Foto: Assessoria
Reeleito para comandar a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) no biênio 2025-2026, o deputado Adolfo Menezes (PSD) comemorou a presença histórica de mulheres na nova Mesa Diretora da Casa. Pela primeira vez, uma parlamentar assume o cargo de 1ª vice-presidente. A eleita foi a deputada Ivana Bastos (PSD).
Além disso, a deputada Kátia Oliveira (União) foi eleita para a 2ª secretaria da Mesa Diretora. Das 63 cadeiras da Assembleia, apenas nove são ocupadas por mulheres, o que é considerado um número muito baixo, já que o eleitorado feminino é maioria na Bahia.
“Sabemos que a representação feminina no Parlamento, que ainda é um ambiente dominado pelos homens, precisa crescer, para o bem da nossa sociedade. Mas hoje estamos fazendo história nesta Casa, que, pela primeira vez, tem uma mulher como substituta imediata do presidente. Isso é uma marca importante. Parabenizo aqui a deputada Ivana Bastos por isso, bem como a deputada Kátia Oliveira, que serão as vozes femininas entre os titulares da Mesa”, afirmou Adolfo Menezes.
Luta por espaço
De 1947 para cá, a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Mesa Diretora da Assembleia foi Ana Oliveira, no biênio 1967-1968. Na época, ela ocupou a 1ª secretaria. Em 1977, a mesma parlamentar, que faleceu em 1985, foi eleita para a 3ª secretaria.
Depois, mesmo a Mesa Diretora chegando a ter 13 cargos titulares, uma mulher só voltou a ter acento no colegiado em 1995, quando o hoje senador Otto Alencar (PSD) presidiu a Casa. Na ocasião, Zelinda Novaes assumiu a 3ª secretaria. Em 1999, ela ocupou a 2ª vice-presidência.
Em 2005, a então deputada Eliana Boaventura foi eleita para a 3ª vice-presidência da Assembleia e, em 2009, foi a vez de Antonia Pedrosa ocupar a 4ª secretaria. O mesmo cargo foi preenchido por Maria Luiza Laudano em 2011 e, em 2013, por Fátima Nunes, atual líder do PT na Assembleia e eleita suplente da Mesa Diretora na sessão de hoje.
Em 2019, um momento histórico durante a presidência do deputado Nelson Leal (PP): a Mesa da Assembleia teve três mulheres entre os membros titulares. As deputada Ivana Bastos, atual 1ª vice, ocupou a 2ª vice-presidência. A deputada Maria Del Carmen (PT), que segue na Casa, foi escolhida para a 1ª secretaria. E a ex-deputada bolsonarista Talita Oliveira (Republicanos) ficou na 3ª secretaria.
Antes da eleição de hoje, a última deputada a ocupar espaço entre os integrantes titulares da Mesa Diretora foi Neusa Cadore (PT), em 2021, na primeira eleição de Adolfo Menezes para a presidência da Assembleia.
Fonte: Bahia.ba
Foto: ALBA
A Assembleia Legislativa da Bahia reelegeu o deputado Adolfo Menezes (PSD) para a presidência com 61 votos dos 62 possíveis, sendo registrado ainda um do deputado Hílton Coelho (Psol). A quase unanimidade emocionou o presidente da ALBA, que agradeceu a todas as lideranças políticas da Casa e da Bahia, pois foi articulado um consenso em torno do seu nome nas semanas que antecederam a sucessão da Mesa Diretora.
Nessa votação secreta, foram preenchidos oito cargos de titulares e cinco suplentes com parlamentares de oito partidos. Os trabalhos foram presididos pelo deputado Nelson Leal (PP), o último presidente da Casa, sendo a mesa dirigente dos trabalhos integrada ainda pelos deputados Robinson Almeida (PT) e Sandro Régis (UB), respectivamente primeiro e segundo secretários – indicados pelos líderes do governo e da oposição, deputados Rosemberg Pinto (PT) e Alan Sanches (UB).
A sessão começou pontualmente às 14h30, sendo imediatamente suspensa por 30 minutos pela presidência para a confecção das cédulas e sobrecartas – que precisavam ser rubricadas antes de encaminhadas à cabine de votação. Com a sessão reaberta, o deputado Hílton Coelho (Psol) fez uma questão de ordem solicitando a impugnação do nome de Adolfo Menezes, alegando que a legislação impede mais de duas reconduções consecutivas na presidência. O pedido foi indeferido, pois “todos os deputados estão aptos a serem votados” o que levou o psolista a prometer judicializar a questão.
Em seguida todos os parlamentares se candidataram aos cargos previamente acordados entre as lideranças da ALBA, exceto a disputa pela presidência vencida pelo presidente Adolfo Menezes por 61 x 1, sendo registrada a ausência do deputado Matheus Ferreira (MDB). Seguindo o Regimento Interno, primeiro foi feita a eleição para a presidência, em seguida para os restantes dos cargos – em cédulas separadas, colocadas em um único envelope. Esses votos foram escrutinados antes (o resultado está na tabela anexa) já em clima festivo, com aplausos a cada resultado anunciado, que ganharam maior vigor quando foi divulgado o total para o cargo principal.
AGRADECIMENTO
No emocionado discurso de posse, o deputado Adolfo Menezes se emocionou e chegou às lágrimas ao falar de entes queridos falecidos como o de seu pai, Pedro Gonzaga, e do irmão, o ex-deputado Herculano Menezes, que “estariam felizes nesse dia”. Regojizado com o apoio construído “com muita determinação para servir aos baianos, zelando pelos recursos públicos colocados sob sua responsabilidade”, ele fez um longo agradecimento aos pares, às lideranças da Bahia como os governadores Rui Costa e Jerônimo Rodrigues, aos senadores Otto Alencar, Jaques Wagner e Angelo Coronel, mas lembrou também do apoio da oposição que certamente passou pelo crivo do prefeito Bruno Reis e do ex-prefeito ACM Neto.
Adolfo dirigiu palavras especiais de agradecimento ao líder da maioria, deputado Rosemberg Pinto (PT), que abdicou da sua candidatura à primeira vice-presidência em favor de sua correligionária Ivana Batos possibilitando o acordo para a composição da Mesa recém-eleita. Ivana Bastos é a primeira mulher na história do Legislativo da Bahia a galgar o cargo de vice-presidente. Outras três mulheres compõem o colegiado, Kátia Oliveira (UB), segunda secretária, além de Soane Galvão (PSB) e Fátima Nunes (PT).
Por fim, o deputado Adolfo Menezes convocou o plenário para a sessão solene de reabertura dos trabalhos, nessa quarta-feira (5), às 10h, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues que lerá a tradicional mensagem ao Legislativo.
Fonte: Ascom - Alba
Foto: VannerCasaes | Agência ALBA
A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) renova, nesta segunda-feira (3), a composição da Mesa Diretora para o biênio 2025/2027. A nova configuração, marcada para às 14h30, está envolvida em imbróglios devido às negociações internas para os cargos.
A previsão é que o presidente Adolfo Menezes (PSD), que conta com o apoio da maioria, seja reconduzido ao cargo. O deputado, que já compriu dois mandatos à frente da Alba, pode não conseguir se manter em um possível terceiro mandato devido a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF).
A votação ocorrerá no plenário e será realizada de forma secreta. Os deputados irão depositar as células preenchidas com os votos em uma cabine fechada.
Diante da incerteza sobre a manutenção de Adolfo, a vaga para primeira vice-presidência se tornou alvo de disputa entre o Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Social Democrático (PSD) na Casa. No entanto, a aplicação de um novo regimento interno, para convocar imediatamente as eleições em caso da “queda” de Adolfo, esfriou a disputa pelo cargo.
Agora, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) foi o nome escolhido para disputar a vice-presidência do Legislativo.
Fonte: Bahia.ba
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) convocou mais 280 candidatos classificados na seleção pública para contratação temporária de pessoal na função de professor da Educação Básica. O anúncio foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (1º). Os profissionais foram selecionados em caráter emergencial, pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), por meio do Processo Seletivo Simplificado, regido pelo Edital SEC/SUDEPE nº 18/2022.
Os candidatos convocados devem enviar, no período de 3 a 14 de fevereiro, os documentos digitalizados listados no edital para o correio eletrônico ingressocpm.sec@enova.educacao.ba.gov.br. Estes serão analisados preliminarmente pela Coordenação de Provimento e Movimentação. Os aprovados no Núcleo Territorial de Educação de Salvador (NTE 26) deverão comparecer à sede da SEC, na Avenida Luiz Viana Filho nº 550, 5ª Avenida, Centro Administrativo da Bahia (CAB), 1º andar, sala 117, munidos da documentação em original e fotocópia relacionada no edital no referido prazo, no horário das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.
Já aqueles selecionados para atuarem no Interior do Estado deverão comparecer nas sedes dos seus respectivos Núcleos Territoriais de Educação (NTE), munidos da documentação em original e fotocópia citada no edital e já remetida ao endereço eletrônico, nos mesmos período e horários. A SEC informa que o candidato que não atender a presente convocação, na forma e prazo determinados, seja qual for o motivo alegado, perderá o direito ao ingresso na referida função temporária.
Entre os documentos exigidos estão o diploma registrado de conclusão do curso de nível superior do curso de Licenciatura Plena para a função temporária que concorreu, expedido por uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC); títulos obtidos no exterior revalidados no Brasil, se for o caso; carteira de identidade; CPF; certidão de nascimento ou de casamento; e título de eleitor e comprovantes dos dois últimos pleitos ou certidão de quitação eleitoral estão entre os documentos exigidos.
A convocação de professores através do Reda integra o conjunto de ações adotadas pela Secretaria da Educação visando o provimento de pessoal para garantir o pleno funcionamento do ano letivo nas escolas, oportunizando aos estudantes o direito de aprender. O Processo Seletivo Simplificado ofertou o total de 1.119 vagas para o cargo de professor da Educação Básica, já tendo sido habilitados 10.088 candidatos.
Fonte: Ascom/SEC
Foto: Reprodução
O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Rosemberg Pinto (PT), pediu ao chefe do Executivo estadual, Jerônimo Rodrigues (PT), para se retirar da disputa pela 1ª vice-presidência na eleição da Mesa Diretora da Casa, que acontece na próxima segunda-feira (3). O parlamentar petista sugeriu ainda que o cargo, a exemplo da presidência, cuja candidatura à reeleição de Adolfo Menezes nunca esteve ameaçada politicamente, fique com um membro da bancada do PSD para pacificar a base governista.
A proposta foi feita por Rosemberg durante a reunião de Jerônimo com os líderes partidários da Assembleia, realizada na noite desta quarta-feira (29), no Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria de Segurança Pública (SSP). O governador teria aceito a sugestão, segundo apurou este Política Livre.
Dessa forma, ficou descartada a convocação de uma sessão extraordinária para votar a mudança no regimento interno da Assembleia visando estabelecer um prazo para que, em caso de vacância da presidência, o vice seja obrigado a convocar imediatamente uma nova eleição. O acordo também evita um bate-chapa entre Rosemberg e o deputado Angelo Coronel Filho (PSD) pela 1ª vice, o que o governador trabalhou para evitar, pois racharia a base aliada.
Jerônimo deve conversar nesta quinta-feira (30) com o senador Otto Alencar, presidente do PSD baiano, para saber qual parlamentar do partido será indicado para a 1ª vice. A base do governo na Assembleia não estaria disposta a aceitar o nome de Angelo Filho, para não fortalecer as pretensões do pai dele, o senador Angelo Coronel, para 2026, e com o apoio dos deputados de oposição. Otto tem preferência pela deputada Ivana Bastos, que sempre se colocou disponível para disputar a presidência caso Adolfo Menezes desistisse.
Além disso, Adolfo também deve ter uma conversa com Angelo Coronel. A expectativa é que, após essas consultas, seja apresentada até a sexta-feira (31) uma chapa governista para a Mesa Diretora, respeitando os espaços da oposição.
Entenda o caso
A 1ª vice-presidência se tornou o cargo mais cobiçado na Assembleia diante da possibilidade real de a reeleição de Adolfo Menezes ser derrubada no Supremo Tribunal Federal (STF). A Corte já deliberou contrariamente a uma segunda recondução para os mesmos cargos nas Mesas Diretoras dos Legislativos a partir do biênio 2021-2022, marco temporal que atinge Adolfo.
Dessa forma, Rosemberg se viabilizou como candidato a vice já pensando em assumir a presidência no futuro, embora negue isso publicamente. Desbancou outros colegas interessados na mesma coisa e obteve o apoio do próprio Adolfo. Entretanto, o cenário mudou quando o senador Angelo Coronel (PSD) ameaçou lançar o filho para bater-chapa com o petista, mesmo que isso significasse enfrentar o governo.
Coronel iniciou uma articulação agressiva na Assembleia para fazer do filho presidente em caso de queda de Adolfo Menezes. O movimento do senador, que já presidiu a Casa e tem influência sobre um grupo de cerca de dez deputados, também mirou 2026: ter o controle do Legislativo baiano seria um trunfo de peso para se manter na chapa dentro da base governista na luta para não ser substituído pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT).
De público, Coronel afirmou que, ao lançar o filho, apenas defendeu os interesses do PSD, que é o maior partido governista na Assembleia e, por isso, deve permanecer na presidência mesmo se Adolfo cair. Ele também disse que não seria bom para a base que o PT comandasse o Executivo e o Legislativo.
Assim, o senador passou a defender a mudança no regimento interno da Assembleia para que uma nova eleição fosse convocada 24 horas após uma decisão judicial contra o presidente. E, por meio do deputado federal Diego Coronel (PSD), conseguiu o apoio do senador Jaques Wagner (PT) e de Jerônimo para isso.
O governador passou a defender em entrevistas o “direito” de o PSD comandar a Assembleia, mesmo se houvesse uma nova eleição por decisão judicial, o que causou incômodo entre integrantes da base aliada, que considerou uma interferência no Legislativo, como revelou a coluna Radar do Poder desta quarta-feira.
Isso acabou atingindo em cheio as pretensões de Rosemberg, que até aceitava uma mudança no regimento, mas com um prazo de até 60 dias, o que, em tese, daria tempo para ele se viabilizar como sucessor de Adolfo com a “caneta na mão”, costurando acordos internos e externos.
O site já vinha divulgando a informação sobre uma possível retirada da candidatura de Rosemberg a vice. O petista vinha se queixando aos colegas da postura do governador, acusando Jerônimo de ter feito um acordo com Angelo Coronel e Otto Alencar sem consultá-lo. Vale lembrar que o petista era o maior defensor de que o PT ficasse com o segundo cargo na Mesa Diretora, em respeito à proporcionalidade das bancadas.
Participaram da reunião de hoje com Jerônimo, além de Adolfo e Rosemberg, os deputados Niltinho (PP), Fabrício Falcão (PCdoB), Rogério Andrade (MDB), Ivana Bastos (PSD), Luciano Araújo (Solidariedade) e Fátima Nunes (PT), todos líderes da partidos ou bancadas.
Fonte: Política Livre
Foto: Ascom/Uesb
Com 21.963 aprovações, a Bahia foi o terceiro estado com mais aprovados no país no resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ficando atrás apenas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Além do destaque nacional, o desempenho é o melhor da Região Nordeste, com estudantes da rede pública de ensino selecionados para cursos concorridos em universidades de todo o país.
O Enem se tornou a principal porta de entrada para o Ensino Superior no país. A utilização da nota do exame no Sisu vem fazendo com que os estudantes da rede estadual, cada vez mais, realizem os seus sonhos de se tornarem, por exemplo, médicos, engenheiros e advogados. Assim como nas edições anteriores, este ano diversos alunos foram aprovados no processo seletivo do Ministério da Educação (MEC) e farão os seus cursos de forma gratuita em universidades públicas.
A estudante Clarissa Alves, 18, que concluiu o curso técnico em Manutenção com Suporte em Informática, no Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (CEEPTIC), em Lauro de Freitas, é a primeira da família a entrar em uma universidade federal. Ela foi aprovada em Direito, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). “Sempre fui apaixonada por este curso e desde cedo busco estudar sobre o que nos pertence como cidadão e como eu posso usar meu conhecimento sobre as coisas para ajudar as pessoas. O sonho de entrar na faculdade publica sempre foi algo que andou comigo desde o Ensino Fundamental e, agora, estou realizando”, comentou.
Em São Félix do Coribe, o estudante Ruann Felliphe Paes, 18, que concluiu os estudos no Colégio Estadual Rolando Laranjeira Barbosa, localizado em Santa Maria da Vitória, foi aprovado em Medicina na Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e falou com satisfação da sua conquista. “Sabemos o quanto é difícil conseguir uma aprovação sendo uma pessoa de baixa renda, tendo que estudar e trabalhar para ajudar em casa. Eu decidi que queria ser médico no primeiro ano do Ensino Médio, quando comecei a estudar Biologia e ver como corpo humano funciona. Quero fazer a diferença na vida das pessoas e estou muito feliz e satisfeito”.
Quem também está comemorando o resultado é Carlos Alberto, 18, por sua aprovação em Engenharia Civil, na Universidade Federal de Sergipe (UFS). “Passar nesse curso foi algo que eu sempre almejei. Embora soubesse das dificuldades e obstáculos, busquei me esforçar em estudar para concluir esse meu objetivo, recebendo sempre o apoio muito importante da família, dos amigos, do colégio e da Secretaria da Educação do Estado (SEC), com o projeto Tô com Você no Enem. Estou muito feliz por conseguir dar um dos primeiros passos para me tornar um bom profissional”, afirmou.
Além da seleção do Sisu, vários estudantes também conquistaram aprovações por meio dos vestibulares. Este é o caso da estudante Letícia de Almeida, 17, que concluiu o curso técnico em Nutrição e Dietética, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Pio XII, em Jaguaquara, e foi aprovada em Medicina, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Na mesma instituição, Sandy Ribeiro, 19, que estudou no Colégio Estadual de Cravolândia, em Cravolândia, conquistou a aprovação no curso de Odontologia.
Tô com Você no Enem – As aprovações dos estudantes são resultado da ação “Tô com Você no Enem”, promovida pela Secretaria da Educação do Estado com o objetivo de dar suporte aos estudantes no processo de preparação; incentivar a solicitação da isenção na taxa de inscrição; promover aulões e simulados; e ofertar transporte para o acesso aos locais de provas.
Sobre o Sisu – O Sistema de Seleção Unificada reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de Ensino Superior de todo o Brasil que participam do processo seletivo vigente, sendo a maioria delas oferecida por instituições federais (universidades e institutos). Os selecionados na chamada regular do Sisu podem realizar a matrícula ou o registro acadêmico nas instituições de ensino para as quais foram admitidos no período de 27 a 31 de janeiro.
Fonte: As informações são de assessoria.
Pano de fundo do embate é a construção da chamada 'super chapa dos vencedores', que reuniria os três últimos governadores petistas — Foto: Reprodução
A disputa entre PT e PSD, mirando as eleições de 2026, tem intensificado os atritos na base do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). Enquanto os petistas almejam ocupar as duas vagas ao Senado, o que excluiria o apoio à reeleição de Angelo Coronel (PSD), o espaço do vice-governador Geraldo Júnior (MDB) passou a ser disputado por membros do partido comandado nacionalmente por Gilberto Kassab.
O pano de fundo da disputa é a construção da chamada “super chapa dos vencedores”, que reuniria os três últimos governadores petistas. Além de Jerônimo, que tentará a reeleição, o PT quer manter Jaques Wagner no Senado e emplacar Rui Costa, atual ministro da Casa Civil, na outra vaga. Este arranjo exclui Coronel, que já ameaçou deixar a base do governo.
Já os argumentos para retirar Geraldo da chapa de 2026 se baseiam em seu desempenho na eleição municipal do ano passado, quando teve o apoio das dez siglas da base na corrida pela prefeitura de Salvador. A avaliação é que ele saiu fragilizado da disputa. O prefeito Bruno Reis (União), apoiado por ACM Neto, se reelegeu com mais de 78% dos votos. O emedebista, por sua vez, teve pouco mais de 10%, ficando numericamente atrás do candidato do PSOL, Kleber Rosa.
Diante das tentativas de tirá-lo, Geraldo Júnior evita confirmar sua presença na chapa de reeleição, mas reforça que, por ocupar o cargo, tem preferência.
— Quem decide isso é o conselho político, e essa decisão será tomada no tempo certo. As pessoas ficam ansiosas, mas o importante agora é governar ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e seguir entregando resultados para o povo baiano — afirmou à imprensa.
Presidente de honra do MDB, o ex-deputado Lúcio Vieira Lima afirma ter “tranquilidade” de que o MDB será contemplado na nominata e nega que Geraldo tenha saído enfraquecido das eleições municipais. Para ele, a derrota foi de toda a base governista, não apenas do MDB. Ele destina suas críticas ao PT:
— Rui Costa e sei lá mais quem resolveram sair para o Senado, e agora essa chapa puro-sangue do PT pode nos complicar como um todo. Essa antecipação das eleições de 2026 já está gerando ruído. Daqui a pouco, vai surgir mais problema.
Os ruídos citados por Lúcio Vieira Lima envolvem o senador Angelo Coronel. O acordo para a vice passaria pelo presidente estadual do PSD, senador Otto Alencar, mas não incluiria Coronel.
Este último tem articulado uma estratégia na Assembleia Legislativa, onde também disputa espaço com o PT. O presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD), deve ser reeleito para o terceiro mandato consecutivo na próxima segunda-feira. Apesar de contar com o apoio de de 60 dos 63 deputados estaduais, Menezes enfrenta um questionamento judicial devido a uma jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) que impede reeleições na mesma legislatura.
Diante da possibilidade de uma intervenção, a disputa pela sucessão já movimenta os bastidores. Coronel busca emplacar seu filho, Angelo Coronel Filho, na primeira vice-presidência, o que o colocaria na linha de sucessão. No entanto, o petista Rosemberg Pinto também disputa o cargo. Sem consenso, Coronel articula uma mudança no regimento interno da Assembleia para que, em caso de afastamento de Menezes, novas eleições sejam convocadas imediatamente. A proposta, que visa impedir que o PT assuma o comando da Casa, deve ser votada amanhã, mesmo durante o recesso parlamentar.
Sob críticas de aliados
Após 18 anos no comando do estado, o PT é criticado pelas demais nove siglas da base, como PCdoB, PV, Avante, MDB e PSB, por querer ocupar todos os postos majoritários. O presidente estadual do PSD, senador Otto Alencar, contudo, minimiza as rusgas:
— É muito precoce discutir a sucessão de 2026.
Wagner afirma que não abrirá mão da reeleição. Já Jerônimo Rodrigues tenta acalmar os ânimos.
— Eu estou em 2025 ainda. Os movimentos de agora acabam desenhando, mas o momento agora é de estabilidade — disse na segunda-feira.
Fonte: O Globo
Foto: André Souza/bahia.ba
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) reiterou que não vai interferir no comando da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) diante dos imbróglios sobre a primeira vice-presidência na Casa. De acordo com o Palácio do Chefe de Ondina, com Rosemberg Pinto (PT), atual líder do governo, na disputa pelo cargo, um novo nome do Partido dos Trabalhadores será escolhido para liderar a administração estadual.
Em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (28), Jerônimo Rodrigues afirmou que irá se reunir com o presidente da Alba, Adolfo Menezes (PSD), mas pontuou que caso haja movimentações para um novo regimento na casa, isso deverá ser discutido entre os partidos.
“Eu realmente vou ter uma reunião com o presidente [Adolfo], mas não é para tratar das eleições não. […] É claro que deverá ter uma conversa sobre isso. Eu não vou interferir. É um poder do legislativo. Eu tenho sim o desejo de ver um presidente como o Adolfo. A assembleia respeita a presidência dele. Se tiver essa movimentação, estou dizendo que os partidos têm que discutir, não pode ser uma palavra imposta pelo governador”, disse Jerônimo Rodrigues durante a inauguração do primeiro Coletivo Bahia pela Paz, no bairro de Águas Claras.
“Se tiver essa movimentação, os partidos têm que discutir. Não pode ser uma palavra importante do governo. Se for Rosemberg, eu teria que rever um nome. Eu não pensei nisso, de quem vai liderar. Eu vou fazer a escolha de um bom nome que possa continuar tendo um bom diálogo com a oposição e com as minhas secretarias”, finalizou.
Fonte: Bahia.ba
Os contribuintes baianos que optarem por antecipar o pagamento do IPVA 2025, quitando o imposto até o próximo dia 7 de fevereiro, vão contar com um dos maiores descontos disponíveis no país: na Bahia, o abatimento para a cota única é de 15%. O desconto é calculado automaticamente na hora de efetuar o pagamento. A tabela do IPVA 2025, assim como todas as condições de pagamento, estão disponíveis no http://www.sefaz.ba.gov.br.
Outra facilidade oferecida pelo Estado da Bahia aos contribuintes do IPVA é a opção de pagamento do licenciamento integrado à vista, em qualquer instituição bancária, via pix. Reunindo IPVA em cota única, taxa de licenciamento e eventuais multas, o licenciamento integrado pode ser realizado de forma 100% digital pela plataforma ba.gov.br. Neste caso, o contribuinte deve entrar com usuário e senha, escolher o serviço “Pagar Licenciamento Cota Única”, colocar o número do Renavam do veículo e gerar o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), que já vem com o código de barras e o QR Code do Pix.
O contribuinte pode ainda pagar o IPVA nos canais das instituições parceiras da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA): o Banco do Brasil, o Bradesco e o Bancoob. Nestes canais, que incluem agências e caixas eletrônicos, também será necessário informar o Renavam, seguindo o passo a passo estabelecido por cada instituição.
Ilustração: Ascom/Sefaz-BA
O desconto é também substancial, de 8%, para quem deixar para fazer a quitação integral do IPVA na primeira cota do parcelamento, cuja data varia de acordo com o número final da placa do veículo. Caso a opção seja pelo parcelamento, as condições na Bahia também estão entre as melhores do país: o pagamento em cinco vezes poderá ser feito a partir de março.
Condições atrativas
“Os descontos especiais e as condições atrativas de parcelamento integram a estratégia do governo baiano para facilitar ao máximo o pagamento pelos contribuintes, que podem optar pela melhor maneira de quitar o imposto”, afirma o diretor de Arrecadação da Sefaz-Ba, Augusto Guenem.
Ele lembra que, para o parcelamento, é preciso que o valor devido seja no mínimo R$ 120,00. Neste caso, além disso, os débitos referentes à taxa de licenciamento e às multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da quinta parcela. O proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter direito ao parcelamento em cinco vezes.
Alertas do Detran
De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), o contribuinte deve estar atento pois o licenciamento completo do veículo engloba outros itens além do IPVA, ou seja, para o automóvel estar regularizado é necessário quitar também débitos do licenciamento anual e multas, se houver. O prazo para ficar em dia com a documentação do veículo termina na data do vencimento da quinta parcela do imposto.
Outro alerta do Detran-BA diz respeito à emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e). O documento não é mais enviado para o endereço do contribuinte e deve ser impresso ou gerado arquivo digital, para ficar salvo no aparelho de celular após o pagamento total do licenciamento, que inclui o IPVA, o licenciamento e possíveis multas. Ou seja, o cidadão tem a opção de imprimir e guardar para quando precisar apresentar o documento, além de deixar o arquivo no celular.
Fonte: Ascom/Sefaz-BA
Ex-diretora de presídio é presa suspeita de facilitar fuga de 16 detentos na Bahia — Foto: Arquivo Pessoal
A ex-diretora do Complexo Penal de Eunápolis, cidade do extremo sul da Bahia, Joneuma Silva Neres, de 33 anos, foi presa na noite de quinta-feira (23), por suspeita de facilitar a fuga de 16 detentos da unidade em 12 de dezembro de 2024.
Segundo a Polícia Civil, Joneuma Silva Neres foi encontrada por volta das 21h, perto de uma agência bancária, na Avenida Getúlio Vargas, em Teixeira de Freitas, também no extremo sul do estado. Ela estava com um mandado de prisão preventiva em aberto.
As investigações apontaram que além de facilitar da fuga, a ex-diretora da unidade tinha ligação com uma organização criminosa da cidade.
Durante a abordagem, a polícia apreendeu com a suspeita celulares, chips telefônicos, um caderno de anotações e R$ 8 mil em espécie. Todo o material foi apresentado na delegacia.
Após ser conduzida à unidade policial, Joneuma fez exame pericial e será transferida ainda nesta sexta-feira (24) para o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas. A Polícia Civil informou que o a investigação segue em andamento.
Fonte: G1 Bahia
O município de Presidente Dutra viveu um fim de semana inesquecível com a comemoração dos seus 63 anos de emancipação política....
Foto: Prefeitura de Irecê Após um longo período de seca, a cidade de Ire...
Foto: Prefeitura de Xique-Xique O SineBahia divulgou uma nova lista de o...
Foto: Ascom - Sesab Quatro unidades de terapia intensiv...
Foto: Repro...