Segunda-feira, 20 de Junho de 2022
BAHIA

As festas de São João devem impactar positivamente toda a cadeia econômica da Bahia durante todo o mês de junho, em especial, o setor de Comércio e Serviços, que tem a maior participação na economia baiana. A expectativa é que a movimentação econômica nas cidades de médio porte, que realizem as celebrações juninas, ultrapassem R$ 550 milhões em 2022, promovendo mais de 40 mil empregos temporários. O levantamento dos dados foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). A chegada desses festejos traz também a alta procura por produtos típicos da culinária durante o período junino nas feiras e mercados municipais.

“O comércio baiano está esperançoso! As festas juninas trazem ótimas oportunidades para atraírem ainda mais consumidores e aumentarem a receita do território baiano. O mês de junho impulsiona a venda de diferenciados produtos para este mês, além de contribuir para o turismo nos municípios do Estado e gerar empregos nas regiões. É um momento de valorização cultural para a Bahia”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Nunes.

De acordo com a SDE, os setores que mais se destacam com aumento no seu volume de vendas e de serviços prestados nesse período são as farmácias, padarias, lanchonetes, lojas de roupas e calçados; o de turismo, com a chegada de turistas de outros estados, por meio dos aeroportos e as hospedagens no segmento hoteleiro em todo interior; o setor de transportes com a grande procura por passagens áreas, vans e locação de veículos.

A festa impacta também na agricultura familiar com produção de licores com frutas regionais e diversos produtos do período. O segmento de alimentos e bebidas também é economicamente beneficiado com a época. Além disso, o setor cultural é destaque com o incremento da prestação de diversos serviços ligados aos festejos, como o segmento artístico, com músicos, bandas, técnicos de som e luz.

Fonte: As informações são de assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 20 de Junho de 2022
Publicidade

Na hora de fazer as compras do dia, da semana ou do mês prefira sempre o Alto Giro Super. Tudo em gêneros alimentícios, materiais de higiene e limpeza,  utilidades domésticas e muitas novidades para o São João, como fogos de artifício, bombas, foguetes, chuvinhas, apitos e muito mais.

Dona de casa que sabe economizar compra mais no Alto Giro Super, o endereço dos melhores preços.

Praça do Mercado, 04, bem no centro. Entrega suas compras em sua casa.

Telefone: (74) 3655 1130

WhatsApp: (74) 99959 7380

Alto Giro Super, o rei dos preços baixos!

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 19 de Junho de 2022
Notícias

Boxeador de 16 anos veio com a família da Bahia para SP em 2016, se tornou campeão brasileiro e promete brilhar nas Olimpíadas de 2028

Kelvy Alecrim da Trindade, atual Campeão Brasileiro pela categoria que LUTA, é uma promessa para o esporte brasileiro no Boxe. Ele é do Povoado de Canoão de Presidente Dutra, na Bahia, mas atualmente reside em São Paulo.

A ex-agricultora e ex-capoeirista, Quédina Matos Alecrim, mãe do jovem, deixou em 2016 o pequeno povoado de Canoãozinho de Presidente Dutra, na Bahia, para tentar a vida em São Paulo. Junto com Kelvy, mais três filhos, o marido, uma irmã e sobrinhos, ela divide a casa estreita de três pavimentos localizada na comunidade do Moinho.

Iniciado na capoeira, pela mãe, desde os dois anos de vida, Kelvy calçou luvas de boxe pela primeira vez pouco tempo depois que pisou em terras paulistanas. A habilidade do garoto franzino no novo esporte impressionou seus professores logo nas primeiras aulas realizadas no campinho da favela.

Morador da comunidade do Moinho, no centro de São Paulo, o atleta Kelvy Alecrim, de 16 anos, começou a lutar boxe aos 11, depois de conhecer o projeto Boxe Autônomo, que levou aulas gratuitas para o bairro.

Mesmo sem conhecer muito o esporte, ele decidiu continuar com os treinos e pediu para a mãe deixá-lo participar do projeto. Kelvy é bicampeão paulista, e o atual campeão brasileiro na categoria dos 54 quilos.

O jovem tem sido visto como uma das promessas do esporte brasileiro e pode disputar as Olimpíadas de 2028.

O Profissão Repórter mostrou histórias de jovens e adultos que tiveram a vida transformada pelo esporte.

Fonte: Líder Notícias



Compartilhar no Whatsapp









Sábado, 18 de Junho de 2022
BRASIL

O ex-juiz Sergio Moro ironizou, na última semana, o plano de governo de combate à corrupção do pré-candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em uma postagem de um veículo de comunicação que fala sobre a prévia do programa, ele questionou: “Quem elaborou o programa de combate à corrupção do PT? Lula, Dirceu, Palocci ou Geddel?”, ironizou em uma postagem.

O programa petista diz que os governos da legenda e partidos aliados instituíram “uma política de Estado de prevenção e combate à corrupção e de promoção da transparência da integridade pública (…) de modo a impedir a violação dos direitos e garantias fundamentais e a manipulação política”.

Fonte: Política Livre



Compartilhar no Whatsapp






Sábado, 18 de Junho de 2022
BRASIL

O ex-presidente Lula (PT), pré-candidato à Presidência, afirmou nesta sexta-feira (17) que o presidente Jair Bolsonaro (PL) “vai ter que aprender a perder”.  Em discurso para apoiadores em Maceió (AL), ele disse ainda que vai “tomar a faixa [presidencial] democraticamente”.

“Se essa gente pensa que a gente vai ter medo das bravatas dele. Se essa gente acha que a gente vai ter medo dos milicianos. Se essa gente pensa que a gente vai ter medo dele ficar anunciando: ‘Vai ter golpe. Não vou passar a faixa’. Nós não queremos que ele passe [a faixa]. A gente vai tomar aquela faixa democraticamente […] Ele vai ter que aprender que a democracia é maior do que ele. Ele vai ter que aprender que a vontade do povo brasileiro é maior do que a vontade das pessoas que estão com ele. Ele vai ter que aprender a perder”, disse o petista.

O ex-presidente também ironizou o pedido de ajuda de Bolsonaro ao presidente norte-americano Joe Biden para derrotar o petista nas eleições. “Do jeito que a gente está, pode juntar ele, o [ex-presidente norte-americano Donald] Trump e quem mais ele quiser. Nós vamos desamarrar e quebrar as correntes desse país”.

Fonte: Do site Bahia.Ba



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 17 de Junho de 2022
Região de Irecê

A Prefeitura Municipal de Itaguaçu da Bahia realizou nesta sexta-feira (17), a cerimônia de encerramento do Curso Agente Rural Agroecológico, com alunos das comunidades rurais do município, que contou com o apoio do curso de Engenharia Agronômica da Faculdade Irecê (FAI), da Cooperativa Agroindustrial do Sertão (COAGROSE) e Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus Xique-Xique.

Na oportunidade, foi realizado o lançamento da 1ª Feira da Agricultura Familiar de Itaguaçu da Bahia. Nove associações participaram do evento com barracas para exposição dos seus produtos, além de quatro outras associações que estiveram presentes como convidados.

O curso foi de 220 horas com conteúdos da agricultura familiar, cadeias produtivas da mandioca, fruticultura, alimentação animal de pequeno porte, processamento vegetal e animal, como carne defumada, agroindústria e a parte mercadológica de comercialização e mercado.

O Secretário de Agricultura Joelson Santos agradeceu a colaboração da Presidente da Câmara, Ianca Adriane da Silva Miranda, Ianca da Tabatinga (PSD), que autorizou a realização da Sessão Legislativa no local do evento.  

“Agradeço à presidente por transferir a sessão para que pudesse participar deste ato em praça pública”, disse. Para Joelson, a 1ª Feira da Agricultura Familiar de Itaguaçu abriu espaço para a exposição e comercialização de produtos saudáveis, reconhecendo o trabalho feito pelos agricultores familiares.

Representando o prefeito Adãozinho (PSD), Joelson reconheceu a parceria com as universidades e cooperativa, e disse que a  Administração Municipal sempre vai apoiar ações que valorizem a agricultura familiar. “ Muito feliz com a realização do curso e com a Feira da Agricultura Familiar que, com certeza irá crescer ainda mais com o passar dos anos”.

Prestigiaram a 1ª Feira da Agricultura Familiar Agroecológica Sustentável,  o vice-presidente da Câmara, Francisco de Vasconcelos Souza (Pipi), além dos vereadores Nivaldo Pereira de Carvalho (Zau), Jocelio Carvalho da Silva, Lucas Nogueira Miranda dos Santos (Lucas de Badeu), Antônio Ribeiro de Souza (Antônio Jonas), Júnior Nunes Bonfim,  Washington Nunes da Silva e secretários municipais. A presidente da Casa Legislativa não pôde estar presente devido a problemas de saúde de sua mãe.

“A capacitação dos produtores através do curso vem agregar valor e facilitar a comercialização com a parceria da cooperativa, fortalecendo a agricultura familiar, na cadeia produtiva da mandiocultura”, salientou Reinaldo Almeida, diretor-presidente da Cooperativa Agroindustrial do Sertão.

Vale destacar ainda que 13 produtores rurais concluíram o curso de capacitação e participaram da cerimônia de entrega dos certificados.

Comprometido com a qualificação profissional, o prefeito de Itaguaçu da Bahia,  Adãozinho, já autorização à Secretaria de Agricultura a abrir uma nova turma do curso de extensão com início no mês de agosto, que vai contemplar 40 alunos.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp