Segunda-feira, 11 de Outubro de 2021
Chapada Diamantina

Incêndio atinge loja de material de construção – Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Um incêndio atingiu, na tarde desse domingo (10), uma loja de materiais de construção localizada na área central do município de Souto Soares, na região da Chapada Diamantina.

Apesar das chamas, não houve feridos. O local tinha muito material inflável, por isso não foi possível, com a ajuda da população, controlar as chamas que se espalharam rapidamente. A loja ficou completamente destruída.

Nas redes sociais, internautas foram solidários com o dono do estabelecimento e cobram, com urgência, a instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiro Militar. Em Lençóis existe o Subgrupamento de Bombeiros Militar -  SGBM Lençóis, que atende a região. A distância entre os dois municípios é de aproximadamente 100 quilômetros.

As causas do incêndio não foram informadas.

VÍDEO:

Fonte: Da Redação



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Segunda-feira, 11 de Outubro de 2021
BAHIA

“Finalizamos a semana trazendo boas notícias na agricultura baiana. Já a produção industrial teve o terceiro crescimento consecutivo em 2021”. A declaração do vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, refere-se ao nono Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) e à Pesquisa Industrial Mensal (PIM). O gestor comemorou, na sexta-feira (08), o recorde da safra de grãos e a alta na produção de frutas em setembro deste ano.

“Nosso estado tem uma vocação frutícola enorme e é animadora a ampliação de números na lavoura da cana-de-açúcar, cacau, banana, laranja e uva. Apesar das quedas que a produção industrial vem enfrentando, damos sinais de recuperação. Em agosto, a indústria registrou taxa de crescimento de 0,3% em relação à julho e ficou acima da média nacional”, reforçou o gestor.

Em setembro de 2021, foi estimado a produção de cereais, oleaginosas e leguminosas, na Bahia, em 10,46 milhões de toneladas (t), o que representa crescimento de 3,9% na comparação com a safra 2020 – que foi o melhor resultado da série histórica do levantamento. A colheita da soja está concluída e teve sua estimativa mantida em 6,8 milhões t. – a maior da série histórica do levantamento –, o que corresponde a uma alta de 12,6% em relação a 2020.

A estimativa da lavoura da cana-de-açúcar foi ampliada para 5,5 milhões de t, alta de 7,3% em relação à safra anterior. A projeção do cacau foi de 127 mil t, que representa aumento de 7,6% na comparação com 2020. As estimativas para as lavouras de banana (878,5 mil t), laranja (634,3 mil t) e uva (61,2 mil t) registraram, respectivamente, variações positivas de 3,4%, 0,2% e 35,1%, em relação à safra anterior.

Indústria

Em agosto de 2021, a produção industrial, de transformação e extrativa mineral da Bahia, ajustada sazonalmente, registrou taxa de 0,3% frente ao mês de julho (6,6%). No confronto de agosto de 2021 com igual mês do ano anterior, apesar da indústria baiana ter apresentado queda de 13,8%, cinco das 12 atividades pesquisadas apresentaram resultados positivos: Couro, artigos para viagem e calçados (52,0%), Metalurgia (15,2%), Extrativa mineral (4,4%) e Equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (160,7%).

“Tivemos o terceiro crescimento consecutivo acima da média nacional, sabemos que precisamos crescer ainda mais para recuperar o período mais crítico da pandemia, e é o que estamos fazendo na SDE, buscando cada vez mais novos empreendimentos industriais. Estamos dialogando com as associações dos Distritos Industriais do nosso estado para aprimorarmos esses importantes equipamentos e, dessa forma, facilitar a implantação de indústrias na Bahia”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Nelson Leal.

Os dados do LSPA e da PIM, sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Seplan, são realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fonte: Ascom - Seplan



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Segunda-feira, 11 de Outubro de 2021
Notícias

Na sessão de quinta-feira (07/10), realizada por meio eletrônico, os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia acataram representação formulada pelo Ministério Público de Contas contra os ex-prefeitos de Jacobina, Leopoldo Moraes Passos e Rui Rei Matos Macedo, em razão de irregularidades na contratação direta de escritórios de advocacia para prestação de serviços de assessoria/consultoria jurídica. Os contratos foram firmados, respectivamente, nos exercícios de 2003 e 2016.

O conselheiro José Alfredo Rocha Dias, relator do processo, imputou ao primeiro gestor multa no valor de R$10 mil e de R$7,5 mil ao segundo.

Segundo a representação do MPC, o ex-prefeito Leopoldo Moraes Passos contratou, por inexigibilidade, o escritório do advogado Paulo Sérgio Maciel O’Dwyer, pelo valor de R$9.974.276,73, tendo por objeto a “propositura e acompanhamento de Ação de Cobrança referente a importâncias não repassadas do Fundef ao Município de Jacobina pela União Federal a partir de 1998”. Já o ex-prefeito Rui Rei Matos Macedo celebrou contrato, também por inexigibilidade, com o escritório “Ibaneis Advocacia e Consultoria”, pelo montante R$3.316.244,85, visando o levantamento/ liberação de crédito depositado e vinculado em execução de sentença e defesa do município em ação civil pública.

Para o procurador de contas, Guilherme Costa Macedo, as contratações violaram o disposto na Lei de Licitações, vez que as contratações dos serviços advocatícios foram realizadas sem o prévio certame licitatório. “O mero fato de se estar diante de serviços técnico-profissionais especializados não autoriza, por si só, a contratação direta” e seguiu afirmando que, no entendimento do MPC, “não se admite a contratação direta, com fundamento no art. 25, II, da Lei n° 8.666/93, de serviços advocatícios rotineiros, cuja complexidade não difere da média dos serviços praticados”.

Também foi questionado pelo MPC o pagamento dos honorários em valores elevados e irrazoáveis, além da utilização nesses pagamentos de recursos proveniente dos precatórios do Fundef que, originalmente, deveriam ser destinados à educação básica.

O conselheiro José Alfredo destacou, em seu voto, que os gestores de Jacobina efetivamente celebraram contratos irregulares, na medida em que não teriam restado comprovadas a indispensável singularidade dos serviços, a notória especialização dos contratados e a razoabilidade dos preços praticados. Além disso, ressaltou que os contratos também deixaram de observar os princípios da eficiência e da economicidade, com fixação de honorários em valores irrazoáveis e sem a devida demonstração de estarem dentro dos preços praticados no mercado.

E, por fim, entendeu que a representação apresenta elementos que indicam que os valores recebidos a título de precatório do Fundef foram utilizados para despesas diversas da área de educação, incluindo o pagamento dos honorários dos advogados contratados.

Cabe recurso da decisão.

Fonte: TCM-BA



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Segunda-feira, 11 de Outubro de 2021
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Segunda-feira, 11 de Outubro de 2021
Região de Irecê

Estudante é morto é Canarana – Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Um jovem de 22 anos identificado por Caíque Martins, foi assassinado na madrugada desse domingo (10) na cidade de Canarana, região de Irecê.

Segundo informações divulgadas na imprensa, o rapaz estava acompanhado de uma moça em uma festa, quando foi atacado com um golpe de canivete próximo ao peito por um homem que lhe pediu drogas.

O estudante era natural de Ibititá, também na região. Ele era filho adotivo de um oficial de justiça e sobrinho do vereador Paulo Dourado e dos policiais Wendel Bonifácio e Robeilton Dourado.

O corpo do rapaz foi removido para o Instituo Médico Legal de Irecê (IML). O caso está sendo apurado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP - da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil, em Canarana.

Fonte: Da Redação



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Segunda-feira, 11 de Outubro de 2021
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Domingo, 10 de Outubro de 2021
Notícias

Luiz Candreva, futurista e head de inovação, ministrou o workshop “Futuro Inteligente, Além da Inovação” para mais de 300 pessoas. — Foto: João Junior/Sebrae

Um show de inovação e criatividade. Assim, o empresário Aurélio Lopes de Oliveira, da empresa Ireluz, em Irecê, resumiu o evento realizado na terça-feira (5), dentro da programação da Semana Sebrae de Capacitação Empresarial. Mais de 300 participantes lotaram o auditório do Hotel Fiesta, e puderam participar do Workshop “Futuro Inteligente, Além da Inovação”, que abordou temas relevantes como mudança, movimento, inovação, navegação no caos e ferramentas importantes para o empreendedor.

Luiz Candreva, futurista e head de inovação, ministrou o workshop e falou sobre a importância da movimentação e das 8 etapas da disrupção. “Quanto mais movimento, mais caos, e o caos precisa ser um modelo de gestão. O empresário precisa gerir o caos e sempre gerir olhando para o caos”, afirmou o futurista.

Edirlan Souza, gerente regional do Sebrae em Irecê, destacou o sucesso do evento e ressaltou o conteúdo apresentado durante o workshop. “Precisamos buscar superação a cada dia, e esse evento foi um exemplo de inovação e possibilidade de experiência inovadora. Fortalecer o empreendedorismo é o nosso propósito, e vamos nos agarrar nessa pauta para transformar a vida das pessoas e dos pequenos negócios”, enfatizou.

O Prefeito de Irecê, Elmo Vaz, também participou do encontro, e se manifestou com muito entusiasmo com a temática abordada durante o evento. “Fortalecer o Ecossistema de Inovação tem uma relevância muito grande para Irecê e região. Gostaria de agradecer ao Sebrae por esta iniciativa tão inovadora e excepcional. Um momento de total envolvimento e aprendizado”, destacou o gestor.

A Semana Sebrae

Em sua 6ª edição, a Semana Sebrae de Capacitação Empresarial acontece até esta sexta-feira (8). Este ano, a programação está focada em oferecer todo o conteúdo necessário para que os empresários possam alavancar suas vendas com a retomada das atividades econômicas. Durante os cinco dias de evento, o Sebrae programou mais de 190 capacitações online e presenciais, distribuídas em mais de 90 cidades, com a disponibilização de cerca de 30 mil vagas de capacitação.

Fonte: Sebrae Bahia



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Domingo, 10 de Outubro de 2021
BRASIL

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou por unanimidade a extensão do prazo de validade da vacina da Janssen (Johnson & Johnson) contra a covid-19. O prazo passa de quatro meses e meio para seis meses, sob condições de armazenamento de 2°C a 8°C.

A empresa Janssen-Cilag Farmacêutica solicitou, no último dia 15 de setembro, a alteração do prazo de validade para a autorização temporária de uso emergencial, em caráter experimental, do imunizante.

Segundo a Anvisa, a aprovação foi baseada em uma criteriosa avaliação dos dados de qualidade dos estudos que demonstrou que a vacina se manteve estável pelo período de seis meses.

No Brasil, a vacina da Janssen está autorizada para uso emergencial desde 31 de março deste ano. A vacina é a única aprovada pela Anvisa em dose única e, quando armazenada entre temperaturas de -25°C e -15°C, possui prazo de validade de 24 meses, a partir da data de fabricação.

Fonte: Agência Brasil



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