Irecê, Xique-Xique e Barra têm mais de 200 vagas disponíveis pelo Sisu (Foto: Montagem/CN)
O Ministério da Educação (MEC) divulgou na última segunda-feira (17) que há 15.287 vagas disponíveis pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em todo o estado da Bahia. Dessas, 4.202 são na Universidade Federal da Bahia (Ufba), na capital baiana.
Segundo o órgão, há oportunidades em 104 cursos, distribuídas em dez instituições de ensino e em 20 municípios. Há ainda 370 oportunidades pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) e outras 335 pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb).
A inscrição, que começa no dia 22 de janeiro e prossegue até às 23h59 do dia 25 do mesmo mês é (horário oficial de Brasília) gratuita e deve ser feita exclusivamente pela internet, na página eletrônica do Sisu. Um detalhe: como a Bahia não entrou no horário de Verão, por aqui será encerrado às 22h59. Para concorrer, é preciso ter feito a prova do Enem 2018 e tirado nota maior do que zero na redação. O estudante pode escolher duas opções de curso, indicando a ordem de prioridade. Há vagas para várias cidades da Bahia, incluindo Irecê (60), Xique-Xique (55) e Barra (90).
Fonte: Central Notícia
Encerra nesta quinta-feira (20) a renovação de matrícula dos estudantes da rede estadual que frequentaram regularmente o ano letivo 2018. O processo poderá ser feito presencialmente nas escolas, bem como por meio do sistema on-line da Secretaria da Educação do Estado, disponível no Portal da Educação. Para isto, a carta de renovação entregue pela unidade escolar aos alunos deverá ser devolvida, obrigatoriamente, à Secretaria Escolar, mediante protocolo, sob pena de o aluno perder a vaga na unidade escolar.
O calendário de matrícula para o ano letivo de 2019 acontece de 22 a 29 de janeiro de 2019. Se a escola em que o aluno está regularmente matriculado em 2018 não oferecer a série subsequente para o ano letivo seguinte, o estudante recebe uma carta informativa com um código para fazer a sua matrícula pela internet, no próximo dia 22 de janeiro.
Esta data é reservada à transferência de estudantes da rede estadual de ensino, que também poderá ser feita presencialmente em qualquer escola da rede estadual. Uma novidade é que a apresentação do cartão de vacina dos estudantes até 18 anos de idade se tornará obrigatório no ato da matrícula, mesmo não se tornando impedimento para que o ato aconteça.
Em relação ao estudante com necessidade especial (deficiência, transtorno global do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação, com ou sem diagnóstico comprovado), a confirmação de matrícula vai ocorrer no dia 31 de janeiro de 2019, para a entrega da documentação na unidade escolar indicada no cadastro de pré-matrícula (ocorrida nos dias 29 e 30 de novembro).
O ano letivo de 2019 começará no dia 11 de fevereiro e se encerrará no dia 16 de dezembro, totalizando uma carga horária mínima de 800 horas, distribuídas em 200 dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado à avaliação final.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Após autorização do MEC, provas estão marcadas para acontecer no próximo dia 20 de janeiro.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou no diário oficial desta segunda-feira, 10, a portaria de autorização para o funcionamento do Curso de Direito da Faculdade Irecê (FAI). Com o ato, a FAI poderá ofertar, já no primeiro semestre de 2019, vagas para o primeiro curso de Graduação em Direito do Território de Irecê.
De acordo com a Direção da FAI, o vestibular para o curso, marcado para acontecer no próximo dia 20 de janeiro, coloca a Faculdade, mais uma vez, na ponta do desenvolvimento do Ensino Superior no Território de Irecê, uma vez que oferta as primeiras 50 vagas para ingresso em um bacharelado em Direito na região.
Com uma estrutura capaz de atender a todos os requisitos para uma graduação com capacidade didática devidamente reconhecidas, o Curso de Direito da FAI já desponta como uma referência. Apresentando um corpo com grande percentual de mestres e doutores, biblioteca física moderna e atualizada, núcleo de práticas jurídicas em funcionamento, através das Unidades do CEJUSC (Pré-processual e Processual), e um projeto pedagógico inovador e alinhado com o contexto social do Território, o curso poderá ofertar 100 vagas anuais.
De acordo com a Diretora Acadêmica da FAI, Maria da Conceição Araújo, a abertura do Curso, além de uma importante vitória institucional, representa uma importante conquista para o desenvolvimento Ensino Superior da Faculdade. Para Conceição, o curso agrega mais uma área para o desenvolvimento acadêmico da Fai e de todo o Território. "Dentre tantos sonhos, em 2019 a FAI estará realizando mais um: a abertura do curso de Direito, que chega para agregar conhecimento e promover mais desenvolvimento em nosso Território", afirmou a Diretora.
Para o Diretor Geral da FAI, Professor Marcos Carvalho, A Faculdade termina um ciclo importante com o reconhecimento com méritos do seu Curso de Enfermagem (veja aqui) e inicia outro ao assumir o desafio de ofertar uma Graduação em Direito com a qualidade que a população sempre demandou na região de Irecê. "Sempre houve muita cobrança para que a FAI ofertasse esse curso. Afinal, existem muitas pessoas que desejam fazer um Bacharelado em Direito. Nesse aspecto, entendo que continuamos cumprindo a nossa missão de promover o desenvolvimento e atender às demandas dos Ensino Superior do Território", concluiu o professor.
Inscrições para o Vestibular – Com a autorização do MEC, os candidatos já podem se inscrever no Vestibular para ingresso no curso de Bacharelado em Direito da FAI. Para tanto, basta visitar página da Faculdade na internet, ler o edital e preencher todos os dados corretamente.
Fonte: Ascom/FAI
Entre os dias 26 e 27 de novembro de 2018, a FAI recebeu a Comissão de Avaliação do Ministério da Educação. Composta pelas avaliadoras Pós-Doutoras em Enfermagem: Profa. Dra. Ana Lúcia Queiroz Bezerra e Profa. Dra. Clícia Valim Côrtes Gradim, a Comissão avaliou as condições de funcionamento do curso de Bacharelado em Enfermagem da FAI.
Durante a visita, as avaliadoras verificaram a Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura do Curso, atribuindo ao Bacharelado em Enfermagem da FAI o Conceito 4 (muito bom). Com esse resultado o Curso se destaca entre os cursos de alto nível do Estado da Bahia, rumo a excelência.
Nível de excelência:
Em diferentes quesitos, o curso de Enfermagem da FAI atingiu o conceito máximo (conceito 5) sendo considerado pelas avaliadoras um curso em nível de excelência nesses aspectos. Esse foi o caso do Programa de Estágio Supervisionado que, segundo o relatório final disponibilizado pelo MEC, foi implantado e institucionalizado com o mais alto nível acadêmico e pedagógico. "Durante avaliação in loco, realizou-se visita a uma unidade básica de saúde e uma instituição hospitalar. Nas duas instituições constatou-se a presença de alunos e docentes em atividade. Também foi percebida a inserção de docentes com os profissionais das instituições. Assim, o estágio curricular supervisionado está implantado e institucionalizado de maneira excelente", afirmam.
Outro ponto de destaque foi a Experiência profissional do corpo docente, a atuação da Coordenadora do curso e a infraestrutura das salas de aula, que também obtiveram avaliação máxima, por parte da comissão.
Uma vitória fruto de muito trabalho:
Para a Coordenadora do Curso de Enfermagem da FAI, Nádja Shirley, todo o processo avaliativo é um desafio que a equipe do curso sempre encara com muito trabalho e dedicação, perseguindo o nível de excelência que os alunos da FAI merecem. "Foram dois dias intensos e de muito aprendizado. No discurso das avaliadoras ficou claro o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela FAI por meio do Curso de Enfermagem, nos dando a certeza de que estamos no caminho certo", afirmou, com entusiasmo, a Coordenadora Nádja Shirley.
A Diretora Acadêmica da FAI, Maria de Conceição Araújo, ressaltou que o resultado da avaliação coloca a FAI entre as mais respeitadas Instituições de Ensino Superior da região de Irecê. “O resultado da avaliação de Reconhecimento do Curso de Enfermagem, mais uma vez credencia a FAI enquanto Instituição respeitada, que prima pelo desenvolvimento social e por uma educação superior, que visa a melhor qualificação profissional dos seus egressos.”
Para o Diretor Geral da FAI, Marcos Carvalho, a avaliação foi um marco para a Faculdade, pois foi o primeiro processo a visar o reconhecimento (e não a autorização) de um curso. "Foi uma avaliação diferente de todas as que já nos submetemos. Até hoje fomos avaliados por 14 comissões do MEC, porém nesta tivemos que demonstrar a qualidade de um curso que já é ofertado e que completa nesse semestre um ciclo de vida, com a formação da primeira turma que ingressou em 2014.1", afirmou.
O professor destacou ainda que a avaliação foi positiva e a aproximação ao nível de excelência comprova que o curso de Bacharelado em Enfermagem da FAI em nada deve às graduações ofertadas em grandes centros urbanos. "O que temos obtido de Feedback da comunidade acadêmica e da comunidade regional nos dá segurança de que estamos no caminho certo e que o curso de Enfermagem tem impacto real na vida dos nossos alunos e da comunidade", finalizou.
Fonte: Ascom/FAI
Com o tema "uma abordagem multidisciplinar”, a Faculdade Irecê, por meio do Núcleo de Pesquisa e Extensão, realizará, no próximo dia 13 de dezembro, à partir da 13h, a terceira edição do seu Seminário Científico. Marcado para ocorrer no auditório da FAI, o Evento contará com a presença de professores e estudantes de nível superior que tenham curiosidade ou se dediquem à pesquisa em seus mais diversos âmbitos.
De acordo com a comissão organizadora, "o evento objetiva propagar ideias e questionamentos nas mais diversas áreas do conhecimento, divulgar e ampliar a iniciação científica, promover o intercâmbio entre instituições, demonstrar a utilidade da iniciação científica para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia em geral e integrar-se à sociedade".
O Seminário contará com uma programação diversificada de Mini-cursos, palestra e apresentação de trabalhos científicos, que marcam o trabalho incessante para a produção e socialização do conhecimento na Faculdade e em todo o Território de Irecê.
Fonte: Ascom/FAI
A Escola Batista de Central teve a honra de apresentar o “Projeto Crianças Transformadas em Autores”, desenvolvido no decorrer do III bimestre/2018, o qual culminou na produção da primeira obra-prima escrita, devidamente autografada pelos seus alunos/escritores em uma tarde de autógrafos.
Esse projeto envolveu os alunos das turmas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I, cuja publicação foi feita pela Editora Estante Mágica. Nosso objetivo é incentivar os alunos à prática da leitura e produção textual, proporcionando-lhes momentos diferentes de aprendizagens, com aulas mais dinâmicas, significativas e contextualizadas, oportunizando-os e incentivando-os na prática, a empregar os diferentes gêneros textuais, bem como estabelecer relações entre seus componentes e os elementos estruturais que dão forma e função ao texto.
A ideia do Projeto nasceu da seguinte pergunta: como as crianças sentem o mundo ao seu redor e o que elas têm a dizer sobre as diversas aprendizagens cotidianas? A partir de temas norteadores, nosso sonho é dar voz e vez aos nossos alunos, lançando uma série de livros ilustrados para crianças escritos pelas próprias crianças como uma maneira de inspirar e incentivar outras crianças a lerem e escreverem.
Vem com a gente e faça parte também deste projeto! Vamos descobrir juntos como as crianças sentem e pensam o mundo ao seu redor e incentivar mais e mais crianças a se tornarem leitores e escritores do futuro.
Fonte: Vândia Mendes Miranda/ Coordenadora Pedagógica
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulgou o resultado do concurso de Vídeo Educativo – Saúde na Escola, criado para promover o protagonismo estudantil ao estimular a abordagem da temática aliada à produção de audiovisual. Foram selecionados sete trabalhos, com 14 estudantes envolvidos. Os vídeos têm até cinco minutos de duração e abordam questões como a Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST); Controle do Aedes aegypti e Prevenção às arboviroses (Dengue, Chikungunya, Zika, entre outras); Prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; Promoção à alimentação saudável; Promoção da saúde ambiental e sustentabilidade socioambiental; Promoção da cultura de paz; e Respeito à vida. Confira a lista dos selecionados no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).
A estudante Vitória Maia, 17, 2º ano do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Bacia do Rio Corrente, no município de Santa Maria da Vitória, foi uma das selecionadas e fala sobre a alegria de ter seu vídeo sobre prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis/AIDS selecionado no concurso. “Foi muito gratificante esta vitória porque nos dedicamos muito ao trabalho, que nos trouxe muito aprendizado. Trazer para a nossa escola a premiação foi um orgulho grande. Comemoramos demais”, conta a aluna, que teve como parceira a colega Thaiane da Silva.
O CETEP Bacia do Rio Corrente foi vencedor também com o curta sobre prevenção e controle da Dengue, Chikungunya e Zika, ambos realizados sob a orientação da professora Aldenir Godrim. “Estamos muito felizes com esta dupla vitória. A execução dos vídeos foi uma maneira diferente de lidar com questões de Saúde, por meio de uma linguagem que eles se identificam. Nossos alunos ficaram muito empolgados e se sentiram protagonistas de verdade das atividades e, com isso, elevaram sua autoestima e gosto pelos estudos”, relata a educadora.
O coordenador de Educação Ambiental e Saúde da Secretaria da Educação, Fábio Barbosa, fala sobre a importância do concurso, do qual concorreram na etapa estadual cerca de 100 alunos. “Trata-se de uma estratégia pedagógica para estimular as unidades escolares a trabalhar as questões de promoção à saúde e prevenção a situações de agravo e de vulnerabilidade dos nossos estudantes por meio da produção de vídeos educativos dos quais os alunos são autores. São atividades que dialogam diretamente com o currículo da escola, que tem um papel fundamental na formação integral dos nossos estudantes. E trabalhar a temática da Saúde é o principal objetivo desta ação, que incentiva o protagonismo juvenil, através de uma ferramenta que eles têm familiaridade, que é o audiovisual”.
Sobre o concurso – O concurso público de vídeos, realizado de 18 de maio a 9 de novembro de 2018, envolveu as etapas escolares, territorial e estadual, esta última envolveu uma comissão julgadora da Secretaria da Educação do Estado. A ação promoveu a reflexão entre os estudantes e professores sobre a temática e estimulou ações de prevenção de doenças e agravos, direcionadas ao enfrentamento das vulnerabilidades dos estudantes, além da promoção de hábitos e atitudes saudáveis, na perspectiva do desenvolvimento integral dos estudantes, fortalecendo o eixo pedagógico. Participaram estudantes regularmente matriculados nos Ensinos Fundamental e Médio e na Educação Profissional, que produziram seus vídeos nas unidades escolares ou em seu entorno. A ação pedagógica foi realizada em dupla de alunos e cada uma teve a orientação de um professor.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Foto: Ilustrativa/ Claudionor Jr
Começa na próxima segunda-feira (26) e segue até o dia 17 de dezembro, o período de renovação da matrícula para os estudantes da rede estadual de ensino do estudante que frequentaram regularmente o ano letivo 2018. A renovação poderá ser feita presencialmente nas escolas e, também, pelo sistema online da Secretaria da Educação do Estado, que estará disponível no Portal da Educação.
Para renovar a matrícula, a unidade escolar entregará aos estudantes uma carta de renovação, que deverá ser devolvida, obrigatoriamente, à Secretaria Escolar, mediante protocolo, sob pena de o aluno perder a vaga na unidade escolar onde estudou em 2018. Quando a escola em que o aluno está regularmente matriculado em 2018 não oferecer a série subsequente para o ano letivo de 2019, o estudante receberá uma carta informativa com um código para fazer sua matrícula pela internet, no dia 22 de janeiro de 2019. Esta data é reservada à transferência de estudantes da rede estadual de ensino, que também poderá ser feita presencialmente em qualquer escola da rede estadual.
Educação Inclusiva - A pré-matrícula do estudante com necessidade educacional especial, ou seja, aquele aluno com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação, com ou sem diagnóstico comprovado, será realizada apenas via internet, nos dias 29 e 30 de novembro. Para a inscrição na pré-matrícula, todos os campos de cadastro devem ser preenchidos. O estudante inscrito na pré-matrícula terá sua matrícula efetivada, somente, após a entrega da documentação na unidade escolar indicada no cadastro, no dia 31 de janeiro de 2019.
Já o calendário de matrícula para o ano letivo de 2019 será de 22 a 29 de janeiro de 2019. Uma novidade é que a apresentação do cartão de vacina dos estudantes até 18 anos de idade se tornará obrigatório no ato da matrícula, mesmo não se tornando impedimento para que o ato aconteça. O calendário escolar do ano letivo de 2019 começará no dia 11 de fevereiro e termina no dia 16 de dezembro. Os Núcleos Territoriais de Educação (NTE) poderão apresentar à Secretaria da Educação do Estado um calendário Escolar diferenciado e que considere as peculiaridades locais, inclusive climáticas, culturais e econômicas das regiões. O mesmo pode acontecer com as escolas indígenas, quilombolas e do campo, considerando as atividades produtivas e socioculturais das suas comunidades. Em ambos os casos, o ano letivo terá carga horária mínima anual de 800 horas, distribuídas em 200 dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado a avaliação final.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Os estudantes da rede estadual de ensino estão participando de aulões e simulados nesta reta final de preparação para as provas, nos dias 4 e 11, do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Aulões e simulados estão sendo realizadas nas escolas da capital e do interior e também envolvem os estudantes que moram em áreas remotas da Bahia e que estudam pelo programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC). A partir desta terça até quinta-feira (30 a 1/11), mais de seis mil estudantes do EMITEC estão revisando os conteúdos em aulões preparados especialmente com este foco. A transmissão é feita, ao vivo, pelo Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).
Os aulões acontecem nos estúdios localizados no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e são transmitidas para mais de 240 turmas, nos três turnos, localizadas em áreas de zona rural ou difícil acesso em toda Bahia. A abertura e intervalo das aulas contam com a apresentação musical de estudantes do curso de Música da Universidade Católica do Salvador (UCSAL). A professora de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Redação, Márcia Vieira, falou sobre a dinâmica adotada. “O EMITEC já busca um Ensino Médio trabalhando as atualidades e trazendo o estudante para esse dia a dia que é cobrado no ENEM. Então, trabalhamos com questões cobradas em provas anteriores e questões que nós produzimos, buscando realizar uma integração entre a Língua Portuguesa, a Literatura contextualizada com autores contemporâneos e mais antigos, e a gramática aplicada, tudo isso relacionado à Redação”, disse.
EMITEC - O Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, garante que os estudantes possam fazer e concluir esta etapa da vida escolar, com a vantagem de estudar perto de casa. Desde 2011, quando foi implantado, o EMITEC já formou 32.352 estudantes. Só em 2018, o EMITEC atende a 19.730 estudantes e está presente em 355 localidades de 135 municípios do interior da Bahia. As aulas são realizadas nos turnos matutino, vespertino e noturno e as avaliações são presencias, aplicadas sob a supervisão de um mediador.
Simulado – Ainda nesta terça-feira (30/10), os estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Odorico Tavares, no Corredor da Vitória, participaram de um simulado ENEM. “A atividade foi muito importante, pois pudemos sentir todo o clima do dia da avaliação. Passamos pelas regras que são desde os horários para iniciar e para entregar a prova, até que caneta podemos utilizar. Isso nos dá mais confiança e nos deixa preparados para enfrentar essa maratona que é fundamental no ingresso ao Ensino Superior”, ressaltou a estudante Maíra Lima, 17 anos.
As atividades de preparação para o ENEM continuam nas escolas da rede estadual durante a semana. No Colégio Estadual Senhor do Bonfim, no bairro dos Barris, os alunos participam de Aulão, nesta quinta-feira (1/11), às 14h, onde será abordado tema “Atualidades”. Também na quinta-feira, no Colégio Estadual Manoel Devoto, no Rio Vermelho, os alunos participam de encontro sobre Matemática, a partir das 16h30.
ENEM 100% - Como parte das estratégias de preparação dos estudantes para o exame, a Secretaria da Educação do Estado também realiza o projeto ENEM 100%, que compreende etapas como: mobilização nas unidades escolares, inscrição e registro dos inscritos e fortalecimento das aprendizagens com correções de provas, pelo Redijaê, e o ciclo de Aulões. Além disso, a Secretaria da Educação do Estado disponibiliza mais de seis mil conteúdos digitais educacionais no Ambiente Educacional Web, no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). São conteúdos de todas as disciplinas das áreas de conhecimento e de todos os níveis de ensino, produzidos e/ou catalogados por educadores da Rede Anísio Teixeira.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Os estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 podem acessar a partir de hoje (22) os cartões de confirmação da inscrição. Para consultar o documento, é necessário acessar a página do participante, onde deve ser colocado o CPF e senha ou baixar em seu celular o aplicativo Enem 2018. A primeira etapa do exame será aplicada no domingo, dia 4 de novembro.
O cartão reúne os dados do estudante, o endereço do local, a data e hora da aplicação da prova, além das informações sobre a língua estrangeira escolhida e recursos de acessibilidade, se tiverem sido solicitados. Caso tenha problema com as informações do cartão ou dificuldade de acesso ao documento, o estudante pode entrar em contato com o MEC pelo telefone 0800616161 ou pelo link Fale Conosco, no site do Enem.
Com a entrada em vigor do horário de verão no mesmo dia da primeira etapa do Exame, em 4 de novembro, o Ministério da Educação recomenda que os inscritos fiquem atentos aos horários de abertura e fechamento dos portões dos locais de prova em cada estado.
O MEC recomenda também que o estudante faça antes o trajeto até o local da prova, organizando o planejamento. A sugestão é que os participantes comecem a ajustar o horário de sono e dormir mais cedo uma semana antes do dia da prova.
No Distrito Federal e nos estados do Espírito Santo, de Goiás, Minas Gerais, do Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e São Paulo, os portões abrem às 12h e fecham às 13h.
Nos estados de Alagoas, do Amapá, da Bahia, do Ceará, Maranhão, de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, do Pará, da Paraíba, de Pernambuco, do Piauí, Rio Grande do Norte, de Sergipe, do Tocantins, os portões abrem às 11h e fecham às 12h.
No Amazonas, em Rondônia e Roraima, os portões abrem às 10h e fecham às 11h. No Acre, os portões abrem às 9h e fecham às 10h, no horário local.
Fonte: Agência Brasil
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...