Rumo à Tailândia! Um grupo de seis estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA), Campus Irecê, recebeu o honroso convite para integrar a delegação brasileira que participará do International Talent Mathematics Contest (ITMC) 2024, competição Internacional de matemática que ocorrerá em fevereiro de 2024, em Bangkok, na Tailândia.
O convite é o resultado histórico de um excelente desempenho do grupo nas Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras (OIMSF), na qual foram medalhistas na classificação nacional, o que lhes rendeu também o mencionado o convite.
A OIMSF é uma competição internacional de matemática em equipes e interclasses para estudantes do ensino Fundamental e Médio, tendo como principais objetivos aproximar estudantes do estudo da Matemática, área com grande defasagem de aprendizagem em todo o país, mostrando a importância das línguas modernas e promovendo o interesse pela Matemática e pelo trabalho cooperativo.
Essa foi a primeira vez que o Campus Irecê participou da competição. Através do estímulo da Profa. Denise Gomes de Castro, entre os dias 22 e 29 de maio de 2023, 72 estudantes do IFBA, Campus Irecê, divididos em oito equipes, participaram da OIMSF. Destas equipes, três foram premiadas com medalhas, tanto na etapa regional, quanto nacional, bem como uma menção honrosa.
A equipe convidada é composta por seis estudantes, sendo eles: Aline Costa de Oliveira, Maicon Queiroz Barbosa, Pedro Henrique Soares Coutinho Costa, Phanttyny Verônica Souza Santos, Thiago de Sousa Pereira e Thiago Souza Cunha, todos eles estudantes do 3° ano do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Eletromecânica. Os estudantes dão início agora a uma jornada para que sua participação no evento seja assegurada, buscando assim recursos financeiros para tal.
Aline Costa, uma das estudantes que compõem o grupo, considera que essa conquista é importante para os alunos/as, para a instituição e para a região de Irecê. “Essa é uma oportunidade incrível para nós e para a região de Irecê! Pensávamos que era algo distante da nossa realidade, mas estamos mostrando como é possível. Além disso, a participação em um evento como esse, não só vai contribuir para o incentivo ao estudo da Matemática e possibilitar o intercâmbio cultural, mas agregará muito ao nosso processo de formação, e de outros estudantes que podem vir a se inspirarem em nós. Expandindo, assim, nossos conhecimentos e possibilitando o processo de internacionalização da rede IFBA e região de Irecê”, declara a discente.
Fonte: ASCOM - IFBA/Irecê
A comunidade escolar de Seabra, na Chapada Diamantina, foi envolvida em atividades de produção científica por meio da Mostra de Conhecimento, Linguagens, Ciência e Tecnologia, promovida pelo Colégio Estadual de Seabra (CES). A escola atende cerca de 1300 alunos, incluindo estudantes da sede e de duas escolas anexas, uma delas predominantemente frequentada por alunos quilombolas.
No contexto da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o CES realizou sua mostra anual, abordando o tema geral deste ano, ‘Ciências Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável.’ A escola se juntou a outras 203 instituições na SNCT, com apenas 11 delas situadas na Bahia.
Durante o encontro, o chefe de gabinete da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), Marcius Gomes, enfatizou a importância da educação científica para os jovens. “A provocação desse ano é justamente fazer com que nossos jovens se aproximem do tema e possam pensar a partir do seu lugar e das suas relações a importância da ciência.”
O CES pôde realizar a mostra com o auxílio de diversas instituições, como a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o Instituto Federal da Bahia (IFBA) e o Governo do Estado. Esse suporte foi possibilitado por meio de um edital promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As universidades desempenharam um papel importante, organizando oficinas e palestras no espaço da escola para a comunidade.
De acordo com o diretor do CES, Celsino Teixeira, a participação das universidades em um evento produzido pela escola no ambiente escolar é uma mudança de paradigmas. “É um fato importante, primeiro por estarmos participando desse evento nacional pela primeira vez, mas especialmente por estarmos sediando. Antes, era de praxe que as universidades sediassem os eventos e nós, da educação básica, levássemos os alunos como ouvintes. Pela primeira vez, estamos como protagonistas, recebendo as universidades.”
Outras instituições de ensino públicas e privadas, tanto de Seabra quanto de outros municípios, juntamente com a comunidade em geral, tiveram a oportunidade de assistir às apresentações das pesquisas dos alunos. Além disso, participaram de uma ampla gama de atividades, incluindo palestras, oficinas, exposições artísticas, cine-ciências e rodas de conversa com autores de livros e artistas locais.
O evento também contou com a presença do professor de física Gilson Cruz, que destacou a importância de as escolas estarem preparadas para lidar com as novas tecnologias, oferecendo uma oficina de Robótica e Arduino, vindo especialmente de Salvador para participar.
Além disso, as tecnologias sociais relacionadas à agroecologia foram abordadas em uma oficina ministrada por Emílio Marques, representante da equipe técnica da Secretaria de Educação de Boninal. Durante essa oficina, os estudantes aprenderam a criar um microaspersor de palito de pirulito, uma alternativa de baixo custo para a irrigação.
Janaina Barros, que atua como coordenadora pedagógica na escola, enaltece a mostra como um momento singular em que os estudantes têm a oportunidade de compartilhar o conhecimento adquirido, atribuindo significado aos saberes que estão sendo consolidados. Essa responsabilidade de coordenação é compartilhada com a educadora Maria Joselma Noronha, que partilha da mesma opinião. “Este é um evento que promove, também, o fortalecimento cultural da nossa região que já é conhecida pelos atrativos turísticos, mas que precisa alargar os horizontes.”
A educadora Maria Joselma Noronha foi a responsável pela inscrição do projeto, que também beneficiou outros três municípios da região: Andaraí, Lençóis e Iraquara. Segundo Joselma, com base nas parcerias estabelecidas este ano, existe a perspectiva de que nas próximas edições da mostra, mais escolas possam participar e a comunidade possa se envolver ainda mais no evento
Fonte: Correio
A lista com 48 candidatos aptos a preencher as 24 vagas no assentamento Esrom Jr, localizado no município de Morro do Chapéu, já está disponível para consulta. A publicação integra uma das etapas finais do processo seletivo, conduzido, através de edital de seleção, pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), na Bahia.
No decorrer da primeira quinzena de novembro, está programada a publicação de uma nova lista classificatória, a qual fornecerá a pontuação de cada participante do certame. O chefe da Divisão de Desenvolvimento do Incra Bahia, Adelson Gomes, ressalta que a lista disponível atualmente compreende os candidatos em que os perfis foram habilitados para continuar no processo seletivo.
“A próxima lista, prevista para novembro, classificará os candidatos em ordem de pontuação, considerando os critérios de elegibilidade estabelecidos no edital,” acrescentou Gomes, que avalia os processos seletivos como transparentes e democráticos.
Outros editais
Com o assentamento Esrom Jr, o Incra Bahia está conduzindo 17 certames que objetiva é selecionar 708 famílias a se tornarem beneficiárias do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA). Para além do acesso às parcelas de terra, essas famílias também terão à disposição políticas públicas específicas da instituição, incluindo 10 modalidades do Crédito Instalação.
A listagem publicada no portal do Incra pode ser acessada com mais facilidade através do link.
Fonte: As informações são de assessoria.
Robertão alerta para crise financeira nas prefeituras baianas
Em uma entrevista concedida nesta sexta-feira (20) ao radialista Sandro Moreno, da rádio Líder, o prefeito da cidade Presidente Dutra (BA) e presidente do Consórcio Territorial de Saúde de Irecê, Roberto Carlos Alves de Souza (Robertão), abordou a crescente crise financeira que afeta as prefeituras da região e de todo o país devido à queda acentuada na arrecadação.
O prefeito expressou sua preocupação com as dificuldades enfrentadas pelas gestões municipais e fez um pedido direto ao Congresso Nacional e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em busca de medidas que possam reparar os danos e evitar demissões em massa.
Robertão destacou que as prefeituras têm enfrentado desafios significativos há quatro meses, com a redução das receitas e o crescente aumento nas despesas, como o reajuste no piso salarial de professores e enfermeiros. Ele ressaltou que as consequências da crise podem se tornar ainda mais graves se não forem tomadas medidas imediatas para reverter a situação.
“Estou no meu terceiro mandado e nunca presenciei um momento como esse. Hoje é dia 20, e o dinheiro que está entrando não dá para repassar o duodécimo para a Câmara. Nós estamos há quatro meses vivenciando uma das piores crises que já existiu na história das prefeituras”, pontuou o prefeito.
Robertão aproveitou a oportunidade para fazer um apelo ao presidente Lula e ao Congresso Nacional, destacando a importância de uma resposta federal para enfrentar a crise nas administrações municipais. “Se não houver uma intervenção este mês, seremos obrigados a tomar medidas que nem eu e nenhum gestor quer, como demissões de funcionários e cortes em áreas essenciais", alertou.
Veja abaixo o vídeo!
Fonte: Central Notícia
O município de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, pode vir a se tornar ‘capital do vinho’ após proposta apresentada na Casa Legislativa. A iniciativa é do deputado estadual Pedro Tavares (UB). Além de querer esse título para o município chapadeiro, o parlamentar ainda sugeriu a criação do ‘Festival do Vinho’, evento que, caso aprovado, acontecerá anualmente no mês de agosto.
Já a deputada estadual Ludmilla Fiscina (PSD) apresentou uma proposta para transformar Alagoinhas na ‘capital da cerveja’, com o argumento de que a região se tornou um pólo industrial de bebidas.
Fica o questionamento, entretanto, se de maneira prática, esses projetos de lei geram efeitos reais para os lugares que recebem os títulos. A 119 quilômetros de Salvador, Cachoeira se torna uma vez no ano a capital da Bahia. No dia 25 de junho, ocorreu a transferência da capital de Salvador para o município do Recôncavo baiano.
A peça que cria festival e transforma Morro do Chapéu como ‘capital do vinho’ é de autoria de Pedro Tavares – Foto: Divulgação
A tentativa de prestigiar, no entanto, é despercebida até pelos moradores. É o caso de Ana Beatriz, estudante de Medicina Veterinária na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). “Não sabia que de fato uma vez no ano Cachoeira passa a ser a capital da Bahia”, afirmou.
Por outro lado, há quem veja como positiva a criação desses títulos de capitais. Para o cientista político Cláudio André, a medida pode gerar um crescimento e desenvolvimento econômico para os locais.
“Um projeto de lei é exatamente para conseguir também gerar uma gestão de políticas públicas que fortaleçam esses municípios. É algo interessante, porque também a gente começa a deslocar as ações turísticas para áreas que podem ser melhor exploradas. Não ficam concentradas nas grandes cidades, como Salvador, Juazeiro”, avaliou, em entrevista ao Metro1.
Fonte: As informações são do site Metro1
Nove discentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Irecê, participam de Competição Nacional de Foguetes no Rio de Janeiro. Ana Carolina Santos Alecrim, Dan Alves Lins, Heberty de Souza Pinto, Larissa Pereira Leanor, Lucas Medrado Santos,Maicon Queiroz Barbosa, Maria Mariana Sena da Cruz, Samuel Santos Almeida da Silva e Thiago Souza Cunha, sob orientação dos professores Victor Rios e George Loula, participaram da 46° jornada de foguetes na Barra do Piraí, RJ, obtendo como conquista duas menções honrosas e medalha de prata nacional.
Para Maicon, "o evento, que aconteceu entre os dias 02 a 05/10/2023, serviu de grande aprendizado e de grande representatividade da Bahia no evento. Durante a estadia no hotel-fazenda na Barra do Piraí, os estudantes participaram de diversas atividades, incluindo oficinas, palestras e, é claro, as competições de lançamento de foguetes. O evento reuniu pessoas de todas as partes do Brasil, todas compartilhando um interesse comum pela ciência e engenhosidade".
Entre as equipes do IFBA - Campus Irecê, a equipe Rocket Stars - Dan Alves Lins, Lucas Medrado Santos e Samuel Santos Almeida da Silva - conquistou a medalha de Prata, sendo reconhecida como vice-campeã nacional na competição de lançamento de foguetes.
A equipe Flexa de Orion - Ana Carolina Santos Alecrim, Maria Mariana Sena da Cruz e Heberty de Souza Pinto - recebeu uma Menção Honrosa por seus bons lançamentos.
A equipe Guiados por Vênus, da qual faziam parte os estudantes Larissa Pereira Leanor, Maicon Queiroz Barbosa e Thiago Souza Cunha, recebeu uma Menção Honrosa. Apesar de alguns desafios enfrentados durante os lançamentos, a equipe Guiados por Vênus deu o seu melhor dentro das circunstâncias e foi reconhecida por seus esforços.
"Esta experiência não apenas expandiu o horizonte dos estudantes, mas também abriu portas para futuras oportunidades, mostrando o potencial brilhante da juventude científica do IFBA - Campus Irecê", destaca Maicon.
Fonte: IFBA/Irecê
Nas sessões das duas Câmaras de julgamento do Tribunal de Contas dos Municípios, realizadas nesta quarta-feira (18/10), os conselheiros consideraram regulares – mesmo que com a indicação de ressalvas – as contas de mais sete câmaras de vereadores baianas, todas referentes ao exercício financeiro de 2022.
Na sessão da manhã, os conselheiros da 2ª Câmara do TCM, após exame dos relatórios anuais, emitiram acórdão considerando regulares – apenas com poucas ressalvas – as contas das câmaras de Canudos, na gestão do vereador Rômulo Sá Rebelo de Araújo; de Itiúba, Alcemir Marcelo Moraes Bento; de Rafael Jambeiro, Almir da Silva de Oliveira; de São Felipe, Marinaldo Almeida de Souza; de São Gabriel, de Iremar Alves Bonfim, e, de Santa Maria da Vitória, João Marques da Silva.
Já na sessão da tarde, a 1ª Câmara do TCM analisou e recomendou a regularidade com ressalvas das contas da câmara de Cafarnaum, de responsabilidade do vereador Gercivan Araújo do Nascimento.
Cabe recurso das decisões.
Fonte: TCM-BA
A magia, o lúdico e a felicidade tomaram conta da tradicional entrega de presentes para o Dia das Crianças do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).
Os pacientes mirins internados no Bloco Pediátrico foram surpreendidas com a chegada das Minies que arrancaram sorrisos e fizeram a festa dos pacientes mirins na tarde da sexta-feira (13).
As integrantes da Comissão de Humanização Denivan Rosendo, Denize Ferreira e Fernanda Moitinho realizaram a entrega dos presentes provenientes de doações. “Muito bom ver a alegria nos olhinhos deles e que Deus abençoe cada um que contribuiu de alguma forma”, contou Fernanda, enfermeira coordenadora do Bloco Pediátrico.
Fonte: Ascom - HRI
Imagem: Google Maps
Os territórios de Identidade Irecê e Piemonte da Diamantina são os próximos a receber um núcleo da Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD). A cerimônia de implantação será na próxima quinta-feira (19), em Irecê, no Fiesta Bahiana Clube Hotel, e na sexta-feira (20) em Jacobina, no Hotel Serra do Ouro, com abertura sempre às 9h e com a participação do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães.
Com os novos núcleos serão sete instalados. A ação do Governo do Estado por meio da Setre visa implantar núcleos da ABTD nos 27 territórios de identidade da Bahia, construindo uma rede de atuação para a elaboração de políticas públicas que contribuam para o trabalho decente e o enfrentamento às condições de trabalho aviltantes. Até dezembro serão 13 instalados e os demais até meados de 2024.
Os núcleos são espaços que reúnem representações de trabalhadores, sindicatos, associações, empregadores, administrações municipais e órgãos parceiros como Ministério Público, Defensoria Pública e Justiça do Trabalho. O objetivo é difundir o conceito de trabalho decente e obter contribuições para políticas públicas em observância aos contextos territoriais.
No turno da tarde, os participantes são divididos em grupos que debatem questões referentes à realidade local, considerando os nove eixos da ABTD a exemplo do enfrentamento ao trabalho infantil, análogo ao escravo, saúde e segurança do trabalho, entre outros.
Dados dos territórios
O Território de Identidade Irecê reúne 20 municípios que totalizam mais de 400 mil habitantes (413.673, em 2022), 2,9% da população do estado. O território representa 1,5% do PIB da Bahia e tem Irecê como principal municípios, que concentra 31% da população. O território tem como principal atividade econômica o setor de serviços e comércio que representa 80,8%, seguido do setor agropecuário (11,2%) e Indústria (8,0%).
O território Piemonte da Diamantina reúne nove municípios, totalizando mais de 200 mil habitantes (203.444), com destaque para Jacobina. Assim como o território de Irecê, a principal atividade econômica é o setor de comércio de serviços, representando 68,1%. Ao contrário de Irecê, o setor industrial é o segundo mais importante (27,0%) e em terceiro a agropecuária (4,9%). O território contribui com 1,0% do PIB do estado.
Fonte: Ascom - Setre
Valorizar, reconhecer e agradecer o belíssimo trabalho desenvolvido pelos profissionais da Fisioterapia que atuam no Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) em Irecê. Esse foi o objetivo da programação do Dia do Fisioterapeuta realizado no auditório da unidade pela coordenação da Fisioterapia na tarde da última sexta-feira (13). Na oportunidade foi servido um delicioso lanche com entrega de lembranças, além de um mural com fotos de todos os fisioterapeutas que atuam na unidade, localizado no Espaço Sérgio Lopes.
“É muito importante celebrar o Dia do Fisioterapeuta. É um momento de valorização e reconhecimento para a equipe que trabalha constantemente buscando oferecer sempre os melhores resultados para os nossos pacientes. Trabalhar com Fisioterapia é devolver funcionalidade, melhorar a qualidade de vida após o período de doença e isso impacta positivamente na vida das pessoas que recebem a Fisioterapia. Os fisioterapeutas merecem sempre homenagens e reconhecimento por tamanha grandeza e beleza no que fazem”, compartilha Sheila Ventura, coordenadora da Fisioterapia no hospital.
Fonte: Ascom - HRI
O município de Presidente Dutra viveu um fim de semana inesquecível com a comemoração dos seus 63 anos de emancipação política....
Foto: Prefeitura de Xique-Xique O SineBahia divulgou uma nova lista de o...
Foto: Ascom - Sesab Quatro unidades de terapia intensiv...
O ex-prefeito de Irecê, Elmo Vaz, reafirmou publicamente a possibilidade de ser pré-candidato a depu...
Adutora do ...