Foto: Reprodução
O município de Iraquara, na Chapada Diamantina, vai sediar, nos dias 06 e 07 de julho, o IV Festival Americano de Cinema e Vídeo Socioambiental de Iraquara – IV FASAI CINE VÍDEO, que exibirá e premiará obras cinematográficas com temática socioambiental produzidas nas Américas.
Com performances, oficinas, palestras, seminários, mesas virtuais, literatura e exposições, o intenso programa de atividades suscitará a dinamização de variadas áreas das dimensões cultural, econômica, turística e socioambiental do município e da região. O evento deve contar ainda com a presença de agentes do audiovisual, da música, do teatro e outras artes.
A curadoria é formada por Dandara Ferreira, formada em cinema pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e mestre em comunicação (UNB). Dirigiu a série “O nome dela é Gal” (HBO) e o filme “Meu Nome e Gal”. Outro curador é Matheus Rocha, fotógrafo, cineasta formado pela EICTV de San Antonio de los Baños. É diretor de fotografia desde
O festival será divido em três mostras, a Mostra Competitiva, Mostra do Cinema Nacional e a Mostra Infantil.
A Mostra Competitiva vai ocorrer no Colégio Estadual de Tempo Integral de Iraquara, terá mais de 40 filmes com temática socioambiental, de longa, média e curta-metragem, de ficção ou documentário, selecionados de realizadores das Américas: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México.
Fonte: Bahia Notícias
Endrick tentou puxar o ataque do Brasil em arrancadas individuais, mas não conseguiu levar perigo ao gol uruguaio. - Foto: AFP
O Brasil está eliminado da Copa América. Num jogo de pouca qualidade técnica e muito contato físico, o Brasil teve a vantagem de um jogador a partir dos 28 minutos do 2º tempo mas, mesmo com quatro atacantes em campo no final do jogo, não conseguiu chegar ao gol. Nos pênaltis, deu Uruguai.
O Uruguai começou pressionando a saída de bola do Brasil. Depois de alguns minutos de estudo e de muita alternância de posse de bola, o primeiro chute a gol foi do Brasil. Raphinha cobrou falta, mas a bola desviou na barreira.
A resposta veio no chute de fora da área de De La Cruz, após bola rebatida na defesa, a bola desvia em Militão e se perde na linha de fundo. Endrick e Araújo travam duelo particular. O Brasil sobe a marcação e na bola recuada pela defesa uruguaia, Endrick não finaliza e desperdiça boa chance.
Araújo se machuca e dá lugar a Gimenez. O Uruguai volta a levar perigo na cabeçada de Darwin Nuñez e, na sequência, Raphinha é lançado mas para na defesa do goleiro Rochet. Já no final do 1º tempo, João Gomes cobra falta com rapidez e Raphinha fica mais uma vez de frente com o goleiro, que de novo leva a melhor. As seleções vão para o intervalo com 0x0 no placar.
O Uruguai volta com Cáceres no lugar de Viña. O jogo continua amarrado e com muitas faltas. O primeiro chute é de Valverde de longe, para defesa de Alisson. Os times não conseguem trocar passes e seguem alternando a posse de bola até os 28 minutos, quando Nandes é expulso por falta dura em Rodrigo, após revisão do Var. Dorival coloca a Seleção pra frente mas não consegue nenhuma situação de perigo e a decisão da vaga nas semifinais vai para os pênaltis.
Rochet pegou a cobrança de Militão e Douglas Luiz bateu na trave. O Uruguai só desperdiçou a cobrança de Gimenez, defendida por Alisson, mas converteu quatro penalidades e garantiu a vaga nas semifinais para enfrentar a Colômbia.
Fonte: A Tarde
Foto: Divulgação/Rally Chapada
“As competições esportivas nas belezas naturais da Bahia ajudam a fomentar tanto o esporte quanto o turismo nestas regiões, que já são marcadas pelo alto fluxo de turistas e, consequentemente, de receita para a economia local. A Sudesb se preocupa em atuar em todas as localidades da Bahia, interiorizando os apoios e incentivando as culturas e economias locais por meio deste turismo esportivo. Inclusive, a Chapada é um lugar belíssimo e bem conhecido que terá mais uma vez um excelente evento de rally”, cita.
Os carros poderão levantar a poeira e levar adrenalina às equipes nas categorias turismo 4x2 e adventure 4x4, sendo disponível para todos os tipos de automóveis de quatro rodas. Esta edição inicia com a entrega dos kits no Hotel Terra dos Diamantes e o briefing técnico no Hotel de Lençóis, ambos nesta sexta-feira, 05. Já a largada da prova é no sábado, 06, a partir das 9h, na Praça Horácio de Matos, no Centro, após a concentração e adesivagem dos carros às 7h30 no mesmo lugar e com a premiação e a festa dos campeões a partir das 19h no Hotel Terra dos Diamantes.
Foto: Divulgação/Rally Chapada
Seguindo o objetivo de fomentar o esporte a motor e o turismo de aventura, o rally foi pensando como uma prova de estratégia para duplas de pilotos e navegador que recebem uma planilha de rally de regularidade e devem cumprir uma série de tarefas ao longo do percurso de cerca de 100 km por estradas vicinais do município de Lençóis. Os competidores terão a oportunidade de cruzar lugares deslumbrantes.
Segundo Roberto Cunha, diretor técnico da prova, o Rally da Chapada é uma rally de aventura por percurso offroad leve e fora do Parque Nacional da Chapada Diamantina. "Procuramos valorizar as experiências dos participantes. Ao longo do percurso, piloto e navegador devem estar em sintonia na prova e podem também contemplar a paisagem", destaca Cunha.
Fonte: Ascom/Sudesb
Presidente Dutra se transforma em canteiro de obras sob a gestão de Robertão
O prefeito de Presidente Dutra, Roberto Carlos Alves de Souza, conhecido como Robertão, está promovendo uma verdadeira revolução no município com uma série de obras e melhorias. Em uma visita nesta sexta-feira, 05, o prefeito, acompanhado por sua equipe e vereadores da base, percorreu a cidade para mostrar o que já foi realizado e os projetos futuros. A quantidade de obras é tão grande que nem há tempo suficiente para inaugurar todas!
"Estamos aqui hoje na rua Antônio Mendes Batista, onde não conseguimos inaugurar a pavimentação por falta de tempo, e também na rua Antônio Pereira Neto. Ao todo, são cinco ruas e duas travessas. Queremos agradecer ao deputado Cláudio Cajado pela emenda que consolidou essa obra", afirmou o prefeito Robertão.
O vereador Marcos Gean também expressou sua gratidão: "Gostaria de agradecer ao deputado Cláudio Cajado por essa emenda e ao prefeito Robertão por esse trabalho excepcional aqui nessa rua. O povo, com certeza, está feliz com essa realização".
O vice-prefeito Oberdam Machado ressaltou a importância das obras para o desenvolvimento local. "Agradeço o empenho do prefeito e de toda a equipe. Quem ganha com isso é o povo de Presidente Dutra. São muitas obras que estamos recebendo, o que comprova que estamos no caminho certo, rumo ao desenvolvimento".
Vale destacar que o município conta com cerca de R$ 10 milhões em convênios para obras já empenhadas, que serão realizadas após o período eleitoral. Dezão, presidente da Câmara de Vereadores, falou: "Gratidão ao deputado Cláudio Cajado, ao prefeito e a toda nossa equipe. São tantas obras que não foi possível inaugurar todas. Em breve, também teremos outras obras indicadas por outros deputados que contribuem para o desenvolvimento de Presidente Dutra".
Entre as obras destacadas estão a requalificação de ruas com pavimentação asfáltica. Na rua Claudiomiro Machado, a camada de asfalto será aplicada em breve. A obra, no valor de R$ 4 milhões, contemplará também a pista de caminhada e a avenida São Gabriel. "Agradeço, primeiramente, a Deus, ao prefeito, ao deputado estadual Júnior Muniz e à deputada federal Ivoneide Caetano", disse o vereador George.
O estádio Dilton Barreto também passou por obras de requalificação, outra emenda de Cláudio Cajado. "É um prazer estar aqui hoje e parabenizar o prefeito Robertão, que recebe as emendas e as direciona para a população. São tantas obras realizadas e outras que estão chegando", ressaltou a vereadora Luciana Barreto.
Os vereadores Robson, Pedrão de Alto Bonito e Jeane Araújo também parabenizaram o trabalho realizado pela gestão municipal. Em clima de festa, o prefeito Robertão convidou toda a região para celebrar o São Pedro: "Hoje começa nosso São Pedro, e quero convidar toda a região para festejar conosco. Agradeço ao nosso time de deputados e, principalmente, ao nosso governador Jerônimo Rodrigues pela parceria de sempre".
Fonte: CN Comunicação Integrada
Foto: Banco de imagens
O Serviço Estadual de Intermediação para o Trabalho, SineBahia, divulgou vagas de emprego, em Irecê, para esta sexta-feira, 05.
A sede do órgão fica localizada no centro da cidade de Irecê, na Praça Clériston Andrade, 100, onde também funciona o SAC.
VAGAS DE IRECÊ PARA DIA 05/07/2024
GERENTE COMERCIAL
Ensino Médio Completo
Desejável que tenha nível superior
Experiência na área
01 VAGA
MANICURE/PEDICURE
Exige apenas experiência na área
01 VAGA
GARÇOM
Ensino Médio Completo
Experiência na área
Salário fixo
01 VAGA
CADISTA (DESENHISTA TÉCNICO EM CAD)
Ensino Superior Completo
Experiência na área
01 VAGA
AUXILIAR DE PRODUÇÃO
Ensino Médio Completo
Salário fixo
01 VAGA
COZINHEIRA
Experiência na área
Salário fixo
01 VAGA
Fonte: Da Redação
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Os incêndios podem ter degradado cerca de 9% da vegetação nos últimos cinco anos, segundo estimativa da rede Mapbiomas. De acordo com o levantamento, a área degradada no bioma entre 1986 e 2021 pode variar entre 800 mil (6,8%) e 2,1 milhões de hectares (quase 19%). O estudo mostra que apesar de o bioma conviver com o fogo, existem áreas que são sensíveis aos incêndios.
A inciativa, que reúne organizações não governamentais, universidades e empresas de tecnologia para monitorar o uso da terra no país, lança nesta sexta-feira (5) uma plataforma sobre a degradação das áreas florestais. Os dados, mapas e códigos produzidos são disponibilizados gratuitamente.
São consideradas áreas degradadas as regiões que não foram completamente desmatadas, mas que sofrem alterações significativas da composição biológica. Entre os fatores considerados pela Mapbiomas estão o tamanho e nível de isolamento dos fragmentos florestais, a frequência das queimadas, invasão por espécies exóticas e o pisoteio por rebanhos.
Incêndios
O mês de junho teve este ano a maior média de área queimada no Pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul registrada desde 2012 pela série histórica do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais, do Departamento de Meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em apenas 30 dias, o fogo consumiu mais de 411 mil hectares do bioma, quando, na média histórica, o Pantanal costuma queimar pouco mais de 8 mil hectares.
A área atingida ficou acima, inclusive, da média histórica de setembro, quando o bioma queima, em média, 406 mil hectares. No acumulado de 2024, a área atingida chegou a 712 mil hectares nessa terça-feira (2), o que corresponde a 4,72% do bioma.
A Polícia Federal está investigando a origem do fogo em algumas situações. Segundo a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, 85% dos incêndios ocorrem em terras privadas.
Brasil
Um quarto (25%) da vegetação nativa do Brasil pode estar sujeita à degradação. O levantamento da rede Mapbiomas revelou que entre 11% e 25% das matas do país ficaram expostas a processos destrutivos entre 2021 e 1986. Os percentuais são correspondentes a área de 60,3 milhões de hectares até 135 milhões.
A Mata Atlântica é o bioma mais degradado proporcionalmente, com área entre 36% e 73% dos remanescentes de vegetação exposta aos processos de destruição, equivalente a área entre 12 milhões e 24 milhões de hectares.
Em área absoluta, o Cerrado é o bioma com maior degradação, com total que pode variar entre 18,3 milhões e 43 milhões de hectares (de 19,2% a 45,3% do que resta dessa vegetação).
A segunda maior área degradada está na Amazônia, com um total que pode variar entre 19 milhões e 34 milhões de hectares, correspondendo a algo entre 5,4% e 9,8% do bioma.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Reprodução/IFBA
Na manhã de quarta-feira, 03, ocorreu uma reunião no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Irecê, entre a Direção-Geral, a Direção de Ensino e os discentes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio para discutir o fim da greve dos servidores docentes e técnicos administrativos.
A reunião abordou o retorno das aulas e a reorganização do calendário acadêmico. O encontro também serviu para esclarecer dúvidas dos alunos sobre o processo de retomada das aulas e outras questões.
O Diretor-Geral reiterou a importância do comprometimento de todos para que o campus possa retornar à normalidade de suas atividades, assegurando a continuidade da missão educativa do IFBA.
Fonte: IFBA/Irecê
Foto: Letícia Martins/EC Bahia
Pela vigésima vez na temporada, o Tricolor saiu da Arena Fonte Nova sem ser derrotado e ultrapassou a sua melhor sequência em casa nos últimos dez anos. Nesta quinta-feira (4), o Esquadrão bateu o Juventude por 2 x 0, em jogo válido pela 14ª rodada da Série A, foi a 27 pontos e voltou para o G-4 na quarta posição.
O Juventude começou melhor na partida e, apesar do Bahia ter terminado o primeiro tempo com mais finalizações, as chances mais claras foram do time gaúcho. Gabriel Xavier ainda salvou um chute de Lucas Barbosa em cima da linha e evitou o pior.
Na segunda etapa, o Tricolor melhorou a postura e abriu o placar logo aos 12 minutos - Thaciano fez o centésimo gol do Esquadrão sob o comando de Rogério Ceni. Na sequência, Cauly bateu rasteiro de fora da área e sacramentou o triunfo.
No próximo confronto, o Bahia encara o Palmeiras no Allianz Parque, em São Paulo. As equipes se enfrentam no domingo (7), às 18h30, pela 15ª rodada do Brasileirão.
Fonte: Metro 1
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...