura familiar no município já conta com resultados positivos na agricultura orgânica, após investir na transição agroecológica, apoiada pelos serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) da Bahiater/SDR. No município, existem dois grupos de agricultores orgânicos – Agroecologia é Vida e Saúde no Campo. Esses grupos pertencem ao Núcleo Raízes do Sertão, vinculado à Rede Povos da Mata, que conta com 22 agricultores orgânicos, e 16 produtores certificados.
Fonte: As informações são de assessoria
Em nota divulgada na sexta-feira (15), o Ministério da Saúde passou a recomendar a aplicação da vacina CoronaVac na imunização contra a Covid-19 em crianças de 3 a 5 anos. A pasta informou que os estoques já existentes nos estados e municípios podem começar a ser utilizados nesse novo público.
O ministério acrescentou, porém, que com relação à aquisição de novas doses, a pasta ainda segue "em tratativas".
A recomendação do ministério ocorre dois dias após a Agência Nacional de Saúde (Anvisa) aprovar o uso da CoronaVac nessa faixa etária. A aprovação foi unânime.
Fonte: Metro 1
O número de eleitores no Brasil cresceu 6,2% em relação a 2018, e o país chega neste ano a 156,4 milhões de pessoas aptas a votar, segundo dados apresentados nessa sexta-feira (15) pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
É o maior eleitorado da história brasileira, de acordo com o tribunal. Como comparação, em 2018 havia 147,3 milhões de pessoas que podiam votar e, quatro anos antes, 142,8 milhões.
Um dos dados que se sobressaem nas estatísticas liberadas pelo TSE é o avanço na quantidade de eleitores jovens, que têm 16 ou 17 anos, cujo voto é facultativo.
De acordo com a corte, o eleitorado dessa faixa etária cresceu mais de 50% em relação a 2018. Em relação a 2020, o número de adolescentes registrados no TSE cresceu 46%.
Segundo dados do tribunal, há atualmente 2,1 milhões adolescentes cadastrados, contra 1,4 milhão contabilizados em junho daquele ano.
De março a maio de 2022, quando teve fim o prazo para o cadastramento, cerca de 1 milhão de jovens procuraram a Justiça Eleitoral para tirar o título.
Os adolescentes são 2,9% da população e 1,4% do eleitorado. Os jovens de 16 e 17 anos que tiraram o título correspondem a 34,5% do total de brasileiros dessa faixa etária —maior proporção desde 2016, quando 40,3% dos adolescentes tinham título de eleitor.
O TSE atribuiu esse aumento às ações promovidas pela Justiça Eleitoral para que houvesse aumento do jovem eleitor.
Entidades que participaram dessas mobilizações comemoraram os dados do TSE.
“Este resultado expressivo demonstra a potência das juventudes brasileiras e seu poder de mobilização para transformar os desafios que enfrentamos em nosso país”, diz Mariana Resegue, coordenadora do Atlas das Juventudes, uma plataforma de dados sobre os jovens brasileiros.
Os jovens, afirma Resegue, “são sujeitos de direitos e vivenciam constantemente os principais problemas sociais de nosso país”.
Do total de eleitores que podem votar neste ano, 52,6% são mulheres, que são mais de 82 milhões de eleitoras.
Os dados não são positivos para a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) à reeleição, já que os jovens e as mulheres são duas parcelas do eleitorado em que o presidente precisa melhorar o seu desempenho.
Desde o começo do ano, o entorno do presidente tem procurado soluções para resolver esse problema, como uma maior participação da primeira-dama Michelle Bolsonaro em sua campanha.
A avaliação do núcleo que define a estratégia eleitoral de Bolsonaro era a de que Michelle é carismática e pode ajudar a humanizar a imagem do chefe do Executivo.
Em peça partidária do PL com o presidente neste ano, exibida na televisão, tanto os jovens como as mulheres tiveram destaque.
O presidente é o segundo lugar nas pesquisas de intenções de votos, atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo o TSE, outra mudança importante são os dados das pessoas que declararam ter ensino médio completo.
Atualmente, são 26,31% do total e representam a maior parcela do eleitorado, enquanto nas eleições de 2018 e de 2014, a maior faixa de eleitores era de pessoas com o ensino fundamental incompleto.
O maior colégio eleitoral brasileiro continua sendo o do estado de São Paulo, que representa 22,16% de todos os eleitores, mais de um quinto do total. Em seguida, aparecem Minas Gerais (10,4%) e Rio de Janeiro (8,2%).
Do outro lado, os três estados com menor eleitorado estão na região Norte, que corresponde a aproximadamente 8% dos eleitores: são Roraima (0,23%), Amapá (0,35%) e Acre (0,38%).
“Ao divulgar os dados e o perfil que compõe o eleitorado, o TSE cumpre uma de suas missões fundamentais que é organizar, preparar e realizar as eleições fundamentais para o Estado democrático de Direito e para a própria democracia”, disse o ministro Edson Fachin, presidente do TSE, em vídeo no qual comentava a divulgação dos dados pelo órgão.
Fonte: Folhapress
Murilo Franca defende São João como motor da economia local e confirma realização da festa durante encontro de prefeito...
Neste sábado (29), o prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, participou de uma reunião ao lado de outros prefeitos e do deputado e...
Foto: Reprodução Os preços da cenoura registraram queda nesta última sem...
Durante um encontro promovido neste sábado (29) pela União dos Prefeitos da Região de Irecê (Unipi), gestores municipais se reu...
A 1ª Plenária Popular do Trabalhador e da Trabalhadora, com o tema “Direitos Humanos”, foi realizada pelo Conselho Municipal de...